Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Eis o Arquivo Nirez para primeiro de abril na História do Ceará.

1824 - Uma quinta-feira, sai às ruas o primeiro número do Diário do Governo do Ceará (foto), o primeiro jornal que teve a Província, redatoriado pelo padre Gonçalo Inácio de Loiola Albuquerque e Melo Mororó (Padre Mororó). Embora estejamos registrando aqui, o acontecimento foi em Quixeramobim, que com a adesão à Confederação do Equador, fez às vezes da Capital da Província. Foi Manuel de Carvalho Paes de Andrade que, de Pernambuco enviou, pela escuna de guerra Maria Zeferina, o material tipográfico. Vinha assim datado: “Cidade do Ceará, Quinta-Feira, 1º de Abril de 1824”. Era impresso na “Tipografia Nacional do Ceará”, sendo tipógrafo Francisco José de Sales.

1847 - Morre, no Rio de Janeiro, o engenheiro João Vieira de Carvalho, Marquês de Lages, português de Olivença nascido em 16 de novembro de 1781, senador pelo Ceará.

1870 - Chega a Fortaleza - e é verdade - a notícia do término da Guerra do Paraguai, havendo muitas festas por esse motivo.

1881 - Assume a Presidência da Província, o senador Pedro Leão Veloso, pela segunda vez, incompatibilizado com os abolicionistas.

1893 - A Alfândega de Fortaleza passa a funcionar em prédio construído pela empresa Ceará Harbour Corporation Ltda. O prédio todo de pedra, hoje ocupado pela Caixa Econômica Federal, foi construído por Tobias Lauriano Figueira de Melo e Ricardo Lange. O prédio havia sido inaugurado no dia 15 de julho de 1891.

1909 - São lançados, pela Fábrica Iracema de Cigarros, de Philomeno Gomes & Filho, na Praça do Ferreira, feitos com fumo Esmeralda, os Cigarros Comerciais.

1911 - Surge a firma de Luiz Severiano Ribeiro, Casa Ribeiro, livraria e papelaria, gramofones e discos, louças, vidros, mobílias espelhos e tapetes, artigos religiosos e fábrica de gelo, na Rua Major Facundo, 75 (antigo, atual 532).

1924 - Raimundo Guilherme Santos (R. Guilherme Santos) “Dico Guilherme” abre a loja denominada Crysanthemo, de modas, miudezas e novidades, na Rua Guilherme Rocha, 56 (antigo, depois 124), na Praça do Ferreira. Fez lançamento de postais com vistas de Fortaleza, lançados em 1931.

1925 - Mário Teixeira de Abreu funda a Padaria Ideal, panificadora, na Rua Barão do Rio Branco, 194 (antigo). Depois foi vendida a David Eusébio Ferreira, que mudou para a esquina da Rua Guilherme Rocha, 846-884, com Avenida do Imperador, na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu). Desde 1944 pertence à firma J. Neto & Cia.

1926 - Funda-se, em Fortaleza, a loja O Gabriel, de Gabriel Leônidas Jardim, armarinho de miudezas e artigos religiosos na Rua Senador Alencar, 46 (antigo), depois se mudou para a Rua Floriano Peixoto nº 256.

1926 - Morre, com 52 anos de idade, o poeta e bacharel de direito Alfredo de Miranda Castro (Alf. Castro). Era natural do Recife, Pernambuco, onde nascera a 30 de novembro de 1873 e pertencia a Academia Cearense de Letras-ACL. Exerceu o cargo de Procurador da República no Ceará.

1926 - É fundada, e é verdade, pelo tipógrafo Raimundo Nonato Farias Esteves (Raimundo Esteves), em prédio na Rua do Rosário, a Tipografia Progresso. Oriunda da Tipografia Moraes, que fora adquirida por Artur Esteves. Depois, mudou-se para a Rua General Bezerril, 183 (antigo) e já como R. Esteves Gráfica Ltda. para a Rua Senador Pompeu, 754. Hoje a Tiprogresso é uma moderna editora, nas mãos de Geraldo Esteves, filhos e sobrinhos.

1927 - Toma posse na direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro Abraão de Oliveira Leite, substituindo o engenheiro Adelmar de Melo Franco.

1931 - Morre, aos 87 anos de idade, o coronel João da Fonseca Barbosa, ex-tesoureiro do Banco do Ceará.

1933 - Morre José de Oliveira Rola (José Rola), um dos pioneiros na exibição de filmes em Fortaleza. É hoje patrono de rua na Varjota.

1934 - Fundado em Fortaleza mais um time de futebol, o Penarol Sport Club.

1939 - Criado pelo Decreto 627 o Hospital Geral da Polícia que substitui a Enfermaria da Força Pública do Estado, hoje é o Hospital da Polícia Militar do Ceará, localizado na esquina da Rua Princesa Isabel com Rua Domingos Olímpio, com fundos para a Rua Dona Teresa.

1941 - Autorizado o funcionamento, em Fortaleza, do Corpo Civil de Vigilância de Fortaleza, organizado por Henrique Ellery, para servir de órgão auxiliar de polícia. As casas que colaboravam com a entidade, traziam em sua fachada, uma plaqueta com a inscrição CCVF.

