Pular para o conteúdo principal

Futricas Fortalezenses

Fortaleza aniversaria. Neste dia 13 de abril, a capital cearense, cidade ensolarada e banhada pelo mar, completa 295 anos de história.

Para comemorar, O Povo+ publica uma série de reportagens com narrativas sobre a Cidade, histórias de moradores que refletem sobre suas trajetórias, fatos históricos e perspectivas. A edição do material no OP+ é feita pelas jornalistas Fátima Sudário e Regina Ribeiro.

Inventário amoroso de Fortaleza - Na reportagem da jornalista Catalina Leite, com ilustrações emocionantes também feitas pela repórter, seis moradores contam sobre suas histórias e os espaços dos quais sentem falta durante o último ano de pandemia de coronavírus. Acesse em: https://is.gd/g54iv5

VÍDEO/Fortaleza 295 anos: vivências e memórias de uma cidade em mutação - Com produção do Núcleo de Imagem do O Povo, o vídeo apresenta relatos de uma cidade em transformação – do Centro da Cidade à Beira Mar. Bailarina e artivista que viveu sua história no Theatro José de Alencar, Silvia Moura viu sua praça deixar de ser terminal de ônibus e ganhar novas árvores. Fátima Miranda, moradora do José Walter, viu o filho se tornar professor de natação no lugar onde aprendeu a nadar. Já perto do mar, Diêgo de Paula encara a memória da sua família como motor para reencontrar as histórias de pessoas que habitaram, e vivem, o litoral de Fortaleza. Acesse em: https://is.gd/L7jyM2

LIVE – Fortaleza 295 anos: Uma Cidade em transformação - Mesmo atravessando uma pandemia que já dura um ano, a Cidade, aos poucos, se transforma e desperta saudades em seus habitantes. O arquiteto e compositor Fausto Nilo; a escritora e fotógrafa Tércia Montenegro, e a repórter do Vida&Arte, Bruna Forte, conversam esquadrinhando afetos e memórias, num inventário amoroso da Cidade, com mediação da jornalista Regina Ribeiro.

Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=Epgyhz2mc2M

Os Dragões do Ceará - Em 2021 completam-se 140 anos do movimento de jangadeiros que encerraram o tráfico negreiro no Ceará e começaram a encerrar a escravidão na província e no Brasil. O Povo vasculha as histórias dessa história, inclusive as que ficaram quase esquecidas. Com texto do jornalista Demitri Túlio e traço do artista visual Carlus Campos.

  • Episódio 1 – Napoleão, o outro Dragão da liberdade
  • Episódio 2 – Napoleão, Tia Simôa e outros dragões do mar
  • Acesse em: https://is.gd/2JvXEq

Corcundas x liberais: a disputa política no Ceará na queda de dom Pedro I há 190 anos Na reportagem, o jornalista Érico Firmo conta um dos mais instáveis momentos da história brasileira, que começa em aete de abril de 1831. O imperador dom Pedro I deixou o trono e iniciou nove anos de governos de regentes. No Ceará, a notícia demorou mais de um mês para chegar. Ao ser recebida, houve festa, reviravolta política e levaria a guerra civil. Acesse em: https://is.gd/FkeIOy

Curso “Breve História Política de Fortaleza (1985-2020)” - No Curso “Breve História Política de Fortaleza (1985-2020)”, os últimos 35 anos da política contemporânea da capital cearense são apresentados e analisados em seis vídeos pelo jornalista Érico Firmo e pelo cientista político e professor Cleyton Monte.

Em seis capítulos publicados em vídeo, destacam-se os principais fatos que mudaram os rumos da história política de Fortaleza e que, inseridos num processo histórico, reverberam remodelando a paisagem fortalezense e alterando os rumos políticos e sociais da cidade. 

  • Capítulo 1: Maria, a redemocratização e a surpresa nas eleições de 1985
  • Capítulo 2: Começa a parceria entre os Ferreira Gomes e Tasso Jereissati
  • Capítulo 3: A Era Juraci Magalhães, 15 anos no poder
  • Capítulo 4: Cambraia, o poste eleito. E, de novo, Juraci
  • Capítulo 5: Luizianne Lins e a Fortaleza Bela
  • Capítulo 6: A eleição e o legado de Roberto Cláudio.
  • Acesse em: https://is.gd/mYoxOQ

Conheça O Povo Mais - O OP+ (mais.opovo.com.br) é uma plataforma multistreaming de jornalismo, cultura e educação lançada em 13 de maio de 2020. Com ela, O Povo conquistou o primeiro lugar na 6ª edição do Prêmio Latam Wan-Ifra Digital Media Awards, uma das mais importantes premiações do jornalismo digital da América Latina e com projeção mundial. O reconhecimento veio na categoria “Best Paid Content Strategy” (melhor estratégia em conteúdo pago).

Primeira plataforma multistreaming de jornalismo e cultura da América Latina, O Povo+ oferece conteúdo jornalístico, colunistas exclusivos, séries, documentários, cursos, livros digitais, debates on-line, programas ao vivo, podcasts e muito mais.

Como acessar: Para acessar a plataforma, basta entrar em mais.opovo.com.br. Se já é assinante do O Povo, use os mesmos dados de e-mail e senha que já usava para entrar na área exclusiva. Quem não tem cadastro deve criar um login.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.