Pular para o conteúdo principal



Conhecimento e políticas de incentivos são caminhos para expansão da Mobilidade Elétrica

 O I Seminário de Mobilidade Elétrica - O futuro com Energia Sustentável chegou ao fim nesta quarta-feira (4 de agosto). Neste último dia de evento, a programação trouxe debates em torno do conhecimento, inovação e cases de sucesso no setor. 

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado e diretor de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Sampaio Filho, é necessário um esforço conjunto da academia, setor produtivo e iniciativa pública para o avanço da mobilidade elétrica no País.

- O ano de 2020 teve um aumento de 66% de emplacamentos de veículos elétricos em relação a 2019. Esse tema tem ganhado espaço no meio acadêmico, nas indústrias e no mundo. É preciso um esforço concentrado para ampliar o desenvolvimento dessa área que será tão promissora e importante no Brasil”, destacou. 

O Painel sobre a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica e a Formação Profissional, que teve como palestrante a assessora técnica da Giz, uma agência de cooperação técnica do governo alemão, Roberta Knopki, destacou a importância que o investimento em capacitação de pessoal terá para a evolução do segmento. 

- O Mercado está em transição. Governos em países desenvolvidos já se mobilizam para ter em um período de cinco a dez anos só veículos elétricos. Nós temos que trabalhar agora para termos profissionais qualificados no futuro. É algo que a gente realmente precisa. É um setor que vai abarcar diferentes setores, como engenharia, produção e pesquisa”, afirmou Roberta Knopki.

Para o diretor técnico do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRÉ-Brasil), Iony Patriota, entre as inúmeras oportunidades que o avanço da mobilidade trará para o planeta, estão: 

  • Redução de emissão de gases.
  • Mudanças de hábitos de mobilidade.
  • Armazenamento e Microgeração de Energia.
  • Integração entre usinas virtuais.
  • Microrredes de autossuficiência. 

Cases de sucesso - O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, destacou os cases de sucesso já implantados na cidade. Em 2016 foi criado o primeiro sistema público de carros elétricos compartilhados da América Latina, o Vamo. Atualmente, o programa conta com 5.400 usuários cadastrados e realizou mais de 20 mil viagens em cinco anos de utilização. 

Outro projeto já em prática é os triciclos elétricos destinados para catadores de resíduos recicláveis. Além de expandir esses atuais modelos, a prefeitura se planeja para implantar projetos pilotos de bicicletas elétricas e ônibus elétricos. 

O diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da Build Your Dream (BYD Brasil), Adalberto Maluf, destacou o crescimento do setor em países desenvolvidos. Segundo ele, o Brasil ainda está atrás nesse processo de crescimento, mas ao mesmo tempo o horizonte mostra perspectivas animadoras para essa área ter um salto em um período de longo prazo no País. 

- Cada vez mais players estão entrando nesse mercado global. O Chile, por exemplo, está avançando nesse mercado. Novos modelos de negócio estão surgindo aqui no nosso país e no mundo como um todo e isso é importante para baratear os custos de todos os veículos, desde carros de passeio, caminhões para transportes e ônibus”, destaca Maluf. 

A agenda ESG e a mobilidade elétrica - A agenda ESG, ou Ambiental, Social e Governança, é uma realidade e até uma exigência que as grandes corporações precisam colocar em prática junto de seus colaboradores, disse o palestrante Luiz Otávio Goi Junior, gerente de SGI e Sustentabilidade da Vulcabras. 

- Essa questão virou uma responsabilidade, a fim de mostrar posicionamento a favor de um desenvolvimento mais sustentável e conjunto com seus stakeholders. Dentro desse tema, uma das saídas mais aderentes e com menor impacto negativo é a mobilidade elétrica, plataforma que faz parte de discussões na cúpula do clima, onde diversos países têm assumido compromissos de transição da mobilidade à queima de combustíveis fósseis, para a mobilidade elétrica”, destacou. 

Primeiro dia - O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) participou do painel de abertura do evento de forma virtual. Em sua fala ele destacou o pioneirismo do Ceará na produção de energia limpa: 

- O Estado do Ceará que tem sido pioneiro em energias sustentáveis e agora dá o pontapé na necessidade de garantir a sustentabilidade para um futuro melhor para todos os cearenses, para que possamos construir um futuro para o Ceará", comentou.

Já Jurandir Picanço, consultor de energia da Fiec, presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará e organizador do evento, destacou que o movimento mundial pela sustentabilidade tem impactado positivamente na redução da poluição na atmosfera.

- A discussão sobre os acontecimentos em torno da mobilidade elétrica estão em alta no mundo. O Brasil anda um pouco devagar desse caminho. Nos Estados Unidos, até 2030, 40% dos veículos serão elétricos. Diante da chegada dessa nova era, estamos promovendo esse seminário para que possamos desenvolver vários aspectos, entre políticas públicas, tendências, cases de sucesso e inovação. Esse é um movimento irreversível. A partir da mobilidade elétrica será possível avançarmos para um mundo mais igualitário e sustentável", afirma Jurandir Picanço (foto).




Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Postagens mais visitadas deste blog

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):