Pular para o conteúdo principal

Governador acompanha obras em Fortaleza

 O governador Camilo Santana (PT) acompanhou, na manhã deste sábado (17 de julho), a execução das obras do Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cisp), do parque urbano do Itaperi e do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza. 

Iniciativas do Governo do Estado, os empreendimentos vão fortalecer a segurança pública, educação, saúde, cultura e esporte, beneficiando a população cearense.

Além de visar o atendimento à população, as obras também geram mais emprego e oportunidades para os cearenses. 

- Cada vez que o Governo do Ceará inicia uma obra como essa, ele gera emprego. Nós saímos agora da obra do Cisp, são quase 600 pessoas lá, e vai chegar a quase mil no pico da obra. Aqui [Parque do Itaperi] também temos trabalhadores. Lá no Hospital Universitário já temos quase 500 pessoas trabalhando. Isso significa emprego para as pessoas, que é o nosso grande objetivo nesse momento, dar oportunidade e dignidade para homens e mulheres cearenses”, justificou Camilo Santana, em declaração durante o roteiro de visitas.

Cisp - A primeira obra inspecionada pelo governador foi a do Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará, que está sendo construído em uma área de 80 mil metros quadrados (m²), próxima à Base Aérea de Fortaleza e à sede da Polícia Federal.

- Esse aqui será o mais completo e moderno Centro Integrado de Segurança Pública do Brasil. Vai dar todas as condições para que nossos trabalhadores e profissionais de segurança pública possam cumprir sua missão e combater à criminalidade, garantindo mais tranquilidade à população cearense”, afirmou Camilo Santana, agradecendo aos trabalhadores que atuam na obra.

Com o propósito de garantir eficiência administrativa, operacional e logística às forças de segurança, o Cisp abrigará os seguintes núcleos de comando: Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE), CBMCE, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Centro Integrado de Inteligência, Centro de Convivência e Interligação com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O investimento é da ordem de R$ 156 milhões, com recursos do Tesouro do Estado.

As obras também incluem serviços de urbanização e paisagismo, com implementação de guaritas, vias sinalizadas e estacionamentos, além de áreas verdes e de lazer, contendo areninha, praça, pista de cooper/ciclovia, brinquedopraça e academia ao ar livre. A implantação do Cisp está prevista para ser finalizada em 2022.

O governador destacou, que trabalha para garantir a valorização dos profissionais de segurança pública e a descentralização dos serviços. 

- No que depender de mim, vamos dar todas as condições necessárias de valorização dos profissionais, de equipamento, de infraestrutura e de tecnologia para garantir um bom trabalho aos Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Pefoce e Ciopaer. Adquirimos aeronaves, montamos bases no interior do Ceará, ou seja, estamos descentralizando também as áreas”.

Parque Urbano do Itaperi - Durante a visita à obra do parque urbano do bairro Itaperi, o chefe do Executivo ressaltou que o empreendimento vai estimular a boa convivência em comunidade. “Vai ser uma área para as famílias, ou seja, estamos transformando o antigo IPPOO I em um parque para a cidade de Fortaleza, que vai beneficiar todos os bairros”.

Com 30 mil metros quadrados, o novo parque está sendo implantado na área do antigo Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I). No lugar da unidade prisional, desativada em 2013, serão construídos equipamentos para incentivar práticas esportivas e culturais, como areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, biblioteca comunitária, anfiteatro, rampa de skate, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia e quiosques.

Na oportunidade, o gestor anunciou que o complexo vai homenagear dom Aloísio Lorscheider. 

- Esse parque vai levar o nome de Dom Aloísio Lorscheider, que foi um grande arcebispo de Fortaleza, um homem que foi exemplo para todos os cearenses. Estou muito feliz em visitar essa obra”.

Hospital Universitário do Ceará - Por fim, Camilo Santana acompanhou a obra do Hospital Universitário do Ceará, que está sendo construído em uma área de 79,5 mil metros quadrados dentro da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi.

Com mais de 10% de obra executada, o complexo hospitalar faz parte das ações planejadas na Plataforma de Modernização da Saúde, capitaneada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O investimento para as obras é de R$ 274,7 milhões.

Ao todo, serão 654 leitos de internação distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil), sendo 184 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o novo hospital também vai reunir todas as especialidades médicas, aliando a ampliação do atendimento em saúde à formação acadêmica de qualidade aos estudantes da Uece.

O equipamento funcionará também como nova sede para o Hospital Geral César Cals (HGCC), integrando a rede de equipamentos da Sesa. A nova unidade prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.

- Duas coisas importantes nessa obra. Primeiro, será mais um equipamento importante para a Saúde dos cearenses. Aqui será um hospital para atender a população, mas será um hospital, também, de ensino. Nós temos o curso de medicina da Uece, um dos melhores cursos de Medicina do Norte e Nordeste brasileiro. E o equipamento será o hospital da Universidade, portanto será um hospital de ensino e pesquisa. Mas, no momento, a importância, também, de gerar empregos e oportunidades para os cearenses durante o período da obra e quando começar a funcionar. Aqui vão trabalhar 6 mil pessoas só no hospital”, finalizou Camilo Santana.

Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.








Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".