Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses


Eis o Arquivo Nirez para sete de abril na História do Ceará:

  • 1835 - Realiza-se a primeira sessão da Assembleia Provincial Legislativa do Ceará (Assembleia Legislativa), em prédio na Praça da Sé, falando na oportunidade o presidente José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), que proibiu, através da Lei 10, de 24 de maio de 1835, que fossem construídos currais de pescaria nos rios navegáveis da província. Ainda no mesmo ano, Alencar é autorizado pela Lei 18, de dois de junho, a adquirir lampiões para a iluminação pública da cidade. Também no mesmo ano, a sete de setembro, instala o Banco Provincial do Ceará. O primeiro prédio ocupado pela Assembleia Provincial data de 1829, ficava na Praça da Sé na esquina das hoje Rua Sobral com Rua Conde D’Eu. O segundo, foi o sobrado da Intendência Municipal, em 1856. Depois, foi construído o prédio da Assembleia Provincial (Palácio Senador Alencar), que é um quadrilátero entre a Rua São Paulo (frente principal), Rua General Bezerril, Rua Floriano Peixoto e Travessa Morada Nova, com planta do engenheiro Adolfo Herbster. Suas obras se iniciaram em outubro de 1856 e sua inauguração deu-se em março de 1871. Com a proclamação da República passou a ser Assembleia Legislativa. Quando da ditadura Getúlio Vargas (1937-1945), o prédio recebeu outro uso, pois as casas legislativas foram fechadas; a parte de cima ficou com o Tribunal de Contas e a de baixo com a Faculdade de Direito. Quando foi construído o atual prédio da Assembleia Legislativa na Avenida Desembargador Moreira (1977), o Palácio Senador Alencar ficou desocupado por algum tempo e depois foi ocupado pela Academia Cearense de Letras - ACL e hoje está abrigando o Museu do Ceará. O atual prédio da Assembleia Legislativa tem o nome de Palácio Deputado Adauto Bezerra e foi construído com planta dos arquitetos José da Rocha Furtado Filho e Roberto Martins Castelo, pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos sob a direção do engenheiro Luís Gonzaga Nogueira Marques (Luiz Marques) e localiza-se na Avenida Desembargador Moreira. Adolfo Herbster - Engenheiro arquiteto a quem Fortaleza deve serviços de urbanização, nasceu em Pernambuco em 14 de maio de 1826.
  • 1915 - Fundado, pelas Irmãs Dorotéias, o Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração.
  • 1919 - Instalado o Grupo Escolar Modelo, instituído por ato de 27 de março do mesmo ano. Depois foi o Nono Grupo Escolar e o Décimo Grupo Escolar e Grupo Escolar Visconde do Rio Branco (onde o autor destas linhas, Nirez, teve a honra de ter como professor o maestro Euclides Silva Novo). O prédio, que fica na esquina com a Rua Padre Valdivino, foi obra do arquiteto carioca Armando Oliveira.
  • 1926 - Abre-se em Fortaleza a Moldura Cearense, loja de molduras, vidros, espelhos e quadros, localizada na Rua Pedro Borges, 36 (antigo), na Praça do Ferreira, pertencente à firma Medeiros & Moura Ltda., composta pelos sócios Arnaldo Pacheco de Medeiros e Georgina Menezes de Moura.
  • 1928 - Morre Antônio Virgulino de Sousa, proprietário da Pensão Internacional. 
  • 1929 - Decidida, numa reunião no Clube Iracema, a fundação do Aero Clube Cearense, iniciativa do comerciante Manuel Fernandes Júnior e do capitão Walter Pompeu de Sousa Magalhães. Foi fundado, mas não vingou. O existente atualmente é o Aero Clube do Ceará. A sede seria na Rua General Bezerril, 390, na Praça General Tibúrcio. A primeira diretoria era constituída por: Presidente: Manuel Fernandes Júnior; 1º vice: Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne); 2º vice: Otávio Filomeno Gomes; 1º secretário: Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho); 2º secretário: Aldo Prado; 1º tesoureiro: Júlio Viana da Silva Tavares; 2º tesoureiro: Cornélio Diógenes; orador: João Perboyre e Silva.
  • 1930 - Sai o resultado final da apuração do concurso para Miss Fortaleza. A vencedora concorrerá ao título de Miss Ceará, Miss Brasil e depois Miss Universo. O resultado foi: Alba Holanda Ferreira (Alba Ferreira), 61.437 votos; Magnólia de Sousa Cavalcante, 31.057 votos; sendo proclamada Miss Fortaleza, Alba Ferreira.
  • 1931 - Falece, no Colégio da Imaculada Conceição, aos 72 anos de idade, a Irmã Josefina, que estava naquele estabelecimento há mais de 50 anos.
