Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • Eis o oito de março na História Cearense, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1878 - Assume como 41º Presidente da Província o conselheiro José Júlio de Albuquerque Barros, (Barão de Sobral). Era cearense de Sobral. 1891 - Funda-se a primeira litografia do Ceará, a Tipo-Litografia a Vapor, de José Marçal, Manuel Rocha, Francisco Teófilo, Alberto Ferreira e J. Costa Sousa, na Rua Formosa (Barão do Rio Branco), 68 (antigo). 
  • 1896 - Publicado em Fortaleza o primeiro número do jornal crítico A Palestra, sob a responsabilidade de Fernando da Costa Weyne e impresso pelo proprietário João Leal que era impresso na Tipografia Universal, de Cunha, Ferro & Companhia. 
  • 1898 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho O Belecho, “órgão da rapaziada”. 
  • 1919 - Surge, em Fortaleza, o número um do jornalzinho O Raio, embora no texto diga que já existia há cinco anos. Seu redator-chefe assinava-se Mercúrio. 
  • 1926 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 50 anos de idade, o médico baiano Floro Bartolomeu da Costa, deputado federal pelo Ceará. É hoje nome de rua no São João do Tauape. 
  • 1935 - Falecimento de Manuel Moreira da Rocha (Manuel Onça), chefe do Partido Democrata, ex-deputado federal, ex-comandante da Polícia Militar do Ceará - PMC. Era médico, nascido em Soure (Caucaia). 
  • 1942 - Chega a Fortaleza, acompanhado do jornalista cearense José Edmar Morel o cinegrafista Orson Welles, com a finalidade de filmar os jangadeiros cearenses que participaram do raide Fortaleza-Rio.
  • 1946 - A Associação Cultural Franco-Brasileira muda-se para prédio na Rua Major Facundo, 1172, falando na ocasião Mozart Pinto Damasceno, José Fernandes, e o cônsul da França no Recife, Eugène Colson. Hoje denomina-se Aliança Francesa. 
  • 1952 - O professor Pedro Hemetério inaugura oficialmente a sua Academia de Jiu-Jitsu, que já vinha funcionando. Ao ato inaugural compareceu aficionados do já popular esporte nipônico. O professor Hemetério, maior conhecedor do Jiu-Jitsu, no Brasil, depois dos irmãos Hélio e Carlos Gracie, fez uma demonstração de defesa pessoal, tendo por comparsa o garoto Hélio Guedes, de apenas 10 anos de idade e que vem cursando a Academia. 
  • 1953 - Fundado, nesta capital, o Aero Clube de Fortaleza, entidade destinada a incentivar a criação da mentalidade aviatória da mocidade cearense. O novo núcleo de aviação civil já tem os seus estatutos publicados no Diário Oficial, estando nas cogitações dos dirigentes a instalação de uma Escola de Planadores. A primeira diretoria do Aero Clube está assim constituída: Presidente - Stênio Gomes da Silva; Vice-presidente - Carlos Brito; 1º Secretário - Jeremias Vonavi Feitosa; 2º Secretário - João Francisco do Monte; 1º Tesoureiro - José Ribamar Simas de Oliveira; 2º Tesoureiro - 1º tenente Vila-Nova; Diretor Técnico - 1º tenente aviador Saul Carvalho Lopes; Diretor de Cursos - 1º tenente aviador Ivan Carvalho; Diretor Social - João Ribeiro do Rêgo Barros; Diretor Comercial: - Diogo Vital de Siqueira; Diretor Jurídico: - José Bonifácio Câmara; Diretor de Publicidade e Propaganda: jornalista Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos).
  • 1954 - Instalada, no salão nobre da Faculdade de Direito do Ceará, a Faculdade de Ciências Sociais e Políticas do Ceará.
  • 1959 - Morre, em Fortaleza, aos 83 anos de idade, o professor José Vítor Ferreira Nobre, advogado nesta Capital. Era nascido a 12 de abril de 1875. 
  • 1963 - Em assembleia realizada na Casa do Jornalista, sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI, é criado o Sindicato dos Radialistas do Ceará, tendo na presidência Ivan da Conceição.
  • 1963 - Entram em prontidão as forças da Marinha no Ceará e também em todo o País, em virtude da insistência dos barcos da França em invadirem o nosso mar para pesca de lagosta. A crise teve fim no dia 12, quando o presidente Charles De Gaulle chamou à França seu embaixador no Brasil. O episódio ficou conhecido como Guerra da Lagosta. 
  • 1967 - Concedida a Medalha da Abolição, no Salão Nobre do Palácio do Governo, ao médico Carlos Studart Filho, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). 
  • 1974 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, o capitão de fragata Marcelo Mota Teixeira, cearense, substituindo Valdemar Barros Filho, também cearense, do mesmo posto.
  • 1974 - Eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, o jornalista Tancredo de Sousa Carvalho Filho, substituindo Antônio de Pádua Campos.
  • 1978 - Assume a presidência do Centro Industrial Cearense-CIC, Benedito Clayton Veras Alcântara (Beni Veras). 
  • 1979 - Inaugura-se a 3ª Etapa do Conjunto Ceará (foto), completando 42 anos de fundação.
  • 1981 - Assume a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, o padre Manoel Lemos de Amorim (Manoel Amorim), substituindo o monsenhor Oscar Peixoto Filho.
  • 1981 - No Dia Internacional da Mulher é encerrado o II Encontro das Mulheres Cearenses, que teve a participação de 500 pessoas.
  • 1982 - Presos e trazidos para Fortaleza os pistoleiros José Lauro Matos Celestino e Domingos Danísio Feitosa de Castro “Leandro”, que mataram os advogados Flósculo Barreto, Gislene Marques Bezerra e Raimundo Ivo Pereira, a mando do comerciante Vilmar Ulisses Campelo “Mazim”.
  • 1985 - Inaugurado o Museu das Secas, em prédio na esquina da Rua General Sampaio com Rua Pedro Pereira, 683/741, tentativa tardia do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, de reunir seu antigo acervo. Só restavam o prédio (Palacete Carvalho Mota), um teodolito e fotografias ampliadas do Arquivo Nirez.
  • 2006 - A prefeita Luizianne de Oliveira Lins (PT) inaugura, à tarde, no bairro do Benfica, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexual Francisca Clotilde na Rua Gervásio de Castro, 53. O equipamento, resultado de uma parceria da Prefeitura com a Secretaria Nacional de Mulheres, vinculada ao Governo Federal, está voltado a prestar apoio nas áreas psicossocial, jurídica, de saúde, proteção e segurança, funcionará de segunda a sexta-feira das 10 às 21 horas, e aos finais de semana das 8 às 20 horas, contando com uma equipe de psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, educadoras, sociólogas e pessoal de apoio para atender os casos violentos que cheguem. O espaço sediará também o Observatório da Violência, um serviço que fará o monitoramento da evolução do problema nas suas diversas modalidades.
  • 2013 - Tomam posse, às 19 horas no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico),na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo, três novos sócios efetivos eleitos em 20 de fevereiro de 2013, o médico e político Lúcio Gonçalo de Alcântara, o escritor Juarez Fernandes Leitão (Juarez Leitão) e o engenheiro Affonso Tabosa Pereira, sendo saudados pelo consócio Ednilo Gomes de Soárez.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de