Pular para o conteúdo principal

Ricardo Parente encerra gestão na AECIPP

Na presidência do Conselho de Administração da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) desde 2017, após dois mandatos, Ricardo Parente (foto) encerra sua gestão nesta sexta-feira (30 de abril). 


O executivo, que atua como gerente geral de Relações Institucionais, Comunicação e Relações com Comunidade da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), foi um dos grandes responsáveis, ao lado da equipe que compõe a entidade, pelo desenvolvimento e fortalecimento da Associação junto às empresas associadas e comunidades locais, tendo executado também um importante trabalho de aproximação da AECIPP com o Governo do Ceará, prefeituras dos municípios do entorno do Complexo e gestores públicos de órgãos e secretarias do Estado.

Ao longo de duas gestões à frente da AECIPP, Ricardo Parente idealizou, articulou e liderou diversas iniciativas com foco no desenvolvimento do Complexo, das empresas associadas e da Região. Nos últimos anos, a Associação tem sido um grande agente de transformação para as comunidades locais, em especial para os moradores dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, tendo realizado ações e projetos com foco na capacitação dos profissionais da região e na geração de emprego e renda. Além disso, todo o trabalho que vem sendo realizado tem sido de fundamental importância para tornar o Complexo do Pecém uma referência positiva, nacional e internacional, colaborando com o desenvolvimento do Setor Industrial do Ceará.

- O modelo de governança que adotamos na AECIPP se baseia em três pilares principais: pessoas, processos e produtos, os 3Ps. Por essa razão, nos últimos anos, direcionamos nossas ações para a formação, capacitação e qualificação da mão de obra local. Para isso, entendemos que é fundamental trazer para a mesma mesa Poder Público, instituições privadas, academia e sociedade civil para, em conjunto, elaborar projetos para atender as carências do CIPP”, reforça Ricardo Parente.


Entre as iniciativas promovidas pela Associação voltadas para essa finalidade está o Projeto Aproximar, executado em parceria com representantes dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, do IFCE Campus Pecém, do SINE/IDT Pecém e dos membros de sindicatos e empresas associadas, que integram o Conselho Consultivo do Projeto.

Lançado em maio de 2019, o projeto nasceu com o objetivo de facilitar o acesso dos profissionais da região do Pecém às oportunidades de trabalho junto às empresas do Complexo. Por meio do Aproximar foram realizadas várias oficinas e palestras sobre Mercado de Trabalho, perfil solicitado pelas empresas, entrevista de emprego, postura profissional, Marketing pessoal e dicas para a elaboração do currículo. Além disso, foi disponibilizada uma sala de acolhimento das pessoas para auxiliar na preparação de currículos e no cadastro no site da Associação.

Outra conquista importante da gestão de Ricardo Parente foi na área de Segurança do Complexo. A Associação firmou importantes parcerias com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros, que geraram o Curso de Policiamento em Áreas Portuária e Industrial (CPAPI) e o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do CIPP. 

- Por meio do PAM, conseguimos aproximar as empresas associadas e integrar as ações das companhias na área de segurança para salvaguardar, por meio do associativismo, a proteção da vida humana e a preservação do patrimônio e do meio ambiente, uma vez que se torna mais fácil a execução de ações rápidas, eficientes e coordenadas para mitigar os eventuais problemas”, esclarece Ricardo Parente.

A Associação atua na promoção e no apoio a diversas ações voltadas para Arte e Cultura, Esportes, Palestras e Treinamentos voltados para a prevenção nas áreas de Segurança, de combate a acidentes de trabalho, além de campanhas de vacinação para os colaboradores das empresas associadas. 

Uma dessas iniciativas é o Campeonato de Futebol da AECIPP, evento promovido pela Associação em parceria com o Sesi Parangaba, em Fortaleza. O torneio conta com a participação de equipes formadas por empregados das empresas associadas que se reúnem nos fins de semana em um momento de descontração e lazer, tanto para os colaboradores quanto para suas famílias. 

- Sabemos que o Esporte é uma ferramenta que possibilita a aproximação das pessoas, por isso idealizamos esse campeonato com o intuito de possibilitar a integração entre colaboradores das empresas associadas. Foram realizadas duas edições do evento, em 2018 e 2019. No ano passado não foi possível em razão da pandemia da Covid-19”, afirma Parente.

Sobre a AECIPP - Fundada em 30 de setembro de 2015, a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) é uma entidade empresarial, sem fins lucrativos, com atuação no Complexo Industrial e Portuário do Pécem (CIPP) e Região. A associação nasceu com o objetivo de fortalecer e desenvolver, de forma sustentável, as atividades empresariais, industriais e de serviços nessa área, atendendo as demandas e os interesses das empresas associadas e atraindo cada vez mais oportunidades de negócio.

Atualmente são 31 empresas associadas, sendo 10 indústrias e 21 companhias do setor de serviços, que juntas geram mais de 50 mil empregos diretos e indiretos, com representação superior a 92% do PIB do Complexo. Ao todo, já foram investidos, aproximadamente, R$ 28,5 bilhões no CIPP, com 45% destes investimentos realizados por empresas internacionais.

A AECIPP é formada por uma equipe administrativa da Associação, um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal, uma Diretoria Plenária, além de dez fórum temáticos, criado para melhor estruturar as ações da entidade, liderados por colaboradores das empresas associadas, que se reúnem periodicamente para discutir o desenvolvimento de cada área no Complexo, bem como para pensar ações (palestras, cursos e oficinas) para os profissionais de cada setor. São eles:
  • Recursos Humanos.
  • Comunicação.
  • Logística.
  • Desenvolvimento de Fornecedores.
  • Meio Ambiente.
  • Relações Trabalhistas.
  • Responsabilidade Social.
  • Inovação.
  • Segurança Patrimonial.
  • Saúde.
  • Segurança.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".