Pular para o conteúdo principal



Biblioteca Pública estreia 'Livros Abertos' no Dia da Educação


Neste Dia da Educação, a  Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar, estreia nesta quarta-feira (28), às 16 horas, o Programa “Livros Abertos”. Com curadoria da socióloga e professora Glória Diógenes, o mote do Programa é o acontecimento, a instauração, o dar corpo e voz às palavras. O encontro acontece no Youtube da BECE.

Com o tema “Crônicas, Poemas, Saraus e Slams: A fala é um lugar”, a primeira edição contará com a participação da artista multilinguagem Stefany Mendes, da artista e musicista na Banda Parahyba & Cia. Bate Palmas, Elane Fidelis, e do poeta e arte-educador Baticum Proletário. A mediação será feita pelo poeta e editor Talles Azigon.

- Os Livros Abertos são lugares de fazer ver, de experimentar o que se diz. Palavras em gestos, danças, escritas, cânticos, versos, imagens e silêncios abrem-se à visitação. Onde você estiver sinta-se parte desse encontro entre palavras vivas”, destaca Glória Diógenes.

Cada participante dos encontros do “Livros Abertos” criará seu modo singular de se apresentar. Mais que uma mesa formal, de assuntos a discutir, o espaço de conversas do programa é um lugar de encontro, uma extensiva calçada de trocas, em que objetos, indumentárias, adereços, voz, corpo e poética compõem a cena pelos convidados.

- A BECE, ao reabrir suas portas, com sua programação on-line, faz um convite ao pensamento, e à escuta sensível e conecta-se à cidade criando ambientes catalisadores de ações artísticas e culturais. A programação dos Livros Abertos é um desses lugares de encontros e partilhas criativas onde a palavra ganha centralidade e potência na voz dos convidados”, comenta a gestora executiva da BECE, 
Suzete Nunes.



Projeto “Histórias de quem lê” - Durante a semana de terça (27) a sexta (30 de abril), a BECE realiza, diariamente, a segunda temporada do programa “Histórias de Quem Lê”. O Programa proporciona conversas com autores, professores, editores, artistas, pesquisadores, contadores de histórias e demais pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra e a literatura.

- Para bom leitor, nenhuma palavra basta. E não basta conhecer os livros, mas as histórias de cada pessoa com a descoberta da leitura também nos une,” diz a coordenadora de Ação Cultural e Educativa da BECE, 
 Fernanda Meireles.

Com início sempre às seis da noite, o fio condutor de cada conversa é a narrativa sobre a experiência transformadora da leitura, da escrita e da palavra. 

O Programa “Histórias de Quem Lê” recebeu, nesta terça-feira (27), Eliz Nathanael, escritora,contadora de histórias, mediadora de leitura e uma das criadoras e coordenadoras da biblioteca comunitária Livro Livre Riachão, em Itaitinga (CE). Eliz conversou com o sociólogo, pesquisador e poeta Rômulo Silva. 

Nesta quarta-feira (28), Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da BECE, conversa com Miguel Leocádio, professor de Língua Portuguesa na Uece, Mestre em Letras e especialista em Investigação Literária (ambos pela UFC). Atualmente, Miguel tem se dedicado a pesquisas sobre as representações das subjetividades LGBTQI+ em letras de Música Popular Brasileira do passado e do presente.



A professora, pesquisadora e coordenadora do Plebeu Gabinete de Leitura, uma colorida biblioteca comunitária, Adelaide Gonçalves, é a convidada da quinta-feira (29). Historiadora e educadora, sua paixão pelos livros e pela leitura é conhecida na cidade e reconhecida pela sua atuação junto ao MST e movimentos sociais. 

Encerrando o Programa deste mês, recebemos Nina Rizzi na sexta-feira (30). Historiadora, escritora, tradutora, pesquisadora, professora e editora, Nina promove o “Escreva Como Uma Mulher: Laboratório de Escrita Criativa com Mulheres”. A sua escrita é rica de uma poesia densa de reflexão e de um pensamento crítico voltado para a condição do ser mulher e ser negro no mundo. A mediação dos dois últimos encontros será feita por Fernanda Meireles.

Serviço
  • Programa “Livros Abertos: “Crônicas, Poemas, Saraus e Slams: A fala é um lugar”
  • Quarta (28 de abril), às quatro da tarde.
  • Convidados: Stefany Mendes, Elane Fidelis, Baticum Proletário
  • Mediação: Talles Azigon.
  • Curadoria: Glória Diógenes.
  • Youtube da BECE-
  • Programa “Histórias de Quem Lê”
  • De terça (27) a sexta (30 de abril), às seis da noite.
  • Convidados: Eliz Nathanael, Miguel Leocádio, Adelaide Gonçalves e Nina Rizzi
  • Mediação: Rômulo Silva e Fernanda Meireles
  • Instagram da BECE (@bece_bibliotecaestadualdoceara).



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia