Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  •  Eis o sete de março na História Cearense, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1856 - Conclui-se o edifício do Lazareto da Lagoa Funda, a cerca de três quilômetros a noroeste da cidade, no Jacarecanga.
  • 1862 - Publicado em Fortaleza, impresso na Tipografia Brasileira, de Paiva & Companhia, o jornal O Artista, que saía às sextas-feiras, impresso por João Evangelista.
  • 1883 - Embarca, com destino a Belém do Pará, o 15º Batalhão de Infantaria, por ter-se incorporado à luta abolicionista.
  • 1893 - Passa a operar, com sede na então Praça José de Alencar, hoje Largo do Correio, o Banco do Ceará, tendo na diretoria João Joaquim Simões, presidente; Alfredo Salgado, secretário; Joaquim Dias da Rocha, Thomé Augusto da Mota, José Albano Filho e Manoel Gomes Barbosa.
  • 1910 - Instala-se, em Fortaleza, o London and Brazilian Bank Limited, que teve permissão para abrir caixas filiais em Fortaleza e São Luís, pelo decreto nº 7.857, de 10 de fevereiro de 1910. Instalou-se no andar térreo do Palácio Guarani, na Rua Barão do Rio Branco, 84 (antigo, atual 732), esquina com Rua Senador Alencar. Depois se mudou para prédio na esquina da Rua Barão do Rio Branco com Rua São Paulo.
  • 1912 - Funda-se, no Colégio Humanidade Nova, no sobrado do Barão Ibiapaba, na esquina da Rua Major Facundo com Rua Senador Alencar, onde hoje fica uma agência do Bradesco, o Centro Tipográfico Cearense, deliberando ao mesmo tempo não cooperarem seus membros com a candidatura do general Bezerril Fontenele, bem como impedir o aparecimento do jornal A Tribuna, órgão da dita candidatura.
  • 1919 - Dom Manuel da Silva Gomes funda a Arquidiocese de Fortaleza e a Obra das Vocações Sacerdotais sob o patrocínio de São José.
  • 1925 - Circula o primeiro número da revista literária e de mundanismo, Fanfarra, dirigida por Coelho Garcia e redatoriada pelo poeta e escritor Edgar Ramos de Alencar (Edigar de Alencar), o gerente era Sérvulo Monteiro da Silva. Era impressa pela Casa Editora Tipografia Modelo.
  • 1931 - Morre, com a idade de 94 anos, o poeta popular e folclorista Juvenal Galeno Teófilo da Costa e Silva, um dos fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras-ACL, onde é Patrono da Cadeira 23. Nascera em casa 66 da então Rua Formosa, hoje Rua Barão do Rio Branco, em Fortaleza, no dia 27 de setembro de 1836. Existe hoje no Benfica a Rua Juvenal Galeno.
  • 1934 - Incêndio destrói a Casa Paraguaçu, na Praça Capistrano de Abreu (atual Praça Waldemar Falcão).
  • 1940 - Inaugurada a Praça Fernandes Vieira, após remodelação e ajardinamento. Hoje é Praça Gustavo Barroso, que fica em frente ao Liceu do Ceará, no Jacarecanga.
  • 1942 - Inaugura-se o prédio do Banco do Brasil, na Praça Waldemar Falcão, onde hoje funciona a Agência Metropolitana José de Alencar, entre o Palácio do Comércio e os Correios. Na ocasião, discursaram Fernando Lemos Basto, gerente do Banco do Brasil, Genésio Falcão Câmara e Joaquim Antônio de Andrade Furtado, representando o Interventor.
  • 1946 - Ressurge, na Rua Amadeu Furtado, 78, no São Gerardo, o Centro Espírita João Evangelista Amor e Fraternidade, fundado em 1942 no Jardim América.
  • 1950 - Morre, em Fortaleza, Manuel Batista de Oliveira, médico de projeção, que clinicou algum tempo em Iguatu e esteve prestando serviços gratuitos no Posto de Saúde da Vila Cristo Rei, na Aldeota.
  • 1954 - Instala-se, solenemente, em Fortaleza, o II Congresso dos Municípios Cearenses.
  • 1955 - Morre, em pleno exercício de suas atividades, quando analisava um processo sobre a reintegração de um funcionário da Secretaria de Polícia, durante sessão do Tribunal de Contas, às 15h15, o ministro Joaquim Marques, aos 68 anos, vítima de colapso cardíaco. Durante o governo de Matos Peixoto, ocupou o cargo de diretor geral da Secretaria da Fazenda. Na interventoria de Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, foi diretor geral da Secretaria de Polícia. Durante o governo de Beni Carvalho, foi nomeado ministro do Tribunal de Contas.
  • 1959 - Toma posse no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de fragata Ivan Modesto de Almeida, recebendo o cargo das mãos do capitão de corveta José Joaquim Gomes Fontenele.
  • 1960 - O Museu Histórico e Antropológico do Ceará tem nova direção. Assume Manuel Albano Amora, substituindo Raimundo Girão. Hoje chama-se Museu do Ceará.
  • 1961 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, o capitão de fragata Newton Braga de Farias, em substituição a Ivan Modesto de Almeida, do mesmo posto.
  • 1963 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Augusto Teixeira Coimbra, em substituição ao coronel Carlos Júlio Amaral da Cunha, que deixara o comando a 30 de janeiro de 1963.
  • 1963 - Fundado o Colégio Santo Tomás de Aquino primeira obra educacional da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, mantida pelo conselho paroquial da Igreja de Fátima.
  • 1973 - Falece o professor Paulino de Barros, vítima de enfizema. O sepultamento realizou-se no mesmo dia, às 17 horas.
  • 1974 - Inaugurada oficialmente, a TV-Educativa (TVE), Canal 5, do Governo do Estado, que tem hoje o nome de TV Ceará (TVC). A TVE havia entrado no ar em caráter experimental em 18 de fevereiro de 1974. Completa 47 anos de fundação.
  • 1974 - Inauguradas pelo prefeito Vicente Cavalcante Fialho três unidades escolares de primeiro grau: Grupo Escolar Creusa do Carmo Rocha, na Granja Portugal; Grupo Escolar Catulo da Paixão Cearense, na Vila Peri; e Grupo Escolar Irmã Simas, no Conjunto Alvorada.
  • 1975 - Hugo Alves Mesquita (Hugo Bianchi), 49 anos, 27 dos quais dedicados ao ballet, abandona a dança, depois do estrondoso sucesso de Othelo, de Shakespeare. ''Acho que o artista deve sair do palco antes da derrocada''. E sai sem ressentimentos: ''consegui em parte o que dei de mim à cultura, mas se uns nascem com estrela, outros apenas marcam passo''. Hugo Bianchi vai se dedicar integralmente à Academia Eros Volusia, que funciona no Theatro José de Alencar.
  • 1980 - Morre, aos 81 anos de idade, o historiador Hugo Catunda Brasil Fontenele, membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras-ACL. Era cearense de Ipueiras onde nascera a 10/08/1898.
  • 1991 - Funda-se em Fortaleza o Santos Futebol Clube Nordeste, pelo empresário paulista radicado em Fortaleza, Roberto de Oliveira Braga.
  • 1997 - Fundado em Fortaleza o Centro de Treinamento Uniclinic, time de futebol com sede em prédio na Rua Paulo Parente, 325, na Lagoa Redonda, pertencente à União de Clínicas do Ceará-Uniclinic .
  • 2003 - A antiga Chefatura de Polícia, depois Secretaria de Polícia do Ceará, depois Secretaria de Polícia e Segurança Pública e depois Secretaria de Segurança Pública e ainda Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, pela Lei 13.297 passa a denominar-se Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social-SSPDS.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de