Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • Confira o Arquivo Nirez na História de Fortaleza em nove de março:
  • 1824 - Morre, na Capital do Império, aos 64 anos de idade, o coronel de engenheiros, naturalista João da Silva Feijó (Naturalista Feijó). Era nascido na Vila de Guaratiba, Rio de Janeiro em 1760. Estudou detalhadamente os recursos naturais do Ceará, deixando várias memórias a respeito e uma carta topográfica do Ceará. Hoje é nome de rua no Monte Castelo.
  • 1857 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o capitão FP Joaquim Antão da Fonseca Braga em substituição ao capitão do Exército Luís Xavier Torres. 
  • 1912 - Assume a Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), o engenheiro José Aires de Sousa, substituindo Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (Arrojado Lisboa). 
  • 1914 - O Governo da República decreta estado de sítio, para o Ceará, em virtude da revolta vinda de Juazeiro do Norte, conhecida como Sedição de Juazeiro, que pretendia depor o presidente do Estado Marcos Franco Rabelo. 
  • 1924 - No Salão Nobre da Fênix Caixeiral em Fortaleza (foto), é fundada, às 15 horas, a Rádio Clube Cearense, e assume a primeira diretoria, que tem como diretor-presidente o engenheiro Elesbão de Castro Veloso (Elesbão Veloso); diretor-secretário, Carlos da Costa Ribeiro; diretor-tesoureiro, Antônio Eugênio Gadelha; diretores técnicos, Clóvis Meton de Alencar, Alfredo Euterpino Borges e Tomaz Pompeu Filho. Conselho Fiscal, João de Carvalho Góes, Humberto Monte e Joaquim Antônio Viana Albano. 
  • 1931 - Eleita nova diretoria do Centro Industrial do Ceará-CIC. Presidente - Meton de Alencar; Vice-presidente - Bento Louzada Gonçalves; Secretário - César Gonçalves; Tesoureiro - Adriano Martins; Adjunto de tesoureiro - Raimundo Lima. Diretores - Luís Gonzaga Flávio da Silva (Luís Gonzaga da Silva), João Gurgel Nogueira, Joaquim Markan Ferreira Gomes (J. Markan), Pedro Philomeno Ferreira Gomes, Manoel J. Lima, Isaías Pontes, Joaquim Sá, Meton de Alencar Gadelha (Meton Gadelha), Raimundo Mota.
  • 1938 - Forte chuva tempestuosa atinge a Cidade na madrugada, ocasião em que várias faíscas atingem os pára-raios do Edifício dos Correios e Telégrafos, interrompendo as comunicações. Parte da energia elétrica foi desligada.
  • 1939 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de corveta Platão Moreira Machado, substituindo o também capitão de corveta Leonel de Magalhães Bastos.
  • 1940 - Morre no Rio de Janeiro, aos 60 anos de idade, o general José Joaquim de Andrade, cearense de Fortaleza, que comandava a 3ª Região Militar sediada em Porto Alegre, RS. Nascera em 28 de dezembro de 1879. 
  • 1942 - Assume o comando do 6º Regimento de Aviação, o Campo de Aviação do Alto da Balança (hoje Base Aérea de Fortaleza) o tenente coronel aviador José Sampaio Macedo, primeiro comandante da corporação. 
  • 1944 - Morre, na Capital Federal (Rio de Janeiro), o intelectual cearense Wulmar Borges.1954 - Morre, em Fortaleza, aos 86 anos de idade, o coronel Joaquim Sá, comerciante e político de grande influência. Nascera em Boa Viagem no dia 21 de junho de 1868. Hoje é nome de rua em Fortaleza. 
  • 1958 - Morre, na Casa de Saúde São Raimundo, aos 61 anos de idade, o comerciante Pergentino de Carvalho Maia (Pergentino Maia). Nascera em Russas a 26/08/1897. Foi, com seu irmão Luís de Carvalho Maia (Luís Maia), proprietário da Livraria Renascença, desde 1940. 
  • 1959 - Inaugurada, na Avenida 13 de Maio, 1746, em frente ao 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, a Panificadora Central, da firma Dias & Valente Ltda. 
  • 1973 - César Cals de Oliveira Neto (César Cals Neto), filho do governador César Cals de Oliveira, toma posse na superintendência da Administração dos Estádios de Fortaleza - ADEF, em substituição ao médico Aluísio Soares, que vinha respondendo, interinamente pelo órgão municipal. César Cals Neto cursa o 5º ano de Engenharia Civil e é chefe do Gabinete da Casa Civil. 
  • 1974 - Inaugura-se o Centro de Convenções, na administração do governador César Cals de Oliveira Filho, em terreno de 6.564 metros quadrados, o maior do Nordeste em seu gênero. Ganhou depois o nome de Centro de Convenções Edson Queiroz, na Avenida Perimetral (hoje Avenida Washington Soares), no bairro da Água Fria, vizinho à Unifor. O projeto é do arquiteto José Neudson Bandeira Braga (Neudson Braga). Após sua inauguração, foi palco de seu primeiro acontecimento - assembleia geral do Banco do Nordeste, sob a presidência do ministro do Interior, Costa Cavalcanti. Não mais existe, foi demolido. 
  • 1978 - Empossados, na Academia Brasileira de História, em São Paulo, o jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe) e o historiógrafo Fernando Saraiva Câmara (Fernando Câmara), eleitos em dezembro de 1977.
  • 1978 - Publicada a Lei 4.978, do dia primeiro, no Diário Oficial do Município 6.361, denominando de Praça Doutor Batista de Oliveira um espaço existente na Colônia, entre a Rua Dona Mendinha e a Avenida Presidente Castelo Branco. Com o alargamento da avenida a praça desapareceu. 
  • 1978 - Inaugurada, pelo prefeito Evandro Ayres de Moura, a Unidade Periférica Hospitalar Evandro Ayres de Moura, do Instituto José Frota, no bairro de Antônio Bezerra, na Rua Cândido Maia, 294 e a Unidade Periférica Hospitalar Edmilson Barros de Oliveira, do Instituto José Frota, em Messejana.
  • 1978 - Tomam posse na Academia Brasileira de História, com sede em São Paulo, SP, os historiadores cearenses José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe) e Fernando Saraiva Câmara (Fernando Câmara).
  • 1979 - Lançamento, pelo governador José Waldemar de Alcântara e Silva, da pedra fundamental do novo edifício da Secretaria da Fazenda, em terreno na Avenida Santos Dumont, no local onde foi o Palácio do Plácido. Nunca foi construído. 
  • 1987 - Forte chuva cai sobre Fortaleza deixando um saldo de várias inundações, desabamentos, centenas de desabrigados e aeroporto fechado. 
  • 1988 - Morre, às 13h, aos 82 anos de idade, o ex-arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José de Medeiros Delgado, no Recife, Pernambuco. Era paraibano de Pombal, hoje Condado, nascido em 28 de julho de 1905. É sepultado em Caicó, sua primeira diocese. Em sua administração foi vendido o Palácio do Bispo à Municipalidade.
  • 1994 - Morre, aos 71 anos de idade, o jornalista e amante da música tradicional brasileira Antônio Alcântara Nogueira, cearense de Iguatu nascido a 11 de janeiro de 1923. Seu acervo musical está hoje no Museu da Imagem e do Som de Iguatu.
  • 2006 - Toma posse à noite, no auditório Waldir Diogo, da Casa da Indústria, em Fortaleza, o novo presidente do Centro Industrial do Ceará-CIC, empresário Francisco Baltazar Neto diretor-presidente da Fotossensores Tecnologia Eletrônica Ltda. e controlador da EIM Instalações Industriais e estará à frente da entidade no biênio 2006-2007. Ele assume o lugar de Alexandre Pereira Silva, empresário do ramo de panificação e presidente do CIC durante os anos de 2004 e 2005. 
  • 2007 - Morre, no Rio de Janeiro, RJ, Gerardo Melo Mourão vítima de falência múltipla de órgãos. Desde janeiro estava internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, com problemas respiratórios. Era safenado. Chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 1979. Em 1996 ganhou o Troféu Sereia de Ouro do Sistema Verdes Mares de Comunicação. O enterro dá-se no dia seguinte, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. O poema épico “A Invenção do Mar” (Prêmio Jabuti de 1999) é o livro mais popular de Gerardo Mello Mourão, ao lado de “O Valete de Espadas”, considerado pela crítica o primeiro romance expressionista da literatura brasileira. Gerardo foi traduzido em várias línguas. Seu último livro foi “O Bêbado de Deus”, onde o poeta fez uma biografia romanceada de São Gerardo de Majella. Era nascido em Ipueiras, a oito de janeiro de 1917.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²