Pular para o conteúdo principal

Ceará e Qair Brasil assinam acordo para desenvolvimento de energias renováveis

 Em transmissão ao vivo na tarde desta terça-feira (6 de julho), o governador Camilo Santana assinou Memorando de Entendimento entre o Governo do Ceará e a multinacional Qair Brasil para o desenvolvimento de planta de produção de hidrogênio verde com energia elétrica gerada através do Complexo Eólico Marítimo Dragão do Mar e de um parque de energia eólica offshore (dentro do mar). O investimento total previsto é de US$ 6,95 bilhões, com geração de 2.000 empregos durante a construção das plantas e 600 empregos diretos quando da plena operação dos projetos.

Camilo Santana lembrou que o Ceará é pioneiro no campo das energias renováveis.

- Estamos falando aqui do combustível do futuro, com a hidrólise da água somado com a energia solar, teremos o hidrogênio verde, uma energia limpa a ser exportada para Europa e outros países do mundo inteiro. E que deve substituir os combustíveis fósseis no futuro. Aqui o Ceará partiu na frente e criou um grupo de estudo com a Fiec, para atrair investimentos. Esse projeto da Qair é um investimento de quase 7 bilhões de dólares, que vai permitir descentralizar e que vai estimular a produção de energia renovável por todo o interior do Ceará", explicou. Ao seu lado estavam a vice-governadora Izolda Cela, Armando Leite Mendes de Abreu, presidente Qair Brasil, Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O presidente da Qair Brasil, Armando Abreu, garantiu que, com o apoio do Governo do Ceará, e das instituições, vai concretizar todos esses investimentos previstos. 

- Realmente é um momento muitíssimo importante para Qair; é mais um passo na continuação dos investimentos e da estratégia de desenvolvimento da Qair no Brasil, e no Ceará, onde fica nossa sede no Brasil, e vamos continuar aqui e concretizar todos esses investimentos", informou.

Para Cândido Albuquerque, reitor da UFC, o Ceará será uma referência como produtor de energia limpa no mundo. "Estamos hoje aqui fazendo um contributo, dando uma contribuição de energia limpa para todas as gerações do mundo", disse.

- Esse projeto nos coloca em posição de uma mudança de paradigma, do Ceará e do mundo. Estamos diante de uma multinacional que assina um memorando, e já estamos nos preparando com Sesi, Senai e Iel, pois se trata de um investimento bilionário e em dólares, coisa que não conseguimos ver hoje em dia no Brasil, mas estamos disso aqui no Ceará. Precisamos acreditar e reconhecer que o Ceará está dando exemplo para o mundo, não só em descarbonizar a emissão de energia que existe, como diminuir a emissão de gás carbônico na camada de ozônio", apontou Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec.

Finalizando a transmissão, o governador listou uma série de atrações de investimento no Ceará. 

- Transformamos o Ceará num HUB de oportunidades, com o HUB aéreo, que chegamos a ter 48 voos internacionais diários, e que vamos retomar pós pandemia. O Hub portuário, em parceria com o porto de Amsterdam e que gerou mais importação e exportação no Estado. O HUB tecnológico, com os cabos subterrâneos de internet, nos tornando o segundo ponto do planeta mais conectado. E agora com o HUB de hidrogênio verde, uma estratégia econômica que pode mudar o perfil do Ceará no campo dos investimentos", finalizou Camilo Santana.

Hidrogênio verde - A Qair Brasil tem interesse em realizar a implantação de um parque de geração de energia eólica offshore que é uma planta de produção de Hidrogênio Verde no estado do Ceará. O Complexo Eólico Offshore Dragão do Mar, projeto desenvolvido para gerar energia elétrica para a planta de eletrólise, irá contemplar uma planta de geração eólica offshore com capacidade instalada de 1.216 GW, a ser localizada na plataforma continental da costa de Acaraú-Ceará. O projeto contemplará também o desenvolvimento de uma planta de eletrólise com capacidade de 2.240 MW, para produção de Hidrogênio Verde de aproximadamente 296 mil toneladas/ano, localizada no Hub de Hidrogênio Verde, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Com isso, a empresa multinacional com sede no Ceará está envolvida no projeto que, a partir de 2023, produzirá, armazenará, transportará e comercializará o hidrogênio verde. Com os objetivos de produzir hidrogênio verde regional de maneira massiva, e industrial para obter o melhor preço; desenvolver uma oferta de serviços adaptados para atender às necessidades de mobilidade pesada (caminhões – barcos – trens); desenvolver um projeto em consulta com autoridades eleitas, populações locais e atores industriais locais para garantir o sucesso ideal; promover um ciclo energético totalmente virtuoso: energia renovável / eletricidade e hidrogênio verde.

Estiveram presentes no ato de assinatura do memorando no Palácio da Abolição o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho(Sedet), Maia Júnior, Francisco Teixeira, Secretário dos Recursos Hídricos (SRH), Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente (Sema), Fernanda Pacobahyba, titular da pasta da Fazenda (Sefaz), Lucio Gomes, secretário da Infraestrutura (Seinfra), Inácio Arruda, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Eliana Nunes Estrela, secretária da Educação (Seduc), Adão Linhares, secretário executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra, Roseane de Medeiros, secretária executiva da Indústria da Sedet, Danilo Serpa, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Portuário e Industrial do Pecém (CIPP), Charles Lucien Mallet, diretor premier elemént da Qair, Jorge Borrell Botella, diretor executivo da Qair Brasil e Gustavo Rodrigues Silva, diretor de operações da Qair Brasil.








Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Miguel Messias

Morreu, na noite deste domingo (27 de junho), o radialista Miguel Messias com passagens nas rádios Sociedade da Bahia, Clube de Pernambuco, Verdes Mares AM de Fortaleza, Iracema de Fortaleza, Pitaguary de Maracanaú, Metropolitana de Caucaia e Ceará Rádio Clube. Cobriu quatro copas do mundo. O sepultamento será às 13 horas, no Cemitério Bom Jardim, em Fortaleza. Tony Mazolly - Recebo a Triste Notícia, que acabou de falecer o companheiro radialista Miguel Messias". Alano Maia -  Caros amigos, infelizmente acabou de falecer o companheiro Miguel Messias...Sem palavras" Gualber Calado - Miguel  Messias - grande companheiro de muitas jornadas na Rádio Clube e nas Webrádios! Ivan Bezerra - Comecei com ele na Rádio Iracema. Jamais esquecerei o apoio que me deu no início da profissão, a mim e ao meu irmão, Ari Bezerra. Com certeza Deus já reservou um bom lugar para ele".

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Miguel Messias

Morreu, na noite deste domingo (27 de junho), o radialista Miguel Messias com passagens nas rádios Sociedade da Bahia, Clube de Pernambuco, Verdes Mares AM de Fortaleza, Iracema de Fortaleza, Pitaguary de Maracanaú, Metropolitana de Caucaia e Ceará Rádio Clube. Cobriu quatro copas do mundo. O sepultamento será às 13 horas, no Cemitério Bom Jardim, em Fortaleza. Tony Mazolly - Recebo a Triste Notícia, que acabou de falecer o companheiro radialista Miguel Messias". Alano Maia -  Caros amigos, infelizmente acabou de falecer o companheiro Miguel Messias...Sem palavras" Gualber Calado - Miguel  Messias - grande companheiro de muitas jornadas na Rádio Clube e nas Webrádios! Ivan Bezerra - Comecei com ele na Rádio Iracema. Jamais esquecerei o apoio que me deu no início da profissão, a mim e ao meu irmão, Ari Bezerra. Com certeza Deus já reservou um bom lugar para ele".

Xand Avião demite DJ Ivis

 O cantor Xand Avião se posiciona e informa que DJ Ivis (Iverson de Souza Araújo) está fora da sua empresa (produtora Vybbe) e está dando apoio a Pamella Holanda e a filha de seis meses do casal. DJ Ivis bateu seguidas vezes na ex-mulher a arquiteta Pamella Holanda, de 27 anos. Vídeos que circularam na Internet mostram a violência, que foi denunciada na Delegacia de Eusébio neste domingo (11).  O DJ se defende, afirmando, que apenas revidou  ' as agressões de Pamella'. Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) - A violência contra a mulher é inadmissível e se torna ainda mais cruel e repugnante na presença de filhos. Minha solidariedade à Pamella Holanda e a todas as mulheres que lamentavelmente sofrem com a violência doméstica. A Prefeitura de Fortaleza atua para garantir o apoio necessário às vítimas em casos assim. O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde oferece acolhimento, acompanha e encaminha para serviços da Rede de Atend

Morre Carlinhos Perdigão

Morreu nesta sexta-feira (2 de julho), aos 52 anos, depois de longa luta contra a covid-19 o músico e  professor Carlos Perdigão (fotos). Jornalista Alberto Perdigão -  Triste demais com a morte do primo e amigo @carlinhosperdigao. Professor, músico, poeta, ela era amado por todos. Sorriso sempre. Gentileza sempre. Mais um que não teve vacina a tempo... meus Deus. @danyandd quem ele tanto amava receba meu abraço solidário na dor. Tio Carlos, Lúcia, Haroldo, Jarbas... que perda precoce meus queridos". Jornalista Marina Valente - A gente não aguenta mais dar adeus. Estamos querendo o abraço do retorno dos que sobreviveram. Para chorar junto. Para se consolar junto. Para lembrar de quem perdemos e lutarmos contra quem os tirou de nós. Mais um amigo partiu. Um cara da música, da alegria, da comunicação e da fé no que há de bom nesse mundo. Estamos perdendo quem faz a diferença enquanto não fazemos perder os que estão nos matando. Que Deus te receba com música e muito carinho Calinhos

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi