Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

 Confira o 18 de abril na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1891 - Tem novo comandante o Corpo de Segurança Pública (atual Polícia Militar do Ceará). Assume o major Quintino Aderaldo Maia, daquela corporação em substituição ao tenente-coronel do Exército José Florêncio de Carvalho.
  • 1892 - Aparece o jornal "O Besouro", em Fortaleza, saído das oficinas de "O Norte". Dizia-se “órgão prosaico”.
  • 1896 - Colocada a pedra fundamental do Mercado de Ferro, na antiga Praça Carolina, quadrilátero rodeado pelas hoje Rua General Bezerril, Rua São Paulo, Rua Floriano Peixoto e Travessa Crato.
  • 1897 - Inaugurado, na então Praça Carolina depois Praça José de Alencar (hoje Palácio do Comércio, Praça Waldemar Falcão, Banco do Brasil e Correios), o Mercado de Ferro. A Praça Carolina já foi Praça José de Alencar e Praça Capistrano de Abreu. O Mercado de Ferro foi construído com dinheiro conseguido através dos bilhetes de crédito conhecidos como borós. Era a administração do intendente (prefeito) Guilherme César da Rocha e do presidente (governador) comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli. O Mercado de Ferro era destinado à venda de carne verde (fresca), e de verdura, sendo a obra contratada com o mestre Álvaro Teixeira de Sousa Mendes (Álvaro Mendes), que utilizou nas calçadas granito cearense. Sua estrutura metálica foi fabricada na França por Guillot Pelletier, de Orleans, obedecendo a projeto de Lefevre. O Mercado de Ferro foi desmontado em 1937 sendo dividido em duas partes indo uma para a Praça Paula Pessoa (Praça São Sebastião) e a outra metade para a Aldeota, na Praça Visconde de Pelotas (Praça dos Pinhões). A parte da Praça São Sebastião foi desmontada em 1968 e levada para a Aerolândia onde ainda se encontra, e no local foi levantado um galpão de alvenaria com telhas de amianto que já foi demolido para a construção da praça para o novo mercado de São Sebastião.
  • 1902 - Surge, em Fortaleza, o jornalzinho "A Brasa", que em maio mudou o nome para Ronda. Dizia-se “jornalzinho meio sério e meio safado”.
  • 1905 - Funda-se em Fortaleza o Clube Dramático 13 de Maio.
  • 1931 - Morre, aos 73 anos de idade, Júlio César da Fonseca Filho, abolicionista, orador, um dos fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense de Aracati onde nasceu a 10 de outubro de 1850. Existe hoje uma rua em sua homenagem no Papicu e Cocó.
  • 1937 - Funda-se, na Aldeota, o Riachuelo Atlético Clube. Em 1916 houve um Riachuelo Atlético Clube.
  • 1937 - Falecimento, em Fortaleza, aos 59 anos de idade, do professor José Francisco Jorge de Sousa, diretor da Faculdade de Direito e catedrático do Liceu do Ceará, ex-deputado estadual. Era cearense da Vila de São Francisco de Uruburetama, atual Itapajé, onde nascera a dois de junho de 1877.
  • 1939 - Morre, aos 38 anos de idade, o capitão professor Walter Pompeu de Sousa Magalhães, bacharel em Direito, membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Nascera em Fortaleza no dia primeiro de outubro de 1901.
  • 1945 - São soltos todos os presos políticos, em obediência ao Decreto-Lei 7.474, que concedia anistia . Entre os presos estava e escritor e jornalista Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho).
  • 1947 - Gravada, no Rio de Janeiro, a primeira música de autoria do compositor maranhense radicado em Fortaleza, Luís Gonzaga Assunção (Luís Assunção), na fábrica de discos Odeon, sob número 12.784-a, na interpretação do grupo de cearenses 4 Ases e 1 Curinga, a rancheira “Sá Mariquinha”, que traz como parceiro Evenor de Pontes Medeiros, membro do grupo intérprete que participou como autor por questões burocráticas de sociedade arrecadadora.
  • 1948 - Inaugura-se, no bairro Barro Vermelho hoje Antônio Bezerra, o Grupo Escolar Antônio Bezerra. Completando 73 anos. Hoje Escola de Tempo Integral Antônio Bezerra, sempre no mesmo endereço na Rua Padre Perdigão Sampaio.
  • 1948 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor João Batista Saraiva Leão.
  • 1949 - Inaugurado, às 17 horas, o Aero Praia Hotel, em prédio de três pavimentos, na esquina da Avenida Philomeno Gomes com Avenida Tenente Lisboa, vizinho à Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM.
  • 1952 - Eleição para a nova diretoria do Nacional Atlético Club - agremiação esportiva que congrega os funcionários dos Correios e Telégrafos - assim constituida: Presidente - Paulo Medeiros do Vale; Vice - Cláudio Amorim; 1º secretário - Edson Costa; 2º secretário - Juvenal Lauro; 1º tesoureiro - José de Ribamar Moraes; 2º tesoureiro - José de Anchieta; Diretor de esportes - Francisco Franco Rabelo. Comissão fiscal - Geraldo Gadelha, José Araújo Corrêa e Paulo Amorim. Diretores sociais: Marcelo Gondim, Ednardo da Silva, Jair Lima Carvalho, José Felix Brasil, Moacir Boaventura, Carlos Alberto, Edson Bezerra, José Pinheiro Cavalcante, Francisco Araújo Porto, Napoleão Barbosa Bezerra. Orador oficial - José Feitosa.
  • 1954 - Morre o ator, autor, diretor e escritor William Leão Alcântara (William Alcântara), fundador da Escola de Teatro Renato Viana. Era cearense de Fortaleza onde nascera a 12 de outubro de 1913.
  • 1967 - Morre, aos 86 anos de idade, o padre Rodolfo Ferreira da Cunha, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a 26 de setembro de 1880.
  • 1970 - Inaugurado no bairro Dias Macedo, antigo Mata Galinha, o estabelecimento de ensino primário denominado Escolas Reunidas Assis Chateaubriand.
  • 1974 - Assume a Coordenadoria Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Incra, com jurisdição sobre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, o coronel Edílson Moreira da Rocha, em substituição ao engenheiro-agrônomo Aírton Lopes Bezerra de Menezes, que há sete anos desempenhava aquelas funções.
  • 1976 - Encerrado, no Aero Clube do Ceará, o VIII Torneio Norte e Nordeste de Pára-quedismo. O Ceará sagra-se mais uma vez vencedor, tornando-se heptacampeão, além de um vice-campeonato. A equipe cearense é formada por Adelson Julião, Eduardo, Colares, Rochetti, Valdery e Jet Ring participa de salto coletivo de 16 pára-quedistas, representando quatro associações, duas do Ceará, uma de Pernambuco, e uma do Maranhão, além de atletas avulsos representando o Piauí.
  • 1984 - Toma posse o superintendente da Cobal, Sebastião Célio de Carvalho.
  • 1985 - O engenheiro Uirandé Augusto Borges assume a direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, com a presença do Ministro do Interior, Ronaldo Costa Couto, em substituição ao engenheiro José Osvaldo Pontes.
  • 1987 - Na Biblioteca Pública Menezes Pimentel incêndio destrói todos os exemplares dos jornais do Século XIX. O prédio já estava ao quase abandono de há muito, sendo prevista na época uma reforma que não se realizou. Os jornais que escaparam ao sinistro ficaram molhados em virtude da ação dos bombeiros e foram espalhados no pátio do porão, com pesos, para que enxugassem. À noite, o vigia do primeiro andar ouviu um barulho, chamou a polícia e esta, como não tivesse lanternas, juntou os jornais e fizeram fogo para iluminar o ambiente. Foram-se assim dezenas de anos de história.
  • 1988 - Morre, aos 62 anos de idade aproximadamente, o médico cearense de Viçosa do Ceará, Gerardo Assunção Magalhães.
  • 2009 - Falecimento do advogado e poeta Edmilson Sousa Lima, autor do livro “Sinestesia de Um Poeta Perdido no Tempo”. Nascera em Camocim, Ceará, em 22 de abril de 1915.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...