Pular para o conteúdo principal

Seacec entrega 60 capacetes Elmo para fortalecer Saúde Municipal e Estadual

Solidariedade e amor ao próximo, sentimentos que precisam ser disseminados pelos quatro cantos do mundo. Baseado nesses preceitos positivos, o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Ceará (Seacec) encabeçou uma ação humanitária em prol dos enfermos cearenses, intitulada “Capacete Solidário”, resultando na aquisição de 60 capacetes Elmo. O material será repassado às unidades de Saúde do Ceará para fortalecer a luta contra a covid-19.

Representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) estiveram na sede do sindicato para receber, das mãos do diretor executivo do Seacec, Edson Arouche, os capacetes angariados pela ação. Vale ressaltar que o encontro reuniu um número mínimo de pessoas, respeitando as normas de distanciamento social impostas pelas autoridades competentes.

A Campanha - Os dispositivos foram adquiridos por meio de doações de empresários ligados ao segmento de Asseio e Conservação, responsáveis por empresas de médio e grande porte de Fortaleza e região metropolitana. Juntos, os associados foram responsáveis por 30 capacetes, com outras 30 unidades sendo fornecidas pelo próprio Seacec. 

Fabiano Barreira, presidente do Sindicato, fez questão de enaltecer a relevância da ação. 

- Elaboramos a campanha solidária e arrecadamos além do esperado. Quero agradecer aos amigos associados que acreditaram na ideia e fizeram dessa ação um grandioso sucesso. Muitos enfermos cearenses serão salvos da covid-19 graças à solidariedade do nosso segmento. A alegria por ajudar centenas de famílias é imensurável. O Seacec é isso: união e compromisso”.

Para Edson Arouche, o momento é de fazer um pouco mais, de ir além, de estender a mão e fazer o bem a quem tanto precisa.

- O capacete Elmo é uma obra genuinamente cearense e que está ajudando no combate ao vírus. Juntos, podemos ser a diferença na vida de centenas de pacientes, de famílias, e não há dinheiro no mundo que pague a sensação de poder fazer mais pelo próximo. Essa ação do sindicato é fruto de um pensamento coletivo pautado na solidariedade de vários empresários”, detalha Edson Arouche .

Sindipostos-CE - O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) doou cinco capacetes Elmo para dois hospitais em Baturité: Hospital Padre Quiliano e a Maternidade Dona Neusa Holanda, ambos em Baturité. A tecnologia é uma criação cearense e reduz em 60% a necessidade de internação de pacientes com covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O equipamento foi entregue pelo presidente do Sindipostos-CE, Manuel Novais, no Posto Sol Poente, localizado no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Estiveram presente:

  • Primeiro vice-presidente do Sindipostos-CE, Paulo Sérgio Pereira.
  • Segundo vice-presidente do Sindipostos-CE, Vicente Ferreira.
  • Proprietário do Posto Sol Poente, Olavo Dantas.
  • Deputado estadual Walter Cavalcante (MDB), mentor da doação.

O capacete é usado pelo paciente para facilitar a respiração por meio de um mecanismo de respiração artificial não invasivo e contribui para evitar a intubação de pacientes. Ele é usado quando o paciente tem quadro clínico leve, moderado e também serve para auxiliar em inícios de casos graves.

- Baseado em casos italianos de sucesso, o dispositivo se inspirou em máscaras de mergulho usadas para tratamento da covid-19, além de capacetes hiperbáricos, utilizados na Europa e nos Estados Unidos para doenças de descompressão”, afirma o vice-presidente Paulo Sérgio Pereira.

A produção do dispositivo se tornou possível após a união das iniciativas pública e privada, que fez com que o custo do produto se tornasse melhor do que o dos respiradores, permitindo que fosse produzido em maior quantidade no Ceará. 

- Além de não expelir gás carbônico no ambiente, o produto também tem o benefício de garantir maior segurança para os profissionais que atuam na área”, finaliza Paulo Sérgio Pereira.

Senai-CE - Em reunião, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Ceará), Paulo André Holanda, apresentou o Elmo para o diretor geral do Senai e diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi e diretores do Senai de todo o Brasil.

Foram apresentados os projetos do Elmo e da Central de Manutenção de Ventiladores Mecânicos, além de outras duas tecnologias desenvolvidas em outros Estados. Em contato com o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, o presidente da CNI, Robson Andrade, também parabenizou as ações da federação cearense, por meio do Senai Ceará.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Senai Ceará, também foi parabenizada por Lucchesi pelas ações de combate à pandemia. 

- Foram ações importantíssimas e muito inovadoras", destacou Paulo André.

- Ficamos muito felizes pelo reconhecimento público, perante todos, pelo trabalho realizado. Agradecemos a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Centro Internacional de Negócios e de todo o corporativo da Fiec", disse o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda. 

Todo o desenvolvimento, protótipos, testes de usabilidade, testes clínicos e primeiros treinamentos do Elmo foram feitos no Instituto Senai de Tecnologia (IST) e no Senai Jacarecanga. O Elmo é um mecanismo de respiração artificial não invasiva, por meio de uma cápsula de PVC e silicone com conexões, e com a grande vantagem do baixo custo, e ainda de poder ser desinfectado e reutilizado.

O capacete de respiração assistida Elmo (foto Rayane Mainara) vem salvando vidas em hospitais do Ceará, Alagoas, Goiás, Mato Grosso e Amazonas. Criado no Ceará para tratar pessoas em situação leve, moderada e em alguns casos, em estado grave da covid-19, o Elmo diminui em até 60% as necessidades de intubação e pode ser aplicado também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Acomodado ao pescoço do paciente, hermeticamente fechado por um colar macio, o Elmo permite ofertar Oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação e com total proteção aos profissionais de saúde. Dentro do capacete, se consegue zerar a taxa de CO2, o que permite uma oxigenação pura.

As ações contam com o apoio e parceria do:

  • Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa).
  • Escola de Saúde Pública (ESP).
  • Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
  • Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Universidade de Fortaleza (Unifor).
  • Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).
  • Esmaltec.

Agilidade para cuidar
- Na reunião, Paulo André Holanda apresentou  o trabalho da Central de Manutenção de Ventiladores Mecânicos. O Senai Ceará foi apontado como o Departamento Regional com maior eficiência no conserto de ventiladores mecânicos. Das 22 abertas no ano passado, apenas 10 reabriram para o conserto dos equipamentos na segunda onda que o País vive.

Com a segunda onda de infecções por coronavírus em todo o Brasil, o Ceará enfrenta lotação em hospitais e leitos de UTI em todas as regiões do estado. Para reforçar o combate à pandemia e os cuidados com pacientes internados, o presidente Ricardo Cavalcante orientou a reabertura da Central. 

- A ideia é colaborar ainda mais nessa segunda onda da covid-19 em nosso estado, empregando a força de trabalho e o conhecimento do Sistema Fiec”, disse o presidente Ricardo Cavalcante. 

São 20 pessoas trabalhando diretamente nos consertos. A Central será mantida em operação enquanto perdurar a atual situação de crise aguda da pandemia de covid-19 no Ceará. O objetivo é ganhar velocidade, rapidez e dinamismo nos consertos, utilizando técnicas de Engenharia Reversa para produção de peças que faltam, entre outros métodos, evitando a demora da importação.

Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da covid-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. Nacionalmente, os aparelhos estavam sem uso e foram restaurados graças à união de 28 instituições e empresas. A maioria dos equipamentos restaurados precisava de novas peças para voltar a operar.

Com informações e fotos das Assessorias de Imprensa do Seacec, Sindipostos-Ceará e Senai-Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".