Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • Confira o Arquivo Nirez na História de Fortaleza em nove de março:
  • 1824 - Morre, na Capital do Império, aos 64 anos de idade, o coronel de engenheiros, naturalista João da Silva Feijó (Naturalista Feijó). Era nascido na Vila de Guaratiba, Rio de Janeiro em 1760. Estudou detalhadamente os recursos naturais do Ceará, deixando várias memórias a respeito e uma carta topográfica do Ceará. Hoje é nome de rua no Monte Castelo.
  • 1857 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o capitão FP Joaquim Antão da Fonseca Braga em substituição ao capitão do Exército Luís Xavier Torres. 
  • 1912 - Assume a Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), o engenheiro José Aires de Sousa, substituindo Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (Arrojado Lisboa). 
  • 1914 - O Governo da República decreta estado de sítio, para o Ceará, em virtude da revolta vinda de Juazeiro do Norte, conhecida como Sedição de Juazeiro, que pretendia depor o presidente do Estado Marcos Franco Rabelo. 
  • 1924 - No Salão Nobre da Fênix Caixeiral em Fortaleza (foto), é fundada, às 15 horas, a Rádio Clube Cearense, e assume a primeira diretoria, que tem como diretor-presidente o engenheiro Elesbão de Castro Veloso (Elesbão Veloso); diretor-secretário, Carlos da Costa Ribeiro; diretor-tesoureiro, Antônio Eugênio Gadelha; diretores técnicos, Clóvis Meton de Alencar, Alfredo Euterpino Borges e Tomaz Pompeu Filho. Conselho Fiscal, João de Carvalho Góes, Humberto Monte e Joaquim Antônio Viana Albano. 
  • 1931 - Eleita nova diretoria do Centro Industrial do Ceará-CIC. Presidente - Meton de Alencar; Vice-presidente - Bento Louzada Gonçalves; Secretário - César Gonçalves; Tesoureiro - Adriano Martins; Adjunto de tesoureiro - Raimundo Lima. Diretores - Luís Gonzaga Flávio da Silva (Luís Gonzaga da Silva), João Gurgel Nogueira, Joaquim Markan Ferreira Gomes (J. Markan), Pedro Philomeno Ferreira Gomes, Manoel J. Lima, Isaías Pontes, Joaquim Sá, Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha), Raimundo Mota.
  • 1938 - Forte chuva tempestuosa atinge a Cidade na madrugada, ocasião em que várias faíscas atingem os pára-raios do Edifício dos Correios e Telégrafos, interrompendo as comunicações. Parte da energia elétrica foi desligada.
  • 1939 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de corveta Platão Moreira Machado, substituindo o também capitão de corveta Leonel de Magalhães Bastos.
  • 1940 - Morre no Rio de Janeiro, aos 60 anos de idade, o general José Joaquim de Andrade, cearense de Fortaleza, que comandava a 3ª Região Militar sediada em Porto Alegre, RS. Nascera em 28 de dezembro de 1879. 
  • 1942 - Assume o comando do 6º Regimento de Aviação, o Campo de Aviação do Alto da Balança (hoje Base Aérea de Fortaleza) o tenente coronel aviador José Sampaio Macedo, primeiro comandante da corporação. 
  • 1944 - Morre, na Capital Federal (Rio de Janeiro), o intelectual cearense Wulmar Borges.1954 - Morre, em Fortaleza, aos 86 anos de idade, o coronel Joaquim Sá, comerciante e político de grande influência. Nascera em Boa Viagem no dia 21 de junho de 1868. Hoje é nome de rua em Fortaleza. 
  • 1958 - Morre, na Casa de Saúde São Raimundo, aos 61 anos de idade, o comerciante Pergentino de Carvalho Maia (Pergentino Maia). Nascera em Russas a 26/08/1897. Foi, com seu irmão Luís de Carvalho Maia (Luís Maia), proprietário da Livraria Renascença, desde 1940. 
  • 1959 - Inaugurada, na Avenida 13 de Maio, 1746, em frente ao 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, a Panificadora Central, da firma Dias & Valente Ltda. 
  • 1973 - César Cals de Oliveira Neto (César Cals Neto), filho do governador César Cals de Oliveira, toma posse na superintendência da Administração dos Estádios de Fortaleza - ADEF, em substituição ao médico Aluísio Soares, que vinha respondendo, interinamente pelo órgão municipal. César Cals Neto cursa o 5º ano de Engenharia Civil e é chefe do Gabinete da Casa Civil. 
  • 1974 - Inaugura-se o Centro de Convenções, na administração do governador César Cals de Oliveira Filho, em terreno de 6.564 metros quadrados, o maior do Nordeste em seu gênero. Ganhou depois o nome de Centro de Convenções Edson Queiroz, na Avenida Perimetral (hoje Avenida Washington Soares), no bairro da Água Fria, vizinho à Unifor. O projeto é do arquiteto José Neudson Bandeira Braga (Neudson Braga). Após sua inauguração, foi palco de seu primeiro acontecimento - assembleia geral do Banco do Nordeste, sob a presidência do ministro do Interior, Costa Cavalcanti. Não mais existe, foi demolido. 
  • 1978 - Empossados, na Academia Brasileira de História, em São Paulo, o jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe) e o historiógrafo Fernando Saraiva Câmara (Fernando Câmara), eleitos em dezembro de 1977.
  • 1978 - Publicada a Lei 4.978, do dia primeiro, no Diário Oficial do Município 6.361, denominando de Praça Doutor Batista de Oliveira um espaço existente na Colônia, entre a Rua Dona Mendinha e a Avenida Presidente Castelo Branco. Com o alargamento da avenida a praça desapareceu. 
  • 1978 - Inaugurada, pelo prefeito Evandro Ayres de Moura, a Unidade Periférica Hospitalar Evandro Ayres de Moura, do Instituto José Frota, no bairro de Antônio Bezerra, na Rua Cândido Maia, 294 e a Unidade Periférica Hospitalar Edmilson Barros de Oliveira, do Instituto José Frota, em Messejana.
  • 1978 - Tomam posse na Academia Brasileira de História, com sede em São Paulo, SP, os historiadores cearenses José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe) e Fernando Saraiva Câmara (Fernando Câmara).
  • 1979 - Lançamento, pelo governador José Waldemar de Alcântara e Silva, da pedra fundamental do novo edifício da Secretaria da Fazenda, em terreno na Avenida Santos Dumont, no local onde foi o Palácio do Plácido. Nunca foi construído. 
  • 1987 - Forte chuva cai sobre Fortaleza deixando um saldo de várias inundações, desabamentos, centenas de desabrigados e aeroporto fechado. 
  • 1988 - Morre, às 13h, aos 82 anos de idade, o ex-arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José de Medeiros Delgado, no Recife, Pernambuco. Era paraibano de Pombal, hoje Condado, nascido em 28 de julho de 1905. É sepultado em Caicó, sua primeira diocese. Em sua administração foi vendido o Palácio do Bispo à Municipalidade.
  • 1994 - Morre, aos 71 anos de idade, o jornalista e amante da música tradicional brasileira Antônio Alcântara Nogueira, cearense de Iguatu nascido a 11 de janeiro de 1923. Seu acervo musical está hoje no Museu da Imagem e do Som de Iguatu.
  • 2006 - Toma posse à noite, no auditório Waldir Diogo, da Casa da Indústria, em Fortaleza, o novo presidente do Centro Industrial do Ceará-CIC, empresário Francisco Baltazar Neto diretor-presidente da Fotossensores Tecnologia Eletrônica Ltda. e controlador da EIM Instalações Industriais e estará à frente da entidade no biênio 2006-2007. Ele assume o lugar de Alexandre Pereira Silva, empresário do ramo de panificação e presidente do CIC durante os anos de 2004 e 2005. 
  • 2007 - Morre, no Rio de Janeiro, RJ, Gerardo Melo Mourão vítima de falência múltipla de órgãos. Desde janeiro estava internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, com problemas respiratórios. Era safenado. Chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 1979. Em 1996 ganhou o Troféu Sereia de Ouro do Sistema Verdes Mares de Comunicação. O enterro dá-se no dia seguinte, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. O poema épico “A Invenção do Mar” (Prêmio Jabuti de 1999) é o livro mais popular de Gerardo Mello Mourão, ao lado de “O Valete de Espadas”, considerado pela crítica o primeiro romance expressionista da literatura brasileira. Gerardo foi traduzido em várias línguas. Seu último livro foi “O Bêbado de Deus”, onde o poeta fez uma biografia romanceada de São Gerardo de Majella. Era nascido em Ipueiras, a oito de janeiro de 1917.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -