Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • Eis o 17 de março na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1823 - A Vila de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, é elevada à condição de cidade, por Carta Imperial de D. Pedro I, com o nome de Cidade da Fortaleza de Nova Bragança.
  • 1892 - Assume o cargo de Chefe de Polícia do Estado, cargo que equivale hoje ao Secretário de Segurança, o coronel Valdemiro Moreira. 
  • 1896 - A Tipo-Litografia a Vapor passa a pertencer a Diva de Alencar Gadelha. 
  • 1907 - Sai o primeiro número do jornalzinho O Eco, redatoriado por Antônio Bezerra de Sousa Menezes, Mozart Catunda, Edgar Cavalcante de Arruda (Edgar de Arruda) e Jorge Severiano Ribeiro. 
  • 1914 - Assume, como novo Intendente Municipal, o coronel Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro (Casimiro Montenegro) substituindo Ildefonso Albano. 
  • 1923 - Fundada a União Síria, funcionando em prédio na Rua Major Facundo, 55 (altos). Depois, a União Síria juntou-se à União Libanesa, formando a União Sírio-Libanesa, quando se mudou para a Avenida Santos Dumont, esquina com Rua João Cordeiro. Quando mudou o nome para Clube Líbano Brasileiro, em 1947, mudou-se para a Avenida Santos Dumont, esquina com Avenida Barão de Studart, onde esteve até mudar-se para a sede própria, na Rua Tibúrcio Cavalcante, 271.
  • 1938 - Estreia, em Fortaleza, montado em frente à Praça dos Voluntários, o Circo Fekete, com seu palhaço Chimarrão, no local hoje ocupado pelo edifício do INPS.
  • 1945 - Inaugura-se o Hotel Brasil, no Palacete Brasil, na esquina da Rua General Bezerril, 376, com Travessa Morada Nova, na Praça General Tibúrcio, de propriedade de Alexandre & Quintons, em prédio construído por Rodolfo F. da Silva & Filho, construtores proprietários da Serraria a Vapor. 
  • 1948 - Empossado, em cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Josa Magalhães, que foi saudado pelo padre Misael Gomes da Silva.
  • 1949 - Funda-se em Fortaleza a Cooperativa de Crédito do Comércio e Popular Ltda., na Rua Major Facundo, 790.
  • 1963 - Lei governamental extingue a Comissão Federal de Abastecimento e Preços-Cofap e cria a Superintendência Nacional do Abastecimento-Sunab. 
  • 1968 - Morre na antevéspera de completar 63 anos de idade, o comerciante José Kalil Otoch, fundador da Empresa de ônibus São Jorge.
  • 1971 - Publicada no Diário Oficial do Município 4.626 a Lei 3.859 do dia primeiro que dá o nome de Rua Eugênio Porto à antiga Rua Acopiara, no Joaquim Távora.
  • 1973 - A Polícia Militar do Ceará tem novo comandante, o coronel do Exército Tarcísio dos Santos Vieira, que toma posse no Quartel General da PM substituindo o coronel do Exército Brasileiro Dagmauro Nunes Sabino Pinto.
  • 1973 - A cidade de Fortaleza comemora o Sesquicentenário de sua elevação à Cidade, que se deu por Carta Imperial de 17 de março de 1823.
  • 1975 - Toma posse o prefeito nomeado, Evandro Ayres de Moura (foto), que substitui Vicente Cavalcante Fialho.
  • 1978 - Inaugurada, pelo prefeito Evandro Ayres de Moura (foto), a segunda etapa da Avenida Rogaciano Leite, trecho do Conjunto Habitacional Santa Luzia do Cocó ao Jardim das Oliveiras.
  • 1981 - Toma posse o novo Secretário da Educação do Ceará, professor Danúsio Dalton Correia, substituindo o professor Antônio Albuquerque.
  • 1981 - A Casa de Cultura Raimundo Cela tem novo diretor. Toma posse no cargo o artista plástico, escritor, desenhista e pintor, professor Rubens de Azevedo. Hoje tem o nome de Centro de Cultura Raimundo Cela.
  • 1984 - Falece em desastre automobilístico, o sociólogo Francisco Eudes Feitosa, funcionário da Divisão de Relações Públicas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS. 
  • 1991 - Morre, em Fortaleza, o cantor e compositor Paulo Eduardo Sucupira, que formou no grupo Vocalistas Tropicais no seu início chegando a gravar no Rio de Janeiro. Nascera em Fortaleza em 13 de outubro de 1924. 
  • 1992 - Morre em Fortaleza, Cauby de Assis Bezerra (Cauby Bezerra), proprietário da Tipografia Minerva e ex-presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado do Ceará. Foi sepultado no dia seguinte no Cemitério São João Batista. Cauby Bezerra era nascido em Fortaleza, em cinco de junho de 1911. 
  • 2001 - Fecha as portas o Colégio Externato Coração de Maria, no Parque São José, por várias irregularidades, entre elas a falta de pagamento do aluguel do prédio durante cinco anos seguidos. 
  • 2003 - O engenheiro agrônomo Eduardo Martins Barbosa assume a superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária-Incra, no Ceará. Fora nomeado para o cargo no último dia 28 de fevereiro, através da Portaria 69.
  • 2003 - O promotor de Justiça José Valdo Silva, que era titular da 4ª Promotoria Criminal de Fortaleza, toma posse como procurador de Justiça. Nomeado pelo critério de antiguidade, ele substituiu o procurador José Gusmão Bastos, que se aposentou compulsoriamente em dezembro de 2002. A posse aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça-PGJ, durante sessão solene do Colégio de Procuradores, presidida pela procuradora geral, Socorro França.
  • 2003 - Com apoio maciço de funcionários, gerentes, supervisores, fiscais e aposentados, toma posse a nova superintendente do Instituto Nacional de Seguridade Social no Ceará, a gaúcha Nara Regina Martinuzzi Castilho. A posse contou com a presença de políticos ligados ao Partido dos Trabalhadores-PT. Dentre suas metas está um trabalho integrado entre as três gerências (Fortaleza, Sobral e Juazeiro), no sentido de oferecer um atendimento de qualidade aos clientes. 
  • 2004 - Em Fortaleza o presidente Luís Inácio Lula da Silva para uma reunião de ministros com governadores de cinco Estados nordestinos atingidos pelas enchentes e para lançamento do programa Cresce Nordeste, que dinamiza e amplia as linhas de crédito operacionalizadas pelo Banco do Nordeste do Brasil-BNB, onde realizou-se a reunião, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste-FNE.
  • 2005 - Toma posse na Academia Cearense de Retórica, na Rua do Rosário, 1, Centro, sede da Academia Cearense de Letras, o novel acadêmico Ednilo Gomes de Porto Soárez (Ednilo Soárez), que ocupará a Cadeira 12, patroneada por Francisco de Menezes Pimentel. É saudado pelo acadêmico Roberto Feijó Ribeiro.
  • 2014 - Morre o conhecido advogado aposentado e escritor Zenilo Ronald da Silva Almada Rodrigues (Zenilo Almada), historiógrafo da cidade de Fortaleza, principalmente da vida mundana, com livros publicados. O velório é na Funerária Ternura e o sepultamento no Cemitério São João Batista. Zenilo Almada foi procurador do município de Fortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

XVI Café com RH

A 16ª edição do Café com RH, promovido pela Unimed Fortaleza, promete reunir grandes nomes nacionais do cenário da Gestão de Pessoas e de Negócios para debater as tendências e melhores práticas de mercado. O primeiro lote de ingressos foi liberado nesta sexta-feira (17/5), com desconto especial para grupos a partir de cinco pessoas. Com o tema “A Tecnologia do Futuro é Humana”, o encontro será em 13/6, no Teatro RioMar Fortaleza. O Café com RH se destaca como um dos eventos corporativos mais significativos do segmento no Ceará. Ao longo dos seus 13 anos de existência, cresceu em estrutura e qualidade de conteúdo, e desde 2023 é aberto ao público em geral. Nesta nova edição, serão abordados temas como liderança, inovação, tecnologia, saúde emocional, gestão estratégica de pessoas e o futuro do trabalho. Já estão confirmados na programação:  Guilherme Portugal, diretor de Transformação na Mercer, que irá debater as tendências de negócios com People Analytics. Escritora e consultora organ

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

XVI Café com RH

A 16ª edição do Café com RH, promovido pela Unimed Fortaleza, promete reunir grandes nomes nacionais do cenário da Gestão de Pessoas e de Negócios para debater as tendências e melhores práticas de mercado. O primeiro lote de ingressos foi liberado nesta sexta-feira (17/5), com desconto especial para grupos a partir de cinco pessoas. Com o tema “A Tecnologia do Futuro é Humana”, o encontro será em 13/6, no Teatro RioMar Fortaleza. O Café com RH se destaca como um dos eventos corporativos mais significativos do segmento no Ceará. Ao longo dos seus 13 anos de existência, cresceu em estrutura e qualidade de conteúdo, e desde 2023 é aberto ao público em geral. Nesta nova edição, serão abordados temas como liderança, inovação, tecnologia, saúde emocional, gestão estratégica de pessoas e o futuro do trabalho. Já estão confirmados na programação:  Guilherme Portugal, diretor de Transformação na Mercer, que irá debater as tendências de negócios com People Analytics. Escritora e consultora organ