Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses


  • Eis o Arquivo Nirez para dois de abril na História do Ceará:
  • 1843 - O brigadeiro José Maria da Silva Bittancourt é o novo Presidente da Província do Ceará, cargo para o qual fora nomeado em 12 de janeiro de 1843.
  • 1854 - Dia de festa em Fortaleza quando é inaugurada a matriz (Catedral), a Igreja de São José, em frente à Praça Caio Prado (da Sé), que levou 30 anos para ser construída e quando inaugurada ainda não estava pronta. 
  • 1914 - Surge o Diário do Estado, o primeiro jornal do Ceará a usar linotipo. Era dirigido por Álvaro da Cunha Mendes (A. C. Mendes) e redatoriado por Manuel Soriano de Albuquerque. Em 1920, deixou de circular. 
  • 1916 - publicado em Fortaleza o jornalzinho A Nota. 
  • 1924 - Realiza-se no Theatro José de Alencar o recital do tenor português Almeida Cruz, apresentado pelo cônsul de Portugal, Júlio do Amaral. 
  • 1929 - Inaugurado o Grupo Escolar do Alagadiço, sob a direção da professora Iclécia de Sousa Brasil, que funcionará na antiga Vila Nous Autres, na Avenida Bezerra de Menezes. 
  • 1930 - Na Pensão Portuguesa o agente comercial Amâncio Leite assassina a mundana Luzia Gomes e em seguida suicida-se. 
  • 1936 - O Decreto Municipal 294 dá o nome de Praça Humberto de Campos, ao quadrilátero existente no antigo bairro do Barro Preto ou Barreiro, Tauape, depois Matadouro e hoje Jardim América, que ficava em frente ao Matadouro Modelo, entre a Rua Damasceno Girão, a Avenida Jorge Dummar, Rua Paraíba (Depois Rua Paraíba, Rua Moacir Weyne e hoje Rua Major Weyne) e Rua da Laguna (hoje Rua Antônio Mendes). Hoje tem o nome de Praça Delmiro Gouveia, próxima à Lagoa do Tauape. No local onde havia o Matadouro Modelo, está hoje o Colégio Paulo VI. A praça, antes bastante arborizada, está cimentada, elevada do solo mais de dois metros e tem uma caixa dágua, de concreto, daquelas que abrem como um funil, e está no mais completo abandono.
  • 1937 - Fundada em Fortaleza a Escola do Centro dos Retalhistas. 
  • 1939 - O decreto 122 muda a denominação de Escola Normal Pedro II para Escola Normal Justiniano de Serpa.
  • 1940 - Nomeado para a direção da Delegacia da Ordem Política e Social-DOPS, o advogado João Faria, que vinha ocupando a direção do Departamento de Censura, Divulgação e Propaganda.
  • 1942 - Morre, aos 93 anos de idade, o sacerdote padre João Augusto da Frota, abolicionista, um dos fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera na Fazenda Arara, em Santana do Acaraú, a 24 de janeiro de 1849.
  • 1942 - Morre o linotipista da Imprensa Oficial do Ceará-IOCE, Joaquim dos Santos, amador teatral.
  • 1942 - Criada a 3ª Brigada de Infantaria, com sede em Fortaleza, subordinada à 7ª Região Militar sediada no Recife, PE, abrangendo o 23º BC, 24º BC, 25º BC e 29º BC, ficando em Fortaleza o 23º BC e o 29º BC.
  • 1949 - Lançamento da pedra fundamental da Escola Profissional Salesiana Dom Bosco, na Piedade. 
  • 1955 - Mais uma vez transita por Fortaleza, aqui passando algumas horas, o famoso aviador Almirante Gago Coutinho, companheiro de Sacadura Cabral em famoso raid. 
  • 1960 - Mais uma companhia aérea comercial surge em Fortaleza, a Viação Aérea São Paulo-VASP, pertencente ao governo paulista, que inicia seus voos regulares ligando Fortaleza a São Paulo. São três voos semanais.
  • 1960 - Morre, no Rio de Janeiro, que ainda era Capital Federal, aos 79 anos de idade, o desembargador Carlos Livino de Carvalho, pernambucano que residiu muitos anos no Ceará, onde foi Interventor Federal, Juiz de direito, desembargador e jornalista. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera no Recife- PE, em 17 de fevereiro de 1881. 
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, Teodorico da Costa Barroso. 
  • 1963 - Empossado no cargo de diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem-DAER, o engenheiro Antônio Gouveia Neto, em substituição ao engenheiro João Sanford.
  • 1963 - Toma posse na presidência da Legião Brasileira de Assistência-LBA, seção do Ceará, a primeira dama do Estado Luíza Moraes Correia Távora (Luíza Távora).
  • 1967 - Assume a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré o padre Batista Poinelle.
  • 1972 - Morre, em Fortaleza, o jornalista, compositor e espírita Manuel Nunes Magalhães, fundador do Centro Espírita Jesus Nazareno. Foi cronista do jornal “O Democrata”. Era alagoano de Maceió nascido em 24 de dezembro de 1894.
  • 1974 - Término da demolição do balão da Fonte das Sereias no cruzamento da Avenida 13 de Maio com Avenida da Universidade. A fonte viera da Praça da Lagoinha onde fora inaugurada em 1930. 
  • 1975 - Falece, aos 46 anos de idade, o médico cirurgião e obstetra Carlos Alberto de Almeida Ponte, cearense de Sobral.
  • 1980 - Lançado o primeiro livro da Coleção José de Alencar, da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF e Universidade Federal do Ceará-UFC, Fortaleza de ontem e anteontem, de autoria do escritor cearense radicado no Rio de Janeiro, Edgar Ramos de Alencar (Edigar de Alencar). 
  • 1982 - O Shopping Center Iguatemi (foto) é o segundo a ser inaugurado no Ceará, sendo um dos maiores do Brasil, com 110 mil metros quadrados, 130 lojas, e estacionamento para 2.500 veículos, com endereço na Avenida Washington Soares, 85, na Água Fria. Propriedade do empresário Tasso Ribeiro Jereissati. Depois foi três vezes ampliado. 
  • 1986 - Toma posse, às 18 horas, na Presidência do Tribunal Regional do Trabalho-TRT, 7ª Região, o juiz Francisco Osmundo Pontes, em solenidade na sede daquela casa, na presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho - TST, juiz Carlos Coqueijo Costa, do governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota, da prefeita Maria Luiza Fontenele de Almeida, do comandante da 10ªRegião Militar - 10ª RM, general Francisco Batista Torres de Melo e outras autoridades.
  • 1986 - Empossado no cargo de diretor-presidente da Companhia de Habitação do Ceará-Cohab, o engenheiro Gil Teixeira Filho.
  • 1988 - Morre, no Rio de Janeiro-RJ, o instrumentista Esdras Falcão Guimarães (Pijuca), um dos integrantes do Conjunto Liceal e que depois foi violonista no conjunto Quatro Ases e Um Coringa. Nascera a cinco de março de 1921 em Fortaleza.
  • 1990 - O prefeito de Fortaleza, Ciro Gomes deixa o cargo, passando para o vice-prefeito Juraci Magalhães, que assume às 17 horas, objetivando disputar o cargo de governador do Estado. 
  • 1998 - Ocorre, no Rio de Janeiro-RJ, o leilão de privatização da Coelce, que é adquirida pela Distriluz Energia Elétrica S. A., formada pelas Companhias Enersis S. A., Chilectra S. A., Endesa de España S. A. e a Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro-Cerj, que passam a representar 51,05% do capital total. Foi incorporada em 27 de setembro de 1999. 
  • 2003 - Posse do novo capitão-dos-portos do Ceará. Assume o cargo o capitão-de-mar-e-guerra Antônio Carlos Fonteles Juaçaba (Antônio Fonteles Juaçaba). A solenidade é às dez horas, na Escola de Aprendizes Marinheiros, no bairro Jacarecanga. O capitão-de-fragata Jorge Antônio Fernandes Rocha Pita (Jorge da Rocha Pita) transmite o cargo a Juaçaba, em solenidade presidida pelo vice-almirante Júlio Saboya, comandante do Terceiro Distrito Naval. O novo capitão-dos-portos do Ceará é carioca, mas filho do cearense almirante Geraldo Gondim Juaçaba, que foi capitão-dos-portos do Ceará entre 1956 e 1958. 
  • 2005 - A cidade recebe com pesar a notícia do falecimento do papa João Paulo II, às 21h37 (16h37 no horário de Brasília), em seus aposentos privados no Vaticano. A morte encerra 26 anos do terceiro maior pontificado da história da Igreja Católica, um período marcado por uma intensa atuação política, inúmeras viagens, defesa da paz e dos direitos humanos, mas também de conservadorismo moral.
  • 2015 - Morre, em Brasília-DF, o economista, ex-diretor do Banco do Nordeste do Brasil-BNB, Antônio Nilson Craveiro Holanda, sócio efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e professor aposentado da Universidade de Brasília-UnB. Era nascido em Jaguaribe, no dia 22 de junho de 1935. 
  • 2020 - Morre, em Fortaleza, o empresário João Batista Fujita, aos 84 anos de idade, que após passagem pelo Exército Brasileiro, ficou conhecido como Capitão Fujita, que estava internado há dias em UTI, sob suspeita do novo coronavírus. João Fujita foi uma das principais lideranças do ramo da construção civil do Ceará. Era dono da Construtora Estrela, que inovou o mercado no Estado com projetos ousados. Foi fundador da associação das empresas da construção no Estado e ajudou na criação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC). O velório foi restrito a familiares, seguindo determinações deste tempo de pandemia do novo coronavírus.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.