Pular para o conteúdo principal

Medidas para preservação do Meio Ambiente são propostas por deputados estaduais


Atentos às questões ambientais e ao papel do Poder Público na implementação de medidas de preservação do meio ambiente, parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE)  apresentaram projetos, alguns deles já aprovados, que visam reduzir os impactos da poluição ambiental e promover programas e ações políticas sustentáveis.

O tema é pauta hoje – 22 de abril - no mundo todo, quando se celebra o Dia Mundial da Terra. A data alerta para a necessidade de preservação do meio ambiente e chama atenção para as mudanças climáticas e alterações nos ecossistemas, cujos impactos incidem diretamente sobre a saúde humana e ameaçam a biodiversidade marinha e terrestre.

Entre as proposições relacionadas ao tema já aprovadas pela Casa, e que viraram lei, está a lei 17.227/2020, instituindo a campanha “Junho Ambiental” no Ceará. A iniciativa foi do deputado Elmano Freitas (PT). O objetivo é reforçar a relevância do engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente. A proposta determina que, durante o mês de junho, serão realizadas ações, campanhas, palestras, atividades diversas e debates sobre as políticas públicas e setoriais ambientais.

Outra lei em vigor, 17.329/2020, instituída a partir de um projeto de lei do deputado Nezinho Farias (PDT), institui a Semana Lixo Zero no Ceará, a ser comemorada na última semana do mês de maio, em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem.

De autoria do deputado André Fernandes (Republicanos), o projeto de lei 438/19, convertido na lei 17.338/2020, institui a Semana de Preservação às Matas Ciliares, a ser comemorada na terceira semana do mês de março. Conforme a matéria, escolas estaduais públicas poderão desenvolver programações com a realização de palestra, plantio e atividades práticas de incentivos à preservação das matas ciliares do ecossistema do Estado do Ceará.

PROJETOS DE INDICAÇÃO - Projetos de indicação aprovados na ALCE também focam nesse tema. Entre eles está o 24/20, do deputado Guilherme Landim (PDT), que dispõe sobre a instituição da Delegacia Eletrônica do Meio Ambiente, para investigar a ocorrência de crimes ambientais e infrações administrativas lesivas ao meio ambiente.

Objetivando a economia e a preservação dos recursos hídricos, o projeto 41/20, do deputado Nezinho Farias (PDT), trata da instalação de sistema de captação, armazenamento e utilização de águas pluviais nos projetos arquitetônicos de novas edificações ou reformas de prédios públicos do Ceará.

Já o projeto 172/20, também do deputado Nezinho Farias, trata sobre a exigência do Programa de Integridade com o Meio Ambiente às pessoas jurídicas que celebrarem contrato, consórcio, convênio, concessão ou termo de parceria público-privado com a administração pública direta, indireta e fundacional do Estado do Ceará. A matéria tem como um de seus objetivos a garantia da execução dos contratos em conformidade com a legislação ambiental.

Com o intuito de estimular o uso da energia alternativa no Estado do Ceará como forma de sustentabilidade ambiental e economia financeira, o projeto de indicação 394/19, do deputado Oriel Nunes Filho (PDT), sugere ao Governo do Estado o aproveitamento da energia solar para prédios públicos no Ceará.

O projeto 01/20, do deputado Leonardo Araújo (MDB), propõe a inclusão de lixeiras sustentáveis nas praias cearenses como medida de política ambiental.

Tendo em vista a preservação das zonas litorâneas, rios, açudes, lagoas e mangues do estado, o projeto 154/19, do deputado Agenor Neto (MDB), cria o Programa de Sustentabilidade Ambiental para as zonas vulneráveis à degradação ambiental no Ceará.

De autoria do deputado Manoel Duca (PDT), o projeto 190/19 cria o “Selo Empresa Sustentável” no Ceará, certificação que identificará empresas que desenvolvam boas práticas ambientais. Todos os projetos de indicação para virarem leis, necessitam ser enviados para Casa na forma de projeto de lei pelo Governo do Estado.

EM TRAMITAÇÃO - Tem ainda vários projetos de lei em apreciação no Poder Legislativo, como o 32/19, dos deputados Renato Roseno (Psol) e Marcos Sobreira (PDT) e coautoria dos deputados Romeu Aldigueri (PDT) e Acrisio Sena (PT), que proíbe o uso de canudos de plástico – exceto os biodegradáveis e reutilizáveis – nos estabelecimentos comerciais do Ceará.

O projeto de lei 130/21, do deputado Nizo Costa (PSB), institui a Semana da Agricultura e Sustentabilidade no Ceará.

Para fins de preservação do meio ambiente e redução de custos com energia, o projeto de indicação 93/21, do deputado Oriel Nunes Filho, institui a Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar para a Agricultura no Ceará.

Enquanto a indicação 01/21, do deputado André Fernandes, institui o programa “Horta Escolar”, em escolas estaduais.

Já o projeto de indicação 02/21, do deputado Bruno Pedrosa (Progressistas), cria o projeto “Cavalo de Lata”, que visa a substituição de animais usados por carroceiros em atividades de carga por veículos sustentáveis feitos com materiais reutilizáveis.
Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".