Pular para o conteúdo principal

Evandro Leitão instala Núcleo de Saúde Mental da Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) inaugurou, nesta segunda-feira (29), em solenidade no formato virtual, o Núcleo de Saúde Mental da Casa. O Serviço visa desenvolver ações para combater a depressão e prevenir o suicídio no Estado e realizar atendimento psicológico para servidores e moradores das comunidades próximas à Assembleia.

O presidente da ALCE, deputado Evandro Leitão (PDT), lembrou que a Pandemia da Covid-19 está nos fazendo vivenciar difíceis momentos de luto, com a perda de mais de 300 mil brasileiros, dos quais mais de 13 mil cearenses. Segundo ele, somados a essas perdas, estão a saturação da rede pública de saúde, o isolamento social e as dificuldades econômicas, gerando incertezas quanto ao futuro e acentuando os transtornos mentais.

Todos esses fatores, segundo o deputado, influenciam negativamente a saúde mental das pessoas, que, cada vez mais, precisam de cuidados nesse sentido. 

- Diante desse contexto, estamos colocando em prática um projeto de grande relevância para a Casa e para a sociedade cearense. O objetivo do Núcleo de Saúde Mental, que inauguramos neste momento, é fortalecer essa causa a partir de ações que possam ter impacto em todo o Estado”, pontuou Evandro Leitão (foto).

De acordo com o parlamentar, a ideia do núcleo surgiu em 2019, com a formação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio. Ele enalteceu o trabalho dos parlamentares da Casa, em especial os que compõem o colegiado, e o apoio do então presidente da ALCE e atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), que “deu todo o apoio necessário para as ações da Frente”.

Evandro Leitão apontou a importância de atividades realizadas pelo Colegiado, como audiências públicas, sessões especiais, palestras, panfletagem, atendimento psicológico e outras ações, que contaram com o envolvimento dos parlamentares, diversos setores da Casa e também de entidades parceiras que tratam do assunto, a exemplo do Ministério Público, por meio do projeto Vidas Preservadas.

- Como resultado dessa ampla discussão, a Frente apresentou propostas legislativas para fortalecer a causa. Entre elas, a lei que institui o Selo Empresa Amiga da Saúde Mental e a que determina a veiculação de informações sobre cuidados com a saúde mental em sites oficiais, ambas já sancionadas pelo governador Camilo Santana. Além disso, a Frente propôs a criação de um conselho estadual e de um fundo específico para destinar recursos a este segmento”, destacou o deputado.

O presidente enfatizou que, além de pensar nas Políticas Públicas, o Núcleo  cuidará da Saúde dos servidores da Assembleia e comunidades do entorno, com atendimentos realizados por psicólogos e psiquiatras do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). 

- Esta é uma maneira de cuidar de quem se dedica diariamente ao Poder Legislativo, mesmo em tempos de pandemia. Vamos planejar e executar ações que minimizem o problema da depressão e do suicídio em nosso Estado, que tem como finalidade maior salvar vidas”, disse.

Evandro Leitão anunciou a pretensão da ALCE de entregar, até o final deste mês, o novo Departamento de Saúde da Casa. 

- Um equipamento construído, inicialmente pelo ex-presidente da ALCE, Zezinho Albuquerque (PDT),  com continuidade na gestão de José Sarto (PDT), e que está sendo concluído agora e entregue por nós. Uma equipe qualificada, formada por profissionais de diversas áreas, e que tem à frente Luís Edson, que tão bem conduz esse departamento”, ressaltou.

O parlamentar agradeceu a todos que participaram da elaboração e implantação do Núcleo de Saúde, entre servidores e parlamentares, mas sobretudo a sua esposa, Cristiane Leitão. “Ela que tem ajudado, e que tem contribuído para que esse sonho da Assembleia possa hoje está se tornando realidade”, frisou Evandro Leitão.

Cristiane Leitão - A primeira-dama do Legislativo Cearense, Cristiane Leitão (foto), enfatizou o compromisso do presidente Evandro Leitão com o tema a Saúde Mental da população e ressaltou a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, em 2019, que hoje resulta no Núcleo de Saúde Mental da ALCE.

Cristiane Leitão ressaltou a importância da iniciativa para a sociedade cearense, sobretudo no momento de Pandemia, que impactou a vida de tantas pessoas. 

