Pular para o conteúdo principal

Disciplina da Felicidade é ofertada pela primeira vez no Ceará através da Facine

A Facine inseriu na sua grade curricular uma das disciplinas mais concorridas e que vem se destacando cada vez mais no meio acadêmico mundial: a Felicidade. Com o propósito de possibilitar que alunos conheçam a ciência que estuda a felicidade e o bem estar, a Instituição de Ensino oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer várias abordagens da temática, como também o modelo conduzido pelo cofundador da psicologia positiva, Marting Selimam.

Os Estados Unidos foi o país precursor da temática nas aulas da Universidade de Harvard, com o professor Tal Ben-Shahar que, por uma inquietação particular de infelicidade, resolveu estudar Psicologia e Filosofia, e depois de entender suas questões resolveu compartilhar o que aprendeu.


No Brasil, a primeira instituição a trazer a disciplina da felicidade para universidades federais foi a Universidade de Brasília (UnB) em 2018. Logo depois foi para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

No Ceará, a Facine é a responsável por trazer a abordagem para o meio acadêmico que estuda as emoções positivas, engajamento, relacionamentos, significado e propósito na vida e resultado.

As coordenadoras do curso de pós-graduação em Psicologia Positiva da instituição de ensino, Adriana Cabral e Daniele Cabral são as responsáveis por trazerem a temática estudada por Selimam para a grade da Facine. 

- A pandemia tornou a disciplina ainda mais importante, com o intuito de conscientizar ações que desenvolvam o bem estar individual e coletivo”, comenta Adriana. Além disso, o estudo da felicidade trará consequências positivas para o mercado de trabalho cearense. As aulas serão assíncronas, em formato EAD e ministradas pela professora Daniele Cabral.

Processo seletivo - A Facine está com inscrições abertas para cursos de graduação em Ciências Contábeis, Direito, Gestão de Recursos Humanos, Gestão em Processos Gerenciais e Gestão Financeira; e pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Psicologia Positiva. Entre as formas de ingresso, a Instituição oferece as condições especiais de Bolsa, Nota do Enem, Transferidos, Graduados e o vestibular nas modalidades agendado e tradicional. Mais informações podem ser obtidas pelo link: https://facine.edu.br/novidade/sabia-tudo-sobre-o-processo-seletivo-da-facine/.


35 anos - A Mrh Gestão comemora 35 anos de história e homenageia o precursor da instituição, Luiz de Melo Andrade Filho, com campanha especial inspirada por uma poesia escrita por ele e encontrada recentemente nos arquivos da própria empresa. Os versos de “Cidadão Notável” abordam aspectos de uma equipe comprometida com os valores e propósitos da organização.

Referência por oferecer as melhores soluções em gestão de pessoas no Nordeste, a Mrh carrega um repertório plural e completo nos serviços prestados durante três décadas e meia de atuação, com formação e aprimoramento de pessoas e empresas. Nesse contexto, uma das principais vitrines é o processo de seleção difundido a partir do banco de vagas e da conexão que a Mrh cria entre as necessidades do meio corporativo e os profissionais que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho.

Formação de pessoas - Além de contribuir na agilidade e otimização do processo de seleção de cargos em empresas, o Grupo Mrh se destaca pelo aprimoramento profissional do indivíduo. Criada em 1984, com DNA cearense, a Mrh possui sede em Fortaleza, Natal, João Pessoa e Teresina e já formou mais de seis mil pessoas em cursos de curta duração, cursos de aperfeiçoamento, MBAs, cursos de Pós-Graduação e Mestrado. A Mrh também foi a primeira conveniada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) na região Nordeste. Para estudantes que estão ingressando na vida profissional, o iJovem oferece o serviço de Aprendiz e o acompanhamento de Estágio nas empresas.

Aprimoramento - Soluções corporativas para empresas de pequeno, médio e grande porte são outros serviços ofertados pela Mrh. Destacam-se os serviços de Consultoria de avaliação de desempenho; mapeamento e desenvolvimento de processos; desenvolvimento de planos de cargos e carreiras e pesquisa salarial.

No setor de Recursos Humanos, o exclusivo serviço de Hunting e Seleção auxilia na identificação de candidatos para vagas específicas. Já o de Outplacement contribui na recolocação de pessoas qualificadas no mercado, além de também terceirizar mão de obra para contratos celetistas ou temporários.

A Mrh Arquivos é referência também na guarda de arquivos empresariais, tratando os documentos com segurança e confidencialidade. Na locação e terceirização de mão-de-obra, as empresas têm as melhores opções para agilizar o processo de contratação e levar mais eficiência para a gestão de colaboradores.

Pilares - O desenvolvimento de soluções corporativas e a colaboração no crescimento profissional são pontos chave da companhia que visa sempre a qualidade na gestão de empresas. "Buscamos sempre levar às corporações mecanismos que auxiliem na gestão e no aprimoramento do trabalhador. Nesses 35 anos, conquistamos espaços extremamente gratificantes em nossa trajetória e uma das principais satisfações é a de que não só crescemos, como também fizemos muitas empresas e profissionais crescerem junto conosco", destaca Iara Andrade, diretora da Mrh Gestão.

Sobre o Grupo MRH - Maior grupo de gestão de pessoas e serviços do Nordeste, a MRH é conveniada exclusiva dos MBAs, Cursos e Pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Também é referência em gestão de arquivos físicos e digitais e locação de mão-de-obra. Com mais de 150 profissionais, a Mrh tem presença internacional, através da NPA The Worldwide Recruting Network (rede internacional de recrutamento e seleção), e está presente em todo o território nacional, por meio da rede de parceiros Rh Nacional.Além da matriz em Fortaleza, a Mrh conta com unidades próprias nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Com atuação em diversos setores, o grupo é referência em todas as áreas onde atua, sempre pautado pela ética, empreendedorismo e responsabilidade social. Um exemplo deste empreendedorismo é a Facine, faculdade pertencente ao grupo e criada em 2006 e que possui cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Valores sociais também fazem parte da política do grupo, através do iJovem, instituição que tem como objetivo oportunizar emprego para jovens de baixo poder aquisitivo, através da Lei do Programa de Aprendizagem e que já deu oportunidade no mercado de trabalho para mais de 5 mil jovens.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Miguel Messias

Morreu, na noite deste domingo (27 de junho), o radialista Miguel Messias com passagens nas rádios Sociedade da Bahia, Clube de Pernambuco, Verdes Mares AM de Fortaleza, Iracema de Fortaleza, Pitaguary de Maracanaú, Metropolitana de Caucaia e Ceará Rádio Clube. Cobriu quatro copas do mundo. O sepultamento será às 13 horas, no Cemitério Bom Jardim, em Fortaleza. Tony Mazolly - Recebo a Triste Notícia, que acabou de falecer o companheiro radialista Miguel Messias". Alano Maia -  Caros amigos, infelizmente acabou de falecer o companheiro Miguel Messias...Sem palavras" Gualber Calado - Miguel  Messias - grande companheiro de muitas jornadas na Rádio Clube e nas Webrádios! Ivan Bezerra - Comecei com ele na Rádio Iracema. Jamais esquecerei o apoio que me deu no início da profissão, a mim e ao meu irmão, Ari Bezerra. Com certeza Deus já reservou um bom lugar para ele".

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Miguel Messias

Morreu, na noite deste domingo (27 de junho), o radialista Miguel Messias com passagens nas rádios Sociedade da Bahia, Clube de Pernambuco, Verdes Mares AM de Fortaleza, Iracema de Fortaleza, Pitaguary de Maracanaú, Metropolitana de Caucaia e Ceará Rádio Clube. Cobriu quatro copas do mundo. O sepultamento será às 13 horas, no Cemitério Bom Jardim, em Fortaleza. Tony Mazolly - Recebo a Triste Notícia, que acabou de falecer o companheiro radialista Miguel Messias". Alano Maia -  Caros amigos, infelizmente acabou de falecer o companheiro Miguel Messias...Sem palavras" Gualber Calado - Miguel  Messias - grande companheiro de muitas jornadas na Rádio Clube e nas Webrádios! Ivan Bezerra - Comecei com ele na Rádio Iracema. Jamais esquecerei o apoio que me deu no início da profissão, a mim e ao meu irmão, Ari Bezerra. Com certeza Deus já reservou um bom lugar para ele".

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi