Pular para o conteúdo principal

IEL inscreve até quinta-feira para Estágio de Estudantes de Direito na Defensoria Pública do Ceará

Sobe de 39 para 42 o número de faculdades de Direito conveniadas à Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE). Com isso, mais estudantes universitários poderão participar da seleção para estágio remunerado da instituição, cujo prazo de inscrição encerra nesta quinta-feira (25) – conforme estabelecido em edital.

Tanto as inscrições quanto a prova serão feitas na modalidade on-line, sem a necessidade de o participante deslocar-se à DPCE ou qualquer outra estrutura. Tudo pode ser feito de casa. Há cotas raciais para negros e negras (20%) e para pessoas com deficiência (10%). Para inscrever-se, clique aqui.

As vagas serão distribuídas em 40 cidades cearenses. Os (as) selecionados (as) serão destinados a cargos já disponíveis ou passarão a integrar o cadastro de reserva de estágio remunerado da Defensoria, sendo chamados conforme surjam novas oportunidades.

Candidatos (as) pretos (as) e pardos (as) aprovados (as) no teste de conhecimentos serão posteriormente avaliados por uma banca de heteroidentificação, como preconiza a instrução normativa expedida pela DPCE em novembro do ano passado. A coordenação do certame será feita pelo Núcleo de Estágio da Defensoria e a aplicação da prova será de responsabilidade do Instituto Evaldo Lodi (IEL), entidade com larga atuação no desenvolvimento de carreiras no Ceará.


- A ideia é que a Defensoria conte novamente com esse banco de talentos estudantes das muitas Faculdades de Direito do Ceará. Os estudantes e as estudantes prestam uma imensa contribuição à Defensoria e temos orgulho de afirmar que muitos das nossas defensoras e defensores hoje são egressos desta política institucional que aproxima o universo acadêmico da instituição. Ao conhecerem a Defensoria, imprimimos nestes estudantes a missão e função social que a Defensoria representa no Sistema de Justiça”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas (foto DPCE).

Serão aplicados à Prova Conhecimentos de
Direito Constitucional.

  1. Direito Administrativo.
  2. Direito Civil.
  3. Direito Processual Civil.
  4. Direito Penal.
  5. Direito Processual Penal. 

O Teste terá, ao todo, 50 questões de múltipla escolha e será aplicado uma única vez a todos candidatos (as). As datas de aplicação do Teste, resultados, prazos para contestação, assim como dias para efetuar inscrições, serão divulgadas nos Canais Oficiais da Defensoria na Internet (Site Oficial e Redes Sociais).

Os (as) aprovados (as) na Seleção que forem convocados a assumir os cargos receberão bolsa e auxílio transporte. O (a) estudante selecionado (a) deve haver concluído, até a data da posse do estágio, pelo menos 50% da carga horária/crédito total do Curso e estar regularmente matriculado na Faculdade. O requisito não é necessário para concorrer ao certame, apenas para o ato da convocação.

No ato da inscrição, cada candidato (a) deverá indicar no mínimo uma Cidade e no máximo duas nas quais tem pretensão de atuar. Também é obrigatório informar qual a preferência por turno (se manhã ou tarde).

- A Defensoria é um espaço no qual todos os dias nós, defensores e defensoras, aprendemos um pouco mais sobre o Direito, mas, sobretudo, sobre a vida. Lidar com populações vulneráveis treina o nosso olhar pro Mundo. É, portanto, uma oportunidade ímpar para quem está na universidade e deseja atuar em defesa dos direitos humanos. Nosso tempo exige cada vez mais consciência e dedicação à luta por um mundo menos desigual”, destaca a diretora da Escola Superior da DPCE e supervisora do Núcleo de Estágio, defensora Patrícia de Sá Leitão.

INSTITUIÇÕES CONVENIADAS COM A DEFENSORIA:

  1. Faculdade de Tecnologia Nordeste – FATENE;
  2. Faculdade Maurício de Nassau;
  3. Universidade Federal do Ceará – UFC;
  4. Instituto Superior de Teologia – INTA;
  5. Centro Universitário Leão Sampaio – UNILEÃO;
  6. Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS;
  7. FAECE/FAFOR;
  8. Centro Universitário Católica de Quixadá – UNICATÓLICA;
  9. Christus Faculdade do Piauí – CHRISFAPI;
  10. Faculdade Ratio;
  11. Faculdade Filosofia e Tecnologia e Letras – FAFIC;
  12. Universidade Potiguar – UNP;
  13. Centro Universitário Estácio do Ceará;
  14. Faculdade Maciço de Baturité;
  15. Centro Universitário da Grande Fortaleza – UNIGRANDE;
  16. Faculdades Cearenses – FAC;
  17. Universidade de Fortaleza – UNIFOR;
  18. Centro Universitário Farias Brito – FBUNI;
  19. Centro Universitário UNIFANOR;
  20. Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO;
  21. Faculdade Luciano Feijão – FLF;
  22. Faculdade Paraíso – FAP;
  23. Faculdade Tecnologia Ateneu;
  24. Faculdade Ari de Sá;
  25. Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA;
  26. Universidade Regional do Cariri – URCA;
  27. Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ;
  28. Faculdade Princesa do Oeste – FPO;
  29. Faculdade Novo Tempo – FNT;
  30. Faculdade Juazeiro do Norte – FJN;
  31. Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7;
  32. Universidade Estadual do Ceará – UECE;
  33. Faculdade Terra Nordeste – FATENE;
  34. Centro Universitário Ateneu – UNIATENEU;
  35. IEDUCARE;
  36. Faculdade Via Sapiens;
  37. Faculdade Alencarina de Sobral;
  38. Centro Universitário Vale do Salgado;
  39. Faculdade Novo Tempo de Itapipoca;
  40. Faculdade Vidal – Favili;
  41. Faculdade de Ciências e Tecnologia do Nordeste – Facini;
  42. Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".