Pular para o conteúdo principal

O Protagonismo da Mulher na Indústria Gráfica

 
A participação feminina no Mercado de Trabalho é, desde sempre, envolta de muitas barreiras a serem derrubadas. Estudos mostram que elas ocupam somente 19% dos cargos de liderança no Brasil e apenas 3% dos grupos empresariais brasileiros são presididos por mulheres. Na Indústria Gráfica Cearense, no entanto, a presença feminina no comando de empresas vem de muitas décadas.

Grafam - Na foto do início dos anos 1950, é possível ver Yara Bezerra de Meneses Fontenelle (foto), entre os primeiros gráficos do Ceará. Fundou a Grafam com o marido e, com a viuvez precoce, assumiu o comando dos negócios da família. Depois do sucesso de sua gestão, anos depois, passou a função para os filhos. Hoje, o neto, Raul Fontenelle, preside a Gráfica.

Pouchain Impressos - Na tradicional Pouchain Impressos, a liderança feminina vem desde sua fundação. Luiza Bastos Pouchain e Jeannette Pouchain, mãe e filha, estão na primeira sociedade da empresa. Na geração seguinte, Vienna assumiu o comando ao lado do marido e manteve a gráfica entre as maiores do Estado.  Nos anos 1990, foi a vez de Rochelle Holanda, bisneta de Luiza, abraçar o desafio, junto com o irmão. Atualmente, em sociedade com o marido, atravessa com firmeza e responsabilidade, a maior pandemia da história recente.

Na família Esteves, as mulheres esperaram três gerações para, enfim, abraçar a condução de um parque gráfico. A estreia coube à Fernanda, bisneta de Raimundo Esteves, empresário que assinou a ata de criação do Sindicato das Gráficas em 1943.  

Prints - Psicóloga de formação, atendia em uma clínica e ajudava na Gráfica nas horas vagas. Quando precisou ficar à frente da Operação Digital da Prints, não saiu mais. 

- O Setor Gráfico faz parte da minha história de vida familiar e hoje faz parte do meu futuro”, resume. Fernanda Esteves (foto) reconhece a necessidade de aumentar a participação feminina. “Na equipe de 25 pessoas, são apenas quatro mulheres. Estar em um mercado com representação masculina tão forte, é muito significativo pra mim”.

Claudiino Embalagens - Na Claudino Embalagens, a proporção é contrária. São 20 mulheres e 10 homens na equipe. A empresa, criada há quase 30 anos, é conduzida pelas irmãs Sandra e Fátima Claudino (foto). Especializada em sacolas e caixas de papel para loja de varejo, a Claudino Embalagens costuma contratar outras mulheres, principalmente para acabamento das peças.  Foi a primeira empresa do Ceará a conquistar o Prêmio Fernando Pini, na categoria embalagens. A premiação é a mais importante da Indústria Gráfica.


Sobral Gráfica - Em 1996, quando deixou o Banco do Brasil para dedicar-se à Sobral Gráfica, inaugurada dois anos antes, a empresária Norma Silvia Linhares Martins Brito (foto) enfrentou resistência de muitos. Mas foi com sua administração, ao lado do marido, que a empresa colocou a cidade de Sobral no raio de atuação da indústria gráfica e hoje conta com dois escritórios comerciais, em Fortaleza e Teresina.  “A Gráfica cresceu muito. Éramos eu e o Hélio dentro do negócio, com os meninos brincando de trabalhar”, lembra.  Atualmente, Norma faz parte do conselho da empresa, de onde contribui com conselhos valorosos para os filhos.

Entre “os meninos que brincavam de trabalhar”, estava Geísa (foto), atual diretora administrativa e financeira da Sobral Gráfica. A última dos irmãos a entrar para a empresa, a administradora tem muito do perfil da mãe, controlada, proativa e centrada, mas com o conhecimento técnico do pai.  “É incrível como Geísa sabe tudo. Ela não atua nas máquinas, mas sabe resolver. Tem o dom do pai dela”, elogia Norma Brito.

Gráfica Eleal - Antes de empreender no Ramo Gráfico, Francisca Eleal (foto) atuou como gerente de produção de uma Empresa de Cartonagem gaúcha e na Gráfica do Colégio Batista. Há 15 anos, conduz com o marido, a Gráfica que leva o sobrenome da família. A empresária tem acompanhado a mudança na Indústria Gráfica e segue muito otimista. 

- Gosto do Mercado, me identifico com esse setor, acredito na indústria gráfica”, afirma. Tanta entrega já influenciou a segunda geração da família. Hoje, o Financeiro da Empresa já está sob responsabilidade da filha Fernanda Sandy.

Arte Visual - A trajetória de Ana Paula Mota (foto) no Setor Gráfico coincide com a sua vida profissional. A jornalista iniciou sua caminhada ao lado do pai (Vicente Mota), na Arte Visual Gráfica, quando ainda era estudante do Ensino Fundamental. 

- Foi lá a minha base, minha escola na vida profissional”, lembra. Em 2012, assumiu o desafio de dividir o comando da Empresa de Comunicação Visual do noivo. Seguem juntos, casados na vida e no trabalho, colhendo frutos da DPI Sign Comunicação Visual, onde atua como diretora financeira. “Trabalhar em um setor totalmente masculino é, no mínimo, desafiador. Mas também acho que toda empresa precisa da visão e organização de uma mulher”, afirma.

GS - Tácilla Campelo (foto), da GS Acabamentos Gráficos, é formada em Ciências Contábeis e já atuou como auditora independente por cinco anos. Foi uma dessas consultorias que a trouxe para o mercado gráfico, onde atua desde 2017. Na época, a empresa estava passando por dificuldades e o dono já não tinha mais interesse, queria vender. Ao conhecer o negócio e o mercado, a empresária achou a proposta atrativa e resolveu empreender. 

- Acabei aceitando esse desafio e a GS virou minha missão. Uma característica minha que eu trago para minha equipe, parceiros e clientes é justamente é a busca de soluções, é poder ajudá-los a enfrentar dificuldades de forma mais leve, terceirizando serviços e soluções”, explica Tácilla Campelo. 

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest