Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses


  • Eis o Arquivo Nirez para dois de abril na História do Ceará:
  • 1843 - O brigadeiro José Maria da Silva Bittancourt é o novo Presidente da Província do Ceará, cargo para o qual fora nomeado em 12 de janeiro de 1843.
  • 1854 - Dia de festa em Fortaleza quando é inaugurada a matriz (Catedral), a Igreja de São José, em frente à Praça Caio Prado (da Sé), que levou 30 anos para ser construída e quando inaugurada ainda não estava pronta. 
  • 1914 - Surge o Diário do Estado, o primeiro jornal do Ceará a usar linotipo. Era dirigido por Álvaro da Cunha Mendes (A. C. Mendes) e redatoriado por Manuel Soriano de Albuquerque. Em 1920, deixou de circular. 
  • 1916 - publicado em Fortaleza o jornalzinho A Nota. 
  • 1924 - Realiza-se no Theatro José de Alencar o recital do tenor português Almeida Cruz, apresentado pelo cônsul de Portugal, Júlio do Amaral. 
  • 1929 - Inaugurado o Grupo Escolar do Alagadiço, sob a direção da professora Iclécia de Sousa Brasil, que funcionará na antiga Vila Nous Autres, na Avenida Bezerra de Menezes. 
  • 1930 - Na Pensão Portuguesa o agente comercial Amâncio Leite assassina a mundana Luzia Gomes e em seguida suicida-se. 
  • 1936 - O Decreto Municipal 294 dá o nome de Praça Humberto de Campos, ao quadrilátero existente no antigo bairro do Barro Preto ou Barreiro, Tauape, depois Matadouro e hoje Jardim América, que ficava em frente ao Matadouro Modelo, entre a Rua Damasceno Girão, a Avenida Jorge Dummar, Rua Paraíba (Depois Rua Paraíba, Rua Moacir Weyne e hoje Rua Major Weyne) e Rua da Laguna (hoje Rua Antônio Mendes). Hoje tem o nome de Praça Delmiro Gouveia, próxima à Lagoa do Tauape. No local onde havia o Matadouro Modelo, está hoje o Colégio Paulo VI. A praça, antes bastante arborizada, está cimentada, elevada do solo mais de dois metros e tem uma caixa dágua, de concreto, daquelas que abrem como um funil, e está no mais completo abandono.
  • 1937 - Fundada em Fortaleza a Escola do Centro dos Retalhistas. 
  • 1939 - O decreto 122 muda a denominação de Escola Normal Pedro II para Escola Normal Justiniano de Serpa.
  • 1940 - Nomeado para a direção da Delegacia da Ordem Política e Social-DOPS, o advogado João Faria, que vinha ocupando a direção do Departamento de Censura, Divulgação e Propaganda.
  • 1942 - Morre, aos 93 anos de idade, o sacerdote padre João Augusto da Frota, abolicionista, um dos fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera na Fazenda Arara, em Santana do Acaraú, a 24 de janeiro de 1849.
  • 1942 - Morre o linotipista da Imprensa Oficial do Ceará-IOCE, Joaquim dos Santos, amador teatral.
  • 1942 - Criada a 3ª Brigada de Infantaria, com sede em Fortaleza, subordinada à 7ª Região Militar sediada no Recife, PE, abrangendo o 23º BC, 24º BC, 25º BC e 29º BC, ficando em Fortaleza o 23º BC e o 29º BC.
  • 1949 - Lançamento da pedra fundamental da Escola Profissional Salesiana Dom Bosco, na Piedade. 
  • 1955 - Mais uma vez transita por Fortaleza, aqui passando algumas horas, o famoso aviador Almirante Gago Coutinho, companheiro de Sacadura Cabral em famoso raid. 
  • 1960 - Mais uma companhia aérea comercial surge em Fortaleza, a Viação Aérea São Paulo-VASP, pertencente ao governo paulista, que inicia seus voos regulares ligando Fortaleza a São Paulo. São três voos semanais.
  • 1960 - Morre, no Rio de Janeiro, que ainda era Capital Federal, aos 79 anos de idade, o desembargador Carlos Livino de Carvalho, pernambucano que residiu muitos anos no Ceará, onde foi Interventor Federal, Juiz de direito, desembargador e jornalista. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera no Recife- PE, em 17 de fevereiro de 1881. 
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, Teodorico da Costa Barroso. 
  • 1963 - Empossado no cargo de diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem-DAER, o engenheiro Antônio Gouveia Neto, em substituição ao engenheiro João Sanford.
  • 1963 - Toma posse na presidência da Legião Brasileira de Assistência-LBA, seção do Ceará, a primeira dama do Estado Luíza Moraes Correia Távora (Luíza Távora).
  • 1967 - Assume a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré o padre Batista Poinelle.
