Pular para o conteúdo principal



Medidas para preservação do Meio Ambiente são propostas por deputados estaduais


Atentos às questões ambientais e ao papel do Poder Público na implementação de medidas de preservação do meio ambiente, parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE)  apresentaram projetos, alguns deles já aprovados, que visam reduzir os impactos da poluição ambiental e promover programas e ações políticas sustentáveis.

O tema é pauta hoje – 22 de abril - no mundo todo, quando se celebra o Dia Mundial da Terra. A data alerta para a necessidade de preservação do meio ambiente e chama atenção para as mudanças climáticas e alterações nos ecossistemas, cujos impactos incidem diretamente sobre a saúde humana e ameaçam a biodiversidade marinha e terrestre.

Entre as proposições relacionadas ao tema já aprovadas pela Casa, e que viraram lei, está a lei 17.227/2020, instituindo a campanha “Junho Ambiental” no Ceará. A iniciativa foi do deputado Elmano Freitas (PT). O objetivo é reforçar a relevância do engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente. A proposta determina que, durante o mês de junho, serão realizadas ações, campanhas, palestras, atividades diversas e debates sobre as políticas públicas e setoriais ambientais.

Outra lei em vigor, 17.329/2020, instituída a partir de um projeto de lei do deputado Nezinho Farias (PDT), institui a Semana Lixo Zero no Ceará, a ser comemorada na última semana do mês de maio, em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem.

De autoria do deputado André Fernandes (Republicanos), o projeto de lei 438/19, convertido na lei 17.338/2020, institui a Semana de Preservação às Matas Ciliares, a ser comemorada na terceira semana do mês de março. Conforme a matéria, escolas estaduais públicas poderão desenvolver programações com a realização de palestra, plantio e atividades práticas de incentivos à preservação das matas ciliares do ecossistema do Estado do Ceará.

PROJETOS DE INDICAÇÃO - Projetos de indicação aprovados na ALCE também focam nesse tema. Entre eles está o 24/20, do deputado Guilherme Landim (PDT), que dispõe sobre a instituição da Delegacia Eletrônica do Meio Ambiente, para investigar a ocorrência de crimes ambientais e infrações administrativas lesivas ao meio ambiente.

Objetivando a economia e a preservação dos recursos hídricos, o projeto 41/20, do deputado Nezinho Farias (PDT), trata da instalação de sistema de captação, armazenamento e utilização de águas pluviais nos projetos arquitetônicos de novas edificações ou reformas de prédios públicos do Ceará.

Já o projeto 172/20, também do deputado Nezinho Farias, trata sobre a exigência do Programa de Integridade com o Meio Ambiente às pessoas jurídicas que celebrarem contrato, consórcio, convênio, concessão ou termo de parceria público-privado com a administração pública direta, indireta e fundacional do Estado do Ceará. A matéria tem como um de seus objetivos a garantia da execução dos contratos em conformidade com a legislação ambiental.

Com o intuito de estimular o uso da energia alternativa no Estado do Ceará como forma de sustentabilidade ambiental e economia financeira, o projeto de indicação 394/19, do deputado Oriel Nunes Filho (PDT), sugere ao Governo do Estado o aproveitamento da energia solar para prédios públicos no Ceará.

O projeto 01/20, do deputado Leonardo Araújo (MDB), propõe a inclusão de lixeiras sustentáveis nas praias cearenses como medida de política ambiental.

Tendo em vista a preservação das zonas litorâneas, rios, açudes, lagoas e mangues do estado, o projeto 154/19, do deputado Agenor Neto (MDB), cria o Programa de Sustentabilidade Ambiental para as zonas vulneráveis à degradação ambiental no Ceará.

De autoria do deputado Manoel Duca (PDT), o projeto 190/19 cria o “Selo Empresa Sustentável” no Ceará, certificação que identificará empresas que desenvolvam boas práticas ambientais. Todos os projetos de indicação para virarem leis, necessitam ser enviados para Casa na forma de projeto de lei pelo Governo do Estado.

EM TRAMITAÇÃO - Tem ainda vários projetos de lei em apreciação no Poder Legislativo, como o 32/19, dos deputados Renato Roseno (Psol) e Marcos Sobreira (PDT) e coautoria dos deputados Romeu Aldigueri (PDT) e Acrisio Sena (PT), que proíbe o uso de canudos de plástico – exceto os biodegradáveis e reutilizáveis – nos estabelecimentos comerciais do Ceará.

O projeto de lei 130/21, do deputado Nizo Costa (PSB), institui a Semana da Agricultura e Sustentabilidade no Ceará.

Para fins de preservação do meio ambiente e redução de custos com energia, o projeto de indicação 93/21, do deputado Oriel Nunes Filho, institui a Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar para a Agricultura no Ceará.

Enquanto a indicação 01/21, do deputado André Fernandes, institui o programa “Horta Escolar”, em escolas estaduais.

Já o projeto de indicação 02/21, do deputado Bruno Pedrosa (Progressistas), cria o projeto “Cavalo de Lata”, que visa a substituição de animais usados por carroceiros em atividades de carga por veículos sustentáveis feitos com materiais reutilizáveis.
Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".