Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Por que pagamos tributos? Tributos e impostos são a mesma coisa? Eu preciso mesmo pedir a nota fiscal? E para onde vai tudo o que é pago? Ao saber dessas respostas, o cidadão exercita a participação social no processo de aplicar e fiscalizar os recursos públicos. É por meio da educação fiscal que a cidadania é também praticada. 

Para debater esses e outros assuntos referentes ao empoderamento do cidadão, O POVO dá sequência à segunda parte do projeto “Cidadania e Solidariedade Fiscal”. Com seminário virtual, matérias e documentários publicados em site específico e conteúdos especiais veiculados no jornal, O POVO abordará a relevância de educar para a cidadania fiscal. O material será publicado durante o mês de maio, aproveitando o Dia Estadual da Educação Fiscal, celebrado no próximo dia 25.

 

Com o tema “Cidadania e Solidariedade Fiscal: Qual é o valor da sua cidadania?”, o seminário virtual, no dia 28 de maio, será composto por dois painéis, que começarão às 9 horas.

 

No primeiro painel, “Os desafios da administração fiscal dialógica” serão discutidos por André Dias e Camily Cruz. O segundo será sobre “O papel do direito financeiro como indutor da cidadania Fiscal”, com os palestrantes Heleno Taveira Torres e Denise Lucena Cavalcante. A jornalista Maísa Vasconcelos será a mediadora.

A abertura do seminário será feita pelo presidente executivo do Grupo de Comunicação O POVO, João Dummar Neto, e pela secretária da Fazenda do Estado, Fernanda Pacobahyba.

 

A inscrição no evento, que terá três horas de duração, dará direito a um certificado digital emitido pelo O POVO. As inscrições podem ser feitas pelo link: especiais.opovo.com.br/cidadaniafiscal

O público-alvo é formado por secretários de Finanças municipais e suas equipes técnicas, prefeitos, estudiosos sobre tributação, juristas e financistas, além do público em geral interessado pelo tema. 

Projeto - A Educação Fiscal será o foco também de mais conteúdos a serem publicados no O POVO. Uma série com cinco webdocs, desenvolvidos especialmente para as redes sociais, além de cinco matérias no portal e cinco programas de TV abordarão o valor da nota fiscal, os benefícios da formalização do seu negócio e a cidadania fiscal como propósito educacional.

 

O material será veiculado entre 17 e 28 de maio. Todo o conteúdo estará disponível no site especial do projeto.

 

O projeto “Cidadania e Solidariedade Fiscal: Qual é o valor da sua cidadania?” tem a coordenação geral de Valéria Xavier e apoio do Governo do Estado do Ceará.

 

SERVIÇO

Webinar “Cidadania e Solidariedade Fiscal: Qual é o valor da sua cidadania?”

Sexta (28 de maio), das 9 às 12 horas

Onde: pela plataforma Zoom e pelos perfis do O POVO no Facebook e no YouTube

Mais informações: especiais.opovo.com.br/cidadaniafiscal

Inscrições em: https://is.gd/KcwOHD

 

Programação do webinar e currículo dos participantes
Webinar Cidadania e Solidariedade Fiscal: Qual é o valor da sua cidadania?

Abertura com João Dummar Neto (O POVO) e Fernanda Pacobahyba (Sefaz)
Apresentadora e moderadora: Maísa Vasconcelos


Painel 1. Os desafios da administração fiscal dialógica

Palestrante 1: André Dias
É juiz federal em Fortaleza-CE, Doutor em Direito do Estado pela USP, Mestre em Direito pela UFC. Tem MBA em Poder Judiciário pela FGV Direito Rio. É professor titular da Uni7 (graduação e Mestrado em Direito) e de cursos de pós-graduação. É ex-procurador da Fazenda Nacional.


Palestrante 2: Camily Cruz-É procuradora-geral executiva do Contencioso Tributário do Estado do Ceará, Mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e membro titular do Conselho de Relacionamento com o Contribuinte (Condecon/CE). Exerceu o cargo de procuradora da Fazenda Nacional.

CAMILY CRUZ.jpeg


Painel 2. O papel do direito financeiro como indutor da cidadania fiscal
Palestrante 1: Heleno Taveira Torres
É professor titular de Direito Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - Livre Docente (USP), advogado e parecerista.

HELENO TORRES.jpeg


Palestrante 2: Denise Lucena Cavalcante
É professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), com Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa. É procuradora da Fazenda Nacional.

 DENISE LUCENAa.jpg


Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Morre B.J. Thomas

Morreu neste sábado (29 de maio) aos 78 anos, em Arlington, no Texas, o cantor norte-americano B.J Thomas. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Thomas interpretou sucessos memoráveis como Rock'n Roll Lallaby, trilha sonora da novela Selva de Pedra, da Rede Globo de Televisão em 1972 e 1986. Grande sucesso dele também Raindrops Kelle Falling on my Head:

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Morre B.J. Thomas

Morreu neste sábado (29 de maio) aos 78 anos, em Arlington, no Texas, o cantor norte-americano B.J Thomas. Ele lutava contra um câncer no pulmão. Thomas interpretou sucessos memoráveis como Rock'n Roll Lallaby, trilha sonora da novela Selva de Pedra, da Rede Globo de Televisão em 1972 e 1986. Grande sucesso dele também Raindrops Kelle Falling on my Head: