Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses


Eis o Arquivo Nirez para sete de abril na História do Ceará:

  • 1835 - Realiza-se a primeira sessão da Assembleia Provincial Legislativa do Ceará (Assembleia Legislativa), em prédio na Praça da Sé, falando na oportunidade o presidente José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), que proibiu, através da Lei 10, de 24 de maio de 1835, que fossem construídos currais de pescaria nos rios navegáveis da província. Ainda no mesmo ano, Alencar é autorizado pela Lei 18, de dois de junho, a adquirir lampiões para a iluminação pública da cidade. Também no mesmo ano, a sete de setembro, instala o Banco Provincial do Ceará. O primeiro prédio ocupado pela Assembleia Provincial data de 1829, ficava na Praça da Sé na esquina das hoje Rua Sobral com Rua Conde D’Eu. O segundo, foi o sobrado da Intendência Municipal, em 1856. Depois, foi construído o prédio da Assembleia Provincial (Palácio Senador Alencar), que é um quadrilátero entre a Rua São Paulo (frente principal), Rua General Bezerril, Rua Floriano Peixoto e Travessa Morada Nova, com planta do engenheiro Adolfo Herbster. Suas obras se iniciaram em outubro de 1856 e sua inauguração deu-se em março de 1871. Com a proclamação da República passou a ser Assembleia Legislativa. Quando da ditadura Getúlio Vargas (1937-1945), o prédio recebeu outro uso, pois as casas legislativas foram fechadas; a parte de cima ficou com o Tribunal de Contas e a de baixo com a Faculdade de Direito. Quando foi construído o atual prédio da Assembleia Legislativa na Avenida Desembargador Moreira (1977), o Palácio Senador Alencar ficou desocupado por algum tempo e depois foi ocupado pela Academia Cearense de Letras - ACL e hoje está abrigando o Museu do Ceará. O atual prédio da Assembleia Legislativa tem o nome de Palácio Deputado Adauto Bezerra e foi construído com planta dos arquitetos José da Rocha Furtado Filho e Roberto Martins Castelo, pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos sob a direção do engenheiro Luís Gonzaga Nogueira Marques (Luiz Marques) e localiza-se na Avenida Desembargador Moreira. Adolfo Herbster - Engenheiro arquiteto a quem Fortaleza deve serviços de urbanização, nasceu em Pernambuco em 14 de maio de 1826.
  • 1915 - Fundado, pelas Irmãs Dorotéias, o Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração.
  • 1919 - Instalado o Grupo Escolar Modelo, instituído por ato de 27 de março do mesmo ano. Depois foi o Nono Grupo Escolar e o Décimo Grupo Escolar e Grupo Escolar Visconde do Rio Branco (onde o autor destas linhas, Nirez, teve a honra de ter como professor o maestro Euclides Silva Novo). O prédio, que fica na esquina com a Rua Padre Valdivino, foi obra do arquiteto carioca Armando Oliveira.
  • 1926 - Abre-se em Fortaleza a Moldura Cearense, loja de molduras, vidros, espelhos e quadros, localizada na Rua Pedro Borges, 36 (antigo), na Praça do Ferreira, pertencente à firma Medeiros & Moura Ltda., composta pelos sócios Arnaldo Pacheco de Medeiros e Georgina Menezes de Moura.
  • 1928 - Morre Antônio Virgulino de Sousa, proprietário da Pensão Internacional. 
  • 1929 - Decidida, numa reunião no Clube Iracema, a fundação do Aero Clube Cearense, iniciativa do comerciante Manuel Fernandes Júnior e do capitão Walter Pompeu de Sousa Magalhães. Foi fundado, mas não vingou. O existente atualmente é o Aero Clube do Ceará. A sede seria na Rua General Bezerril, 390, na Praça General Tibúrcio. A primeira diretoria era constituída por: Presidente: Manuel Fernandes Júnior; 1º vice: Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne); 2º vice: Otávio Filomeno Gomes; 1º secretário: Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho); 2º secretário: Aldo Prado; 1º tesoureiro: Júlio Viana da Silva Tavares; 2º tesoureiro: Cornélio Diógenes; orador: João Perboyre e Silva.
  • 1930 - Sai o resultado final da apuração do concurso para Miss Fortaleza. A vencedora concorrerá ao título de Miss Ceará, Miss Brasil e depois Miss Universo. O resultado foi: Alba Holanda Ferreira (Alba Ferreira), 61.437 votos; Magnólia de Sousa Cavalcante, 31.057 votos; sendo proclamada Miss Fortaleza, Alba Ferreira.
  • 1931 - Falece, no Colégio da Imaculada Conceição, aos 72 anos de idade, a Irmã Josefina, que estava naquele estabelecimento há mais de 50 anos.
  • 1934 - Morre, no Rio de Janeiro, então Capital Federal, aos 84 anos de idade, o marechal Vicente Osório de Paiva, antigo deputado federal. Era cearense de Fortaleza nascido em 21 de agosto de 1849 e hoje é nome de avenida em Parangaba.
  • 1939 - Morre, em Fortaleza, o poeta e jornalista Haley Castelo Branco, aos 25 anos incompletos.
  • 1942 - Atropelado por um automóvel, morrendo na hora, o comerciante Antônio Muratori, sócio da Relojoaria e ourivesaria Cancão. 
  • 1945 - Morre, em Fortaleza, o odontólogo e agrônomo Abner do Amaral.
  • 1947 - Chegam em Fortaleza notícias de intensas chuvas no Interior do Estado, com inundações, arrombamentos de açudes e desmoronamentos, resultando milhares de desabrigados, mas ao mesmo tempo anunciando bom inverno.
  • 1951 - Chega a Fortaleza Dom Eliseu Simões Mendes, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza.
  • 1954 - Às 13h30min começa a funcionar em Fortaleza, com o primeiro leilão, a Bolsa de Valores do Ceará, entidade que tem por finalidade vender moedas estrangeiras aos comerciantes deste Estado.
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, aos 56 anos de idade, vítima de tuberculose pulmonar, o alfaiate e violonista José Marçal da Silva, cearense de Fortaleza nascido em 10 de julho de 1904. 
  • 1964 - O general cearense Humberto de Alencar Castelo Branco é eleito, indiretamente, para substituir Pascoal Ranieri Mazzili, na Presidência da República, assumindo no dia 15.
  • 1967 - O tradicional Seminário Arquiepiscopal da Prainha encerra suas atividades e dá lugar ao Instituto de Ciências Religiosas. 
  • 1970 - Morre em Fortaleza o comerciante Carlos Garcia Juaçaba (Carlos Juaçaba), um dos proprietários da casa Auto Volante. É hoje nome de rua que atravessa o Itaperi, Dendê e Maraponga.
  • 1974 - Iniciado em Fortaleza o X Campeonato Brasileiro de Pára-quedismo, no Aero Clube do Ceará, na Avenida Visconde do Rio Branco, 5400.
  • 1974 - O coronel Francisco Batista Torres de Melo, cearense, ex-comandante do CPOR de Fortaleza, é designado pelo governador de São Paulo, Laudo Natel, comandante da Polícia Militar de São Paulo. 
  • 1976 - O Círculo Militar de Fortaleza sagra-se campeão, pela sexta vez consecutiva, do bola ao cesto cearense, na categoria masculina-adulto, Campeonato Cearense de Basquetebol de 1975, ao vencer, em partida realizada no ginásio Coberto Paulo Sarasate, a equipe do Náutico Atlético Cearense por 76 x 43. A partida foi a terceira de uma série; no primeiro jogo, o Círculo Militar vencera por 64 x 58; o Náutico ganhara a segunda por 79 x 75, forçando a partida decisiva, que apontou o Círculo Militar de Fortaleza como campeão de 1975.
  • 1982 - Instala-se, em Fortaleza, a VII Convenção dos Alcoólicos Anônimos. 
  • 1985 - Morre em Fortaleza, aos 73 anos de idade, o ex-comerciante e ex-vereador José Aluísio da Castro Correia (Aluísio Correia), autor, entre muitos outros, do projeto que deu o nome de Rua Lauro Maia. 
  • 1989 - Reinaugurada, após reforma, a sede social do Ceará Sporting Club, na Avenida João Pessoa, 3532, no Benfica.
  • 2000 - Morre o advogado e historiador Luís Teixeira Barros, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense de Viçosa do Ceará nascido em 26 de janeiro de 1920.
  • 2003 - Abre-se em Fortaleza, com festa de inauguração iniciada às 19 horas, a filial da Livraria Portugal, na Avenida Santos Dumont, 3465, loja 3/4, na Aldeota, sendo servido na ocasião, vinho do Porto.
  • 2004 - O torcedor símbolo do Ferroviário Atlético Cearense, José de Oliveira Filho (Zé Limeira), falece, às três horas da madrugada, vítima de insuficiência renal e respiratória, aos 79 anos de idade, após 15 dias de internamento no Hospital de Messejana. Seu corpo é velado na Funerária Alvorada e sepultado às cinco da tarde do dia seguinte no cemitério São João Batista. Iniciara sua carreira de torcedor em 13 de agosto de 1939 em sua terra natal, Quixadá, durante jogo entre o Ferroviário e o Bahia. Chegou em Fortaleza em 13 de julho de 1943 trazendo sua caixa de engraxate, sua profissão. Há 17 anos.



Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de