Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Confira o 27 de março na História do Ceará, de acordo com o Arquivo Nirez:

1898 - Sai o primeiro número de O Rebate, jornal dirigido por Tibúrcio Rodrigues e José Martins, com Redação à Rua Major Facundo, 138 (antigo). Saíram apenas 22 números, sendo empastelado.

1912 - Chega a Fortaleza 49º Batalhão de Caçadores, procedente do Recife-PE, comandado pelo coronel Jesuíno de Albuquerque, com um efetivo de 679 praças e trazendo duas metralhadoras. 

1926 - Sai o primeiro número do Dodge Jornal, órgão lítero-humorístico de propaganda da firma Camilo & Companhia, sob direção de Raimundo de Menezes. 

1927 - Roubo ocorre, na Casa Avenida de onde são furtados também dinheiro e jóias de um mostruário de Krause & Cia.

1927 - São inauguradas duas bombas de gasolina da Standard Oil Company Of Brazil, ficando uma na esquina da Rua Major Facundo com Rua Pará e outra na Praça Marquês do Herval (atual Praça José de Alencar). 

1933 - O Decreto 960 determina o fim da venda de grãos por litro, passando a quilograma, determinando multas a quem desobedecer, obedecendo às normas da Lei 1.157. O Código da Prefeitura de Fortaleza, de três de agosto de 1865 já determinava o uso do sistema métrico decimal. Ainda hoje vendem litro de várias coisas não líquidas, desde o feijão verde até frutas como siriguela e cajá. 

1937 - Inaugura-se a Casa Victor, de automóveis, caminhões, rádios, geladeiras, geradores, móveis, máquinas de escrever e de costurar, fonógrafos e discos, da firma Irmãos Pinto Ltda. que representava os produtos da RCA Victor e Frigidaire. Ficava na Rua Major Facundo, 346 com frente para a Rua Barão do Rio Branco, 871. Alberto dos Santos e os irmãos Júlia de Alencar Pinto, Meton de Alencar Pinto, Raimundo de Alencar Pinto, Danilo de Alencar Pinto e Fernando de Alencar Pinto se uniram e fundaram a firma Companhia Importadora de Máquinas e Acessórios Irmãos Pinto - Cimaipinto. 

1948 - Morre, em São Paulo, Capital, após melindrosa operação, o poeta e padre Vicente Martins, cearense de Fortaleza nascido a 19 de julho de 1880.

1950 - Inaugurados, na área do porto do Mucuripe, modernos tanques para depósito de combustíveis, da Shell Mex.

1954 - Vem a lume a nova edição do Anuário do Ceará, obra de Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa), que compreende dois grossos volumes, com mais de setecentas páginas e inúmeras gravuras com dados novos, atualizados e matéria inteiramente inédita e atraente.

1956 - Com bênção das instalações a cargo de Manuel Andrade Soares (frei Ambrósio Maria de Fortaleza), é inaugurado o Edifício Siqueira, localizado na Rua Guilherme Rocha entre a Rua Senador Pompeu e a Rua Barão do Rio Branco, obra pioneira no setor imobiliário, que marca em Fortaleza o início do sistema de condomínio, arrojada iniciativa do empresário José Alcy Siqueira. A obra foi confiada ao engenheiro Alberto Sá.

1956 - Inaugurada a Sapataria Ione, de propriedade de Raimundo Tomé de Aguiar, ex-gerente da Casa Clark. A nova loja de calçados fica localizada no Edifício Siqueira, inaugurado no mesmo dia pelo empreendedor imobiliário, José Alcy Siqueira, na Rua Guilherme Rocha. 

1957 - Fundado o Maracatu Leão Coroado por José Pereira dos Santos e outros parceiros, em casa da Rua Gonçalves Dias, na atual Parquelândia.

1958 - Toma posse na presidência do Centro Médico Cearense o médico José Galba Araújo. 

1963 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM Cristóvão Peixoto de Holanda, que substitui o coronel do Exército Aloísio Brígido Borba.

1967 - A Biblioteca Pública do Estado inaugura sua nova sede, na Rua Franco Rabelo, 317, na Praça Cristo Redentor, o prédio da hoje Biblioteca Pública Menezes Pimentel, como parte das comemorações do centenário daquela instituição. Na verdade, a antiga Rua Franco Rabelo praticamente sumiu e hoje existe a Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste). Os arquitetos foram Aírton Ibiapina Montenegro Júnior e Francisco Célio Falcão Queirós. O endereço hoje é Avenida Marechal Castelo Branco nº 255.

1967 - Inaugurado o Centro de Artes Visuais, depois com uma exposição individual do pintor Guilherme Clidenor de Moura Capibaribe (Barrica). Depois chamou-se Casa de Raimundo Cela, e ainda Casa de Cultura Raimundo Cela. Hoje reduziu-se ao Centro Cultural Raimundo Cela.

1968 - Inaugura-se o Mercado Público da Aerolândia, com antiga estrutura de ferro oriunda do Mercado de Ferro, da Praça Carolina, que dividiu-se, indo uma parte para a Aldeota (Pinhões) e outra para a Praça Paula Pessoa (São Sebastião), sendo que esta foi transferida para a Aerolândia.

1971 - Fundada em Fortaleza a Congregação  São Vicente de Paulo, pelo arcebispo metropolitano dom José de Medeiros Delgado, nascendo assim a Paróquia de São Vicente de Paulo que tem à frente o vigário Antônio Souto Ribeiro da Silva. 

1973 - Morre, aos 86 anos de idade, Euclydes Vasconcelos César (Euclides César), professor, funcionário aposentado do DCT, intelectual, maçom, fundador da Grande Loja do Ceará. Foi sepultado no dia seguinte no Cemitério de São João Batista. Era paraibano de Arêas. Tem seu nome em rua no Conjunto Vereda Atlântico. 

1976 - O arcebispo de Fortaleza, dom Aloísio Lorscheider, é nomeado Cardeal, pelo Papa Paulo VI.

1976 - Sepultado no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza, vitimado por colapso cardíaco, o ex-prefeito de Palmácia, Atanásio Perdigão Sampaio, líder político e comunitário do Maciço de Baturité. Radicado em Palmácia, onde foi subdelegado de polícia de 1934 a 1943 e Subprefeito, quando a Vila de Palmácia pertencia a Maranguape. Criado o município, foi eleito seu primeiro prefeito de 1958 a 1962, pelo Partido Social Democrata-PSD, com o apoio do deputado Almir Santos Pinto (Almir Pinto). 

1978 - Inauguradas duas Delegacias de Polícia, o 13º Distrito Policial, em um prédio da Secretaria de Segurança Pública, na Praça Nossa Senhora da Assunção, na Cidade dos Funcionários e o 11º Distrito Policial no Bairro Pan-Americano.

1981 - A Rede Ferroviária Federal S.A no Ceará-RFFSA tem novo presidente. É empossado o engenheiro Francisco Roberto Sant’Ana, em substituição ao engenheiro Elzir de Alencar Araripe Cabral (Elzir Cabral) que passa a ser assessor.

1984 - Aberta a XIX Festa Anual da Árvore, enquanto a Prefeitura Municipal de Fortaleza distribui 10 mil mudas.

1989 - Chega em Fortaleza o presidenciável Mário Covas Júnior, do Partido da Social Democracia Brasileira-PSDB.

2002 - Entregue ao público, após grande reforma, inclusive com cobertura para as torcidas, o Estádio Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), faltando apenas pequenos detalhes que deverão ser feitos nos próximos três meses.

2008 - Toma posse, na Cadeira 39, patroneada por Thomas Pompeu de Sousa Brasil, na Academia Cearense de Retórica, o advogado Hélio das Chagas Leitão (Hélio Leitão), que é saudado pelo consócio Ernando Uchoa Lima. A solenidade tem lugar na sede da Academia Cearense de Letras, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de