Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

 Confira o 18 de abril na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1891 - Tem novo comandante o Corpo de Segurança Pública (atual Polícia Militar do Ceará). Assume o major Quintino Aderaldo Maia, daquela corporação em substituição ao tenente-coronel do Exército José Florêncio de Carvalho.
  • 1892 - Aparece o jornal "O Besouro", em Fortaleza, saído das oficinas de "O Norte". Dizia-se “órgão prosaico”.
  • 1896 - Colocada a pedra fundamental do Mercado de Ferro, na antiga Praça Carolina, quadrilátero rodeado pelas hoje Rua General Bezerril, Rua São Paulo, Rua Floriano Peixoto e Travessa Crato.
  • 1897 - Inaugurado, na então Praça Carolina depois Praça José de Alencar (hoje Palácio do Comércio, Praça Waldemar Falcão, Banco do Brasil e Correios), o Mercado de Ferro. A Praça Carolina já foi Praça José de Alencar e Praça Capistrano de Abreu. O Mercado de Ferro foi construído com dinheiro conseguido através dos bilhetes de crédito conhecidos como borós. Era a administração do intendente (prefeito) Guilherme César da Rocha e do presidente (governador) comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli. O Mercado de Ferro era destinado à venda de carne verde (fresca), e de verdura, sendo a obra contratada com o mestre Álvaro Teixeira de Sousa Mendes (Álvaro Mendes), que utilizou nas calçadas granito cearense. Sua estrutura metálica foi fabricada na França por Guillot Pelletier, de Orleans, obedecendo a projeto de Lefevre. O Mercado de Ferro foi desmontado em 1937 sendo dividido em duas partes indo uma para a Praça Paula Pessoa (Praça São Sebastião) e a outra metade para a Aldeota, na Praça Visconde de Pelotas (Praça dos Pinhões). A parte da Praça São Sebastião foi desmontada em 1968 e levada para a Aerolândia onde ainda se encontra, e no local foi levantado um galpão de alvenaria com telhas de amianto que já foi demolido para a construção da praça para o novo mercado de São Sebastião.
  • 1902 - Surge, em Fortaleza, o jornalzinho "A Brasa", que em maio mudou o nome para Ronda. Dizia-se “jornalzinho meio sério e meio safado”.
  • 1905 - Funda-se em Fortaleza o Clube Dramático 13 de Maio.
  • 1931 - Morre, aos 73 anos de idade, Júlio César da Fonseca Filho, abolicionista, orador, um dos fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense de Aracati onde nasceu a 10 de outubro de 1850. Existe hoje uma rua em sua homenagem no Papicu e Cocó.
  • 1937 - Funda-se, na Aldeota, o Riachuelo Atlético Clube. Em 1916 houve um Riachuelo Atlético Clube.
  • 1937 - Falecimento, em Fortaleza, aos 59 anos de idade, do professor José Francisco Jorge de Sousa, diretor da Faculdade de Direito e catedrático do Liceu do Ceará, ex-deputado estadual. Era cearense da Vila de São Francisco de Uruburetama, atual Itapajé, onde nascera a dois de junho de 1877.
  • 1939 - Morre, aos 38 anos de idade, o capitão professor Walter Pompeu de Sousa Magalhães, bacharel em Direito, membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em Fortaleza no dia primeiro de outubro de 1901.
  • 1945 - São soltos todos os presos políticos, em obediência ao Decreto-Lei 7.474, que concedia anistia . Entre os presos estava e escritor e jornalista Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho).
  • 1947 - Gravada, no Rio de Janeiro, a primeira música de autoria do compositor maranhense radicado em Fortaleza, Luís Gonzaga Assunção (Luís Assunção), na fábrica de discos Odeon, sob número 12.784-a, na interpretação do grupo de cearenses 4 Ases e 1 Curinga, a rancheira “Sá Mariquinha”, que traz como parceiro Evenor de Pontes Medeiros, membro do grupo intérprete que participou como autor por questões burocráticas de sociedade arrecadadora.
