Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para cinco de abril na História do Ceará:

1862 - Declara-se o cólera-morbus em Fortaleza, de onde se propaga para o Maranguape e Pacatuba. Veio da Paraíba entrando no Ceará pelo Icó. 

1866 - Bênção do Cemitério de São João Batista, construído no local conhecido por Tijubana, que substituiu o Cemitério de São Casemiro.

1891 - Publica-se, em Fortaleza, o primeiro número de O Combate, jornal do Partido Operário, que tem como redatores o cirurgião dentista Aderson Ferro e o capitão Antônio Duarte Bezerra. Tinha redação na Rua Senador Pompeu, 8 (antigo). Saía três vezes na semana.

1914 - Nasce a Associação dos Merceeiros, entidade de classe fundada por 14 modestos merceeiros, em um pequeno prédio da Rua Floriano Peixoto, tendo em sua primeira diretoria: Presidente - Francisco Menezes Ramos; Secretário - Rabino Façanha de Oliveira; Tesoureiro - Luís Albuquerque.

1916 - O 1º tenente Pedro Augusto Bittencourt, que vinha respondendo interinamente pela Capitania dos Portos do Ceará, entrega o cargo ao novo titular, capitão de corveta Américo de Azevedo Marques.

1924 - Começa a circular A Revista, periódico de Elias Malmann e Mílton Firmeza.

1924 - A Rede de Viação Cearense-RVC deixa de ser subordinada ao IFOCS e volta à jurisdição do Ministério da Viação, em virtude do Aviso 150G.

1934 - No Clube Iracema, toma posse a primeira diretoria do Clube de Engenharia do Ceará, tendo na Presidência Luís Vieira e na vice-presidência Alberto Façanha de Sá (Alberto Sá). 

1936 - Domingo, são inaugurados a capela e o Cemitério do Barro Vermelho, hoje Cemitério de Antônio Bezerra, com a presença do prefeito Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne) e do interventor Francisco de Menezes Pimentel.

1936 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), mais três membros: José Valdo Ribeiro Ramos, Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos) e Clodoaldo Pinto de Mesquita, com saudação feita por Djacir de Lima Menezes (Djacir Menezes).

1940 - Às 16 horas toma posse no cargo de diretor geral do Departamento de Saúde Pública Estadual o médico Joaquim Eduardo de Alencar.

1941 - Fundada em Fortaleza a Associação Atlética do Banco do Brasil-AABB. Hoje fica na Avenida Barão de Studart, no Dionísio Torres (foto).

1951 - Aberto o VII Salão de Abril, mais uma vez patrocinado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, na época dirigida pelo engenheiro Paulo Pamplona. Realizou-se no hall do Cine Majestic.

1957 - Desaba, em Antônio Bezerra, o recém construído ambulatório do Patronato da Sagrada Família.

1959 - Assassinado, na Sorveteria Toni’s, na Praia de Iracema, o jovem Vicente de Castro Neto, pelo bancário Joaquim Romero de Frias.

1960 - O motorista pernambucano de São José do Egito, Benedito Almeida funda, na cidade de Pacajus, a Empresa São Benedito, de ônibus que fazem a linha Pacajus-Fortaleza. Antes era um só caminhão misto que fazia a linha Pascoal-Fortaleza, via Itaipaba. Em 1971 a empresa passa a ter mais um sócio, a esposa de Benedto, Lindalva Almeida, passando a firma para Empresa São Benedito Ltda. 

1966 - Às 20 horas assume a presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, o jornalista Antônio de Pádua Campos.

1967 - Morre, em Fortaleza, o gráfico e jornalista de esquerda João Batista da Páscoa, que fundou vários jornais no interior do Estado. 

1968 - Toma posse na presidência do Sindicato dos Jornalistas, o profissional Juarez Furtado Timóteo.

1968 - Repercute, em todo o País, e como não poderia deixar de ser, em Fortaleza, a notícia da morte, aos 75 anos de idade, do jornalista e empresário Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, diretor dos Diários e Emissoras Associados do Brasil. Era paraibano.

1976 - Em Fortaleza a atriz cearense de fama mundial, Florinda Soares Bulcão (Florinda Bolkan).

1978 - Nomeado prefeito de Fortaleza o engenheiro Luís Gonzaga Nogueira Marques (Luís Marques).

1981 - Morre, aos 78 anos de idade, o médico sanitarista e também tisiologista Augusto Hiram Correia Lima, cearense de Fortaleza. 

1999 - O Instituto do Câncer do Ceará inicia suas atividades mesmo antes de sua inauguração. Sua construção foi iniciada em janeiro de 1996 e o prédio ficou concluído em junho de 1998. Não iniciou imediatamente suas atividades, pela falta de equipamentos.

2002 - O vice-governador Benedito Clayton Veras Alcântara (Beni Veras) assume em definitivo o Governo do Ceará em solenidade que acontece no Cambeba (gabinete do governador), após o governador Tasso Ribeiro Jereissati, do PSDB, confirmar sua renúncia ao cargo para ser candidato ao Senado, nas eleições deste ano.

2010 - O desembargador fortalezense Raul Araújo Filho é nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça-STJ, que passa a contar com três cearenses no seu quadro. Lá já estavam o presidente, Francisco César Asfor Rocha e Napoleão Nunes Maia.

2012 - Falece, à tarde, aos 68 anos de idade, vítima de parada cardíaca, no Hospital São Carlos, onde estava internado por problemas no coração, o professor de português Itamar Filgueiras. Fazia parte da Academia Lavrense de Letras, ocupando a cadeira de número 5. Itamar começou como professor em 1966 e desde então não parou de lecionar. O professor fundou o Espaço Cultural Professor Itamar Filgueiras, onde deu aulas por 20 anos. Era cearense de Lavras da Mangabeira nascido em 16 de maio de 1944.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...