Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para cinco de abril na História do Ceará:

1862 - Declara-se o cólera-morbus em Fortaleza, de onde se propaga para o Maranguape e Pacatuba. Veio da Paraíba entrando no Ceará pelo Icó. 

1866 - Bênção do Cemitério de São João Batista, construído no local conhecido por Tijubana, que substituiu o Cemitério de São Casemiro.

1891 - Publica-se, em Fortaleza, o primeiro número de O Combate, jornal do Partido Operário, que tem como redatores o cirurgião dentista Aderson Ferro e o capitão Antônio Duarte Bezerra. Tinha redação na Rua Senador Pompeu, 8 (antigo). Saía três vezes na semana.

1914 - Nasce a Associação dos Merceeiros, entidade de classe fundada por 14 modestos merceeiros, em um pequeno prédio da Rua Floriano Peixoto, tendo em sua primeira diretoria: Presidente - Francisco Menezes Ramos; Secretário - Rabino Façanha de Oliveira; Tesoureiro - Luís Albuquerque.

1916 - O 1º tenente Pedro Augusto Bittencourt, que vinha respondendo interinamente pela Capitania dos Portos do Ceará, entrega o cargo ao novo titular, capitão de corveta Américo de Azevedo Marques.

1924 - Começa a circular A Revista, periódico de Elias Malmann e Mílton Firmeza.

1924 - A Rede de Viação Cearense-RVC deixa de ser subordinada ao IFOCS e volta à jurisdição do Ministério da Viação, em virtude do Aviso 150G.

1934 - No Clube Iracema, toma posse a primeira diretoria do Clube de Engenharia do Ceará, tendo na Presidência Luís Vieira e na vice-presidência Alberto Façanha de Sá (Alberto Sá). 

1936 - Domingo, são inaugurados a capela e o Cemitério do Barro Vermelho, hoje Cemitério de Antônio Bezerra, com a presença do prefeito Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne) e do interventor Francisco de Menezes Pimentel.

1936 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), mais três membros: José Valdo Ribeiro Ramos, Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos) e Clodoaldo Pinto de Mesquita, com saudação feita por Djacir de Lima Menezes (Djacir Menezes).

1940 - Às 16 horas toma posse no cargo de diretor geral do Departamento de Saúde Pública Estadual o médico Joaquim Eduardo de Alencar.

1941 - Fundada em Fortaleza a Associação Atlética do Banco do Brasil-AABB. Hoje fica na Avenida Barão de Studart, no Dionísio Torres (foto).

1951 - Aberto o VII Salão de Abril, mais uma vez patrocinado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, na época dirigida pelo engenheiro Paulo Pamplona. Realizou-se no hall do Cine Majestic.

1957 - Desaba, em Antônio Bezerra, o recém construído ambulatório do Patronato da Sagrada Família.

1959 - Assassinado, na Sorveteria Toni’s, na Praia de Iracema, o jovem Vicente de Castro Neto, pelo bancário Joaquim Romero de Frias.

1960 - O motorista pernambucano de São José do Egito, Benedito Almeida funda, na cidade de Pacajus, a Empresa São Benedito, de ônibus que fazem a linha Pacajus-Fortaleza. Antes era um só caminhão misto que fazia a linha Pascoal-Fortaleza, via Itaipaba. Em 1971 a empresa passa a ter mais um sócio, a esposa de Benedto, Lindalva Almeida, passando a firma para Empresa São Benedito Ltda. 

1966 - Às 20 horas assume a presidência do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, o jornalista Antônio de Pádua Campos.

1967 - Morre, em Fortaleza, o gráfico e jornalista de esquerda João Batista da Páscoa, que fundou vários jornais no interior do Estado. 

1968 - Toma posse na presidência do Sindicato dos Jornalistas, o profissional Juarez Furtado Timóteo.

1968 - Repercute, em todo o País, e como não poderia deixar de ser, em Fortaleza, a notícia da morte, aos 75 anos de idade, do jornalista e empresário Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, diretor dos Diários e Emissoras Associados do Brasil. Era paraibano.

1976 - Em Fortaleza a atriz cearense de fama mundial, Florinda Soares Bulcão (Florinda Bolkan).

1978 - Nomeado prefeito de Fortaleza o engenheiro Luís Gonzaga Nogueira Marques (Luís Marques).

1981 - Morre, aos 78 anos de idade, o médico sanitarista e também tisiologista Augusto Hiram Correia Lima, cearense de Fortaleza. 

1999 - O Instituto do Câncer do Ceará inicia suas atividades mesmo antes de sua inauguração. Sua construção foi iniciada em janeiro de 1996 e o prédio ficou concluído em junho de 1998. Não iniciou imediatamente suas atividades, pela falta de equipamentos.

2002 - O vice-governador Benedito Clayton Veras Alcântara (Beni Veras) assume em definitivo o Governo do Ceará em solenidade que acontece no Cambeba (gabinete do governador), após o governador Tasso Ribeiro Jereissati, do PSDB, confirmar sua renúncia ao cargo para ser candidato ao Senado, nas eleições deste ano.

2010 - O desembargador fortalezense Raul Araújo Filho é nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça-STJ, que passa a contar com três cearenses no seu quadro. Lá já estavam o presidente, Francisco César Asfor Rocha e Napoleão Nunes Maia.

2012 - Falece, à tarde, aos 68 anos de idade, vítima de parada cardíaca, no Hospital São Carlos, onde estava internado por problemas no coração, o professor de português Itamar Filgueiras. Fazia parte da Academia Lavrense de Letras, ocupando a cadeira de número 5. Itamar começou como professor em 1966 e desde então não parou de lecionar. O professor fundou o Espaço Cultural Professor Itamar Filgueiras, onde deu aulas por 20 anos. Era cearense de Lavras da Mangabeira nascido em 16 de maio de 1944.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre radialista Flávio Moreira

- Tópico de número um. Assim começava seu noticiário, Flávio Moreira (foto). Radialista amigo, que nos deixou na madrugada deste domingo (14), aos 72 anos de idade. Flávio do Nascimento Moreira Júnior nasceu em 16 de agosto de 1948. Conheci Flávio Moreira no auge da Programação Esportiva da Rádio Iracema AM 1.300, na Equipe Verde Amarela comandada por Chico Carloto e Franco Vasconcelos. O Novo Coronavírus levou Flávio Moreira de tantas reportagens esportivas, políticas, econômicas e sociais. Ultimamente, Flávio estava com os noticiários de hora em hora na Rádio Cidade AM 860. Mas há dez dias pegou a tal Covid. Começou o tratamento. Precisou ser internado. Intubado..não resistiu. Estou muito abalado, porque tenho em Flávio um professor no Radiojornalismo Esportivo. Quantas lições ele passou para gerações e gerações de radialistas esportivos? Muitas, né Carlos Gomes, Ricardo Mota, Miguel Júnior, Paulo César Carioca (saudosa memória)... Flávio Moreira de tantas rádios locais e nacionais;

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre radialista Flávio Moreira

- Tópico de número um. Assim começava seu noticiário, Flávio Moreira (foto). Radialista amigo, que nos deixou na madrugada deste domingo (14), aos 72 anos de idade. Flávio do Nascimento Moreira Júnior nasceu em 16 de agosto de 1948. Conheci Flávio Moreira no auge da Programação Esportiva da Rádio Iracema AM 1.300, na Equipe Verde Amarela comandada por Chico Carloto e Franco Vasconcelos. O Novo Coronavírus levou Flávio Moreira de tantas reportagens esportivas, políticas, econômicas e sociais. Ultimamente, Flávio estava com os noticiários de hora em hora na Rádio Cidade AM 860. Mas há dez dias pegou a tal Covid. Começou o tratamento. Precisou ser internado. Intubado..não resistiu. Estou muito abalado, porque tenho em Flávio um professor no Radiojornalismo Esportivo. Quantas lições ele passou para gerações e gerações de radialistas esportivos? Muitas, né Carlos Gomes, Ricardo Mota, Miguel Júnior, Paulo César Carioca (saudosa memória)... Flávio Moreira de tantas rádios locais e nacionais;

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de