  • 1948 - Inaugura-se, no bairro Barro Vermelho hoje Antônio Bezerra, o Grupo Escolar Antônio Bezerra. Completando 73 anos. Hoje Escola de Tempo Integral Antônio Bezerra, sempre no mesmo endereço na Rua Padre Perdigão Sampaio.
  • 1948 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor João Batista Saraiva Leão.
  • 1949 - Inaugurado, às 17 horas, o Aero Praia Hotel, em prédio de três pavimentos, na esquina da Avenida Philomeno Gomes com Avenida Tenente Lisboa, vizinho à Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM.
  • 1952 - Eleição para a nova diretoria do Nacional Atlético Club - agremiação esportiva que congrega os funcionários dos Correios e Telégrafos - assim constituida: Presidente - Paulo Medeiros do Vale; Vice - Cláudio Amorim; 1º secretário - Edson Costa; 2º secretário - Juvenal Lauro; 1º tesoureiro - José de Ribamar Moraes; 2º tesoureiro - José de Anchieta; Diretor de esportes - Francisco Franco Rabelo. Comissão fiscal - Geraldo Gadelha, José Araújo Corrêa e Paulo Amorim. Diretores sociais: Marcelo Gondim, Ednardo da Silva, Jair Lima Carvalho, José Felix Brasil, Moacir Boaventura, Carlos Alberto, Edson Bezerra, José Pinheiro Cavalcante, Francisco Araújo Porto, Napoleão Barbosa Bezerra. Orador oficial - José Feitosa.
  • 1954 - Morre o ator, autor, diretor e escritor William Leão Alcântara (William Alcântara), fundador da Escola de Teatro Renato Viana. Era cearense de Fortaleza onde nascera a 12 de outubro de 1913.
  • 1967 - Morre, aos 86 anos de idade, o padre Rodolfo Ferreira da Cunha, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a 26 de setembro de 1880.
  • 1970 - Inaugurado no bairro Dias Macedo, antigo Mata Galinha, o estabelecimento de ensino primário denominado Escolas Reunidas Assis Chateaubriand.
  • 1974 - Assume a Coordenadoria Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra, com jurisdição sobre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, o coronel Edílson Moreira da Rocha, em substituição ao engenheiro-agrônomo Aírton Lopes Bezerra de Menezes, que há sete anos desempenhava aquelas funções.
  • 1976 - Encerrado, no Aero Clube do Ceará, o VIII Torneio Norte e Nordeste de Pára-quedismo. O Ceará sagra-se mais uma vez vencedor, tornando-se heptacampeão, além de um vice-campeonato. A equipe cearense é formada por Adelson Julião, Eduardo, Colares, Rochetti, Valdery e Jet Ring participa de salto coletivo de 16 pára-quedistas, representando quatro associações, duas do Ceará, uma de Pernambuco, e uma do Maranhão, além de atletas avulsos representando o Piauí.
  • 1984 - Toma posse o superintendente da Cobal, Sebastião Célio de Carvalho.
  • 1985 - O engenheiro Uirandé Augusto Borges assume a direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, com a presença do Ministro do Interior, Ronaldo Costa Couto, em substituição ao engenheiro José Osvaldo Pontes.
  • 1987 - Na Biblioteca Pública Menezes Pimentel incêndio destrói todos os exemplares dos jornais do Século XIX. O prédio já estava ao quase abandono de há muito, sendo prevista na época uma reforma que não se realizou. Os jornais que escaparam ao sinistro ficaram molhados em virtude da ação dos bombeiros e foram espalhados no pátio do porão, com pesos, para que enxugassem. À noite, o vigia do primeiro andar ouviu um barulho, chamou a polícia e esta, como não tivesse lanternas, juntou os jornais e fizeram fogo para iluminar o ambiente. Foram-se assim dezenas de anos de história.
  • 1988 - Morre, aos 62 anos de idade aproximadamente, o médico cearense de Viçosa do Ceará, Gerardo Assunção Magalhães.
  • 2009 - Falecimento do advogado e poeta Edmilson Sousa Lima, autor do livro “Sinestesia de Um Poeta Perdido no Tempo”. Nascera em Camocim, Ceará, em 22 de abril de 1915.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".