Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Eis o 21 de março na História do Ceará, de acordo com o Arquivo Nirez:

1874 - O capitão de fragata Achiles Lacombe, ocupante do cargo de Capitão do Porto do Ceará, deixa aquele comando nas mãos de João Joaquim Rodrigues Pinto, interinamente.

1922 - Luiz Severiano Ribeiro reinaugura o Cine Polytheama, que havia adquirido da Empresa Rola, Irmão & Companhia, na Praça do Ferreira, com o filme “O dever de todo filho”. 

1927 - Pela primeira vez o departamento de Correios recebe uma mala postal via aérea, quando um avião da esquadrilha americana lança sobre a Praça de Pelotas (hoje Praça Clóvis Bevilaqua), a Mala Postal 77, procedente do Rio de Janeiro. 

1928 - O coronel Domingos Braga Filho (coronel Mingueira), de Itapipoca, é assassinado na Praça do Ferreira, por Prismilau de Sousa Teixeira, a punhaladas. 

1930 - Ocorre um incêndio na Mercearia Santa Teresinha na Travessa do Mercado. 

1934 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico Joaquim Gonçalves da Justa, que trabalhou na Santa Casa de Misericórdia por mais de 40 anos. 

1949 - Inaugura-se, em Fortaleza, o Armazém Aurora, de propriedade da firma A. Costa & Companhia, na Rua Floriano Peixoto, 376, na Praça do Ferreira.

1950 - Reunião de criação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará-FIEC, que teve como presidente o industrial Waldir Diogo de Siqueira e como vice Pergentino Maia.

1954 - Instala-se, em Fortaleza, uma agência do Banco da Lavoura de Minas Gerais na Rua Floriano Peixoto, 484, mudando-se depois para a Rua Major Facundo, 253, no Edifício Jangada. 

1958 - O desembargador Virgílio de Brito Firmeza (Virgílio Firmeza), renuncia à presidência do Tribunal Regional Eleitoral-TRE por achar excessivo o acúmulo do cargo com a presidência do Tribunal de Justiça.

1961 - Toma posse na presidência do Banco do Nordeste do Brasil-BNB, o deputado Antônio Alencar Araripe, em substituição a Raul Barbosa. 

1963 - Cai, sobre Fortaleza, grande chuva, de 128 milímetros, alagando várias ruas e deixando centenas de famílias ao desabrigo. 

1966 - Fundada em Fortaleza, a Companhia Industrial de Transportes Limitada–Cialtra, com os sócios Hermínio Mendes Cavaleiro (diretor superintendente) e José Midauar (diretor industrial). 

1970 - Morre o conhecido porteiro do Teatro José de Alencar, Antônio Fialho.

1972 - Inaugura-se a Universidade de Fortaleza-Unifor, instituída pela Fundação Educacional Édson Queiroz, na Avenida Washington Soares, 1321, na Água Fria. Seu primeiro Reitor foi o professor Antero Coelho Neto.

1973 - Entra em funcionamento a Universidade de Fortaleza-Unifor, da Fundação Edson Queiroz, com aula inaugural, na presença do Ministro da Educação Jarbas Passarinho, na Avenida Washington Soares, 1321, na Água Fria. A solenidade de abertura dos cursos da Unifor foi presidida com o discurso do reitor Antero Coelho Neto. Presentes César Cals de Oliveira Filho, Vicente Cavalcante Fialho, Virgílio Fernandes Távora e José Sarney, entre outros.

1973 - Assume o comando do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva-CPOR o coronel Adriano Aulio Pinheiro da Silva.

1973 - O Palácio Senador Alencar, onde funciona a Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) é oficialmente tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Ofício nesse sentido foi assinado por. Renato Soeiro, diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN. 

1978 - O governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara) inaugura a Estrada CE-001, que liga Maracanaú a Maranguape, com 4,5 quilômetros e a Estrada CE-004 ligando Maranguape a Caucaia, com 11 quilômetros. 


1980 - Inaugura-se a Rádio Jornal O Povo FM Stéreo, de Demócrito Dummar, anexa ao jornal O Povo, na Avenida Aguanambi, 282. Completando hoje 41 anos de fundação.

1984 - Morre em Fortaleza o ex-funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS e do Banco do Brasil, Oceano Atlântico Linhares.

1997 - A Academia de Ciências Sociais do Ceará tem novos membros, quando assumem o advogado Emmanuel Teófilo Furtado, na Cadeira 26, que tem como Patrono Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota” (Leonardo Mota); o professor Pedro Bezerra de Araújo, na Cadeira 29, cujo Patrono é Padre Mororó; e o professor Francisco Adegildo Férrer, na Cadeira 30, que tem como Patrono Djacir Menezes.

2009 - Eleita Miss Ceará 2009 a aluna de letras e modelo Khrisley Karlleni, de 23 anos de idade, Miss Pacajus, em festa no Hotel Vila Galé. O segundo lugar ficou com a Miss Caucaia, Juliana Marinho, de 18 anos de idade, que recebeu os títulos de Beleza Ceará e Miss Turismo. Já o terceiro lugar ficou com a Miss Crato, Irislana Brito, de 21 anos de idade. O título de Miss Simpatia ficou com a Miss Horizonte, Cláudia Pessoa, de 18 anos de idade.

2015 - Morre no Casa de Saúde e Hospital São Raimundo, em Fortaleza, aos 96 anos de idade. o advogado e memorialista Thomaz Pompeu Gomes de Matos, ex-funcionário do Banco do Brasil que em plena era Vargas fotografou o movimento popular conhecido por “Quebra-quebra” no dia 18 de agosto de 1942 como fotógrafo amador passando à história como o melhor fotógrafo do momento. O corpo foi velado na Capela do Hospital e posteriormente cremado, sendo as cinzas depositadas ao pé do Baobá no Passeio Público.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest