Morreu nesta quinta-feira (27 de maio), aos 83 anos, de problemas renais, o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, o arquiteto e urbanista, Jaime Lerner (DEM). Ele estava internado em Curitiba em estado grave após sofrer complicações renais.Lerner deu entrana na sexta-feira (21 de maio) no Hospital Evangélico Mackenzie.
Jaime Lerner (foto) foi diagnosticado com Covid-19 em março, quando apresentou sintomas leves. Ele, no entanto, já tomou as duas doses da vacina.
Afastado da Política, Jaime Lerner foi prefeito de Curitiba por três vezes nas décadas de 1970, 1980 e 1990 e governador do Paraná por dois mandatos consecutivos (1995-2002).
Arquiteto e urbanista, Jaime Lerner ganhou projeção a partir dos moldes para Curitiba, como o calçadão da Rua XV, os parques e o sistema de transporte por canaletas exclusivas para ônibus. Fez projetos urbanísticos também para o Ceará.
Desenvolveu ainda planos para Rio de Janeiro, São Paulo, Havana, Caracas e Shangai. Em 2017, foi escolhido pelos leitores da revista Planetizen como o segundo urbanista mais influente do mundo. Foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos em julho de 2002.
Nasceu em 17 de dezembro de 1937, em Curitiba-Paraná. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Escreveu o livro 'Urban Acupuncture, O vizinho: parente por parte de rua'. Deixa órfãs as filhas Ilana Lerner Hoffmann e Andrea Lerner. Ganhou o Prêmio Príncipe Claus.
Comentários
Postar um comentário