  • 1934 - Morre, no Rio de Janeiro, então Capital Federal, aos 84 anos de idade, o marechal Vicente Osório de Paiva, antigo deputado federal. Era cearense de Fortaleza nascido em 21 de agosto de 1849 e hoje é nome de avenida em Parangaba.
  • 1939 - Morre, em Fortaleza, o poeta e jornalista Haley Castelo Branco, aos 25 anos incompletos.
  • 1942 - Atropelado por um automóvel, morrendo na hora, o comerciante Antônio Muratori, sócio da Relojoaria e ourivesaria Cancão. 
  • 1945 - Morre, em Fortaleza, o odontólogo e agrônomo Abner do Amaral.
  • 1947 - Chegam em Fortaleza notícias de intensas chuvas no Interior do Estado, com inundações, arrombamentos de açudes e desmoronamentos, resultando milhares de desabrigados, mas ao mesmo tempo anunciando bom inverno.
  • 1951 - Chega a Fortaleza Dom Eliseu Simões Mendes, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza.
  • 1954 - Às 13h30min começa a funcionar em Fortaleza, com o primeiro leilão, a Bolsa de Valores do Ceará, entidade que tem por finalidade vender moedas estrangeiras aos comerciantes deste Estado.
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, aos 56 anos de idade, vítima de tuberculose pulmonar, o alfaiate e violonista José Marçal da Silva, cearense de Fortaleza nascido em 10 de julho de 1904. 
  • 1964 - O general cearense Humberto de Alencar Castelo Branco é eleito, indiretamente, para substituir Pascoal Ranieri Mazzili, na Presidência da República, assumindo no dia 15.
  • 1967 - O tradicional Seminário Arquiepiscopal da Prainha encerra suas atividades e dá lugar ao Instituto de Ciências Religiosas. 
  • 1970 - Morre em Fortaleza o comerciante Carlos Garcia Juaçaba (Carlos Juaçaba), um dos proprietários da casa Auto Volante. É hoje nome de rua que atravessa o Itaperi, Dendê e Maraponga.
  • 1974 - Iniciado em Fortaleza o X Campeonato Brasileiro de Pára-quedismo, no Aero Clube do Ceará, na Avenida Visconde do Rio Branco, 5400.
  • 1974 - O coronel Francisco Batista Torres de Melo, cearense, ex-comandante do CPOR de Fortaleza, é designado pelo governador de São Paulo, Laudo Natel, comandante da Polícia Militar de São Paulo. 
  • 1976 - O Círculo Militar de Fortaleza sagra-se campeão, pela sexta vez consecutiva, do bola ao cesto cearense, na categoria masculina-adulto, Campeonato Cearense de Basquetebol de 1975, ao vencer, em partida realizada no ginásio Coberto Paulo Sarasate, a equipe do Náutico Atlético Cearense por 76 x 43. A partida foi a terceira de uma série; no primeiro jogo, o Círculo Militar vencera por 64 x 58; o Náutico ganhara a segunda por 79 x 75, forçando a partida decisiva, que apontou o Círculo Militar de Fortaleza como campeão de 1975.
  • 1982 - Instala-se, em Fortaleza, a VII Convenção dos Alcoólicos Anônimos. 
  • 1985 - Morre em Fortaleza, aos 73 anos de idade, o ex-comerciante e ex-vereador José Aluísio da Castro Correia (Aluísio Correia), autor, entre muitos outros, do projeto que deu o nome de Rua Lauro Maia. 
  • 1989 - Reinaugurada, após reforma, a sede social do Ceará Sporting Club, na Avenida João Pessoa, 3532, no Benfica.
  • 2000 - Morre o advogado e historiador Luís Teixeira Barros, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense de Viçosa do Ceará nascido em 26 de janeiro de 1920.
  • 2003 - Abre-se em Fortaleza, com festa de inauguração iniciada às 19 horas, a filial da Livraria Portugal, na Avenida Santos Dumont, 3465, loja 3/4, na Aldeota, sendo servido na ocasião, vinho do Porto.
  • 2004 - O torcedor símbolo do Ferroviário Atlético Cearense, José de Oliveira Filho (Zé Limeira), falece, às três horas da madrugada, vítima de insuficiência renal e respiratória, aos 79 anos de idade, após 15 dias de internamento no Hospital de Messejana. Seu corpo é velado na Funerária Alvorada e sepultado às cinco da tarde do dia seguinte no cemitério São João Batista. Iniciara sua carreira de torcedor em 13 de agosto de 1939 em sua terra natal, Quixadá, durante jogo entre o Ferroviário e o Bahia. Chegou em Fortaleza em 13 de julho de 1943 trazendo sua caixa de engraxate, sua profissão. Há 17 anos.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".