Pular para o conteúdo principal



Sefaz apresenta Balanço Social do Ceará

 A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) divulgou o Balanço Social do Estado de 2020. O documento, que complementa o Balanço Geral do Ceará (BGE) com informações qualitativas das ações realizadas pelo Governo do Estado, foi apresentado  pela Secretaria Executiva do Tesouro e Metas Fiscais, durante a nona edição do Sefaz Dialoga. O vídeo está disponível no canal oficial da instituição no YouTube.

Após 15 anos da última publicação, o Balanço Social do exercício de 2020 traz à sociedade, numa visão compreensiva e em linguagem clara, qualitativa e objetiva, a situação fiscal e os resultados orçamentários, financeiros e patrimoniais do Ceará, que constam no Balanço Geral do Estado. A peça é um instrumento de transparência e de divulgação dos resultados apurados das ações governamentais, envolvendo ainda mais a sociedade no controle social.

Com o tema: “Balanço Social do Estado: instrumento de transparência e controle social”, o encontro online promoveu debate entre o secretário executivo do Tesouro e Metas Fiscais, Fabrizio Gomes; o orientador da Célula de Contabilidade da Sefaz, Saulo Braga; e o diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC/UFC) e cientista-chefe do Monitor Fiscal do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), professor Paulo Matos. A conversa contou com a mediação da coordenadora de Relações Institucionais da Fazenda, Germana Belchior.

Ao abrir a live, a mediadora destacou que o Sefaz Dialoga é mais uma ferramenta de debate aberto e transparente com a sociedade, trazendo sempre temas importantes aos cidadãos cearenses. Fabrízio Gomes lembra que o balanço social começou a ser exigido e discutido na sociedade mundial na década de 1960, nos Estados Unidos, e na década de 1970, na Europa, principalmente França, Inglaterra e Alemanha. 

- Quando a sociedade começou a exigir das grandes empresas que elas tivessem mais trabalhos no âmbito social e ambiental. No Brasil, da mesma forma, com a evolução das grandes empresas e multinacionais que se instalaram, a sociedade também começou com essa exigência. Em 2007, o balanço social passou a ser obrigatório para as empresas de capital aberto, trazendo mais transparência para a população, tornando pública a responsabilidade social das organizações”, contextualiza.

Em relação ao setor público, Fabrízio Gomes destaca que o Ceará foi o primeiro estado brasileiro a publicar balanço social, em 1996/1997. 

- Em 2002 a experiência foi retomada e seguiu até 2005, último ano publicado. E, agora, mesmo diante das dificuldades com a pandemia, conseguimos uma publicação dessa peça tão importante para a sociedade”.

Ele observa que um dos pilares da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é a transparência e o Balanço Social é mais uma ferramenta que mostra de forma clara como estão sendo aplicados os recursos públicos. O gestor ressaltou ainda que o Balanço Social é instrumento da educação fiscal.

- É muito grande o dinamismo do Estado. Vale destacar também que o Balanço Social vem complementar os outros demonstrativos contábeis. O Ceará é, inclusive, reconhecido e respeitado nacionalmente pela sua responsabilidade fiscal. E ela está muito alinhada à responsabilidade social do Estado”, apontou o servidor Saulo Braga.

Eixos - O Balanço Social está alinhado aos sete eixos temáticos previstos no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. São eles:

  • Ceará Acolhedor.
  • Ceará da Gestão Democrática por Resultados.
  • Ceará das Oportunidades.
  • Ceará do Conhecimento.
  • Ceará Pacífico.
  • Ceará Saudável.
  • Ceará Sustentável.

Foi adicionado também um tópico com Perspectivas Sociais, com trazendo um panorama para os próximos anos. Durante a live, Saulo Braga apresentou as ações de cada eixo. 

- Dentro desses eixos temáticos estão todas as ações do Estado. E o interessante é ver que as diversas secretarias estaduais realizam atividades em diferentes eixos. O eixo Ceará Acolhedor busca como resultado estratégico a inclusão social, assegurando direitos humanos e civis para a população no Ceará. Já o Ceará da Gestão Democrática por Resultados traz a transparência, o controle social, a equidade e a sustentabilidade fiscal”, pontuou.

O professor Paulo Matos destaca que o Balanço Social confirma a impressão nacional sobre o esforço do Governo Estadual. “Como também reforça as esperanças de dias melhores. O Ceará tem austeridade fiscal. E fruto dessas contas ajustadas é que o Ceará consegue se manter como líder em investimento no País”, ressaltou.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...