Pular para o conteúdo principal

Evandro Leitão instala Núcleo de Saúde Mental da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) inaugurou, nesta segunda-feira (29), em solenidade no formato virtual, o Núcleo de Saúde Mental da Casa. O Serviço visa desenvolver ações para combater a depressão e prevenir o suicídio no Estado e realizar atendimento psicológico para servidores e moradores das comunidades próximas à Assembleia.

O presidente da ALCE, deputado Evandro Leitão (PDT), lembrou que a Pandemia da Covid-19 está nos fazendo vivenciar difíceis momentos de luto, com a perda de mais de 300 mil brasileiros, dos quais mais de 13 mil cearenses. Segundo ele, somados a essas perdas, estão a saturação da rede pública de saúde, o isolamento social e as dificuldades econômicas, gerando incertezas quanto ao futuro e acentuando os transtornos mentais.

Todos esses fatores, segundo o deputado, influenciam negativamente a saúde mental das pessoas, que, cada vez mais, precisam de cuidados nesse sentido. 

- Diante desse contexto, estamos colocando em prática um projeto de grande relevância para a Casa e para a sociedade cearense. O objetivo do Núcleo de Saúde Mental, que inauguramos neste momento, é fortalecer essa causa a partir de ações que possam ter impacto em todo o Estado”, pontuou Evandro Leitão (foto).

De acordo com o parlamentar, a ideia do núcleo surgiu em 2019, com a formação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio. Ele enalteceu o trabalho dos parlamentares da Casa, em especial os que compõem o colegiado, e o apoio do então presidente da ALCE e atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), que “deu todo o apoio necessário para as ações da Frente”.

Evandro Leitão apontou a importância de atividades realizadas pelo Colegiado, como audiências públicas, sessões especiais, palestras, panfletagem, atendimento psicológico e outras ações, que contaram com o envolvimento dos parlamentares, diversos setores da Casa e também de entidades parceiras que tratam do assunto, a exemplo do Ministério Público, por meio do projeto Vidas Preservadas.

- Como resultado dessa ampla discussão, a Frente apresentou propostas legislativas para fortalecer a causa. Entre elas, a lei que institui o Selo Empresa Amiga da Saúde Mental e a que determina a veiculação de informações sobre cuidados com a saúde mental em sites oficiais, ambas já sancionadas pelo governador Camilo Santana. Além disso, a Frente propôs a criação de um conselho estadual e de um fundo específico para destinar recursos a este segmento”, destacou o deputado.

O presidente enfatizou que, além de pensar nas Políticas Públicas, o Núcleo  cuidará da Saúde dos servidores da Assembleia e comunidades do entorno, com atendimentos realizados por psicólogos e psiquiatras do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). 

- Esta é uma maneira de cuidar de quem se dedica diariamente ao Poder Legislativo, mesmo em tempos de pandemia. Vamos planejar e executar ações que minimizem o problema da depressão e do suicídio em nosso Estado, que tem como finalidade maior salvar vidas”, disse.

Evandro Leitão anunciou a pretensão da ALCE de entregar, até o final deste mês, o novo Departamento de Saúde da Casa. 

- Um equipamento construído, inicialmente pelo ex-presidente da ALCE, Zezinho Albuquerque (PDT),  com continuidade na gestão de José Sarto (PDT), e que está sendo concluído agora e entregue por nós. Uma equipe qualificada, formada por profissionais de diversas áreas, e que tem à frente Luís Edson, que tão bem conduz esse departamento”, ressaltou.

O parlamentar agradeceu a todos que participaram da elaboração e implantação do Núcleo de Saúde, entre servidores e parlamentares, mas sobretudo a sua esposa, Cristiane Leitão. “Ela que tem ajudado, e que tem contribuído para que esse sonho da Assembleia possa hoje está se tornando realidade”, frisou Evandro Leitão.

Cristiane Leitão - A primeira-dama do Legislativo Cearense, Cristiane Leitão (foto), enfatizou o compromisso do presidente Evandro Leitão com o tema a Saúde Mental da população e ressaltou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, em 2019, que hoje resulta no Núcleo de Saúde Mental da ALCE.

Cristiane Leitão ressaltou a importância da iniciativa para a sociedade cearense, sobretudo no momento de Pandemia, que impactou a vida de tantas pessoas. 

- O Poder Público mais do que nunca precisa se fazer presente na vida das pessoas e a Assembleia do Ceará está cumprindo esse papel, com a criação do Núcleo de Saúde Mental. A nossa luta é para que possamos alcançar o bem estar pessoal e beneficiar toda a sociedade. Temos que cuidar da mente como se cuida do corpo”, alertou.

DSAS - O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da ALCE (DSAS), Luís Edson Corrêa, parabenizou o presidente Evandro Leitão e a primeira-dama Cristiane Leitão pela dedicação para a implantação do Núcleo de Saúde Mental da Casa. Segundo ele, toda a equipe do departamento está engajada e entusiasmada para prestar um serviço de qualidade excelência, não apenas para os servidores, como para a comunidade no entorno da ALCE.

- Eu tenho dito que o Departamento de Saúde é hoje o maior projeto social da Assembleia, já que atende a comunidade de seu entorno”, assegurou.

Luís Edson disse acreditar que neste momento de dificuldades, acentuadas pela pandemia, com mortes de entes queridos, o serviço do núcleo será de grande valia. Ele lamentou ainda o falecimento por Covid-19 de servidores da Casa. Segundo ele, até a última sexta-feira (26), 29 perderam a vida para a doença, entre ativos e aposentados.

O diretor reforçou o compromisso dos servidores no DSAS, mesmo durante a Pandemia, que mantiveram os serviços que podiam ser realizados de forma remota. 

- Não paramos um minuto de atender nossos pacientes. Estamos juntos, unidos, e essa união faz a força para prestarmos um serviço de qualidade para nossos servidores e para a sociedade. Pode contar conosco”, comentou.

Lídia Lourinho - A coordenadora do Programa Saúde Coletiva do Departamento, Lídia Lourinho, assinalou a relevância da iniciativa. “O Núcleo de Saúde Mental está dentro do Núcleo de Saúde Coletiva e vai atender uma demanda emergente e atual na sociedade”.

Segundo Lídia, entre as ações, o Programa vai proporcionar a qualidade da Saúde Física e Mental, o bem estar e a qualidade de vida dos servidores, seus dependentes e comunidade do entrono.

- Com isso o Programa de Saúde Coletiva vem priorizando ofertar o cuidado integral e assistência multiprofissional sob a ótica da interdisciplinaridade, conversando com todas as células do departamento de Saúde”, disse.

Rejane Sales - A coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da ALCE, Rejane Sales, explicou que o Núcleo de Saúde Mental vai fortalecer as ações da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e combate a Depressão e Suicídio, idealizada por Evandro Leitão.

- Entre as nossas ações está, fomentar a Saúde Mental nas Escolas em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado; capacitar gestores e servidores através de cursos e demais iniciativas; implementar ações de suporte a saúde mental da mulher, atendendo demandas diversas sobre seu papel na sociedade; entre outros”, afirmou.

Segundo Rejane Sales, o contexto atual faz um chamado urgente de cuidado com a saúde mental. “Diante da pandemia se faz necessário sair do lugar em benefício do outro”, salientou.

Socorro França - A secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, parabenizou a iniciativa da Assembleia Legislativa. 

- Esta Casa está mostrando ao Brasil que realmente representa efetivamente o povo e o Estado do Ceará está sendo um grande pioneira em políticas públicas”, assinalou.

Socorro França lembrou do empenho do ex-deputado Mário Mamede.

- Quero deixar registrado nos anais da Casa que toda essa luta da saúde mental começou bem lá atrás com o deputado Mário Mamede, que foi o protagonista da lei antimanicomial brasileira”, disse.

Socorro França parabenizou a todos os envolvidos em prol do Núcleo de Saúde Mental. 

- Parabéns a todos os parlamentares, liderados pelo presidente Evandro Leitão (PDT) e também a primeira dama que sempre foi uma mulher de garra que luta e batalha pelas pessoas, principalmente as que mais precisam”, frisou.

Pronunciamentos - Pronunciaram-se ainda os representantes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Narciso Júnior; e do Projeto Vidas Preservadas do Ministério Público, Hugo Porto que ressaltaram, a importância do Núcleo de Saúde Mental, principalmente dentro do contexto durante e Pós-Pandemia.

Com informações da Agência de Notícias da ALCE e fotos de Edson Júnio Pio.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de