Pular para o conteúdo principal

O Protagonismo da Mulher na Indústria Gráfica

 
A participação feminina no Mercado de Trabalho é, desde sempre, envolta de muitas barreiras a serem derrubadas. Estudos mostram que elas ocupam somente 19% dos cargos de liderança no Brasil e apenas 3% dos grupos empresariais brasileiros são presididos por mulheres. Na Indústria Gráfica Cearense, no entanto, a presença feminina no comando de empresas vem de muitas décadas.

Grafam - Na foto do início dos anos 1950, é possível ver Yara Bezerra de Meneses Fontenelle (foto), entre os primeiros gráficos do Ceará. Fundou a Grafam com o marido e, com a viuvez precoce, assumiu o comando dos negócios da família. Depois do sucesso de sua gestão, anos depois, passou a função para os filhos. Hoje, o neto, Raul Fontenelle, preside a Gráfica.

Pouchain Impressos - Na tradicional Pouchain Impressos, a liderança feminina vem desde sua fundação. Luiza Bastos Pouchain e Jeannette Pouchain, mãe e filha, estão na primeira sociedade da empresa. Na geração seguinte, Vienna assumiu o comando ao lado do marido e manteve a gráfica entre as maiores do Estado.  Nos anos 1990, foi a vez de Rochelle Holanda, bisneta de Luiza, abraçar o desafio, junto com o irmão. Atualmente, em sociedade com o marido, atravessa com firmeza e responsabilidade, a maior pandemia da história recente.

Na família Esteves, as mulheres esperaram três gerações para, enfim, abraçar a condução de um parque gráfico. A estreia coube à Fernanda, bisneta de Raimundo Esteves, empresário que assinou a ata de criação do Sindicato das Gráficas em 1943.  

Prints - Psicóloga de formação, atendia em uma clínica e ajudava na Gráfica nas horas vagas. Quando precisou ficar à frente da Operação Digital da Prints, não saiu mais. 

- O Setor Gráfico faz parte da minha história de vida familiar e hoje faz parte do meu futuro”, resume. Fernanda Esteves (foto) reconhece a necessidade de aumentar a participação feminina. “Na equipe de 25 pessoas, são apenas quatro mulheres. Estar em um mercado com representação masculina tão forte, é muito significativo pra mim”.

Claudiino Embalagens - Na Claudino Embalagens, a proporção é contrária. São 20 mulheres e 10 homens na equipe. A empresa, criada há quase 30 anos, é conduzida pelas irmãs Sandra e Fátima Claudino (foto). Especializada em sacolas e caixas de papel para loja de varejo, a Claudino Embalagens costuma contratar outras mulheres, principalmente para acabamento das peças.  Foi a primeira empresa do Ceará a conquistar o Prêmio Fernando Pini, na categoria embalagens. A premiação é a mais importante da Indústria Gráfica.


Sobral Gráfica - Em 1996, quando deixou o Banco do Brasil para dedicar-se à Sobral Gráfica, inaugurada dois anos antes, a empresária Norma Silvia Linhares Martins Brito (foto) enfrentou resistência de muitos. Mas foi com sua administração, ao lado do marido, que a empresa colocou a cidade de Sobral no raio de atuação da indústria gráfica e hoje conta com dois escritórios comerciais, em Fortaleza e Teresina.  “A Gráfica cresceu muito. Éramos eu e o Hélio dentro do negócio, com os meninos brincando de trabalhar”, lembra.  Atualmente, Norma faz parte do conselho da empresa, de onde contribui com conselhos valorosos para os filhos.

Entre “os meninos que brincavam de trabalhar”, estava Geísa (foto), atual diretora administrativa e financeira da Sobral Gráfica. A última dos irmãos a entrar para a empresa, a administradora tem muito do perfil da mãe, controlada, proativa e centrada, mas com o conhecimento técnico do pai.  “É incrível como Geísa sabe tudo. Ela não atua nas máquinas, mas sabe resolver. Tem o dom do pai dela”, elogia Norma Brito.

Gráfica Eleal - Antes de empreender no Ramo Gráfico, Francisca Eleal (foto) atuou como gerente de produção de uma Empresa de Cartonagem gaúcha e na Gráfica do Colégio Batista. Há 15 anos, conduz com o marido, a Gráfica que leva o sobrenome da família. A empresária tem acompanhado a mudança na Indústria Gráfica e segue muito otimista. 

- Gosto do Mercado, me identifico com esse setor, acredito na indústria gráfica”, afirma. Tanta entrega já influenciou a segunda geração da família. Hoje, o Financeiro da Empresa já está sob responsabilidade da filha Fernanda Sandy.

Arte Visual - A trajetória de Ana Paula Mota (foto) no Setor Gráfico coincide com a sua vida profissional. A jornalista iniciou sua caminhada ao lado do pai (Vicente Mota), na Arte Visual Gráfica, quando ainda era estudante do Ensino Fundamental. 

- Foi lá a minha base, minha escola na vida profissional”, lembra. Em 2012, assumiu o desafio de dividir o comando da Empresa de Comunicação Visual do noivo. Seguem juntos, casados na vida e no trabalho, colhendo frutos da DPI Sign Comunicação Visual, onde atua como diretora financeira. “Trabalhar em um setor totalmente masculino é, no mínimo, desafiador. Mas também acho que toda empresa precisa da visão e organização de uma mulher”, afirma.

GS - Tácilla Campelo (foto), da GS Acabamentos Gráficos, é formada em Ciências Contábeis e já atuou como auditora independente por cinco anos. Foi uma dessas consultorias que a trouxe para o mercado gráfico, onde atua desde 2017. Na época, a empresa estava passando por dificuldades e o dono já não tinha mais interesse, queria vender. Ao conhecer o negócio e o mercado, a empresária achou a proposta atrativa e resolveu empreender. 

- Acabei aceitando esse desafio e a GS virou minha missão. Uma característica minha que eu trago para minha equipe, parceiros e clientes é justamente é a busca de soluções, é poder ajudá-los a enfrentar dificuldades de forma mais leve, terceirizando serviços e soluções”, explica Tácilla Campelo. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²