Pular para o conteúdo principal



Mostras paralelas do VI Cine Jardim exibirão 46 filmes

 Além dos seis longas-metragens e 33 curtas que compõem a competição principal do VI Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim, outros 46 filmes integram as cinco mostras paralelas desta edição. As exibições acontecem gratuitamente entre 16 e 28 de agosto pelo site oficial (www.cinejardim.com). O curta-metragem melhor avaliado pelo público em cada panorama vencerá o prêmio do Júri Popular.

Seis curtas nacionais fazem parte da Mostra Diversidade de Voos, que homenageia a atriz Roberta Gretchen Coppola com histórias sobre pessoas transgêneros, e oito participam da Mostra Revoada, que discute memória, preservação e identidade cultural. Tanto a Mostra Rotas de Migração, com abordagens variadas para um público jovem, quanto a Mostra Voo Livre, que apresenta mulheres como protagonistas de suas próprias histórias, trazem nove curtas-metragens cada. 

Por fim, a Mostra Passarinho é formada por filmes para a infância e reúne, em sua maioria, animações. As obras foram selecionadas a partir de 680 curtas-metragens inscritos para a sexta edição do festival.

A programação da Mostra Passarinho também será exibida na TV PE com filmes dessa edição e outros títulos que já passaram pelo Cine Jardim. As sessões acontecem a partir de 18 de julho, sempre aos domingos, às 16h, com classificação indicativa livre. “Será uma prévia da programação do festival antes do início das exibições oficiais no dia 16 de agosto. Durante o Cine Jardim também teremos duas sessões de curtas-metragens pernambucanos que serão exibidos na TV PE, nos dias 15 e 22 de agosto, às 16 horas”, afirma Leo Tabosa, produtor do festival.

O Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim é uma realização da Pontilhado Cinematográfico, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Conta com o patrocínio da Moura e parcerias do Instituto Conceição Moura, da Universidade Católica de Pernambuco, através da Pró-Reitoria Comunitária, do Instituto Humanitas da Unicap, do Armazém Coral Acha Aqui, Mistika, CiaRio, Elo Company, TV PE e Vou Ser Acessibilidade.

MOSTRA DIVERSIDADE DE VOOS

BATOM VERMELHO SANGUE (Ficção | 20’| 2020| PB) – dir. R.B. Lima

BONDE (Ficção | 18’ | 2019 | SP) – dir. Asaph Lucas

INABITÁVEL (Ficção | 20’ | 2020 | SP) – dir. Matheus Farias e Enock Carvalho

MODELO MORTO, MODELO VIVO (Ficção | 25’| 2020| SP) – dir. Iuri Bermudes e Leona Jhovs

PIU PIU (Ficção | 16’| 2019 | PE) – dir. Alexandre Figueirôa

VINDE COMO ESTAIS (Documentário | 15’| 2019| RJ) – dir. Rafael Ribeiro e Galba Gogóia

MOSTRA ROTAS DE MIGRAÇÃO

A RODA DA FORTUNA (Ficção | 13’ | 2018 | DF) – dir. Luciano Porto

ANDO ME PERGUNTANDO (Ficção | 10’45” | 2019 | RN) – dir. Clara Leal

APERTO (Ficção | 15’ | 2019 | SP) – dir. Alexandre Estevanato

AS VIAJANTES (Ficção | 11’| 2019| SP) – dir. Davi Mello

ELEVADOR (Ficção | 8’| 2020 | PB) – dir. Heleno Florentino

KABUUM (Ficção | 20’| 2020 | PB) – dir. Sílvio Toledo

O CALENDÁRIO (Ficção | 16’ | 2019 | SP) – dir. Val Rocha e Emílio Neto

O MENINO DAS ESTRELAS (Ficção | 23’| 2019 | RS) – dir. Irmãos Christofoli

TERCEIRO ANDAR (Ficção | 9’23” | 2019 | PE) – dir. Deuiton B. Júnior

MOSTRA VOO LIVRE

AZUL (Ficção | 16’ | 2020 | PE) – dir. Tauana Uchôa

FILHAS DE LAVADEIRAS (Documentário | 22’ | 2019 | DF) – dir. Edileuza Penha de Souza

JÚLIA PORRADA (Documentário | 13’31” | 2019 | RN) – dir. Igor Ribeiro

LABIRINTEIRAS (Documentário | 7’ | 2019 | RN) – dir. Renata Alves

NADIR (Documentário | 15’| 2019| SE) – dir. Fábio Rogério

O AMOR VESTE PRETO (Documentário | 11’ | 2019 | CE) – dir. Marlom Meirelles e Coletivo Documentando

PEGA-SE FACÇÃO (Documentário | 13’| 2020 | PE) – dir. Thais Braga

RASGA MORTALHA (Documentário | 15’ | 2018 | PB) – dir. Pattrícia de Aquino

ROSÁRIO (Ficção | 18’32” | 2019 | PE) – dir. Juliana Soares Lima e Igor Travassos

MOSTRA REVOADA

A ÚLTIMA FEIRA (Documentário | 20’ | 2019 | PE) – dir. Tharciele Santiago

A ÚLTIMA VIDEOLOCADORA (Documentário | 10’41” | 2019 | PE) – dir. Paulo Leonardo

A VIAGEM DO SEU ARLINDO (Documentário | 17’| 2018 | ES) – dir. Sheila Altoé

A VOLTA PARA CASA (Ficção | 16’ | 2019 | SP) – dir. Diego Freitas

AÇUDE Nº 50 (Documentário | 8’ | 2020 | PE) – dir. Wagner Ferreira e Paulo Conceição

ETNOMÍDIA INDÍGENA BRASILEIRO (Documentário | 15’| 2020 | GO) – dir. Icaro Cooke Vieira

HOJE SOU FELICIDADE (Documentário | 20’| 2019 | PE) – dir. João Luís e Tiago Aguiar

TUPINAMBÁ SUBIU A SERRA (Documentário | 10’| 2020 | SP) – dir. Mário Cabral e Daniel Neves

MOSTRA PASSARINHO

A CASA E O MEDO (Animação | 4’| 2019 | SP) – dir. Eduardo Aliberti, Henrique Truffi e Valentina Salvestrini

A GALINHA RUIVA (Animação | 7’31” | 2019 | ES) – dir. Irson Jr

A PEDRA QUEIMA (Animação | 13’| 2020 | RJ) – dir. Felipe Nepomuceno

AILIN EN LA LUNA (Animação | 5’ | 2019 | Argentina) – dir. Claudia Ruiz

ARLEQUIM (Animação | 2’16” | 2019 | SP) – dir. Brenda Reyes

AS AVENTURAS DE PETY (Animação | 14’17” | 2019 | SP) – dir. Anahí Borges

DIA DO MANGUEZAL (Animação Documentário | 9’| 2019 | ES) – dir. Alunos do Projeto Animação, estudantes da rede de ensino público fundamental do Espírito Santo

HORNZZ (Animação | 5’ | 2019 | RJ) – dir. Lena Franzz

O CELATICOMUS (Animação | 17’| 2020 | MG) – dir. Marcelo Tannure

O GATO SEM BOTAS (Animação | 19’ | 2019 | MG) – dir. Paula de Abreu

PINGUINICS – O ATAQUE VEM DO POLO! (Animação | 6’| 2020 | GO) – dir. Sérgio Martinelli

QUANDO A CHUVA VEM? (Animação | 8’26”| 2019 | PE) – dir. Jefferson Batista

TRINCHEIRA (Ficção | 15’| 2019 | AL) – dir. Paulo Silver

VENTO VIAJANTE (Animação Ficção | 6’| 2020 | CE) – dir. Alunos do Projeto Animação Ambiental, Escolas Municipais de Icapuí – CE

SOBRE O CINE JARDIM - O Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim é uma janela destinada à divulgação da produção cinematográfica latino-americana, à profissionalização de jovens por meio do audiovisual e à democratização dos bens culturais. 

O Festival de caráter competitivo e visa premiar filmes latino-americanos de curtas-metragens e longas-metragens brasileiros das mostras competitivas. É importante ter esta janela aberta no interior, especialmente para compreender e apreciar outros mundos reais e possíveis, que na mágica tela branca projetam-se infinitas possibilidades de encontros e intercâmbios com um único compromisso, fazer deste mundo um mundo mais humano e mais perto de todos nós.

Serviço

  • VI Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim
  • De 9 a 28 de agosto de 2021.
  • Programação e atividades gratuitas.
  • Onde assistir: Site Cine Jardim (www.cinejardim.com) e Plataforma Cardume (https://cardume.tv.br/).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...