Pular para o conteúdo principal

Número de assistentes sociais nas UPAs cresce 40%

 A pandemia da covid-19 continua impactando nos serviços de saúde. Por isso, a força de trabalho nas unidades hospitalares e postos de atendimento precisou ser ampliada. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), por exemplo, houve aumento de mais de 40% no quadro de pessoal na equipe de assistentes sociais.

Antes do período pandêmico, as nove UPAs administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) – seis delas estaduais – somavam 27 assistentes sociais. Hoje, devido ao aumento da demanda, são mais de 60 profissionais atuando nos equipamentos.

O serviço de Assistência Social nas UPAs é oferecido aos pacientes desde 2012. Os profissionais são responsáveis pelo acolhimento ao paciente e suporte para a família. Os assistentes sociais articulam possíveis visitas de familiares, explicam as normas da unidade, promovem uma Rede Socioassistencial e atuam quando há violação de direitos do paciente, fazendo a denúncia aos órgãos competentes, de acordo com cada caso.

Além dessas responsabilidades, os profissionais trabalham em casos de pacientes que chegam sem nenhum familiar, investigando os dados pessoais para encontrar algum parente. Entre os colaboradores das unidades, os assistentes sociais alinham fluxos, rotinas e protocolos com os profissionais que atuam na linha de frente para garantir eficácia e maior acolhimento durante atendimento.

- Quando chega uma paciente mulher com traços de violência doméstica, por exemplo, nós orientamos e direcionamos para a Delegacia da Mulher. No caso de violência contra a criança, direcionamos para o Conselho Tutelar. Também contamos com o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”, detalha a assistente social e coordenadora de Serviço Social das UPAs, Danielle Brito.

Reabilitação de pacientes - A equipe de assistentes sociais também passou a participar da reabilitação de pacientes com covid-19, promovendo momentos de maior humanização durante a recuperação dos acometidos pela doença. 

- Os assistentes sociais, assim como os profissionais de Saúde, passaram a fazer chamadas de vídeo entre o paciente e a família. Mesmo com a distância, percebemos que esse simples contato promove uma recuperação mais rápida e eficaz do paciente, que se sente mais motivado. Essas iniciativas devem ser adotadas mesmo após a pandemia”, afirma Brito. 

Projeto ‘Correio do Amor’ leva conforto a pacientes com covid-19 - A equipe das UPAs inaugurou o Projeto “Correio do Amor”, no qual pacientes com covid-19 recebem cartas, fotos e desenhos dos familiares.“Além das chamadas de vídeo, essa iniciativa também promoveu eficácia na recuperação dos pacientes. Coletamos todas as cartinhas e fotos, e o material é lido para o paciente; depois colocamos em um mural para visualização daqueles que estão isolados da família”, acrescenta a coordenadora.

A equipe de Serviço Social das UPAs assumiu a missão de ser um elo entre pacientes e famílias e compartilha grandes histórias de sucesso. Na UPA Canindezinho, por exemplo, havia um paciente que não queria ser internado, pois achava que seria intubado. Com muita conversa, acolhimento e orientação da equipe, ele decidiu permanecer.

- O paciente ficou internado na UPA por quase uma semana e depois foi transferido para outra unidade. Durante o tempo em que ficou na UPA, mantínhamos um contato constante com a esposa, que recebia informações diárias do estado clínico repassado, na maioria das vezes, pelo médico assistente. Também fazíamos chamadas de vídeo diárias e mantínhamos um clima de confiança e esperança em sua recuperação. Quando saiu a vaga para transferência, ele não queria ir. Disse que na UPA se sentia em casa, confiava na equipe e tinha medo de como seria em outro lugar”, lembra Maria Fernandes Escobar, assistente social da UPA Canindezinho.

- Novamente fizemos as orientações necessárias e ele foi. Na semana passada, a esposa esteve na UPA. Veio trazer um recado. O paciente ainda estava internado em um hospital, mas apresentava melhora progressiva. Ele pediu que ela viesse à UPA agradecer e dizer que ele atribuía sua melhora à maneira como foi atendido e ao sentimento de confiança e esperança com que o cuidamos”, continua a assistente social.

TECNOLOGIA - Atualmente, a tecnologia vem se mostrando indispensável para a rotina das pessoas em todos os sentidos. Na Saúde, a Tecnologia traz inovação, renovando as esperanças e facilitando a vida de muitos pacientes, especialmente daqueles que sofrem com alguma doença grave. Em meio a pandemia, ela foi o recurso utilizado para aproximar pacientes que estavam isolados de seus familiares. Na área da gestão hospitalar, proporcionou uma assistência clínica de qualidade. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a Tecnologia na Saúde consiste na “aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida”. 

Entre os benefícios dessa tecnologia no segmento da saúde estão a atenção e o cuidado integral ao paciente, assistência, acompanhamento contínuo e proativo, melhoria na qualidade da atenção, entre outros, o que facilita o processo de recuperação. Antes era comum a tecnologia nos hospitais ficar restrita somente aos equipamentos de exames. Além de favorecer os pacientes, a Tecnologia proporciona maior agilidade nos atendimentos, praticidade, confiabilidade e credibilidade. 

Foi pensando nisso que o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) criou o ARS VITAE que facilita o acesso aos prontuários dos pacientes nos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, e assim monitora toda a assistência destinada aos pacientes que estão sob algum tipo de cuidado. 

- Com ele, é possível ter acesso ao cadastro do paciente e a evolução dele no hospital. Podemos acompanhar o plano terapêutico, o prontuário informatizado, mesmo após o paciente receber alta e sair do hospital, o que facilita caso ele precise novamente de atendimento na mesma unidade. Para os profissionais de saúde, também ajuda a terem acesso ao melhor diagnóstico de cada caso”, explica o diretor de Gestão Estratégica e Financeira do ISGH, Rivânio Paulino da Silva.

Segundo o diretor, o ISGH tem o propósito de transformar a saúde para o bem-estar social e a missão de promover a excelência na Gestão de Saúde, por isso o Instituto investe em tecnologia na saúde para alcançar essas metas, sempre visando a cura  e a segurança do paciente.

HGWA - O Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Saúde e administrado pelo ISGH, também está investindo na tecnologia por meio de parcerias.

O Hospital implantou testes para implantação de um novo sistema de comunicação entre pacientes e profissionais de Saúde. O intuito é  tornar a comunicação mais efetiva entre pacientes com doenças degenerativas, como a Esclerose Lateral Amiotrófica ou até mesmo covid-19,  profissionais de saúde, além de familiares. A iniciativa foi criada pelo professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Vieira. 

- O nosso objetivo é permitir a comunicação de pessoas que estão impossibilitadas de se comunicarem pela fala, gestos ou membros. Começamos a desenvolver na época em que estávamos produzindo as face shields (máscara de proteção facial), o HGWA estava como parceiro e surgiu a ideia de um sistema de comunicação alternativa para pacientes com dificuldades, inclusive em pacientes acometidos pela covid-19, que passam por traqueostomia e ficam com deficiência na fala”, explica o professor, que é doutor em Ciência da Computação.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg