Pular para o conteúdo principal

Número de assistentes sociais nas UPAs cresce 40%

 A pandemia da covid-19 continua impactando nos serviços de saúde. Por isso, a força de trabalho nas unidades hospitalares e postos de atendimento precisou ser ampliada. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por exemplo, houve aumento de mais de 40% no quadro de pessoal na equipe de assistentes sociais.

Antes do período pandêmico, as nove UPAs administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) – seis delas estaduais – somavam 27 assistentes sociais. Hoje, devido ao aumento da demanda, são mais de 60 profissionais atuando nos equipamentos.

O serviço de Assistência Social nas UPAs é oferecido aos pacientes desde 2012. Os profissionais são responsáveis pelo acolhimento ao paciente e suporte para a família. Os assistentes sociais articulam possíveis visitas de familiares, explicam as normas da unidade, promovem uma Rede Socioassistencial e atuam quando há violação de direitos do paciente, fazendo a denúncia aos órgãos competentes, de acordo com cada caso.

Além dessas responsabilidades, os profissionais trabalham em casos de pacientes que chegam sem nenhum familiar, investigando os dados pessoais para encontrar algum parente. Entre os colaboradores das unidades, os assistentes sociais alinham fluxos, rotinas e protocolos com os profissionais que atuam na linha de frente para garantir eficácia e maior acolhimento durante atendimento.

- Quando chega uma paciente mulher com traços de violência doméstica, por exemplo, nós orientamos e direcionamos para a Delegacia da Mulher. No caso de violência contra a criança, direcionamos para o Conselho Tutelar. Também contamos com o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”, detalha a assistente social e coordenadora de Serviço Social das UPAs, Danielle Brito.

Reabilitação de pacientes - A equipe de assistentes sociais também passou a participar da reabilitação de pacientes com covid-19, promovendo momentos de maior humanização durante a recuperação dos acometidos pela doença. 

- Os assistentes sociais, assim como os profissionais de Saúde, passaram a fazer chamadas de vídeo entre o paciente e a família. Mesmo com a distância, percebemos que esse simples contato promove uma recuperação mais rápida e eficaz do paciente, que se sente mais motivado. Essas iniciativas devem ser adotadas mesmo após a pandemia”, afirma Brito. 

Projeto ‘Correio do Amor’ leva conforto a pacientes com covid-19 - A equipe das UPAs inaugurou o Projeto “Correio do Amor”, no qual pacientes com covid-19 recebem cartas, fotos e desenhos dos familiares.“Além das chamadas de vídeo, essa iniciativa também promoveu eficácia na recuperação dos pacientes. Coletamos todas as cartinhas e fotos, e o material é lido para o paciente; depois colocamos em um mural para visualização daqueles que estão isolados da família”, acrescenta a coordenadora.

A equipe de Serviço Social das UPAs assumiu a missão de ser um elo entre pacientes e famílias e compartilha grandes histórias de sucesso. Na UPA Canindezinho, por exemplo, havia um paciente que não queria ser internado, pois achava que seria intubado. Com muita conversa, acolhimento e orientação da equipe, ele decidiu permanecer.

- O paciente ficou internado na UPA por quase uma semana e depois foi transferido para outra unidade. Durante o tempo em que ficou na UPA, mantínhamos um contato constante com a esposa, que recebia informações diárias do estado clínico repassado, na maioria das vezes, pelo médico assistente. Também fazíamos chamadas de vídeo diárias e mantínhamos um clima de confiança e esperança em sua recuperação. Quando saiu a vaga para transferência, ele não queria ir. Disse que na UPA se sentia em casa, confiava na equipe e tinha medo de como seria em outro lugar”, lembra Maria Fernandes Escobar, assistente social da UPA Canindezinho.

- Novamente fizemos as orientações necessárias e ele foi. Na semana passada, a esposa esteve na UPA. Veio trazer um recado. O paciente ainda estava internado em um hospital, mas apresentava melhora progressiva. Ele pediu que ela viesse à UPA agradecer e dizer que ele atribuía sua melhora à maneira como foi atendido e ao sentimento de confiança e esperança com que o cuidamos”, continua a assistente social.

TECNOLOGIA - Atualmente, a tecnologia vem se mostrando indispensável para a rotina das pessoas em todos os sentidos. Na Saúde, a Tecnologia traz inovação, renovando as esperanças e facilitando a vida de muitos pacientes, especialmente daqueles que sofrem com alguma doença grave. Em meio a pandemia, ela foi o recurso utilizado para aproximar pacientes que estavam isolados de seus familiares. Na área da gestão hospitalar, proporcionou uma assistência clínica de qualidade. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a Tecnologia na Saúde consiste na “aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida”. 

Entre os benefícios dessa tecnologia no segmento da saúde estão a atenção e o cuidado integral ao paciente, assistência, acompanhamento contínuo e proativo, melhoria na qualidade da atenção, entre outros, o que facilita o processo de recuperação. Antes era comum a tecnologia nos hospitais ficar restrita somente aos equipamentos de exames. Além de favorecer os pacientes, a Tecnologia proporciona maior agilidade nos atendimentos, praticidade, confiabilidade e credibilidade. 

Foi pensando nisso que o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) criou o ARS VITAE que facilita o acesso aos prontuários dos pacientes nos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, e assim monitora toda a assistência destinada aos pacientes que estão sob algum tipo de cuidado. 

- Com ele, é possível ter acesso ao cadastro do paciente e a evolução dele no hospital. Podemos acompanhar o plano terapêutico, o prontuário informatizado, mesmo após o paciente receber alta e sair do hospital, o que facilita caso ele precise novamente de atendimento na mesma unidade. Para os profissionais de saúde, também ajuda a terem acesso ao melhor diagnóstico de cada caso”, explica o diretor de Gestão Estratégica e Financeira do ISGH, Rivânio Paulino da Silva.

Segundo o diretor, o ISGH tem o propósito de transformar a saúde para o bem-estar social e a missão de promover a excelência na Gestão de Saúde, por isso o Instituto investe em tecnologia na saúde para alcançar essas metas, sempre visando a cura  e a segurança do paciente.

HGWA - O Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Saúde e administrado pelo ISGH, também está investindo na tecnologia por meio de parcerias.

O Hospital implantou testes para implantação de um novo sistema de comunicação entre pacientes e profissionais de Saúde. O intuito é  tornar a comunicação mais efetiva entre pacientes com doenças degenerativas, como a Esclerose Lateral Amiotrófica ou até mesmo covid-19,  profissionais de saúde, além de familiares. A iniciativa foi criada pelo professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Vieira. 

- O nosso objetivo é permitir a comunicação de pessoas que estão impossibilitadas de se comunicarem pela fala, gestos ou membros. Começamos a desenvolver na época em que estávamos produzindo as face shields (máscara de proteção facial), o HGWA estava como parceiro e surgiu a ideia de um sistema de comunicação alternativa para pacientes com dificuldades, inclusive em pacientes acometidos pela covid-19, que passam por traqueostomia e ficam com deficiência na fala”, explica o professor, que é doutor em Ciência da Computação.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Reitora da Unifametro reforça a importância do Ensino Online e Presencial

 Com o anúncio da liberação de aulas presenciais em faculdades e universidades cearenses ainda no mês de junho, a importância do Ensino ganhou destaque, uma vez que as aulas virtuais foram presentes por mais de um ano. Para a reitora do Centro Universitário Fametro (UniFametro), professora Denise Ferreira Maciel (foto), o convívio social, mesmo com as restrições ainda necessárias, é importante, pois esse contato facilita o aprendizado.  - Estamos muito felizes com esse retorno autorizado e prontos, com toda segurança, para receber nossos alunos e professores”, destacou.  Para ela, somente a Educação pode transformar um País. - Com a pandemia, muitos adiaram a entrada no Ensino Superior e outros abandonaram seus estudos devido às dificuldades financeiras. Logo, para a retomada da Economia, é necessário mão-de-obra qualificada, e esse hiato na educação pode comprometer tal desenvolvimento a longo prazo”, pontuou Denise Maciel. Durante a interrupção das aulas presenciais, as faculdades se

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi