Pular para o conteúdo principal



Hoje é Dia Internacional do Brincar

 

Brincar é uma atividade recomendada para crianças de todas as idades. As ações realizadas  na infância são tão importantes para o desenvolvimento que o ato de brincar ganhou um dia para ser comemorado. 

O “World Play Day” é conhecido como o Dia Internacional do Brincar, nesta sexta-feira (28 de maio) reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), no Brasil e em mais de 40 países. A ideia é que pais, responsáveis e comunidade escolar promovam reflexões sobre o tema e estimulem as brincadeiras para crianças e - porque não - para os adultos também.

O brincar é uma maneira da criança expressar seus sentimentos e reconhecer o mundo a sua volta.  - A brincadeira é uma linguagem da criança, é quando ela se expressa, socializa, imagina, cria e se conecta com o mundo. O desenvolvimento é consequência dessa atividade que é própria da cultura infantil”, revela Aline Paes de Barros, diretora do Marista Escola Social Robru.

O novo normal e o novo brincar - A pandemia da covid-19 impactou diretamente as crianças. Aulas no modelo híbrido, quebra do contato direto com familiares e amigos, pais em casa em home-office foram acontecimentos que desencadearam um novo modo de brincar. “o ambiente da casa é muito diferente do que as crianças costumam ter nas escolas, portanto a nova rotina interferiu na maneira das crianças e dos adultos se relacionarem. Estando com a família em casa, as famílias podem favorecer momentos de brincadeiras em conjunto ou buscar dentro das possibilidades proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e divertido para as crianças”, reforça Aline Barros.

A participação dos adultos também proporciona a troca de experiência da cultura do brincar ao longo do tempo, e a atividade, segundo a especialista, faz bem também para os adultos. “Em alguns momentos vinculamos o brincar com brinquedos, quando na verdade os itens são mais ferramentas do processo todo, os adultos podem ter uma participação efetiva na partilha de brincadeiras antigas, por exemplo, assim como na contação de histórias do seu tempo de criança. Todas essas atividades contribuem para o desenvolvimento dos pequenos, mas também para momentos de vínculo, e desenvolvimento da criatividade e imaginação dos adultos”, afirma Aline. 

A especialista dá dicas de atividades para toda a família celebrar o Dia Internacional do Brincar:

Criar e imaginar - Brincadeiras com a imaginação são essenciais para as crianças e transformam momentos simples em divertimento. Aproveitar caixas de papelão, tecidos, sapatos, papéis de rascunho, embalagens de leite e etc. Os itens de casa podem se tornar um mundo totalmente diferente para as crianças. 

De geração em geração - Muitas brincadeiras antigas permanecem ao longo do tempo porque são passadas entre as gerações, por isso, os pais e responsáveis podem transformar esse dia ensinando as atividades mais conhecidas da sua época. “Vale aquela cantiga de roda que poucos conhecem, ou brincadeiras tradicionais que eram feitas quando criança, esse momento garante bem estar e diversão para todos os membros da família”, reforça Aline. 

Gincanas e desafios - É possível envolver toda família em um dia de brincadeiras, com um papel anotar o placar de cada atividade, transformando o dia em uma gincana, vale carregar o ovo na colher, assim como montar uma caixa desmontada, ou até um caça ao tesouro procurando itens da casa. 

Telas também podem ensinar novas brincadeiras - O excesso de telas deve ser evitado, mas é possível utilizar esse recurso com moderação de uma forma positiva. A internet proporciona conhecer e assistir tutoriais que são transformados em novas brincadeiras. Que tal criar seus próprios fantoches com tutoriais “faça você mesmo”?. 

Elementos da Natureza - Inserir no cotidiano das crianças, mesmo que em casa, elementos que remetam à natureza, pode tornar a brincadeira mais criativa e ainda inserir um pouco de vida na rotina das crianças. Plantas, sementes, pedrinhas, folhas e terra podem ofertar ótimas possibilidades de brincadeiras em conjunto. A criatividade das crianças permitirá tornar esses momentos únicos.

Marista Escolas Sociais - Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas. https://maristaescolassociais.org.br/

Adibra - A Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) celebram a 12ª edição da Semana Mundial do Brincar, que começou em 21 de maio e segue até domingo (30).

