Pular para o conteúdo principal

Uece completa 46 anos de criação

  •  O Blog do Lauriberto apresenta o cinco de março na História do Cearense, conforme o Arquivo Nirez:
  • 1841 - Morre, no Aracati, o ex-vice-presidente José de Castro e Silva (filho), cearense de Aracati nascido a quatro de agosto de 1776.
  • 1914 - A The Ceará Light & Power Cº Ltd. suspende o tráfego dos bondes, em virtude da falta de segurança, pela ameaça da invasão dos jagunços de Juazeiro do Norte, para derrubar o Governo Estadual. Também são fechados os colégios, as repartições públicas, casas de diversões, indústrias e o comércio, pelo mesmo motivo. A cidade estava cheia de trincheiras.
  • 1925 - Ocorre a inauguração oficial da tubulação adutora da água do Acarape, em Fortaleza, do abastecimento d'água de Fortaleza. 
  • 1938 - Criada a Caixa Beneficente da Guarda Cívica de Fortaleza, que depois se denominou Associação Beneficente Três de Setembro, em homenagem à data da criação da extinta Guarda Cívica de Fortaleza. 
  • 1942 - Toma posse, na chefia da Secretaria de Polícia e Segurança Pública, para o qual fora nomeado em 26 de abril, Rui de Almeida Monte (Rui Monte). 
  • 1944 - Instalada a Delegacia da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Norte e Nordeste-FTIANN.
  • 1948 - Inaugurado no Alto da Balança o primeiro telefone público de Fortaleza, iniciativa do prefeito Acrísio Moreira da Rocha.
  • 1951 - Deixa o comando da 10ª Região Militar o general Ciro do Espírito Santo Cardoso, assumindo em 19 de maio o general Edgardino de Azevedo Pinta.
  • 1953 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves), 35 anos, em substituição a Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço). 
  • 1960 - Ocorre entre as homenagens prestadas ao jornalista e fotógrafo João Luciano da Mota Carneiro (Luciano Carneiro), a aposição de placa na avenida que tem o seu nome, embora ainda não pronta. E abertura, na Casa do Jornalista (da ACI), de exposição fotográfica daquele repórter.
  • 1969 - O comerciante José Ramos Torres de Melo é condecorado no Palácio da Luz com a Medalha da Abolição.
  • 1969 - Fundado em Fortaleza o Museu Fonográfico do Ceará-Musfono, iniciativa do musicógrafo Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), em sua residência, na Rua Professor João Bosco, 560, bairro de Rodolfo Teófilo. Depois se transformaria, em 1975, no Museu Cearense da Comunicação, hoje Arquivo Nirez. 
  • 1970 - Morre em Fortaleza o 1º motorista (chauffeur) do Ceará, portador da primeira carteira de habilitação, Rafael Dias Marques, português, que dirigiu o primeiro carro chegado em Fortaleza em 1909.
  • 1971 - Publicado no Diário Oficial do Município 4.618, o Decreto 3.654, de 25 de fevereiro de 1971, que cria a Escola de 1º Grau Sebastião de Abreu, tendo como primeira diretora a professora Liles Benevides, funcionando na Avenida Gerardo Barbosa, 1065, no Bom Jardim.
  • 1971 - Publicado no Diário Oficial do Município 4.618, o Decreto 3.654, de 25 de fevereiro de 1971, criando a Escola de 1º Grau Bárbara de Alencar, na Rua Capitão Porfírio, 544, no Parque Santa Maria.
  • 1972 - Com a benção do padre Moisés, em presença das diretoras Solange Rosa e Etelvina Barbosa é inaugurado, em Fortaleza, o Centro Educacional Piaget.
  • 1975 - Criação da Universidade Estadual do Ceará-Uece, obedecendo a Resolução 02/75 por ato do Conselho Diretor da Fundação Educacional do Estado do Ceará-Funeduce sob a orientação do professor Antônio Martins Filho. 
  • 1983 - Morre, aos 54 anos de idade, o odontólogo Adelino de Alcântara Filho,  ex-deputado estadual. Era cearense de São Gonçalo, nascido em 17 de dezembro de 1927.
  • 1983 - Cai em Fortaleza uma chuva de 85 milímetros com duração de 7 horas, causando vários transtornos, inundações, derrubando a ponte do Lagamar e deixando centenas de desabrigados.
  • 1985 - Em Fortaleza abre-se o II Ciclo de Estudos e Debates de Administração Hospitalar Norte-Nordeste, no Imperial Othon Palace, sob o tema “Administração - A solução para a crise no âmbito da Saúde”.
  • 1986 - A Divisão de Música Popular da Funarte e a Associação de Pesquisadores da Música Popular Brasileira promovem, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, o IV Encontro de Pesquisadores da Música Popular Brasileira, no período até oito de março de 1986, com a participação do pesquisador cearense Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), representando o Ceará.
  • 1989 - Chega a Fortaleza o presidenciável Roberto Freire, deputado pernambucano do Partido Comunista Brasileiro-PCB.
  • 1992 - Morre à noite, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, aos 37 anos de idade, vítima de AIDS, o jornalista cearense Rogaciano Leite Filho, que assinava a coluna “Em Off” no jornal O Povo. Seu corpo chegou em Fortaleza no dia seguinte sendo sepultado no Cemitério Parque da Paz.
  • 2002 - Falece no Rio de Janeiro o ex-deputado federal, comerciante e incorporador imobiliário Bonaparte Pinheiro Maia (Bonaparte P. Maia). Ele e o irmão Salomão Pinheiro Maia mantiveram no ano de 1958 "O Jornal", na praça José Júlio (Praça Coração de Jesus, no prédio onde funciona hoje o Tribunal Regional Eleitoral-TRE). "O Jornal" foi precursor em Fortaleza da imprensa com formato gráfico inovador. Bonaparte P. Maia, eleito naquele ano, foi deputado federal de 1959 a 1963, lutando pela consolidação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste-Sudene.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de