Pular para o conteúdo principal



Copom eleva taxa básica de juros para 4,25% ao ano

 O Banco Central (BC) subiu os juros básicos da economia em 0,75 ponto percentual, pela terceira vez consecutiva. A decisão, anunciada nesta quarta-feira (16 de junho) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), elevou a taxa Selic de 3,5% para 4,25% ao ano. 

A elevação foi deliberada de forma unânime pelos integrantes do colegiado, que é formado por diretores do BC, e era esperada pelos analistas financeiros.

Em comunicado, o BC indicou que deve seguir elevando a taxa Selic na próxima reunião, marcada para os dias 3 e 4 de agosto. 

- Para a próxima reunião, o Comitê antevê a continuação do processo de normalização monetária com outro ajuste da mesma magnitude. Contudo, uma deterioração das expectativas de inflação para o horizonte relevante pode exigir uma redução mais tempestiva dos estímulos monetários. O Comitê ressalta que essa avaliação também dependerá da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e de como esses fatores afetam as projeções de inflação", informou o texto.

No comunicado, o Copom destacou que a pressão inflacionária revela-se maior que o esperado, "sobretudo entre os bens industriais".

- Adicionalmente, a lentidão da normalização nas condições de oferta, a resiliência da demanda e implicações da deterioração do cenário hídrico sobre as tarifas de energia elétrica contribuem para manter a inflação elevada no curto prazo, a despeito da recente apreciação do real. O Comitê segue atento à evolução desses choques e seus potenciais efeitos secundários, assim como ao comportamento dos preços de serviços conforme os efeitos da vacinação sobre a economia se tornam mais significativos", informou o comunicado.

Com a decisão de hoje, a Selic continua em um ciclo de alta, depois de passar seis anos sem ser elevada. De julho de 2015 a outubro de 2016, a taxa permaneceu em 14,25% ao ano. Depois disso, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegou a 6,5% ao ano, em março de 2018.

Em julho de 2019, a Selic voltou a ser reduzida até alcançar 2% ao ano em agosto de 2020, influenciada pela contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Esse era o menor nível da série histórica iniciada em 1986. Porém, a taxa começou a subir novamente em março deste ano, passando para 2,75%. Depois, em maio, subiu de novo, para 3,5%.  

Inflação - A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em maio, o indicador fechou no maior nível para o mês desde 1996. No acumulado de 12 meses, o IPCA acumula alta de 8,06%. De janeiro a maio deste ano, a inflação foi de 3,22%.

O valor está acima do teto da meta de inflação. Para 2021, o Conselho Monetário Nacional (CMN) tinha fixado meta de inflação de 3,75%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. Com isso, o IPCA não poderia superar 5,25% neste ano nem ficar abaixo de 2,25%.

No Relatório de Inflação divulgado no fim de março pelo Banco Central, a autoridade monetária estimava que, em 2021, o IPCA fecharia o ano em 5% no cenário base. Esse cenário considera um eventual estouro do teto da meta de inflação no primeiro semestre, seguido de queda dos índices no segundo semestre. A projeção oficial só será atualizada no próximo Relatório de Inflação, no fim de junho.

Já a projeção do mercado prevê uma inflação ainda maior, acima até do teto da meta. De acordo com o último boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 5,82%, na 10ª alta consecutiva da projeção.

Crédito mais caro - A elevação da taxa Selic ajuda a controlar a inflação. Isso porque juros maiores encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas mais altas dificultam a recuperação da economia.

No último Relatório de Inflação, o Banco Central projetava crescimento de 3,6% para a economia em 2021, decorrente da segunda onda da pandemia de covid-19. No Boletim Macrofiscal de Maio, divulgado no mês passado pelo Ministério da Economia, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) para 2021 foi de 3,5%. 

O mercado projeta crescimento maior. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 4,85% do PIB este ano.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.

Com informações e foto da Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...