Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

 Confira o 18 de abril na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1891 - Tem novo comandante o Corpo de Segurança Pública (atual Polícia Militar do Ceará). Assume o major Quintino Aderaldo Maia, daquela corporação em substituição ao tenente-coronel do Exército José Florêncio de Carvalho.
  • 1892 - Aparece o jornal "O Besouro", em Fortaleza, saído das oficinas de "O Norte". Dizia-se “órgão prosaico”.
  • 1896 - Colocada a pedra fundamental do Mercado de Ferro, na antiga Praça Carolina, quadrilátero rodeado pelas hoje Rua General Bezerril, Rua São Paulo, Rua Floriano Peixoto e Travessa Crato.
  • 1897 - Inaugurado, na então Praça Carolina depois Praça José de Alencar (hoje Palácio do Comércio, Praça Waldemar Falcão, Banco do Brasil e Correios), o Mercado de Ferro. A Praça Carolina já foi Praça José de Alencar e Praça Capistrano de Abreu. O Mercado de Ferro foi construído com dinheiro conseguido através dos bilhetes de crédito conhecidos como borós. Era a administração do intendente (prefeito) Guilherme César da Rocha e do presidente (governador) comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli. O Mercado de Ferro era destinado à venda de carne verde (fresca), e de verdura, sendo a obra contratada com o mestre Álvaro Teixeira de Sousa Mendes (Álvaro Mendes), que utilizou nas calçadas granito cearense. Sua estrutura metálica foi fabricada na França por Guillot Pelletier, de Orleans, obedecendo a projeto de Lefevre. O Mercado de Ferro foi desmontado em 1937 sendo dividido em duas partes indo uma para a Praça Paula Pessoa (Praça São Sebastião) e a outra metade para a Aldeota, na Praça Visconde de Pelotas (Praça dos Pinhões). A parte da Praça São Sebastião foi desmontada em 1968 e levada para a Aerolândia onde ainda se encontra, e no local foi levantado um galpão de alvenaria com telhas de amianto que já foi demolido para a construção da praça para o novo mercado de São Sebastião.
  • 1902 - Surge, em Fortaleza, o jornalzinho "A Brasa", que em maio mudou o nome para Ronda. Dizia-se “jornalzinho meio sério e meio safado”.
  • 1905 - Funda-se em Fortaleza o Clube Dramático 13 de Maio.
  • 1931 - Morre, aos 73 anos de idade, Júlio César da Fonseca Filho, abolicionista, orador, um dos fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense de Aracati onde nasceu a 10 de outubro de 1850. Existe hoje uma rua em sua homenagem no Papicu e Cocó.
  • 1937 - Funda-se, na Aldeota, o Riachuelo Atlético Clube. Em 1916 houve um Riachuelo Atlético Clube.
  • 1937 - Falecimento, em Fortaleza, aos 59 anos de idade, do professor José Francisco Jorge de Sousa, diretor da Faculdade de Direito e catedrático do Liceu do Ceará, ex-deputado estadual. Era cearense da Vila de São Francisco de Uruburetama, atual Itapajé, onde nascera a dois de junho de 1877.
  • 1939 - Morre, aos 38 anos de idade, o capitão professor Walter Pompeu de Sousa Magalhães, bacharel em Direito, membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em Fortaleza no dia primeiro de outubro de 1901.
  • 1945 - São soltos todos os presos políticos, em obediência ao Decreto-Lei 7.474, que concedia anistia . Entre os presos estava e escritor e jornalista Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho).
  • 1947 - Gravada, no Rio de Janeiro, a primeira música de autoria do compositor maranhense radicado em Fortaleza, Luís Gonzaga Assunção (Luís Assunção), na fábrica de discos Odeon, sob número 12.784-a, na interpretação do grupo de cearenses 4 Ases e 1 Curinga, a rancheira “Sá Mariquinha”, que traz como parceiro Evenor de Pontes Medeiros, membro do grupo intérprete que participou como autor por questões burocráticas de sociedade arrecadadora.
  • 1948 - Inaugura-se, no bairro Barro Vermelho hoje Antônio Bezerra, o Grupo Escolar Antônio Bezerra. Completando 73 anos. Hoje Escola de Tempo Integral Antônio Bezerra, sempre no mesmo endereço na Rua Padre Perdigão Sampaio.
  • 1948 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor João Batista Saraiva Leão.
  • 1949 - Inaugurado, às 17 horas, o Aero Praia Hotel, em prédio de três pavimentos, na esquina da Avenida Philomeno Gomes com Avenida Tenente Lisboa, vizinho à Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM.
  • 1952 - Eleição para a nova diretoria do Nacional Atlético Club - agremiação esportiva que congrega os funcionários dos Correios e Telégrafos - assim constituida: Presidente - Paulo Medeiros do Vale; Vice - Cláudio Amorim; 1º secretário - Edson Costa; 2º secretário - Juvenal Lauro; 1º tesoureiro - José de Ribamar Moraes; 2º tesoureiro - José de Anchieta; Diretor de esportes - Francisco Franco Rabelo. Comissão fiscal - Geraldo Gadelha, José Araújo Corrêa e Paulo Amorim. Diretores sociais: Marcelo Gondim, Ednardo da Silva, Jair Lima Carvalho, José Felix Brasil, Moacir Boaventura, Carlos Alberto, Edson Bezerra, José Pinheiro Cavalcante, Francisco Araújo Porto, Napoleão Barbosa Bezerra. Orador oficial - José Feitosa.
  • 1954 - Morre o ator, autor, diretor e escritor William Leão Alcântara (William Alcântara), fundador da Escola de Teatro Renato Viana. Era cearense de Fortaleza onde nascera a 12 de outubro de 1913.
  • 1967 - Morre, aos 86 anos de idade, o padre Rodolfo Ferreira da Cunha, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a 26 de setembro de 1880.
  • 1970 - Inaugurado no bairro Dias Macedo, antigo Mata Galinha, o estabelecimento de ensino primário denominado Escolas Reunidas Assis Chateaubriand.
  • 1974 - Assume a Coordenadoria Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra, com jurisdição sobre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, o coronel Edílson Moreira da Rocha, em substituição ao engenheiro-agrônomo Aírton Lopes Bezerra de Menezes, que há sete anos desempenhava aquelas funções.
  • 1976 - Encerrado, no Aero Clube do Ceará, o VIII Torneio Norte e Nordeste de Pára-quedismo. O Ceará sagra-se mais uma vez vencedor, tornando-se heptacampeão, além de um vice-campeonato. A equipe cearense é formada por Adelson Julião, Eduardo, Colares, Rochetti, Valdery e Jet Ring participa de salto coletivo de 16 pára-quedistas, representando quatro associações, duas do Ceará, uma de Pernambuco, e uma do Maranhão, além de atletas avulsos representando o Piauí.
  • 1984 - Toma posse o superintendente da Cobal, Sebastião Célio de Carvalho.
  • 1985 - O engenheiro Uirandé Augusto Borges assume a direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, com a presença do Ministro do Interior, Ronaldo Costa Couto, em substituição ao engenheiro José Osvaldo Pontes.
  • 1987 - Na Biblioteca Pública Menezes Pimentel incêndio destrói todos os exemplares dos jornais do Século XIX. O prédio já estava ao quase abandono de há muito, sendo prevista na época uma reforma que não se realizou. Os jornais que escaparam ao sinistro ficaram molhados em virtude da ação dos bombeiros e foram espalhados no pátio do porão, com pesos, para que enxugassem. À noite, o vigia do primeiro andar ouviu um barulho, chamou a polícia e esta, como não tivesse lanternas, juntou os jornais e fizeram fogo para iluminar o ambiente. Foram-se assim dezenas de anos de história.
  • 1988 - Morre, aos 62 anos de idade aproximadamente, o médico cearense de Viçosa do Ceará, Gerardo Assunção Magalhães.
  • 2009 - Falecimento do advogado e poeta Edmilson Sousa Lima, autor do livro “Sinestesia de Um Poeta Perdido no Tempo”. Nascera em Camocim, Ceará, em 22 de abril de 1915.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest