Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

  • O Blog do Lauriberto traz o 13 de março na História do Ceará, conforme o Arquivo Nirez.
  • 1845 - Assume a Chefia da Polícia Joaquim José da Cruz Secco. 
  • 1878 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, equivalente hoje a Secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, o desembargador Antônio Sabino do Monte. 
  • 1902 - Publicada, em Fortaleza, a revista Restauração, órgão monárquico dirigido por Guilherme Abreu.
  • 1903 - Morre, em Fortaleza, o médico Venâncio Ferreira Lima, que trabalhava na Santa Casa de Misericórdia e na Câmara Municipal. 
  • 1904 - Publicado na cidade de Maranguape o jornalzinho intitulado A Flauta.
  • 1925 - Incêndio no Boulevard Visconde de Cauípe (Avenida da Universidade, 683 (numeração antiga), devorando a Fábrica de Redes Iracema, da firma Melo & Nogueira, de Casimiro de Melo e Benjamin Nogueira, matando duas pessoas. 
  • 1940 - São inumados em Fortaleza, os despojos mortuários do desembargador José Moreira da Rocha, ex-presidente do Estado e ex-deputado estadual, falecido no Rio de Janeiro, em 22 de agosto de 1934. 
  • 1942 - Criada a Paróquia de Santa Luzia, na Aldeota. A Igreja de Santa Luzia fica na Rua João Cordeiro, 679 - Praia de Iracema. 
  • 1943 - Chega a Fortaleza, em avião do Serviço Especial de Mobilização dos Trabalhadores para a Amazônia-SEMTA, o ministro do trabalho, Marcondes Filho, sendo recebido no aeroporto do Pici pelo interventor federal Francisco de Menezes Pimentel.
  • 1953 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador José de Sousa Prata, em substituição ao tenente coronel aviador Manoel Rogério de Sousa Coelho (Manoel de Sousa Coelho).
  • 1956 - Toma posse no Rio de Janeiro, na direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs o engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa, em substituição a Lohengrin Meira de Vasconcelos Chaves. Em sua gestão deu-se o arrombamento do Açude Orós em 27 de abril de 1960.
  • 1960 - Assume o novo pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Montese, padre Alberto Nepomuceno de Oliveira.
  • 1969 - Morre em Fortaleza, o jornalista e escritor Carlos Acioli de Sá. Nascera a nove de março de 1886. 
  • 1971 - Gravam depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), os componentes originais do conjunto Quatro Ases e Um Curinga, os irmãos Permínio de Pontes Medeiros, José de Pontes Medeiros e Evenor de Pontes Medeiros, Esdras Falcão Guimarães (Pijuca) e André Batista Vieira (Coringa ou Melé), no Excelsior Hotel.
  • 1972 - Assume o novo Capitão dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Carlos Osvaldo Pêgo de Amorim Azevedo, em substituição a Luís Carlos Veiga do Amaral, do mesmo posto.
  • 1975 - Às 10h30 são inauguradas as novas instalações do Banco Industrial do Ceará-BIC, em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 775, onde funcionou o Banco dos Proprietários, que fora incorporado ao BIC.
  • 1975 - Pelo Decreto 1.233 é criada a Universidade Estadual do Ceará-Uece que tem como mantenedora a Fundação Educacional do Estado do Ceará-Funeduce
  • 1981 - Decretado o fechamento da Organização do Pequeno Brasileiro, que estava sob intervenção e inquérito. 
  • 1994 - Acontece a primeira implosão de um edifício em Fortaleza, na Avenida Presidente Kennedy (Avenida Beira Mar), com fundos para a Rua da Paz é implodido pela Construtora Desmonte e Implosão Ltda.-CDI, o edifício Jalcy Beira Mar, que fora construído em 1968 por Nasser Hissa Arquitetos Associados Ltda.
  • 1994 - O superintendente de obras da Rede Sarah (Hospital Sarah Kubitschek), administrador Jurandi Fermon Ribeiro, vem a Fortaleza para supervisionar pessoalmente a construção do hospital, cujo prazo de entrega estava previsto para dezembro de 1995, juntamente com as unidades de São Luís, Salvador, Curitiba e Maceió. Anuncia que em abril as obras serão paralisadas por falta de verbas.
  • 2006 - Surge em Fortaleza o Jornal Goleada “JG”, semanário que circula às segundas feira, com redação na Avenida Antônio Sales, 2772, sala 17, no Dionísio Torres tendo o Conselho Diretor formado por Wagner Lopes, Márcia Gonçalves e J. Felipe. A responsável pela editoria é a jornalista Brígia Amaro.
  • 2006 - Sequestrado, no Centro de Fortaleza, o industrial Jaime Tomás de Aquino, que é liberado após quatro dias de cativeiro, em Pacatuba, após pagamento de resgate. Jaime Aquino fundou a Companhia Industrial de Óleos do Nordeste-Cione. 
  • 2008 - Toma posse, em solenidade iniciada às 18h30, na Academia Fortalezense de Letras-AFC, como titular da Cadeira 34, cujo patrono é Francisco de Paula Ney, Ubiratan Diniz Aguiar (Ubiratan Aguiar), sendo saudado pelo acadêmico João Soares Neto. A solenidade tem lugar na sede da Academia Cearense de Letras-ACL, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário,1. 
  • 2011 - Morre, em Fortaleza, no Hospital São Matheus, vítima de parada cardíaca, o locutor esportivo José Jaime Bezerra Rodrigues (Jaime Rodrigues), que militou na Radiofonia Cearense nas décadas de 1950 a 1970. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tiburcio Cavalcante e o sepultamento no Cemitério Parque da Paz no dia seguinte. Jaime Rodrigues era nascido em Icó, em 12 de abril de 1927. Residia no Icó no Sítio Saco de São Pedro.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...