Pular para o conteúdo principal

Cearense conquista prêmio internacional com projeto de doutorado sobre habitação e Covid-19

Investigar e compreender as possíveis relações entre habitação e a pandemia da Covid-19 no Brasil.

Esse é objetivo da pesquisa de doutorado da geógrafa cearense Sharon Dias que, em janeiro deste ano, foi premiada pela International Development Research Center (IDRC).

Com a premiação, a pesquisa entrou na fase de coleta de dados e tem o apoio de diversas instituições cearenses, dentre elas a Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Moradora de Maracanaú, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e egressa da Rede Pública Estadual de Ensino, Sharon cursou graduação e mestrado na Uece.

Em 2018, a pesquisadora iniciou o projeto de doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, em cotutela com a University of Victoria, no Canadá – País onde reside atualmente.


A Pesquisa - Ao levar para o doutorado no exterior questionamentos que também falam sobre sua própria trajetória, Sharon abriu possibilidades para olhar a realidade de milhões de brasileiros e, a partir disso, contribuir para a elaboração de políticas públicas eficazes. 

- A principal questão do projeto antes da Pandemia era: quais são os desafios ou como está o cotidiano dessas famílias vivendo ou não em situação de precariedade habitacional ou vivendo em grande conjuntos de habitação de interesse social; quais lições nós podemos aprender a partir dos cotidianos dessas famílias para desenvolver novas políticas públicas e projetos que atendam suas necessidades; quais possíveis sugestões podemos deixar como legado para o desenvolvimento de novas políticas urbanas e habitacionais”, lembra.



Até 2020, o projeto de pesquisa em desenvolvimento não incluía questões sobre os impactos de uma pandemia. “Habitação se coloca como vital para proteção contra o momento pandêmico. Então, o foco do projeto foi reformulado para tentar compreender o cotidiano, desafios e problemas vivenciados por famílias em situação de inadequação habitacional e em grandes conjuntos habitacionais no contexto da pandemia da Covid-19”.

A pesquisadora explica que o foco territorial da pesquisa também precisou ser alterado. “O recorte era Fortaleza e região metropolitana. Especificamente Fortaleza, Capital, e Maracanaú, que é onde eu cresci, num conjunto habitacional também. Então, o foco territorial do projeto antes da pandemia seriam essas duas cidades. Com a chegada da pandemia e, também, com o aporte de mais recursos e, até mesmo, mudando para fazer grande parte da pesquisa online, nós conseguimos ampliar o território para olhar, especificamente, para o Estado do Ceará, focando em Fortaleza e toda região metropolitana, mas, também, dialogando e adicionando dados de todo o Nordeste”, detalha.

Assim, a pesquisa, intitulada Insegurança à moradia e direitos à moradia de minorias em tempos de financeirização e Covid-19: Lições de comunidades pobres do Nordeste do Brasil, pretende auxiliar no avanço do conhecimento na área de estudos urbanos, política habitacional, desenvolvimento habitacional, governança inclusiva e saúde pública.
Fortalecimento e parceria

Sharon diz que conquistar a premiação internacional foi fundamental para fortalecer a pesquisa, pois o recurso financeiro permitiu que a coleta de dados qualitativos e quantitativos pudesse ser feita de forma mais colaborativa, participativa e segura, com equipe, softwares, site e serviço de hospedagem. “Eu passei de ser uma pesquisadora com uma bolsa individual que faria o trabalho de campo de forma individual, e teria condições humanas de pesquisa de chegar num determinado público menor, para que eu tivesse acesso a mais tecnologias e uma equipe de assistentes de pesquisa, para que a gente possa chegar naquelas pessoas que têm menos acesso à tecnologia”.

Sobre o apoio das instituições, ela afirma que tem sido muito importante para a atual fase. “Eu brinco que meu laboratório é a rua, mas a população não é objeto que eu possa simplesmente chegar e coletar seu dado. Então, essa parceria institucional nos fortalece no sentido de promover a pesquisa, de nós termos um grupo de pesquisadores e professores que me apoiam. A gente troca muita informação conjuntamente, apoiando outros estudantes também. Essa é a primeira parceria com a Uece”.

Com o recurso do prêmio, também foi possível fechar parceria com o projeto Ser Ponte Fortaleza, possibilitando bolsas de pesquisa para seis agentes comunitários colaborarem na coleta de dados. Os agentes, nomeados por Sharon como pesquisadores comunitários, levam o questionário online para as pessoas que vivem em comunidades de difícil acesso no contexto pandêmico. “Com o Projeto Ser Ponte Fortaleza, que nasceu da iniciativa baseada na solidariedade de levar renda e alimentação para mulheres chefes de família, que ficam muito invisíveis na periferia urbana de Fortaleza, conseguimos patrocinar materiais de proteção individual para os agentes territoriais do projeto, como máscara e álcool em gel”, ressalta.

Sharon destaca o valor do saber e vivência que os pesquisadores comunitários possuem. “São pessoas com extremo saber sobre suas comunidades, sobre a realidade social, urbana e populacional, mas estão fora da universidade. O que não significa que eles não possam vir a ser bolsistas e parceiros dos pesquisadores”, reconhece.



Sharon em reunião virtual com os pesquisadores comunitários
Participe

O questionário da pesquisa Habitação & Covid-19 No Brasil pode ser acessado no site habitacaocovidbrasil.com

Para participar é necessário ter idade de pelo menos 19 anos e residir no Brasil.


Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Morre B.J. Thomas

Morreu neste sábado (29 de maio) aos 78 anos, em Arlington, no Texas, o cantor norte-americano B.J Thomas. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Thomas interpretou sucessos memoráveis como Rock'n Roll Lallaby, trilha sonora da novela Selva de Pedra, da Rede Globo de Televisão em 1972 e 1986. Grande sucesso dele também Raindrops Kelle Falling on my Head:

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Morre B.J. Thomas

Morreu neste sábado (29 de maio) aos 78 anos, em Arlington, no Texas, o cantor norte-americano B.J Thomas. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Thomas interpretou sucessos memoráveis como Rock'n Roll Lallaby, trilha sonora da novela Selva de Pedra, da Rede Globo de Televisão em 1972 e 1986. Grande sucesso dele também Raindrops Kelle Falling on my Head: