Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • Eis o Arquivo Nirez para 16 de março na História do Ceará:
  • 1847 - Publicado em Fortaleza o jornal político Íris Cearense, impresso pela Tipografia de J. Antunes d’Oliveira, na Rua do Quartel (atual Rua General Bezerril, 3-antigo). Tinha a epígrafe “Liberdade pela constituição e pelas leis”. Seus diretores eram: José Lourenço de Castro e Silva, cônego Antônio Pinto de Mendonça, Manuel Soares da Silva Bezerra e Manuel José d’Albuquerque. Foi substituído pelo Imparcial , que depois virou Saquarema.
  • 1877 - Instituída pelo bispo Dom Luís Antônio dos Santos a Freguesia de Arronches (Paróquia da Parangaba), sob a invocação do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, que fora fundada no Século XVII por Antônio Felipe Camarão, mas que fora desativada, sendo vigário o padre José Teixeira da Graça (Padre Graça), que lá ficou até 1882. Na época o templo (Igreja) foi reformado e ampliado. 
  • 1888 - Morre, com apenas 36 anos de idade, o médico e filólogo José da Cunha Sombra (José Sombra), membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), tendo sido um de seus fundadores. Nascera em 21 de março de 1852 em Viena, Áustria. É hoje nome de rua no Alagadiço e Parque Araxá. 
  • 1904 - Surge em Fortaleza mais uma publicação, o Jornal do Ceará, órgão político, comercial e noticioso sob a direção de Valdemiro Cavalcante. Era impresso pela Empresa Tipográfica Cearense. 
  • 1924 - O Decreto 16.403 do presidente da República Artur Bernardes devolve a Rede de Viação Cearense-RVC, que estava sob administração da IFOCS, para o Ministério da Viação e Obras Públicas-MVOP.
  • 1925 - Morre, aos 42 anos de idade, a bordo de um trem que vinha do interior, o poeta Ulisses Castelo Branco, funcionário da Secretaria da Fazenda, cearense de Pacoti nascido em 14 de março de 1883.
  • 1929 - Circula o jornal A Lanterna, que se dizia “órgão da iluminação da opinião pública”.
  • 1930 - Morre, em Fortaleza, vítima de congestão pulmonar, em consequência de desastre automobilístico, que o fez padecer por cinco anos, aos 78 anos de idade, o coronel Solon da Costa e Silva, ex-proprietário da Empresa Ferro-Carril, de bondes puxados a burro, sócio da firma Solon & Valente. Era cearense de Rio Formoso, Pacatuba, nascido em oito de fevereiro de 1852. Existe hoje, atravessando os bairros de José Bonifácio e Fátima, a Rua Coronel Solon, em sua homenagem. 
  • 1948 - No Palacete da Associação dos Merceeiros do Ceará é fundada a Federação do Comércio Varejista do Estado do Ceará, sob a presidência de Clóvis Arrais Maia.
  • 1948 - O Diário Oficial do Município 4216 publica a Lei 5 do dia 11, que declara de utilidade pública para efeito de desapropriação, terreno de propriedade de Franz Wirtzbiki, no bairro do Pici, com área de 101.136 metros quadrados, ao lado de terreno do Jockey Club Cearense. Nele foi construído o hipódromo do Jockey Clube. Hoje no local estão o Hospital da Mulher e um Shopping.
  • 1954 - Toma posse no cargo de inspetor geral da Inspetoria Estadual do Trânsito, pela Segunda vez, Plínio Parente Xerez (Plínio Xerez), em substituição ao coronel Abelardo Rodrigues de Sousa, que foi designado para dirigir a Delegacia de Economia Popular. Plínio Xerez foi o inspetor que antecedeu a Abelardo Rodrigues de Sousa.
  • 1955 - Aula inaugural da Escola de Belas Artes, ministrada por Manuel Eduardo Pinheiro Campos. 
  • 1957 - Pela Lei 3115, é criada a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima -RFFSA, que extingue aqui a Rede de Viação Cearense-RVC, antiga Companhia Cearense da Via Férrea de Baturité.
  • 1968 - A 10ª Região Militar tem novo comando. O general Dilermano Gomes Monteiro passa o cargo interinamente ao coronel Hernani Moreira de Castro, chefe do Estado Maior. 
  • 1970 - Mais um comandante para a 10ª Região Militar; quando assume o general Jayme Portela de Melo, substituindo o general Luís Serf Sellmann, que no dia 19 de fevereiro de 1970, havia deixado o comando. 
  • 1971 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará o coronel do Exército Brasileiro Dagmauro Nunes Sabino Pinto, em substituição ao coronel PM, José Edilberto Bedê e Silva. 
  • 1978 - Tem novo comandante a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, quando assume o capitão de fragata Gilberto Spinola Lavaniére Wanderley, em substituição ao também capitão de fragata Jacob Ennes da Silva Filho. 
  • 1979 - Inaugurado, na Rua 24 de Maio, 692, o edifício da Clínica Odontológica do Serviço Social do Comércio-Sesc, vizinho ao prédio do restaurante e da biblioteca.
  • 1979 - Publicada no Diário Oficial do Município 6863, a Lei 5242, de cinco de março de 1979, que concede ao livreiro Luís de Carvalho Maia (Luís Maia), o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza, proposição do vereador Araújo de Castro.
  • 1979 - Toma posse na Secretaria de Segurança Pública do Ceará, o general Francisco de Assis Araújo Bezerra (General Assis Bezerra), em substituição ao coronel Edílson Moreira da Rocha. 
  • 1980 - Morre afogado no Rio Cocó o médico Francisco da Costa Barreto Filho, diretor do Instituto José Frota de Parangaba. 
  • 1982 - Volta a circular, após seis meses de paralisação, o jornal A Fortaleza, órgão da Federação dos Trabalhadores Cristãos do Ceará, que foi fundado em 1950.
  • 1983 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará o coronel PM Hélio Luna Alencar, em substituição ao coronel PM Francisco Pereira de Menezes.
  • 1987 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará o coronel PM José Israel Cintra Austregésilo, substituindo o também coronel PM, Hélio Luna Alencar.
  • 1989 - Em Fortaleza o presidenciável Guilherme Afif Domingues (PL).
  • 1990 - Assume o comando geral da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM José Danilo Tomás, substituindo o coronel PM José Israel Cintra Austregésilo.
  • 1996 - Morre, aos 67 anos de idade, o médico cardiologista e professor da UFC, Célio Brasil Girão, do INPS, nascido em Fortaleza em oito de agosto de 1928.
  • 2001 - Toma posse na Academia Cearense de Letras-ACL o padre Francisco Manfredo Thomaz Ramos (Padre Manfredo Ramos), sendo saudado pelo acadêmico Padre Francisco Sadoc de Araújo.
  • 2003 - Após quase um mês de internação no Hospital de Messejana, morre, aos 65 anos, o jornalista Manuel Moraes Neto em consequência de insuficiência respiratória e renal. É sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Era filho de Jaguaribe, e trabalhou nas décadas de 1960 e 1970 nos principais jornais de circulação nacional, como o Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. Em mais de 30 anos de Jornalismo exerceu ainda as funções de assessor de imprensa do ex-ministro da Educação, Jarbas Passarinho, e coordenador de Comunicação do Governo do Paraná no final dos anos 1970. Visitou, como correspondente, vários países da Europa, América do Norte e Central, além da Ásia. Trabalhou nos jornais O Povo, Gazeta de Notícias e na Tribuna do Ceará. 
  • 2004 - À noite, morre em Fortaleza, aos 53 anos de idade, o padre Leonard Michael Martin. Ganhou a admiração de toda comunidade acadêmica na Universidade Estadual do Ceará-Uece e também no Instituto Teológico Pastoral-Itep. Como padre redentorista, teve o carinho da comunidade da Paróquia de São Raimundo, no bairro Rodolfo Teófilo. O velório é na Igreja de São Raimundo, onde é concelebrada missa às 18h30, do dia 18, presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi. Logo em seguida, o corpo embarca para a Irlanda, sua terra natal, onde é sepultado a pedido da família. Nascera na Irlanda em 14 de abril de 1950.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²