Pular para o conteúdo principal

Jogos Indígenas do Ceará ganham destaque na Internet

O vídeo e a publicação digital “Jogos Indígenas do Ceará” são peças básicas de comunicação e difusão com conteúdos produzidos no âmbito do Festival Alberto Nepomuceno–FAN. 

As publicações são pensadas como uma iniciação aos povos indígenas do Ceará a partir da prática dos jogos realizados em cada etnia e com todas elas reunidas no encontro estadual. O vídeo está disponível no Instagram @soufanfestival e a publicação pode ser solicitada diretamente para a produção do FAN.

A documentação fotográfica é de Iago Soares, que há anos vem se dedicando ao registro de povos indígenas, principalmente junto aos povos Tapeba, em Caucaia, e Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca (foto Iago Soares). Inclui ainda fotos de Cris Queiroz, da direção do FAN. 

Com entrevistas e pesquisa feitas pelo historiador João Paulo Vieira, a ideia básica era produzir conteúdo que pudesse ser usado em escolas, salas de aula, bibliotecas e outros caminhos de educação.

- Vídeo e publicação digital são como um convite para conhecer saberes e fazeres dos povos indígenas do Ceará, uma iniciação”, resume a jornalista Izabel Gurgel, colaboradora do Festival. 

O vídeo e a publicação digital reúnem dados sobre as modalidades praticadas, os materiais da natureza utilizados na confecção dos objetos usados nos jogos, as práticas individuais e coletivas, a participação de mulheres e homens. Os jogos são modos de afirmar a vida coletiva, transmitir saberes, construir memórias, celebrar a ancestralidade, fortalecer laços em comum e confraternizar.

Realizado pelo Festival Alberto Nepomuceno, através da Vagalume Produção Cultural e Comunicação, com apoio institucional da Cardume-Associação Comunitária Cultural Ambiental e Social Praia das Pedrinhas, o projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, via Secretaria da Cultura de Fortaleza-SecultFor.

Os Jogos Indígenas do Ceará como confraternização entre os povos - O vídeo e a publicação digital “Jogos indígenas no Ceará” abordam as atividades realizadas entre os povos que vivem em municípios de Norte a Sul do Estado: 

  1. Anacé.
  2. Gavião.
  3. Jenipapo-Kanindé.
  4. Kalabaça.
  5. Kanindé.
  6. Karão-Jaguaribaras.
  7. Kariri.
  8. Pitaguary.
  9. Potiguara.
  10. Tabajara.
  11. Tapeba.
  12. Tapuya-Kariri.
  13. Tremembé.
  14. Tubiba-Tapuia.
  15. Tupinambá.
 Vivem em comunidades nos municípios de:
  1. Acaraú.
  2. Aquiraz.
  3. Aratuba.
  4. Boa Viagem.
  5. Canindé.
  6. Caucaia.
  7. Crateús.
  8. Crato.
  9. Maracanaú.
  10. Monsenhor Tabosa.
  11. Novo Oriente.
  12. Quiterianópolis.
  13. São Benedito.
  14. Itarema.
  15. Pacatuba.
  16. Poranga.
  17. Tamboril.

Uma vez ao ano todas as etnias jogam juntas. Por conta da pandemia em curso, a última edição estadual aconteceu em 2019. Ao longo do ano, cada povo indígena joga ao seu modo, nas escolas indígenas, nas festas locais. Cada povo tem o seu calendário de festas e rituais. 

Os Tapeba, por exemplo, realizam os jogos em outubro, quando da Festa da Carnaúba, no Terreiro Sagrado dos Pau Branco, em Caucaia. 

Já os Tremembé na Barra do Mundaú, em Itapipoca, dentre outras ocasiões, fazem os jogos na Festa do Murici e do Batiputá, que acontece sempre em janeiro.

Mulheres e homens participam dos jogos em várias modalidades:

  • Arco e Flecha.
  • Arremesso de Lança.
  • Cabo de Força.
  • Canoagem.
  • Corrida com Tora.
  • Futebol.
  • Queda de Braço.
  • Triathlon. 
Entre as crianças, acontecem também em formato de brincadeira, como a corrida de cavalinho. Desde a preparação, cada modalidade e os modos de realizá-las reafirmam o sonho e a luta comum de todos os povos indígenas do Ceará, e do Brasil: A Terra livre, terras livres e demarcadas, como inscrito na Constituição Magna de 1988.

Como bem resume Leidiane Tapeba, diretora da escola indígena na comunidade em Caucaia: 

- Existe toda uma preparação antes dos jogos. Atletas vão à mata providenciar o material a ser utilizado, como as madeiras tucum para fazer arco e flecha, o tronco da carnaúba tem que ser preparado com antecedência para fazer a maraca, retiramos da natureza a cabaça e as sementes. Na preparação, reunimos os alunos para conhecer as sementes, a importância delas e dos materiais dos jogos para nossa etnia, para os povos indígenas do Ceará”, destaca Leidiane Tapeba.

SERVIÇO

  • Jogos Indígenas do Ceará
  • Vídeo disponível no Instagram @soufanfestival
  • Solicitação da publicação digital via Whatsapp: (85) 98565.1002

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de