Pular para o conteúdo principal

Morre vereador de Sobral, Itamar Ribeiro da Silva

Morreu nesta terça-feira (18 de maio), de covid aos 70 anos, o vereador por Sobral, José Itamar Ribeiro da Silva (PDT).

O presidenciável e sobralense Ciro Gomes lamenta a morte de Itamar Ribeiro:

- Que dor...que tristeza...perdi hoje um amigo de quase 50 anos de amizade e militância juntos na politica. ITAMAR RIBEIRO, um abraço forte, meu irmão. Que sua família possa ter o consolo por esta perda trágica. Que sua imensa legião de amigos possa se conformar na lembrança de sua vida generosa...que nossa cidade de Sobral possa, o quanto antes, imortalizar seu nome como um homem simples que se agigantou no servir ao nosso povo. De novo esta doença maldita matando apesar de já existir vacina...que revolta ...

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT) decretou luto oficial de três dias na cidade em deferência a Itamar Ribeiro (foto):


A Câmara Municipal de Sobral lamenta a morte de Itamar Ribeiro da Silva:

- É com grande pesar que a Câmara Municipal de Sobral manifesta suas condolências a todos os familiares e amigos do vereador José Itamar Ribeiro da Silva (PDT) pelo seu falecimento ocorrido hoje, dia 18 de maio de 2021.

A Câmara Municipal de Sobral, por meio de seu presidente Vicente de Paulo Albuquerque (PDT), todos os Vereadores e funcionários desta Casa, lamentam com profundo pesar o falecimento do Excelentíssimo vereador José Itamar Ribeiro da Silva (PDT).

Deixamos aos familiares e amigos nossos mais sinceros pesares, e esperamos que encontrem em Deus a força necessária para superar a dor da perda. José Itamar Ribeiro da Silva foi um grande homem com inúmeros feitos por este Município e por seu povo!

Nossos sentimentos".

Biografia -  José Itamar Ribeiro da Silva, possuidor do 2° grau escolar completo, desempenhando o décimo mandato como vereador de Sobral, presidente da Câmara nos biênios de 1997-1998 e 1999 - 2000, sendo prefeito de Sobral durante 23 dias do seu segundo biênio, e 2013-2014. 

Líder do prefeito na Câmara Municipal, no biênio de 2011-2012, nasceu em 17 de janeiro de 1951 na Fazenda Angustura, em São José do Torto, distrito de Sobral.

Segundo filho da união de Tancredo Ribeiro da Silva e Amélia Luiz da Costa.

Aos 14 anos de idade, Itamar Ribeiro começou a trabalhar na agricultura, aos 16 anos iniciou sua atividade de comerciante na cidade de Frecheirinha, ao completar os seus 18 anos, o próprio regressou para São José do Torto no qual abriu um estabelecimento comercial. 

Depois de ter completado 19 anos, casou-se com a senhora Maria das Graças Portela da Silva com quem teve três filhas. No ano de 1975, o empresário, Itamar Ribeiro, veio para a cidade de Sobral, trabalhando ao mesmo tempo como comerciante e motorista de praça.

No final da década de 1970, Itamar foi convidado para trabalhar na administração do então prefeito José Euclides Ferreira Gomes Jr. (1977-1983), ainda assim, não abandonou sua atividade empresarial. 

Na década de 1980, Itamar Ribeiro ficou viúvo, e logo em seguida,  casou-se com a senhora Minerva Brandão Ribeiro da Silva, dessa união tiveram três filhas.

Em 1982, José Euclides vendo a grande capacidade política de Itamar Ribeiro, convidou-o para concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal de Sobral, o mesmo não relutou e candidatou-se pelo Partido PDS, obtendo naquele ano, 915 votos; uma votação bastante expressiva para a época. 

Na eleição de 1988, pelo PMDB, obteve 1.022 votos e ficou em 4° colocado. Pelo PSDB, no ano de 1992, 986 votantes o reconduziram ao seu terceiro mandato. Na eleição seguinte, Itamar Ribeiro ultrapassou a casa 2.000 votos, chegando à marca de 2.409. Neste mandato foi eleito presidente da Câmara Municipal de Sobral para os biênios de 1997-1998 e 1999 e 2000 e chegou a ser Prefeito Municipal por 23 dias.

Na campanha eleitoral do ano de 2.000, Itamar Ribeiro ficou em segundo lugar. No pleito seguinte, já no Partido Socialista Brasileiro, foi mais uma vez eleito com 3.015 votos. Confirmando a aceitação popular, pelo PSB, em 2008 chegou ao sétimo mandato seguido, conseguindo a marca dos 3.803 sufrágios, sendo líder do prefeito José Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Veveu Arruda) no biênio 2011-2012.

Por mais uma vez, permaneceu como vereador para o quadriênio de 2013 a 2016, sendo 2° mais voltado pela população sobralense e passou a ser presidente da Câmara Municipal de Sobral durante o biênio 2013-2014. 

José Itamar Ribeiro da Silva foi membro da Comissão de Justiça e Redação e Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento no biênio de 1989/1990. No intervalo de 1993 a 1996 passou a ser presidente da Comissão de Justiça e Redação e Membro da Comissão de Educação e Assistência Social, no período de 1995 passou, também, a ser presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. 

Este vereador participou como Presidente da Comissão Permanente de Finanças, Justiça e Redação no intervalo de 2000 a 2004 e, continuando no mandato seguinte com esta mesma função na própria Comissão.

Itamar Ribeiro, sempre buscando o bem do Município de Sobral, especialmente ao bairro das Pedrinhas e aos Distritos de São José do Torto, Aprazível, Rafael Arruda, Pedra de Fogo, Pau D' Arco, Recreio e Ouro Branco, dedica-se o seu trabalho na Legislatura em prol do progresso da Cidade de Sobral, como também ao bem estar da população sobralense.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Augusto Borges morre aos 89 anos de idade

O jornalista Paulo Karam informa o falecimento do radialista, jornalista, produtor, rádio-ator e ex-presidente do Ferroviário, Augusto Borges (foto), aos 89 anos, na manhã desta terça-feira (22 de junho), vítima de uma parada cardíaca, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). - Meus amigos, lamento muito informar, que o nosso amigo Augusto Borges acabou de falecer... Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - O Ceará se despede hoje de um dos maiores comunicadores do Estado. Augusto Borges, 89 anos, fez história na Ceará Rádio Clube e foi um dos pioneiros da nossa TV Ceará, onde trabalhou por mais de 30 anos. Foram 71 anos dedicados à comunicação cearense. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e admiradores de Augusto Borges". Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - Recebi, com pesar, a notícia de falecimento de Augusto Borges, um dos mais expressivos comunicadores cearenses. Dedico minha solidariedade a familiares e amigos deste profissional, que atuou por mais

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.