  • 1972 - Morre, em Fortaleza, o jornalista, compositor e espírita Manuel Nunes Magalhães, fundador do Centro Espírita Jesus Nazareno. Foi cronista do jornal “O Democrata”. Era alagoano de Maceió nascido em 24 de dezembro de 1894.
  • 1974 - Término da demolição do balão da Fonte das Sereias no cruzamento da Avenida 13 de Maio com Avenida da Universidade. A fonte viera da Praça da Lagoinha onde fora inaugurada em 1930. 
  • 1975 - Falece, aos 46 anos de idade, o médico cirurgião e obstetra Carlos Alberto de Almeida Ponte, cearense de Sobral.
  • 1980 - Lançado o primeiro livro da Coleção José de Alencar, da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF e Universidade Federal do Ceará-UFC, Fortaleza de ontem e anteontem, de autoria do escritor cearense radicado no Rio de Janeiro, Edgar Ramos de Alencar (Edigar de Alencar). 
  • 1982 - O Shopping Center Iguatemi (foto) é o segundo a ser inaugurado no Ceará, sendo um dos maiores do Brasil, com 110 mil metros quadrados, 130 lojas, e estacionamento para 2.500 veículos, com endereço na Avenida Washington Soares, 85, na Água Fria. Propriedade do empresário Tasso Ribeiro Jereissati. Depois foi três vezes ampliado. 
  • 1986 - Toma posse, às 18 horas, na Presidência do Tribunal Regional do Trabalho-TRT, 7ª Região, o juiz Francisco Osmundo Pontes, em solenidade na sede daquela casa, na presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho - TST, juiz Carlos Coqueijo Costa, do governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota, da prefeita Maria Luiza Fontenele de Almeida, do comandante da 10ªRegião Militar - 10ª RM, general Francisco Batista Torres de Melo e outras autoridades.
  • 1986 - Empossado no cargo de diretor-presidente da Companhia de Habitação do Ceará-Cohab, o engenheiro Gil Teixeira Filho.
  • 1988 - Morre, no Rio de Janeiro-RJ, o instrumentista Esdras Falcão Guimarães (Pijuca), um dos integrantes do Conjunto Liceal e que depois foi violonista no conjunto Quatro Ases e Um Coringa. Nascera a cinco de março de 1921 em Fortaleza.
  • 1990 - O prefeito de Fortaleza, Ciro Gomes deixa o cargo, passando para o vice-prefeito Juraci Magalhães, que assume às 17 horas, objetivando disputar o cargo de governador do Estado. 
  • 1998 - Ocorre, no Rio de Janeiro-RJ, o leilão de privatização da Coelce, que é adquirida pela Distriluz Energia Elétrica S. A., formada pelas Companhias Enersis S. A., Chilectra S. A., Endesa de España S. A. e a Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro-Cerj, que passam a representar 51,05% do capital total. Foi incorporada em 27 de setembro de 1999. 
  • 2003 - Posse do novo capitão-dos-portos do Ceará. Assume o cargo o capitão-de-mar-e-guerra Antônio Carlos Fonteles Juaçaba (Antônio Fonteles Juaçaba). A solenidade é às dez horas, na Escola de Aprendizes Marinheiros, no bairro Jacarecanga. O capitão-de-fragata Jorge Antônio Fernandes Rocha Pita (Jorge da Rocha Pita) transmite o cargo a Juaçaba, em solenidade presidida pelo vice-almirante Júlio Saboya, comandante do Terceiro Distrito Naval. O novo capitão-dos-portos do Ceará é carioca, mas filho do cearense almirante Geraldo Gondim Juaçaba, que foi capitão-dos-portos do Ceará entre 1956 e 1958. 
  • 2005 - A cidade recebe com pesar a notícia do falecimento do papa João Paulo II, às 21h37 (16h37 no horário de Brasília), em seus aposentos privados no Vaticano. A morte encerra 26 anos do terceiro maior pontificado da história da Igreja Católica, um período marcado por uma intensa atuação política, inúmeras viagens, defesa da paz e dos direitos humanos, mas também de conservadorismo moral.
  • 2015 - Morre, em Brasília-DF, o economista, ex-diretor do Banco do Nordeste do Brasil-BNB, Antônio Nilson Craveiro Holanda, sócio efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e professor aposentado da Universidade de Brasília-UnB. Era nascido em Jaguaribe, no dia 22 de junho de 1935. 
  • 2020 - Morre, em Fortaleza, o empresário João Batista Fujita, aos 84 anos de idade, que após passagem pelo Exército Brasileiro, ficou conhecido como Capitão Fujita, que estava internado há dias em UTI, sob suspeita do novo coronavírus. João Fujita foi uma das principais lideranças do ramo da construção civil do Ceará. Era dono da Construtora Estrela, que inovou o mercado no Estado com projetos ousados. Foi fundador da associação das empresas da construção no Estado e ajudou na criação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC). O velório foi restrito a familiares, seguindo determinações deste tempo de pandemia do novo coronavírus.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de