Neste ano, o evento on-line conta com o tema “Casinhas das Infâncias” e tem o objetivo de resgatar brincadeiras, cantigas, jogos lúdicos e tradições passadas entre gerações.

A ação afirma a importância das brincadeiras, criatividade e aprendizado durante a infância. A campanha é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, movimento de luta em favor dos direitos infantis. O evento é realizado anualmente durante a semana do Dia Mundial do Brincar, em 28 de maio, data reconhecida oficialmente pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).

Qualquer pessoa, escola ou organização podem fazer parte da brincadeira, e não é necessário pedir permissão, mas é possível realizar a inscrição da atividade no evento, para que ela seja incluída na programação oficial e, assim, contribuir com a mobilização em torno do brincar. O convite é aberto a todos. Para participar, basta realizar uma atividade que valorize o brincar de casinha ou as brincadeiras em casa e compartilhar nas redes sociais, marcar @sindepat e @adibra e utilizar as hashtags #smb2021 e #SemanaMundialdoBrincar. As melhores fotos serão publicadas nos Stories da Adibra e do Sindepat. Clique aqui para se inscrever na Semana Mundial do Brincar 2021.

A socialização entre as crianças foi seriamente impactada com a pandemia da Covid-19, o que provocou o isolamento social e a paralisação de parques de diversões e escolas. Com a reclusão, o jeito de brincar precisou ser reinventado e antigas brincadeiras foram resgatadas.

- Vivemos tempos difíceis e os pequenos são diretamente impactados com o isolamento e com a falta de socialização. Por isso, convém estimularmos a prática do brincar em casa, por meio de brincadeiras e de brinquedos tradicionais ou inusitados, especialmente aqueles que resgatam tradições e culturas que promovem a interação saudável da família”, explica a diretora de Educação da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), Cyntia Carneiro.

- A pandemia nos colocou na difícil situação de confinamento mas, ao mesmo tempo, ofereceu a ampliação do convívio familiar. Pais puderam ensinar aos filhos brincadeiras da infância, aprenderam com eles sobre desenhos e personagens de hoje e, todos juntos, podem contar com as brincadeiras para amenizar as limitações impostas pela pandemia”, diz a diretora-executiva do Sindepat, Carolina Negri.

Sobre a Adibra - A Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil foi criada em 1989 e reúne mais de 100 empresas filiadas, que representam 450 empreendimentos, entre parques aquáticos, temáticos, itinerantes, de trampolim, aquários, atrações turísticas, Centros de Entretenimento Familiar (FECs), jogos eletrônicos, buffets infantis e fornecedores do setor.

A missão da Adibra é promover a união e desenvolvimento sustentável do setor, consolidando a cultura da segurança e da excelência por meio da educação, inovação, ética e responsabilidade social.

Sobre o Sindepat - 
O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2003 pelos principais parques temáticos, aquáticos e atrações turísticas do Brasil, com a finalidade de representar, defender, promover e proteger os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado; buscando estabelecer bases sólidas para um contínuo e saudável crescimento dos negócios no País.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Liquida Verão Shopping Eusébio

Shopping Eusébio anuncia Liquida de Verão, com descontos de até 70% em produtos. O Shopping Eusébio anuncia sua Liquida de Verão, que ocorrerá de 11 a 19 de janeiro, oferecendo descontos de até 70% em diversas lojas do empreendimento.  A oportunidade é ideal para aproveitar as promoções imperdíveis em uma ampla variedade de produtos, desde moda e beleza até eletrônicos e itens para o lar. As lojas participantes incluem marcas como Casas Bahia, Mosele, Peteka, Buq Care, , Skyler, Natura, Casa Pio, Boticário, Ortobom, CD Games, Oculart, Dose Certa, Bebetenkitê, London, Santa Lolla, Stik, Fini, Cacau Show, Comfort, Espaço Laser, Flora Pura, Óticas Visão, Ibyte, Fortbaby, Anacapri e muito mais.  - A Liquida de Verão é uma oportunidade para nossos clientes renovarem o guarda-roupa, se cuidarem com produtos de beleza e adquirirem itens para casa e eletrônicos, tudo com descontos que podem chegar até 70%. Preparamos uma seleção de marcas renomadas, oferecendo uma experiência de compr...

Morre José Crisóstomo Frota

Morreu, nesta sexta-feira (20/12/2024), aos 57 anos, em Fortaleza-Ceará, José Crisóstomo Frota. Cearense de Sobral, José Crisóstomo Frota nasceu em 19/6/1967.  Deixa viúva doutora Daniela Mattos Frota, com quem foi casado por 23 anos; e órfãos os filhos Zeca Frota, João Mattos Frota e Bento Mattos Frota. José Crisóstimo Frota  trabalhou na: Oi Gás . Gerente de Relacionamento Comercial da Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. Estudou  Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Frequentou Colégio Cearense e Colégio Sant'ana.

Ceará em Destaque-2097

  Segurança Pública Em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares são promovidos em solenidade realizada pelo Governo do Ceará Sob o olhar e o aplauso emocionado de amigos e familiares que lotaram o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares foram promovidos, nesta segunda-feira (23), em uma solenidade com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Nos últimos dois anos, 4.994 ascensões foram concedidas a policiais e bombeiros militares do Estado. Lucas Memória - Ascom SSPDS  - Texto Carlos Gibaja | Casa Civil - Denilson Araújo e Rafael Tavares - SSPDS  - Fotos Saúde Parceria: primeiro Hospital Municipal de Sobral é entregue com novos serviços Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral entregou o Hospital Municipal Estevam Ponte, o primeiro hospital público da cidade. Turismo Ceará lidera buscas online como destino para o Réveillon, aponta plataforma Os dados foram divulgados pela plataforma Semru...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Liquida Verão Shopping Eusébio

Shopping Eusébio anuncia Liquida de Verão, com descontos de até 70% em produtos. O Shopping Eusébio anuncia sua Liquida de Verão, que ocorrerá de 11 a 19 de janeiro, oferecendo descontos de até 70% em diversas lojas do empreendimento.  A oportunidade é ideal para aproveitar as promoções imperdíveis em uma ampla variedade de produtos, desde moda e beleza até eletrônicos e itens para o lar. As lojas participantes incluem marcas como Casas Bahia, Mosele, Peteka, Buq Care, , Skyler, Natura, Casa Pio, Boticário, Ortobom, CD Games, Oculart, Dose Certa, Bebetenkitê, London, Santa Lolla, Stik, Fini, Cacau Show, Comfort, Espaço Laser, Flora Pura, Óticas Visão, Ibyte, Fortbaby, Anacapri e muito mais.  - A Liquida de Verão é uma oportunidade para nossos clientes renovarem o guarda-roupa, se cuidarem com produtos de beleza e adquirirem itens para casa e eletrônicos, tudo com descontos que podem chegar até 70%. Preparamos uma seleção de marcas renomadas, oferecendo uma experiência de compr...

Morre José Crisóstomo Frota

Morreu, nesta sexta-feira (20/12/2024), aos 57 anos, em Fortaleza-Ceará, José Crisóstomo Frota. Cearense de Sobral, José Crisóstomo Frota nasceu em 19/6/1967.  Deixa viúva doutora Daniela Mattos Frota, com quem foi casado por 23 anos; e órfãos os filhos Zeca Frota, João Mattos Frota e Bento Mattos Frota. José Crisóstimo Frota  trabalhou na: Oi Gás . Gerente de Relacionamento Comercial da Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. Estudou  Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). Frequentou Colégio Cearense e Colégio Sant'ana.

Ceará em Destaque-2097

  Segurança Pública Em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares são promovidos em solenidade realizada pelo Governo do Ceará Sob o olhar e o aplauso emocionado de amigos e familiares que lotaram o Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, 1.903 policiais e bombeiros militares foram promovidos, nesta segunda-feira (23), em uma solenidade com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Nos últimos dois anos, 4.994 ascensões foram concedidas a policiais e bombeiros militares do Estado. Lucas Memória - Ascom SSPDS  - Texto Carlos Gibaja | Casa Civil - Denilson Araújo e Rafael Tavares - SSPDS  - Fotos Saúde Parceria: primeiro Hospital Municipal de Sobral é entregue com novos serviços Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral entregou o Hospital Municipal Estevam Ponte, o primeiro hospital público da cidade. Turismo Ceará lidera buscas online como destino para o Réveillon, aponta plataforma Os dados foram divulgados pela plataforma Semru...