Pular para o conteúdo principal

SPS promove maio de luta contra a LGBTfobia

Em 17 de maio, apenas há 31 anos, a homossexualidade saia da lista de Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).

Neste ano, marcando o Dia, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) vem lembrar que a luta contra a LGBTfobia precisa continuar, mesmo em meio à pandemia e ao isolamento social necessário. 

Nestas segunda-feira (17) e quarta-feira(19), a SPS, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT, promove o Webnário LGBTfobia é crime. Os dois dias de encontro serão transmitidos no YouTube, no canal da SPS.

O webinario é uma das ações da ação Maio de Luta contra a LGBTfobia, que engloba capacitações sobre respeito e atendimento público à população LGBT+. 

Serão realizadas capacitações para a rede socioassistencial dos municípios de Limoeiro do Norte, Jaguaruana, São Luís do Curu e Iguatu, além de formação com equipamentos de atendimento ao público e com a rede de atendimento a migrantes.

O primeiro dia do webinário traz a discussão sobre “Desafios no cumprimento da Lei 7.716/89, que equipara a LGBTIfobia ao crime de Racismo”, com a participação de José Carvalho Filho, pós-doutor em Direitos Sociais e assessor do Supremo Tribunal Federal. 

Também participam as secretárias Socorro França e Lia Gomes, além da delegada Rena Gomes, diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis da SSPDS; o promotor de Justiça Hugo Porto; a militante lésbica feminista e membra do Fórum LGBTI Cearense, Mitchelle Meira; o também ativista político Ari Areia, membro do Fórum Cearense LGBT e presidente da Associação Outra Casa Coletiva; Andrea Rossati, presidenta da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará; e Kaio Lemos, presidente da Associação Transmasculina do Ceará.

A titular da SPS, Socorro França, pontua que além do webinário serão realizadas outras atividades, como encontros com profissionais atuantes nos equipamentos da Rede Socioassistencial do Estado. 

- Vamos realizar encontros virtuais com profissionais da rede socioassistencial dos municípios de Limoeiro do Norte, Jaguaruana, São Luís do Curu e Iguatu, capacitando técnicos para que possamos promover a cidadania LGBT também nestes espaços”, destaca ela, que lembra:

- A população LGBT+ ainda morre por não se enquadrar dentro do padrão heteronormativo que pune tudo o que é diferente. E é por não aceitarmos esta realidade que seguiremos lutando pela implementação de políticas públicas e combatendo qualquer ato LGBTfóbico”, destaca Socorro França.




- Estes diálogos são importantíssimos para superar, inclusive, constrangimentos que a população LGBT+ vivencia em seu cotidiano. São questões que acabam por ser um entrave no acesso desta população aos seus direitos, e nosso compromisso tem sido mudar esta realidade”, ressalta a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes (foto).

O Webnário - O coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBT da SPS, Narciso Júnior, ressalta que o maio de luta contra LGBTfobia no Ceará é constituído em razão da Lei 16.481, que deu origem a Semana Janaína Dutra de Promoção do Respeito à Diversidade Sexual e de Gênero. 

- Este é um importante momento para ampliar o debate da defesa e proteção de pessoas LGBT+ no Estado e realizar ações de educação em Direitos Humano LGBT+, bem como levar informações sobre os equipamentos de denúncia e proteção em casos de LGBTfobia. É nosso papel fazer valer o artigo III da Constituição do Ceará que preza pela defesa da igualdade e o combate a qualquer forma de discriminação, inclusive em decorrência de orientação sexual”, observa Narciso Júnior.

O coordenador ressalta que o webinário vai reunir diversos profissionais, dentre agentes da segurança pública e defensores dos direitos de pessoas LGBT, para que juntos discutam a aplicabilidade da lei que equipara a LGBTfobia ao Crime de Racismo e os caminhos para denúncias das violações de direitos da população LGBT.

Programação
  • Segunda (17) e quarta (19 de maio): às 14 horas – Webinário LGBTfobia é Crime!
  • Quarta (12) e quinta (13 de maio): A Assistência Social é de todes – Capacitação para promoção da cidadania LGBT+ na Rede Socioassistencial de Limoeiro do Norte
  • Terça (18) e quinta (20 de maio): A Assistência Social é de todes – Capacitação para promoção da cidadania LGBT+ na Rede Socioassistencial de Jaguaruana
  • Quinta (20 de maio): às 13 horas – Capacitação sobre Linguagem inclusiva para atendimento da população LGBT+
  • Sábado (22) e segunda (24 de maio): Assistência Social é de todes – Capacitação para promoção da cidadania LGBT+ na Rede Socioassistencial de São Luís do Curu.
  • Terça (25 de maio): Capacitação sobre prevenção e enfrentamento ao tráfico da população LGBT+
  • Quinta (27) e sexta (28 de maio): Assistência Social é de todes – Capacitação para promoção da cidadania LGBT+ na Rede Socioassistencial de Iguatu.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon