Pular para o conteúdo principal



Seacec entrega 60 capacetes Elmo para fortalecer Saúde Municipal e Estadual

Solidariedade e amor ao próximo, sentimentos que precisam ser disseminados pelos quatro cantos do mundo. Baseado nesses preceitos positivos, o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Ceará (Seacec) encabeçou uma ação humanitária em prol dos enfermos cearenses, intitulada “Capacete Solidário”, resultando na aquisição de 60 capacetes Elmo. O material será repassado às unidades de Saúde do Ceará para fortalecer a luta contra a covid-19.

Representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) estiveram na sede do sindicato para receber, das mãos do diretor executivo do Seacec, Edson Arouche, os capacetes angariados pela ação. Vale ressaltar que o encontro reuniu um número mínimo de pessoas, respeitando as normas de distanciamento social impostas pelas autoridades competentes.

A Campanha - Os dispositivos foram adquiridos por meio de doações de empresários ligados ao segmento de Asseio e Conservação, responsáveis por empresas de médio e grande porte de Fortaleza e região metropolitana. Juntos, os associados foram responsáveis por 30 capacetes, com outras 30 unidades sendo fornecidas pelo próprio Seacec. 

Fabiano Barreira, presidente do Sindicato, fez questão de enaltecer a relevância da ação. 

- Elaboramos a campanha solidária e arrecadamos além do esperado. Quero agradecer aos amigos associados que acreditaram na ideia e fizeram dessa ação um grandioso sucesso. Muitos enfermos cearenses serão salvos da covid-19 graças à solidariedade do nosso segmento. A alegria por ajudar centenas de famílias é imensurável. O Seacec é isso: união e compromisso”.

Para Edson Arouche, o momento é de fazer um pouco mais, de ir além, de estender a mão e fazer o bem a quem tanto precisa.

- O capacete Elmo é uma obra genuinamente cearense e que está ajudando no combate ao vírus. Juntos, podemos ser a diferença na vida de centenas de pacientes, de famílias, e não há dinheiro no mundo que pague a sensação de poder fazer mais pelo próximo. Essa ação do sindicato é fruto de um pensamento coletivo pautado na solidariedade de vários empresários”, detalha Edson Arouche .

Sindipostos-CE - O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE) doou cinco capacetes Elmo para dois hospitais em Baturité: Hospital Padre Quiliano e a Maternidade Dona Neusa Holanda, ambos em Baturité. A tecnologia é uma criação cearense e reduz em 60% a necessidade de internação de pacientes com covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O equipamento foi entregue pelo presidente do Sindipostos-CE, Manuel Novais, no Posto Sol Poente, localizado no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Estiveram presente:

  • Primeiro vice-presidente do Sindipostos-CE, Paulo Sérgio Pereira.
  • Segundo vice-presidente do Sindipostos-CE, Vicente Ferreira.
  • Proprietário do Posto Sol Poente, Olavo Dantas.
  • Deputado estadual Walter Cavalcante (MDB), mentor da doação.

O capacete é usado pelo paciente para facilitar a respiração por meio de um mecanismo de respiração artificial não invasivo e contribui para evitar a intubação de pacientes. Ele é usado quando o paciente tem quadro clínico leve, moderado e também serve para auxiliar em inícios de casos graves.

- Baseado em casos italianos de sucesso, o dispositivo se inspirou em máscaras de mergulho usadas para tratamento da covid-19, além de capacetes hiperbáricos, utilizados na Europa e nos Estados Unidos para doenças de descompressão”, afirma o vice-presidente Paulo Sérgio Pereira.

A produção do dispositivo se tornou possível após a união das iniciativas pública e privada, que fez com que o custo do produto se tornasse melhor do que o dos respiradores, permitindo que fosse produzido em maior quantidade no Ceará. 

- Além de não expelir gás carbônico no ambiente, o produto também tem o benefício de garantir maior segurança para os profissionais que atuam na área”, finaliza Paulo Sérgio Pereira.

Senai-CE - Em reunião, o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Ceará), Paulo André Holanda, apresentou o Elmo para o diretor geral do Senai e diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi e diretores do Senai de todo o Brasil.

Foram apresentados os projetos do Elmo e da Central de Manutenção de Ventiladores Mecânicos, além de outras duas tecnologias desenvolvidas em outros Estados. Em contato com o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, o presidente da CNI, Robson Andrade, também parabenizou as ações da federação cearense, por meio do Senai Ceará.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Senai Ceará, também foi parabenizada por Lucchesi pelas ações de combate à pandemia. 

- Foram ações importantíssimas e muito inovadoras", destacou Paulo André.

- Ficamos muito felizes pelo reconhecimento público, perante todos, pelo trabalho realizado. Agradecemos a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Centro Internacional de Negócios e de todo o corporativo da Fiec", disse o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda. 

Todo o desenvolvimento, protótipos, testes de usabilidade, testes clínicos e primeiros treinamentos do Elmo foram feitos no Instituto Senai de Tecnologia (IST) e no Senai Jacarecanga. O Elmo é um mecanismo de respiração artificial não invasiva, por meio de uma cápsula de PVC e silicone com conexões, e com a grande vantagem do baixo custo, e ainda de poder ser desinfectado e reutilizado.

O capacete de respiração assistida Elmo (foto Rayane Mainara) vem salvando vidas em hospitais do Ceará, Alagoas, Goiás, Mato Grosso e Amazonas. Criado no Ceará para tratar pessoas em situação leve, moderada e em alguns casos, em estado grave da covid-19, o Elmo diminui em até 60% as necessidades de intubação e pode ser aplicado também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Acomodado ao pescoço do paciente, hermeticamente fechado por um colar macio, o Elmo permite ofertar Oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação e com total proteção aos profissionais de saúde. Dentro do capacete, se consegue zerar a taxa de CO2, o que permite uma oxigenação pura.

As ações contam com o apoio e parceria do:

  • Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa).
  • Escola de Saúde Pública (ESP).
  • Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
  • Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Universidade de Fortaleza (Unifor).
  • Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).
  • Esmaltec.

Agilidade para cuidar
- Na reunião, Paulo André Holanda apresentou  o trabalho da Central de Manutenção de Ventiladores Mecânicos. O Senai Ceará foi apontado como o Departamento Regional com maior eficiência no conserto de ventiladores mecânicos. Das 22 abertas no ano passado, apenas 10 reabriram para o conserto dos equipamentos na segunda onda que o País vive.

Com a segunda onda de infecções por coronavírus em todo o Brasil, o Ceará enfrenta lotação em hospitais e leitos de UTI em todas as regiões do estado. Para reforçar o combate à pandemia e os cuidados com pacientes internados, o presidente Ricardo Cavalcante orientou a reabertura da Central. 

- A ideia é colaborar ainda mais nessa segunda onda da covid-19 em nosso estado, empregando a força de trabalho e o conhecimento do Sistema Fiec”, disse o presidente Ricardo Cavalcante. 

São 20 pessoas trabalhando diretamente nos consertos. A Central será mantida em operação enquanto perdurar a atual situação de crise aguda da pandemia de covid-19 no Ceará. O objetivo é ganhar velocidade, rapidez e dinamismo nos consertos, utilizando técnicas de Engenharia Reversa para produção de peças que faltam, entre outros métodos, evitando a demora da importação.

Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da covid-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. Nacionalmente, os aparelhos estavam sem uso e foram restaurados graças à união de 28 instituições e empresas. A maioria dos equipamentos restaurados precisava de novas peças para voltar a operar.

Com informações e fotos das Assessorias de Imprensa do Seacec, Sindipostos-Ceará e Senai-Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...