Pular para o conteúdo principal

Hoje é Dia Nacional da Doação de Leite Humano


O leite materno é um alimento essencial para o desenvolvimento dos bebês, especialmente dos recém nascidos prematuros com baixo peso, internados em unidades neonatais. 

Contudo, algumas mães têm dificuldades para amamentar e a doação de leite humano pelas puérperas que produzem em excesso é muito importante, assim como o estímulo à amamentação pela mãe com o apoio de toda a família e a orientação dos profissionais de saúde sobre a ordenha e coleta do alimento. 

Neste 19 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, data instituída para reforçar a importância desse ato de amor e solidariedade.

Para promover e facilitar a doação, o Hospital Unimed conta com um Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH), vinculado tecnicamente ao Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Assis Chateubriand (Meac). 

O Posto, que existe desde 2004, é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, execução de atividades de coleta da produção lática nutriz e sua estocagem. Nos últimos três meses, a média de leite coletado no posto foi de 25 litros por mês.

O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Unimed pode ser utilizado tanto por mães que tiveram seus bebês na unidade, quanto por mães externas, clientes da Unimed Fortaleza. Porém, diante das mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19, o hospital precisou realizar adequações na sua estrutura e o posto passou a funcionar dentro da UTI neonatal, mantendo os trabalhos de promoção e incentivo ao aleitamento materno e do volume de leite doado para os recém nascidos prematuros internados na unidade. Atualmente, só está sendo realizada a ordenha beira leito para contemplar as mães dos bebês internados.

Apesar de não estar atendendo no Posto de Coleta de Leite Humano as mães externas, as clientes da Unimed Fortaleza que desejem fazer a doação podem solicitar a coleta domiciliar. Para ser doadora, é necessário estar saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e doar o leite excedente. A mulher pode doar leite materno quantas vezes puder e quiser, pois quanto mais estimulada a mama, mais leite humano é produzido.

Para o leite ser aceito no Posto de Coleta da Unimed Fortaleza, é preciso que o recipiente de vidro com tampa de plástico tenha no mínimo 200 ml ou, no máximo, 220 ml de leite materno. Caso as mães doadoras não tenham o recipiente, a Unimed Fortaleza fornece o primeiro frasco para armazenamento. O serviço é disponibilizado para residentes na Região Metropolitana de Fortaleza. Mais informações: (85) 3277.7735.

Posto de Coleta de Leite Humano - O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Unimed foi criado em 2004 e conta com a parceria do Banco de Leite da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac). O Posto conta com profissionais capacitados para auxiliar na amamentação e na orientação sobre a doação de leite materno. Com as visitas diárias dos profissionais, as mães recebem informações

relacionadas à importância de doar leite para os bebês da unidade Neonatal, uma vez que aquelas que produzem leite em excesso podem ajudar a salvar a vida de bebês cujas mães não podem ou não conseguem amamentar. Elas são informadas ainda sobre os diversos benefícios para quem for doadora, entre eles melhora na qualidade de vida e na autoestima e perda de peso.

Preparo do frasco para guardar o leite

• Lave um frasco com tampa de plástico, retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa;

• Coloque o frasco e a tampa em uma panela com água;

• Ferva por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura;

• Escorra sobre um pano limpo até secar;

• Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.

Higiene pessoal antes de iniciar a coleta

• Lave as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão;

• Lave as mamas apenas com água;

• Seque as mãos e as mamas com toalha limpa;

• Se possível, colocar uma touca (caso não tenha a touca, prender bem os cabelos);

• Usar máscara descartável.

Como retirar o leite

• Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares da parte escura (aréola) para o corpo;

• Coloque o polegar acima da linha onde acaba a aréola, coloque o dedo indicador e médio abaixo da aréola, firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;

• Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite. Pressione e solte. A manobra não deve doer. No começo o leite pode não fluir, mas depois de pressionar algumas vezes, começa a sair com mais facilidade;

• Despreze os primeiros jatos ou gotas;

• Abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa forrada com um pano limpo, com a abertura para cima;

• Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola;

• Mude a posição dos dedos ao redor da aréola para esvaziar todas as áreas;

• Alterne a mama quando o fluxo de leite diminuir e repita a massagem e o ciclo várias vezes;

• Ordenhar adequadamente leva, mais ou menos, de 20 a 30 minutos, em cada mama, especialmente nos primeiros dias;

• A retirada do leite pode ser feita ao mesmo tempo nas duas mamas;

• Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

Como conservar o leite ordenhado

• Guarde imediatamente o frasco na geladeira, congelador ou freezer;

• Leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até 12 horas, e, no freezer ou congelador, por até 15 dias. Se for descongelado, não pode ser congelado novamente.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).