Pular para o conteúdo principal



IEL inscreve até quinta-feira para Estágio de Estudantes de Direito na Defensoria Pública do Ceará

Sobe de 39 para 42 o número de faculdades de Direito conveniadas à Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE). Com isso, mais estudantes universitários poderão participar da seleção para estágio remunerado da instituição, cujo prazo de inscrição encerra nesta quinta-feira (25) – conforme estabelecido em edital.

Tanto as inscrições quanto a prova serão feitas na modalidade on-line, sem a necessidade de o participante deslocar-se à DPCE ou qualquer outra estrutura. Tudo pode ser feito de casa. Há cotas raciais para negros e negras (20%) e para pessoas com deficiência (10%). Para inscrever-se, clique aqui.

As vagas serão distribuídas em 40 cidades cearenses. Os (as) selecionados (as) serão destinados a cargos já disponíveis ou passarão a integrar o cadastro de reserva de estágio remunerado da Defensoria, sendo chamados conforme surjam novas oportunidades.

Candidatos (as) pretos (as) e pardos (as) aprovados (as) no teste de conhecimentos serão posteriormente avaliados por uma banca de heteroidentificação, como preconiza a instrução normativa expedida pela DPCE em novembro do ano passado. A coordenação do certame será feita pelo Núcleo de Estágio da Defensoria e a aplicação da prova será de responsabilidade do Instituto Evaldo Lodi (IEL), entidade com larga atuação no desenvolvimento de carreiras no Ceará.


- A ideia é que a Defensoria conte novamente com esse banco de talentos estudantes das muitas Faculdades de Direito do Ceará. Os estudantes e as estudantes prestam uma imensa contribuição à Defensoria e temos orgulho de afirmar que muitos das nossas defensoras e defensores hoje são egressos desta política institucional que aproxima o universo acadêmico da instituição. Ao conhecerem a Defensoria, imprimimos nestes estudantes a missão e função social que a Defensoria representa no Sistema de Justiça”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas (foto DPCE).

Serão aplicados à Prova Conhecimentos de
Direito Constitucional.

  1. Direito Administrativo.
  2. Direito Civil.
  3. Direito Processual Civil.
  4. Direito Penal.
  5. Direito Processual Penal. 

O Teste terá, ao todo, 50 questões de múltipla escolha e será aplicado uma única vez a todos candidatos (as). As datas de aplicação do Teste, resultados, prazos para contestação, assim como dias para efetuar inscrições, serão divulgadas nos Canais Oficiais da Defensoria na Internet (Site Oficial e Redes Sociais).

Os (as) aprovados (as) na Seleção que forem convocados a assumir os cargos receberão bolsa e auxílio transporte. O (a) estudante selecionado (a) deve haver concluído, até a data da posse do estágio, pelo menos 50% da carga horária/crédito total do Curso e estar regularmente matriculado na Faculdade. O requisito não é necessário para concorrer ao certame, apenas para o ato da convocação.

No ato da inscrição, cada candidato (a) deverá indicar no mínimo uma Cidade e no máximo duas nas quais tem pretensão de atuar. Também é obrigatório informar qual a preferência por turno (se manhã ou tarde).

- A Defensoria é um espaço no qual todos os dias nós, defensores e defensoras, aprendemos um pouco mais sobre o Direito, mas, sobretudo, sobre a vida. Lidar com populações vulneráveis treina o nosso olhar pro Mundo. É, portanto, uma oportunidade ímpar para quem está na universidade e deseja atuar em defesa dos direitos humanos. Nosso tempo exige cada vez mais consciência e dedicação à luta por um mundo menos desigual”, destaca a diretora da Escola Superior da DPCE e supervisora do Núcleo de Estágio, defensora Patrícia de Sá Leitão.

INSTITUIÇÕES CONVENIADAS COM A DEFENSORIA:

  1. Faculdade de Tecnologia Nordeste – FATENE;
  2. Faculdade Maurício de Nassau;
  3. Universidade Federal do Ceará – UFC;
  4. Instituto Superior de Teologia – INTA;
  5. Centro Universitário Leão Sampaio – UNILEÃO;
  6. Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS;
  7. FAECE/FAFOR;
  8. Centro Universitário Católica de Quixadá – UNICATÓLICA;
  9. Christus Faculdade do Piauí – CHRISFAPI;
  10. Faculdade Ratio;
  11. Faculdade Filosofia e Tecnologia e Letras – FAFIC;
  12. Universidade Potiguar – UNP;
  13. Centro Universitário Estácio do Ceará;
  14. Faculdade Maciço de Baturité;
  15. Centro Universitário da Grande Fortaleza – UNIGRANDE;
  16. Faculdades Cearenses – FAC;
  17. Universidade de Fortaleza – UNIFOR;
  18. Centro Universitário Farias Brito – FBUNI;
  19. Centro Universitário UNIFANOR;
  20. Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO;
  21. Faculdade Luciano Feijão – FLF;
  22. Faculdade Paraíso – FAP;
  23. Faculdade Tecnologia Ateneu;
  24. Faculdade Ari de Sá;
  25. Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA;
  26. Universidade Regional do Cariri – URCA;
  27. Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ;
  28. Faculdade Princesa do Oeste – FPO;
  29. Faculdade Novo Tempo – FNT;
  30. Faculdade Juazeiro do Norte – FJN;
  31. Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7;
  32. Universidade Estadual do Ceará – UECE;
  33. Faculdade Terra Nordeste – FATENE;
  34. Centro Universitário Ateneu – UNIATENEU;
  35. IEDUCARE;
  36. Faculdade Via Sapiens;
  37. Faculdade Alencarina de Sobral;
  38. Centro Universitário Vale do Salgado;
  39. Faculdade Novo Tempo de Itapipoca;
  40. Faculdade Vidal – Favili;
  41. Faculdade de Ciências e Tecnologia do Nordeste – Facini;
  42. Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...