1943 - Falece, em Fortaleza, Alfredo Dutra Filho, alto funcionário da Fiscalização dos Portos.

1944 - Em plena luz do dia - e não foi mentira - são roubados, na hora do almoço, os estabelecimentos comerciais Casa Movado, Ceará Chic e Armazém Potiguar.

1946 - O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS tem novo diretor, o engenheiro Francisco Benjamin Gallotti, em substituição a Luís Augusto da Silva Vieira (Luís Vieira).

1949 - Criado, pela Lei Municipal 140, o Ginásio Municipal, que só seria instalado em dois de maio de 1951 em antiga casa na Rua Barão do Rio Branco, 1.594, na Praça do Carmo, onde funciona hoje o Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), tendo como diretor o professor Jacinto Botelho de Sousa. Hoje chama-se Colégio Municipal Filgueiras Lima e localiza-se na Avenida dos Expedicionários, 3.910, no Jardim América.

1950 - Inaugura-se o VI Salão de Abril, patrocinado pela Sociedade Cearense de Artes Plásticas-SCAP, instalado na Rua Major Facundo, 684, prédio de propriedade de Luiz Severiano Ribeiro, cedido para a exposição. Estrearam neste salão, os artistas Sérvulo Esmeraldo, Zenon da Cunha Mendes Barreto (Zenon Barreto) e Goebel Weyne Rodrigues.

1952 - O desembargador Feliciano de Ataíde é reeleito provedor-mór da Santa Casa de Misericórdia

1953 - Inaugurado, no Quartel do 23º Batalhão de Caçadores, na Avenida Treze de Maio, o Grupo Escolar Paulo Sarasate destinado aos filhos dos Sargentos e Praças daquela corporação. Ao ato estiveram presentes várias autoridades, entre as quais o coronel José Ribamar Maciel Campos, comandante daquela unidade militar, José do Nascimento, secretário do Governo e da Administração representando o governador Paulo Sarasate.

1953 - Falece, em Granja, vítima de colapso cardíaco, o ex-tabelião aposentado José Quariguasi da Frota, residente naquela cidade.

1954 - Por iniciativa do Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Antônio de Almeida Lustosa, é fundada em Fortaleza, a Liga Anti-Alcoólica, tendo na presidência Joaquim Caminha de Sá Leitão.

1955 - A Imprensa Oficial do Ceará-IOCE tem novo diretor, Alberto Leal Nunes, substituindo Valdemar Gonçalves.

1959 - Chegam a Porto Alegre os jangadeiros cearenses, que empreenderam o raide Fortaleza a Buenos Aires, na jangada Maria Teresa Goulart, sob o comando do Mestre Jerônimo.

1962 - Instala-se a Companhia Nordeste de Eletrificação de Fortaleza-Conefor, que substitui o Serviluz. O bom fornecimento de luz a Fortaleza continua sendo uma mentira.

1964 - Dia da Mentira, repercute intensamente o golpe contra o presidente João Belchior Marques Goulart (João Goulart), legitimamente eleito por voto popular, comandado pelo general Olímpio Mourão Filho e pelo governador Magalhães Pinto, de Minas Gerais. No dia 3 o Congresso Nacional declara vaga a Presidência da República, assumindo-a o deputado Pascoal Ranieri Mazzili. Em Fortaleza casas são invadidas, pessoas são presas por qualquer suspeita, políticos são caçados e presos, bibliotecas são confiscadas, o policiamento nas ruas passa a ser feito pelo Exército, e outros desmandos injustificáveis em nome da democracia. Foi um golpe que atrasou o país em 21 anos. Depois foi criada a mentira de que o Golpe fora a 31 de março, para disfarçar o dia da mentira.

1966 - O Instituto Brasileiro do Café-IBC, passa a distribuir somente café em grão totalmente torrado, com o fim de evitar o contrabando.

1970 - Inaugurado, em Fortaleza, o Hospital de Isolamento de Fortaleza, na Parquelândia, na Rua Nestor Barbosa, 315/433. Hoje chama-se Hospital São José. Foi depois amparado pela Lei 9.387, de 31 de julho de 1970.

1972 - Construída com recursos da Sudene para funcionar como escola pioneira de primeiro grau, em Fortaleza, o governador César Cals de Oliveira Filho inaugura a Escola Integrada de Primeiro Grau Antonieta Siqueira.

1978 - Grava depoimento para o Museu Cearense de Teatro de Ricardo Guilherme e para o Arquivo Nirez, o homem de teatro Afonso Jucá.

2009 - Morre, à tarde, vítima câncer na próstata, o artista plástico cearense Francisco Nogueira da Silva. Premiado por três vezes no tradicional Salão de Abril, o artista, muito comentado pelo domínio da pintura naïf. Era funcionário da Universidade Federal do Ceará-UFC desde 1966, sempre na referencial Faculdade de Arquitetura, onde produziu muitas de suas obras. Nascera em 1941.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de