Pular para o conteúdo principal

Zona de Criação abre neste sábado nova temporada

 Equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o Centro Cultural Porto Dragão trilha diversos percursos, envolve diversas linguagens, tornou a Acessibilidade parte do seu processo criativo e investiu em um diálogo constante e aberto com agentes da cultura, inserindo em suas ações a percepção adquirida nessa grande co-criação. 

Nos meses de julho e agosto, 5 programas gratuitos são divulgados ao público como  programação oficial de 2021, começando pela série “Zona de Criação”, que estreia neste sábado (31 de julho) às 18 horas com o grupo de Teatro “Pícaros Incorrigíveis" que apresenta o episódio “Os Pícaros e a Gaivota” no Youtube do Porto Dragão.

- O Centro Cultural Porto Dragão se afirma nesses dois anos de caminhada ao construir sua identidade em diálogo com o setor artístico e cultural, como um centro de força que impulsiona processos de criação e experimentação, formação, produção e difusão de conteúdo, além de reflexões sobre as estratégias para se "viver de arte". Vida longa ao Porto Dragão!", celebra o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.

SOBRE O ZONA DE CRIAÇÃO - A 2ª temporada da série Zona de Criação chega trazendo em sua curadoria grupos e artistas das diversas expressões da cultura cearense, seguindo sua diversidade de linguagens e, agora, experimentando novos territórios. O primeiro episódio contará com o coletivo Pícaros Incorrigíveis, grupo de teatro que atua desde 2011 com pesquisa sobre a linguagem do teatro de rua vista pelo filtro da Picardia e da figura marginal do Pícaro.

- O Zona de Criação veio de uma vontade nossa de explorar essa relação entre as tecnologias e as artes, buscando gerar conteúdos de diversas linguagens artísticas nessa parceria com o audiovisual, além de gerar portfólios de alta qualidade para os artistas e grupos participantes. Nesta segunda temporada, percebemos ainda mais a importância do roteiro e da troca criativa antes da criação, por isso, trouxemos reforços formativos focados nessa área e uma consultoria de acessibilidade cultural para sensibilizar todos sobre essa demanda necessária e urgente”, compartilha João Wilson Damasceno, Superintendente do Centro Cultural Porto Dragão.

Enquanto a estreia oficial não chega, é possível conferir 25 oportunidades de se inspirar na 1ª temporada do Zona de Criação, que mistura música, teatro, dança e performance, tudo no canal do Youtube.com/PortoDragao.

PRIMEIRO EPISÓDIO - O documentário poético `OS PÍCAROS E A GAIVOTA’ mostra como um grupo de teatro de rua consegue continuar criando durante a uma pandemia e em distanciamento social, que reduziu a circulação e o acesso às ruas, além do fechamento dos espaços e instituições culturais.

Para isso, o retorno às imagens de arquivo do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis confabula um passado que se inscreve no presente-virtual-pandêmico a partir da montagem fílmica com esses espaços atuais vazios. Com dois pontos de vista: uma gaivota que sobrevoa a cidade e uma narração que constrói sentido e abre novos sentidos pelas articulações - narração, olhares sobre a cidade de Fortaleza, música e a personagem Gaivota - fundamentam a obra.

NOVA TEMPORADA 2021/2022 DO PORTO DRAGÃO - Fora ou dentro da caixa, atravessado pela pluralidade de gente, ideias e territórios, o Porto Dragão busca as experimentações, as tecnologias e tantas ferramentas sociais e digitais que podem agregar à Arte. Inspirada nisso, a agenda cultural será composta por 5 programas principais. 

- Durante nossos meses de planejamento, tivemos uma grande atenção em trazer questões das políticas públicas e pautas que são valiosas para nós, como a diversidade,  a pluralidade e a descentralização das nossas ações”, contextualiza a gestora cultural Helena Barbosa, que assumiu a gerência executiva do Centro Cultural Porto Dragão em 2021. São eles:

NÓS NO BATENTE - A 3ª temporada da primeira série documental estreia na primeira quinzena de Agosto com um olhar para os saberes do viver de arte, com personagens que vão da cultura popular nos interiores do Ceará, aos artistas periféricos da capital. Transversais e descentralizados, a série conta a trajetória e perspectivas em cada episódio com interpretação em Libras, audiodescrição e notas proêmias.

Até chegar a nova temporada, o público pode conferir as duas temporadas já existentes com mais de 20 episódios publicados. A 1ª temporada mostra um recorte das artes cênicas cearenses e a 2ª teve gravações que viajaram pelos quatro cantos do Estado, explorando as outras centralidades do Ceará.

PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS E INTERC MBIOS (PRIS) - Inédito na cartela de ações do Porto Dragão, o programa de Residências e Intercâmbios - PRIS tem previsão de lançamento para o final de Agosto e apresenta-se como uma ação que cria soluções de diálogo entre profissionais do campo da arte, a partir da perspectiva de imersão e descentralização. 

ARTE EM REDE - O Porto Dragão integra a rede com 8 equipamentos de difusão da SECULT/CE que exibirá programação selecionada através do Arte em Rede - Convocatória para seleção de projetos artísticos em formato digital a partir de Agosto. Posiciona-se como um dos equipamentos que reforçou a pauta da produção de conteúdo, sendo um dos espaços que receberá primordialmente projetos desta categoria. A previsão é de que 30 conteúdos artísticos se integrem a sua agenda cultural através do Arte em Rede.

CONVERSA SEM ROTEIRO - Série de lives de bate-papo sobre assuntos afins à cultura, o “Conversa Sem Roteiro” deve retornar a partir de Setembro. Em 2020, 20 conversas ao vivo foram transmitidas pelo Youtube do Porto Dragão, com mais de 50 artistas e profissionais da cultura como pessoas convidadas.

SERVIÇO

  • Programa Zona de Criação com os Pícaros Incorrigíveis.
  • Episódio 1: "Os Pícaros e a Gaivota".
  • Estreia - Sábado (31 de julho), às 18 horas.
  • Canal YouTube - Youtube.com/PortoDragao


Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c