- O Poder Público mais do que nunca precisa se fazer presente na vida das pessoas e a Assembleia do Ceará está cumprindo esse papel, com a criação do Núcleo de Saúde Mental. A nossa luta é para que possamos alcançar o bem estar pessoal e beneficiar toda a sociedade. Temos que cuidar da mente como se cuida do corpo”, alertou.

DSAS - O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da ALCE (DSAS), Luís Edson Corrêa, parabenizou o presidente Evandro Leitão e a primeira-dama Cristiane Leitão pela dedicação para a implantação do Núcleo de Saúde Mental da Casa. Segundo ele, toda a equipe do departamento está engajada e entusiasmada para prestar um serviço de qualidade excelência, não apenas para os servidores, como para a comunidade no entorno da ALCE.

- Eu tenho dito que o Departamento de Saúde é hoje o maior projeto social da Assembleia, já que atende a comunidade de seu entorno”, assegurou.

Luís Edson disse acreditar que neste momento de dificuldades, acentuadas pela pandemia, com mortes de entes queridos, o serviço do núcleo será de grande valia. Ele lamentou ainda o falecimento por Covid-19 de servidores da Casa. Segundo ele, até a última sexta-feira (26), 29 perderam a vida para a doença, entre ativos e aposentados.

O diretor reforçou o compromisso dos servidores no DSAS, mesmo durante a Pandemia, que mantiveram os serviços que podiam ser realizados de forma remota. 

- Não paramos um minuto de atender nossos pacientes. Estamos juntos, unidos, e essa união faz a força para prestarmos um serviço de qualidade para nossos servidores e para a sociedade. Pode contar conosco”, comentou.

Lídia Lourinho - A coordenadora do Programa Saúde Coletiva do Departamento, Lídia Lourinho, assinalou a relevância da iniciativa. “O Núcleo de Saúde Mental está dentro do Núcleo de Saúde Coletiva e vai atender uma demanda emergente e atual na sociedade”.

Segundo Lídia, entre as ações, o Programa vai proporcionar a qualidade da Saúde Física e Mental, o bem estar e a qualidade de vida dos servidores, seus dependentes e comunidade do entrono.

- Com isso o Programa de Saúde Coletiva vem priorizando ofertar o cuidado integral e assistência multiprofissional sob a ótica da interdisciplinaridade, conversando com todas as células do departamento de Saúde”, disse.

Rejane Sales - A coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da ALCE, Rejane Sales, explicou que o Núcleo de Saúde Mental vai fortalecer as ações da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e combate a Depressão e Suicídio, idealizada por Evandro Leitão.

- Entre as nossas ações está, fomentar a Saúde Mental nas Escolas em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado; capacitar gestores e servidores através de cursos e demais iniciativas; implementar ações de suporte a saúde mental da mulher, atendendo demandas diversas sobre seu papel na sociedade; entre outros”, afirmou.

Segundo Rejane Sales, o contexto atual faz um chamado urgente de cuidado com a saúde mental. “Diante da pandemia se faz necessário sair do lugar em benefício do outro”, salientou.

Socorro França - A secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, parabenizou a iniciativa da Assembleia Legislativa. 

- Esta Casa está mostrando ao Brasil que realmente representa efetivamente o povo e o Estado do Ceará está sendo um grande pioneira em políticas públicas”, assinalou.

Socorro França lembrou do empenho do ex-deputado Mário Mamede.

- Quero deixar registrado nos anais da Casa que toda essa luta da saúde mental começou bem lá atrás com o deputado Mário Mamede, que foi o protagonista da lei antimanicomial brasileira”, disse.

Socorro França parabenizou a todos os envolvidos em prol do Núcleo de Saúde Mental. 

- Parabéns a todos os parlamentares, liderados pelo presidente Evandro Leitão (PDT) e também a primeira dama que sempre foi uma mulher de garra que luta e batalha pelas pessoas, principalmente as que mais precisam”, frisou.

Pronunciamentos - Pronunciaram-se ainda os representantes da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Narciso Júnior; e do Projeto Vidas Preservadas do Ministério Público, Hugo Porto que ressaltaram, a importância do Núcleo de Saúde Mental, principalmente dentro do contexto durante e Pós-Pandemia.

Com informações da Agência de Notícias da ALCE e fotos de Edson Júnio Pio.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".