Pular para o conteúdo principal

Autoescolas contratam instrutores de direção

Com a flexibilização e o retorno presencial das atividades, a procura das pessoas por autoescolas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aumentou. 


O presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs), Eliardo Martins, alerta que os centros de formação de condutores estão contratando profissionais instrutores de direção para atender a demanda.

- O momento mostrou a necessidade das autoescolas contratarem novos profissionais devido a alta demanda. Hoje, estão sendo ofertadas mais de 350 vagas de instrutores em todo o Ceará”, disse Eliardo Martins. Segundo o presidente do Sindicato, o Estado possui em média mais de três mil instrutores, entre teóricos de legislação e práticos de Trânsito.

O Curso - Eliardo Martins explica que para se candidatar à vaga, o interessado precisa ter o curso específico credenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e precisa preencher alguns requisitos fundamentais como estar habilitado no mínimo há 2 anos em qualquer categoria, ter mais de 21 anos e ter concluído o Ensino Médio em instituição de Ensino Reconhecida pelo MEC.

- Não existe limite de idade. Preenchendo os requisitos, o interessado procura uma autoescola mais perto de onde mora, coloca-se à disposição para realizar o curso de instrutor e a mesma irá encaminhar ele a um local de realização do curso”, finaliza Eliardo Martins.

Onde fazer o curso?
  • Centro de Treinamento de Trânsito-Rua Frei Mansueto, 1701 A, Varjota-Fortaleza-CE. (85) 98878.7133.
  • Centro de Formação de Direção Defensiva (Cenfor)-Avenida Frei Cirilo, 4597, Messejana-Fortaleza-CE. (85) 98778.2269/ 3031.0587
  • CET DIÁ-Rua Frei Damião, 393B, Lagoa Seca-Juazeiro do Norte-CE. (88) 99970.0000.

Férias - Durante as férias de julho, o Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs) registrou um aumento de cerca de 10% na procura de pessoas interessadas em dar início ao processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará, Eliardo Martins, diz que o aumento é positivo e a maioria da procura é feita por estudantes que aproveitam o mês das férias para tirar a primeira habilitação.

A estudante Isadora Holanda,  de 18 anos, iniciou a busca por uma autoescola em maio, logo que fez aniversário. 

- Fiz minha matrícula e agendei para iniciar as aulas no mês de julho, pois teria mais disponibilidade de tempo para me dedicar já que o curso teórico tem uma carga horária um pouco extensa. Já finalizei o teórico e estou aproveitando o finalzinho das férias para revisar os conteúdos para me sair bem na prova prática”, explica.

Tempo - O que muitos se perguntam é se o período de um mês é o suficiente. Eliardo Martins afirma que não, mas garante que é possível iniciar a parte burocrática do processo. 

- O primeiro passo é ir até uma autoescola credenciada mais próxima com documentos básicos como RG, CPF e comprovante de residência para fazer a matrícula. A autoescola registra a sua digital e agenda o seu exame psicotécnico no Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE)”, pontua.

Após a aprovação nos exames, o aluno já pode iniciar as aulas teóricas de legislação. Ao todo, são 45 horas de aulas.

- É o período mais longo do processo. Hoje, as autoescolas já estão oferecendo as aulas de modo online, para facilitar e deixar o processo mais confortável fazendo com que o aluno não perca tempo nos deslocamentos”, explica Eliardo Martins.

Terminando o curso, é o momento de realizar a prova. Com a aprovação, o aluno agenda com a autoescola as aulas práticas que duram em média 10 dias e depois realiza o agendamento da prova prática no Detran. Depois da aprovação, o prazo para entrega da habilitação é de sete a dez dias.

Adaptações - Entre as adaptações que as autoescolas tiveram que fazer durante a pandemia, Eliardo Martins cita a higienização dos veículos que passaram a acontecer frequentemente, a exigência do uso de máscara por todos, as aulas práticas agendadas para organizar o fluxo e evitar aglomeração dentro das unidades e as aulas teóricas de legislação que passaram a acontecer de forma online. 

- Hoje o aluno consegue assistir todo o curso de onde ele achar melhor. Antes, muitos não tinham como passar nove dias na sala de aula. Com a opção das aulas online, ficou muito mais confortável e econômico para os alunos”, completa Eliardo Martins.

Reciclagem - Os cursos de reciclagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora podem ser oferecidos pelas autoescolas no formato Ensino à Distância (EAD). 

O presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs), Eliardo Martins, explica que a modalidade permite que o condutor assista às aulas no horário de sua preferência e em qualquer lugar. “Basta ter à disposição um smartphone, tablet ou um computador com acesso à Internet”, explica.

Segundo previsão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor poderá ter o seu direito de dirigir suspenso quando atingir 20 pontos ou mais na CNH no período de 12 meses ou quando cometer qualquer infração que determine a suspensão direta, independente do número de pontos acumulados. Nesses casos, realizar o curso de reciclagem é obrigatório para reaver a CNH.

Curso - Para realizar o curso de reciclagem, Eliardo Martins afirma que é necessário o condutor procurar uma autoescola credenciada mais próxima, fazer a inscrição e receber o acesso à plataforma digital do curso. 

- O condutor vai ter acesso aos vídeos gravados de 30 horas/aulas que é a carga horária obrigatória e o curso pode ser feito no tempo mínimo de três dias. Ao finalizar, o agendamento para o exame teórico é feito pelo site do Detran e a prova aplicada em local e hora marcados”, pontua.

O presidente do Sindcfcs explica, que o Curso de Reciclagem tem o objetivo de relembrar aos motoristas infratores as regras de trânsito e outros conhecimentos importantes para uma direção segura e responsável e, assim, receber a CNH de volta. 

- No curso o condutor terá disciplinas de direção defensiva, relação interpessoal, primeiros socorros e legislação de trânsito. Todas de fundamental importância para a segurança no trânsito”, finaliza Eliardo Martins.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Ednardo processa por uso indevido de "Pavão Mysterioso'

O cantor e compositor cearense Ednardo entra nesta semana com uma ação na Justiça contra uso não autorizado da música 'Pavão Mysterioso' em atos em defesa do Governo Jair Bolsonaro e contra um tuíte da ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ednardo informa que está em contato com dez advogados especializados em direitos autorais e de imagem para acionar a Justiça. Damares Alves publicou, no último domingo (7), no seu Twitter, um vídeo em que fala que o seu animal favorito é o pavão e reproduziu um trecho da música 'Pavão Mysterioso'. "Resolvi tomar essa medida quando percebi que não se tratava de um caso esporádico, mas que estava acontecendo sistematicamente em vários atos políticos a favor do Governo Federal. Eu não quero minha imagem associada aos princípios defendidos por Bolsonaro e, mesmo se houvesse uma solicitação para uso da música, eu não concederia", disse me nota Ednardo. Segundo Ednardo, “essa música não f

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre rádio-ator Djacir Oliveira

 Informa o radialista Tony Mazolly, a morte aos 81 anos, do radialista humorista e rádio-ator Djacir Oliveira (foto Felipe Abud), do Rádio-Teatro 'Nas Garras da Patrulha', da Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810): - Humorista 'Nas Garras da Patrulha', Djacir Oliveira faleceu", postou Tony Mazolly,  na tarde desta quinta-feira (9 de setembro). Djacir Oliveira morreu nesta quinta-feira (9) de complicações respiratórias devido a Covid-19. Ele estava internado há 15 dias para tratamento da Covid-19, no Hospital Gênesis. O rádio-ator Djacir Oliveira foi fundador da Rádio AM do Povo no Programa 'Patrulha Policial' com apresentação de Paulo Oliveira. Nas Garras da Patrulha, já na Verdinha 810 contracenou com Clyce Sales, Paulo Oliveira, Paulo Oliveira e Tom Cavalcante (foto Ari Saraiva). Ultimamente contracenava com Ery Soares e Cléber Fernandes (fotos) e dava vozes as personagens aos bonecos no Programa 'Nas Garras", da TV Diário. Tom Cavalcante -   Djaci

Cantor Ednardo recebe alta

"Não está sendo fácil, todo dia um susto diferente. Graças a Deus tenho minha família, amigas e amigos queridos que tem ajudado muito. Um grande abraço". O recado é do cantor Ednardo, que já está em casa se recuperando de uma infecção bacteriana. Ednardo, de 75 anos, passou 20 dias internado no Hospital Regional Unimed Fortaleza, sendo 12 numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito em um apartamento. O Blog do Lauriberto traz a repercussão da recuperação de Ednardo: Lúcia Menezes - Quanta lindeza nessa foto! Logo, logo você vai estar em plena Saúde! Cláudia Chaves Maya - Que bom te ver na rede poeta. Espero que esteja se recuperando bem envolto em todo este amor". Edinho Vilas Boas - É isso mestre! Sua força é sua família, seus amigos, amigas e a Fortaleza que é sua musicalidade . Nós aqui do outro lado, enviamos todas as boas vibrações!!!! Flávio José Moreira Gonçalves - Força, guerreiro Ednardo Sousa. Você ficará bem, se Deus quiser Conte

Ednardo processa por uso indevido de "Pavão Mysterioso'

O cantor e compositor cearense Ednardo entra nesta semana com uma ação na Justiça contra uso não autorizado da música 'Pavão Mysterioso' em atos em defesa do Governo Jair Bolsonaro e contra um tuíte da ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ednardo informa que está em contato com dez advogados especializados em direitos autorais e de imagem para acionar a Justiça. Damares Alves publicou, no último domingo (7), no seu Twitter, um vídeo em que fala que o seu animal favorito é o pavão e reproduziu um trecho da música 'Pavão Mysterioso'. "Resolvi tomar essa medida quando percebi que não se tratava de um caso esporádico, mas que estava acontecendo sistematicamente em vários atos políticos a favor do Governo Federal. Eu não quero minha imagem associada aos princípios defendidos por Bolsonaro e, mesmo se houvesse uma solicitação para uso da música, eu não concederia", disse me nota Ednardo. Segundo Ednardo, “essa música não f