Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Pública estreia 'Livros Abertos' no Dia da Educação


Neste Dia da Educação, a  Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, estreia nesta quarta-feira (28), às 16 horas, o Programa “Livros Abertos”. Com curadoria da socióloga e professora Glória Diógenes, o mote do Programa é o acontecimento, a instauração, o dar corpo e voz às palavras. O encontro acontece no Youtube da BECE.

Com o tema “Crônicas, Poemas, Saraus e Slams: A fala é um lugar”, a primeira edição contará com a participação da artista multilinguagem Stefany Mendes, da artista e musicista na Banda Parahyba & Cia. Bate Palmas, Elane Fidelis, e do poeta e arte-educador Baticum Proletário. A mediação será feita pelo poeta e editor Talles Azigon.

- Os Livros Abertos são lugares de fazer ver, de experimentar o que se diz. Palavras em gestos, danças, escritas, cânticos, versos, imagens e silêncios abrem-se à visitação. Onde você estiver sinta-se parte desse encontro entre palavras vivas”, destaca Glória Diógenes.

Cada participante dos encontros do “Livros Abertos” criará seu modo singular de se apresentar. Mais que uma mesa formal, de assuntos a discutir, o espaço de conversas do programa é um lugar de encontro, uma extensiva calçada de trocas, em que objetos, indumentárias, adereços, voz, corpo e poética compõem a cena pelos convidados.

- A BECE, ao reabrir suas portas, com sua programação on-line, faz um convite ao pensamento, e à escuta sensível e conecta-se à cidade criando ambientes catalisadores de ações artísticas e culturais. A programação dos Livros Abertos é um desses lugares de encontros e partilhas criativas onde a palavra ganha centralidade e potência na voz dos convidados”, comenta a gestora executiva da BECE, 
Suzete Nunes.



Projeto “Histórias de quem lê” - Durante a semana de terça (27) a sexta (30 de abril), a BECE realiza, diariamente, a segunda temporada do programa “Histórias de Quem Lê”. O Programa proporciona conversas com autores, professores, editores, artistas, pesquisadores, contadores de histórias e demais pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra e a literatura.

- Para bom leitor, nenhuma palavra basta. E não basta conhecer os livros, mas as histórias de cada pessoa com a descoberta da leitura também nos une,” diz a coordenadora de Ação Cultural e Educativa da BECE, 
 Fernanda Meireles.

Com início sempre às seis da noite, o fio condutor de cada conversa é a narrativa sobre a experiência transformadora da leitura, da escrita e da palavra. 

O Programa “Histórias de Quem Lê” recebeu, nesta terça-feira (27), Eliz Nathanael, escritora,contadora de histórias, mediadora de leitura e uma das criadoras e coordenadoras da biblioteca comunitária Livro Livre Riachão, em Itaitinga (CE). Eliz conversou com o sociólogo, pesquisador e poeta Rômulo Silva. 

Nesta quarta-feira (28), Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da BECE, conversa com Miguel Leocádio, professor de Língua Portuguesa na Uece, Mestre em Letras e especialista em Investigação Literária (ambos pela UFC). Atualmente, Miguel tem se dedicado a pesquisas sobre as representações das subjetividades LGBTQI+ em letras de Música Popular Brasileira do passado e do presente.



A professora, pesquisadora e coordenadora do Plebeu Gabinete de Leitura, uma colorida biblioteca comunitária, Adelaide Gonçalves, é a convidada da quinta-feira (29). Historiadora e educadora, sua paixão pelos livros e pela leitura é conhecida na cidade e reconhecida pela sua atuação junto ao MST e movimentos sociais. 

Encerrando o Programa deste mês, recebemos Nina Rizzi na sexta-feira (30). Historiadora, escritora, tradutora, pesquisadora, professora e editora, Nina promove o “Escreva Como Uma Mulher: Laboratório de Escrita Criativa com Mulheres”. A sua escrita é rica de uma poesia densa de reflexão e de um pensamento crítico voltado para a condição do ser mulher e ser negro no mundo. A mediação dos dois últimos encontros será feita por Fernanda Meireles.

Serviço
  • Programa “Livros Abertos: “Crônicas, Poemas, Saraus e Slams: A fala é um lugar”
  • Quarta (28 de abril), às quatro da tarde.
  • Convidados: Stefany Mendes, Elane Fidelis, Baticum Proletário
  • Mediação: Talles Azigon.
  • Curadoria: Glória Diógenes.
  • Youtube da BECE-
  • Programa “Histórias de Quem Lê”
  • De terça (27) a sexta (30 de abril), às seis da noite.
  • Convidados: Eliz Nathanael, Miguel Leocádio, Adelaide Gonçalves e Nina Rizzi
  • Mediação: Rômulo Silva e Fernanda Meireles
  • Instagram da BECE (@bece_bibliotecaestadualdoceara).



Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest