Pular para o conteúdo principal



Alcance lembra que inscrições para o Enem 2021 encerram nesta quarta

O Projeto Alcance.Enem, do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), lembra aos estudantes que as inscrições para o Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) se encerram nesta quarta-feira (14 de julho).


O Alcance incentiva os alunos a manter o ritmo de estudos nessa reta final, mesmo nas férias, participando das aulas e atividades da plataforma.

- Também divulgamos como fazer a inscrição no exame para garantir a realização da prova e como assegurar a taxa de isenção para os alunos do ensino público que foi negada pelo Governo Federal", reforça a coordenadora geral do projeto, Dione Soares.

Para facilitar a realização das inscrições, o projeto compartilha um passo a passo de como fazer a inscrição e como garantir o benefício da taxa de isenção.

PASSO A PASSO - Primeiro o candidato deve acessar a Página do Participante e inserir o CPF e a data de nascimento. Depois o estudante será direcionado para uma nova ficha, na qual é preciso inserir os demais dados pessoais, como endereço, telefone, RG, e-mail, entre outros.

O próximo passo é criar uma senha de, no mínimo, dez caracteres, para obter acesso ao portal do Enem e demais processos seletivos do governo que utilizam a nota do Enem.

Durante o processo de inscrição, será possível selecionar a língua estrangeira que o estudante pretende responder na prova e também a cidade em que irá participar do exame.

Nessa etapa, os candidatos poderão solicitar o atendimento especial, voltado aos estudantes que necessitam de provas adaptadas, por exemplo.

Em seguida, o estudante deverá inserir os dados da instituição de ensino médio e preencher o questionário socioeconômico, para que os órgãos possam conhecer o público que participa do exame.

COMO GARANTIR BENEFÍCIO - Candidatos que concluíram a 3° série do ensino médio na escola pública e não conseguiram a isenção da taxa de inscrição devem realizar a inscrição, fazer o download do boleto no valor de R$ 85,00 para entregar na escola onde estão matriculados ou onde terminaram o Ensino Médio, para que seja encaminhada aos órgãos competentes para a efetivação do pagamento.

Em 6 de julho passado, o governador Camilo Santana (PT) sancionou a lei, aprovada na Assembleia Legislativa, que garante o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2021 aos alunos da Rede Estadual de Ensino do Ceará que tiveram o pedido de isenção negado pelo Governo Federal.

O pedido de isenção para o Enem 2021 foi negado pelo Ministério da Educação (MEC) para quem faltou à edição de 2020. Segundo Camilo Santana, a iniciativa de ajudar aqueles que tiveram o pedido negado se deu devido à pandemia de covid-19. O governador disse acreditar que, devido ao grande número de casos e óbitos pela doença no período da prova, isso pode ter ocasionado a falta dos alunos no exame.

Com informações da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês