Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses


Eis o Arquivo Nirez para sete de abril na História do Ceará:

  • 1835 - Realiza-se a primeira sessão da Assembleia Provincial Legislativa do Ceará (Assembleia Legislativa), em prédio na Praça da Sé, falando na oportunidade o presidente José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), que proibiu, através da Lei 10, de 24 de maio de 1835, que fossem construídos currais de pescaria nos rios navegáveis da província. Ainda no mesmo ano, Alencar é autorizado pela Lei 18, de dois de junho, a adquirir lampiões para a iluminação pública da cidade. Também no mesmo ano, a sete de setembro, instala o Banco Provincial do Ceará. O primeiro prédio ocupado pela Assembleia Provincial data de 1829, ficava na Praça da Sé na esquina das hoje Rua Sobral com Rua Conde D’Eu. O segundo, foi o sobrado da Intendência Municipal, em 1856. Depois, foi construído o prédio da Assembleia Provincial (Palácio Senador Alencar), que é um quadrilátero entre a Rua São Paulo (frente principal), Rua General Bezerril, Rua Floriano Peixoto e Travessa Morada Nova, com planta do engenheiro Adolfo Herbster. Suas obras se iniciaram em outubro de 1856 e sua inauguração deu-se em março de 1871. Com a proclamação da República passou a ser Assembleia Legislativa. Quando da ditadura Getúlio Vargas (1937-1945), o prédio recebeu outro uso, pois as casas legislativas foram fechadas; a parte de cima ficou com o Tribunal de Contas e a de baixo com a Faculdade de Direito. Quando foi construído o atual prédio da Assembleia Legislativa na Avenida Desembargador Moreira (1977), o Palácio Senador Alencar ficou desocupado por algum tempo e depois foi ocupado pela Academia Cearense de Letras - ACL e hoje está abrigando o Museu do Ceará. O atual prédio da Assembleia Legislativa tem o nome de Palácio Deputado Adauto Bezerra e foi construído com planta dos arquitetos José da Rocha Furtado Filho e Roberto Martins Castelo, pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos sob a direção do engenheiro Luís Gonzaga Nogueira Marques (Luiz Marques) e localiza-se na Avenida Desembargador Moreira. Adolfo Herbster - Engenheiro arquiteto a quem Fortaleza deve serviços de urbanização, nasceu em Pernambuco em 14 de maio de 1826.
  • 1915 - Fundado, pelas Irmãs Dorotéias, o Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração.
  • 1919 - Instalado o Grupo Escolar Modelo, instituído por ato de 27 de março do mesmo ano. Depois foi o Nono Grupo Escolar e o Décimo Grupo Escolar e Grupo Escolar Visconde do Rio Branco (onde o autor destas linhas, Nirez, teve a honra de ter como professor o maestro Euclides Silva Novo). O prédio, que fica na esquina com a Rua Padre Valdivino, foi obra do arquiteto carioca Armando Oliveira.
  • 1926 - Abre-se em Fortaleza a Moldura Cearense, loja de molduras, vidros, espelhos e quadros, localizada na Rua Pedro Borges, 36 (antigo), na Praça do Ferreira, pertencente à firma Medeiros & Moura Ltda., composta pelos sócios Arnaldo Pacheco de Medeiros e Georgina Menezes de Moura.
  • 1928 - Morre Antônio Virgulino de Sousa, proprietário da Pensão Internacional. 
  • 1929 - Decidida, numa reunião no Clube Iracema, a fundação do Aero Clube Cearense, iniciativa do comerciante Manuel Fernandes Júnior e do capitão Walter Pompeu de Sousa Magalhães. Foi fundado, mas não vingou. O existente atualmente é o Aero Clube do Ceará. A sede seria na Rua General Bezerril, 390, na Praça General Tibúrcio. A primeira diretoria era constituída por: Presidente: Manuel Fernandes Júnior; 1º vice: Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne); 2º vice: Otávio Filomeno Gomes; 1º secretário: Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho); 2º secretário: Aldo Prado; 1º tesoureiro: Júlio Viana da Silva Tavares; 2º tesoureiro: Cornélio Diógenes; orador: João Perboyre e Silva.
  • 1930 - Sai o resultado final da apuração do concurso para Miss Fortaleza. A vencedora concorrerá ao título de Miss Ceará, Miss Brasil e depois Miss Universo. O resultado foi: Alba Holanda Ferreira (Alba Ferreira), 61.437 votos; Magnólia de Sousa Cavalcante, 31.057 votos; sendo proclamada Miss Fortaleza, Alba Ferreira.
  • 1931 - Falece, no Colégio da Imaculada Conceição, aos 72 anos de idade, a Irmã Josefina, que estava naquele estabelecimento há mais de 50 anos.
  • 1934 - Morre, no Rio de Janeiro, então Capital Federal, aos 84 anos de idade, o marechal Vicente Osório de Paiva, antigo deputado federal. Era cearense de Fortaleza nascido em 21 de agosto de 1849 e hoje é nome de avenida em Parangaba.
  • 1939 - Morre, em Fortaleza, o poeta e jornalista Haley Castelo Branco, aos 25 anos incompletos.
  • 1942 - Atropelado por um automóvel, morrendo na hora, o comerciante Antônio Muratori, sócio da Relojoaria e ourivesaria Cancão. 
  • 1945 - Morre, em Fortaleza, o odontólogo e agrônomo Abner do Amaral.
  • 1947 - Chegam em Fortaleza notícias de intensas chuvas no Interior do Estado, com inundações, arrombamentos de açudes e desmoronamentos, resultando milhares de desabrigados, mas ao mesmo tempo anunciando bom inverno.
  • 1951 - Chega a Fortaleza Dom Eliseu Simões Mendes, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza.
  • 1954 - Às 13h30min começa a funcionar em Fortaleza, com o primeiro leilão, a Bolsa de Valores do Ceará, entidade que tem por finalidade vender moedas estrangeiras aos comerciantes deste Estado.
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, aos 56 anos de idade, vítima de tuberculose pulmonar, o alfaiate e violonista José Marçal da Silva, cearense de Fortaleza nascido em 10 de julho de 1904. 
  • 1964 - O general cearense Humberto de Alencar Castelo Branco é eleito, indiretamente, para substituir Pascoal Ranieri Mazzili, na Presidência da República, assumindo no dia 15.
  • 1967 - O tradicional Seminário Arquiepiscopal da Prainha encerra suas atividades e dá lugar ao Instituto de Ciências Religiosas. 
  • 1970 - Morre em Fortaleza o comerciante Carlos Garcia Juaçaba (Carlos Juaçaba), um dos proprietários da casa Auto Volante. É hoje nome de rua que atravessa o Itaperi, Dendê e Maraponga.
  • 1974 - Iniciado em Fortaleza o X Campeonato Brasileiro de Pára-quedismo, no Aero Clube do Ceará, na Avenida Visconde do Rio Branco, 5400.
  • 1974 - O coronel Francisco Batista Torres de Melo, cearense, ex-comandante do CPOR de Fortaleza, é designado pelo governador de São Paulo, Laudo Natel, comandante da Polícia Militar de São Paulo. 
  • 1976 - O Círculo Militar de Fortaleza sagra-se campeão, pela sexta vez consecutiva, do bola ao cesto cearense, na categoria masculina-adulto, Campeonato Cearense de Basquetebol de 1975, ao vencer, em partida realizada no ginásio Coberto Paulo Sarasate, a equipe do Náutico Atlético Cearense por 76 x 43. A partida foi a terceira de uma série; no primeiro jogo, o Círculo Militar vencera por 64 x 58; o Náutico ganhara a segunda por 79 x 75, forçando a partida decisiva, que apontou o Círculo Militar de Fortaleza como campeão de 1975.
  • 1982 - Instala-se, em Fortaleza, a VII Convenção dos Alcoólicos Anônimos. 
  • 1985 - Morre em Fortaleza, aos 73 anos de idade, o ex-comerciante e ex-vereador José Aluísio da Castro Correia (Aluísio Correia), autor, entre muitos outros, do projeto que deu o nome de Rua Lauro Maia. 
  • 1989 - Reinaugurada, após reforma, a sede social do Ceará Sporting Club, na Avenida João Pessoa, 3532, no Benfica.
  • 2000 - Morre o advogado e historiador Luís Teixeira Barros, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense de Viçosa do Ceará nascido em 26 de janeiro de 1920.
  • 2003 - Abre-se em Fortaleza, com festa de inauguração iniciada às 19 horas, a filial da Livraria Portugal, na Avenida Santos Dumont, 3465, loja 3/4, na Aldeota, sendo servido na ocasião, vinho do Porto.
  • 2004 - O torcedor símbolo do Ferroviário Atlético Cearense, José de Oliveira Filho (Zé Limeira), falece, às três horas da madrugada, vítima de insuficiência renal e respiratória, aos 79 anos de idade, após 15 dias de internamento no Hospital de Messejana. Seu corpo é velado na Funerária Alvorada e sepultado às cinco da tarde do dia seguinte no cemitério São João Batista. Iniciara sua carreira de torcedor em 13 de agosto de 1939 em sua terra natal, Quixadá, durante jogo entre o Ferroviário e o Bahia. Chegou em Fortaleza em 13 de julho de 1943 trazendo sua caixa de engraxate, sua profissão. Há 17 anos.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...