Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • O Blog do Lauriberto traz o 13 de março na História do Ceará, conforme o Arquivo Nirez.
  • 1845 - Assume a Chefia da Polícia Joaquim José da Cruz Secco. 
  • 1878 - Assume o cargo de Chefe de Polícia, equivalente hoje a Secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, o desembargador Antônio Sabino do Monte. 
  • 1902 - Publicada, em Fortaleza, a revista Restauração, órgão monárquico dirigido por Guilherme Abreu.
  • 1903 - Morre, em Fortaleza, o médico Venâncio Ferreira Lima, que trabalhava na Santa Casa de Misericórdia e na Câmara Municipal. 
  • 1904 - Publicado na cidade de Maranguape o jornalzinho intitulado A Flauta.
  • 1925 - Incêndio no Boulevard Visconde de Cauípe (Avenida da Universidade, 683 (numeração antiga), devorando a Fábrica de Redes Iracema, da firma Melo & Nogueira, de Casimiro de Melo e Benjamin Nogueira, matando duas pessoas. 
  • 1940 - São inumados em Fortaleza, os despojos mortuários do desembargador José Moreira da Rocha, ex-presidente do Estado e ex-deputado estadual, falecido no Rio de Janeiro, em 22 de agosto de 1934. 
  • 1942 - Criada a Paróquia de Santa Luzia, na Aldeota. A Igreja de Santa Luzia fica na Rua João Cordeiro, 679 - Praia de Iracema. 
  • 1943 - Chega a Fortaleza, em avião do Serviço Especial de Mobilização dos Trabalhadores para a Amazônia-SEMTA, o ministro do trabalho, Marcondes Filho, sendo recebido no aeroporto do Pici pelo interventor federal Francisco de Menezes Pimentel.
  • 1953 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador José de Sousa Prata, em substituição ao tenente coronel aviador Manoel Rogério de Sousa Coelho (Manoel de Sousa Coelho).
  • 1956 - Toma posse no Rio de Janeiro, na direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs o engenheiro José Cândido Castro Parente Pessoa, em substituição a Lohengrin Meira de Vasconcelos Chaves. Em sua gestão deu-se o arrombamento do Açude Orós em 27 de abril de 1960.
  • 1960 - Assume o novo pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Montese, padre Alberto Nepomuceno de Oliveira.
  • 1969 - Morre em Fortaleza, o jornalista e escritor Carlos Acioli de Sá. Nascera a nove de março de 1886. 
  • 1971 - Gravam depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), os componentes originais do conjunto Quatro Ases e Um Curinga, os irmãos Permínio de Pontes Medeiros, José de Pontes Medeiros e Evenor de Pontes Medeiros, Esdras Falcão Guimarães (Pijuca) e André Batista Vieira (Coringa ou Melé), no Excelsior Hotel.
  • 1972 - Assume o novo Capitão dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Carlos Osvaldo Pêgo de Amorim Azevedo, em substituição a Luís Carlos Veiga do Amaral, do mesmo posto.
  • 1975 - Às 10h30 são inauguradas as novas instalações do Banco Industrial do Ceará-BIC, em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 775, onde funcionou o Banco dos Proprietários, que fora incorporado ao BIC.
  • 1975 - Pelo Decreto 1.233 é criada a Universidade Estadual do Ceará-Uece que tem como mantenedora a Fundação Educacional do Estado do Ceará-Funeduce
  • 1981 - Decretado o fechamento da Organização do Pequeno Brasileiro, que estava sob intervenção e inquérito. 
  • 1994 - Acontece a primeira implosão de um edifício em Fortaleza, na Avenida Presidente Kennedy (Avenida Beira Mar), com fundos para a Rua da Paz é implodido pela Construtora Desmonte e Implosão Ltda.-CDI, o edifício Jalcy Beira Mar, que fora construído em 1968 por Nasser Hissa Arquitetos Associados Ltda.
  • 1994 - O superintendente de obras da Rede Sarah (Hospital Sarah Kubitschek), administrador Jurandi Fermon Ribeiro, vem a Fortaleza para supervisionar pessoalmente a construção do hospital, cujo prazo de entrega estava previsto para dezembro de 1995, juntamente com as unidades de São Luís, Salvador, Curitiba e Maceió. Anuncia que em abril as obras serão paralisadas por falta de verbas.
  • 2006 - Surge em Fortaleza o Jornal Goleada “JG”, semanário que circula às segundas feira, com redação na Avenida Antônio Sales, 2772, sala 17, no Dionísio Torres tendo o Conselho Diretor formado por Wagner Lopes, Márcia Gonçalves e J. Felipe. A responsável pela editoria é a jornalista Brígia Amaro.
  • 2006 - Sequestrado, no Centro de Fortaleza, o industrial Jaime Tomás de Aquino, que é liberado após quatro dias de cativeiro, em Pacatuba, após pagamento de resgate. Jaime Aquino fundou a Companhia Industrial de Óleos do Nordeste-Cione. 
  • 2008 - Toma posse, em solenidade iniciada às 18h30, na Academia Fortalezense de Letras-AFC, como titular da Cadeira 34, cujo patrono é Francisco de Paula Ney, Ubiratan Diniz Aguiar (Ubiratan Aguiar), sendo saudado pelo acadêmico João Soares Neto. A solenidade tem lugar na sede da Academia Cearense de Letras-ACL, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário,1. 
  • 2011 - Morre, em Fortaleza, no Hospital São Matheus, vítima de parada cardíaca, o locutor esportivo José Jaime Bezerra Rodrigues (Jaime Rodrigues), que militou na Radiofonia Cearense nas décadas de 1950 a 1970. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tiburcio Cavalcante e o sepultamento no Cemitério Parque da Paz no dia seguinte. Jaime Rodrigues era nascido em Icó, em 12 de abril de 1927. Residia no Icó no Sítio Saco de São Pedro.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

XVI Café com RH

A 16ª edição do Café com RH, promovido pela Unimed Fortaleza, promete reunir grandes nomes nacionais do cenário da Gestão de Pessoas e de Negócios para debater as tendências e melhores práticas de mercado. O primeiro lote de ingressos foi liberado nesta sexta-feira (17/5), com desconto especial para grupos a partir de cinco pessoas. Com o tema “A Tecnologia do Futuro é Humana”, o encontro será em 13/6, no Teatro RioMar Fortaleza. O Café com RH se destaca como um dos eventos corporativos mais significativos do segmento no Ceará. Ao longo dos seus 13 anos de existência, cresceu em estrutura e qualidade de conteúdo, e desde 2023 é aberto ao público em geral. Nesta nova edição, serão abordados temas como liderança, inovação, tecnologia, saúde emocional, gestão estratégica de pessoas e o futuro do trabalho. Já estão confirmados na programação:  Guilherme Portugal, diretor de Transformação na Mercer, que irá debater as tendências de negócios com People Analytics. Escritora e consultora organ

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

XVI Café com RH

A 16ª edição do Café com RH, promovido pela Unimed Fortaleza, promete reunir grandes nomes nacionais do cenário da Gestão de Pessoas e de Negócios para debater as tendências e melhores práticas de mercado. O primeiro lote de ingressos foi liberado nesta sexta-feira (17/5), com desconto especial para grupos a partir de cinco pessoas. Com o tema “A Tecnologia do Futuro é Humana”, o encontro será em 13/6, no Teatro RioMar Fortaleza. O Café com RH se destaca como um dos eventos corporativos mais significativos do segmento no Ceará. Ao longo dos seus 13 anos de existência, cresceu em estrutura e qualidade de conteúdo, e desde 2023 é aberto ao público em geral. Nesta nova edição, serão abordados temas como liderança, inovação, tecnologia, saúde emocional, gestão estratégica de pessoas e o futuro do trabalho. Já estão confirmados na programação:  Guilherme Portugal, diretor de Transformação na Mercer, que irá debater as tendências de negócios com People Analytics. Escritora e consultora organ