Pular para o conteúdo principal

Conhecimento e políticas de incentivos são caminhos para expansão da Mobilidade Elétrica

 O I Seminário de Mobilidade Elétrica - O futuro com Energia Sustentável chegou ao fim nesta quarta-feira (4 de agosto). Neste último dia de evento, a programação trouxe debates em torno do conhecimento, inovação e cases de sucesso no setor. 

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado e diretor de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Sampaio Filho, é necessário um esforço conjunto da academia, setor produtivo e iniciativa pública para o avanço da mobilidade elétrica no País.

- O ano de 2020 teve um aumento de 66% de emplacamentos de veículos elétricos em relação a 2019. Esse tema tem ganhado espaço no meio acadêmico, nas indústrias e no mundo. É preciso um esforço concentrado para ampliar o desenvolvimento dessa área que será tão promissora e importante no Brasil”, destacou. 

O Painel sobre a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica e a Formação Profissional, que teve como palestrante a assessora técnica da Giz, uma agência de cooperação técnica do governo alemão, Roberta Knopki, destacou a importância que o investimento em capacitação de pessoal terá para a evolução do segmento. 

- O Mercado está em transição. Governos em países desenvolvidos já se mobilizam para ter em um período de cinco a dez anos só veículos elétricos. Nós temos que trabalhar agora para termos profissionais qualificados no futuro. É algo que a gente realmente precisa. É um setor que vai abarcar diferentes setores, como engenharia, produção e pesquisa”, afirmou Roberta Knopki.

Para o diretor técnico do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRÉ-Brasil), Iony Patriota, entre as inúmeras oportunidades que o avanço da mobilidade trará para o planeta, estão: 

  • Redução de emissão de gases.
  • Mudanças de hábitos de mobilidade.
  • Armazenamento e Microgeração de Energia.
  • Integração entre usinas virtuais.
  • Microrredes de autossuficiência. 

Cases de sucesso - O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, destacou os cases de sucesso já implantados na cidade. Em 2016 foi criado o primeiro sistema público de carros elétricos compartilhados da América Latina, o Vamo. Atualmente, o programa conta com 5.400 usuários cadastrados e realizou mais de 20 mil viagens em cinco anos de utilização. 

Outro projeto já em prática é os triciclos elétricos destinados para catadores de resíduos recicláveis. Além de expandir esses atuais modelos, a prefeitura se planeja para implantar projetos pilotos de bicicletas elétricas e ônibus elétricos. 

O diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da Build Your Dream (BYD Brasil), Adalberto Maluf, destacou o crescimento do setor em países desenvolvidos. Segundo ele, o Brasil ainda está atrás nesse processo de crescimento, mas ao mesmo tempo o horizonte mostra perspectivas animadoras para essa área ter um salto em um período de longo prazo no País. 

- Cada vez mais players estão entrando nesse mercado global. O Chile, por exemplo, está avançando nesse mercado. Novos modelos de negócio estão surgindo aqui no nosso país e no mundo como um todo e isso é importante para baratear os custos de todos os veículos, desde carros de passeio, caminhões para transportes e ônibus”, destaca Maluf. 

A agenda ESG e a mobilidade elétrica - A agenda ESG, ou Ambiental, Social e Governança, é uma realidade e até uma exigência que as grandes corporações precisam colocar em prática junto de seus colaboradores, disse o palestrante Luiz Otávio Goi Junior, gerente de SGI e Sustentabilidade da Vulcabras. 

- Essa questão virou uma responsabilidade, a fim de mostrar posicionamento a favor de um desenvolvimento mais sustentável e conjunto com seus stakeholders. Dentro desse tema, uma das saídas mais aderentes e com menor impacto negativo é a mobilidade elétrica, plataforma que faz parte de discussões na cúpula do clima, onde diversos países têm assumido compromissos de transição da mobilidade à queima de combustíveis fósseis, para a mobilidade elétrica”, destacou. 

Primeiro dia - O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) participou do painel de abertura do evento de forma virtual. Em sua fala ele destacou o pioneirismo do Ceará na produção de energia limpa: 

- O Estado do Ceará que tem sido pioneiro em energias sustentáveis e agora dá o pontapé na necessidade de garantir a sustentabilidade para um futuro melhor para todos os cearenses, para que possamos construir um futuro para o Ceará", comentou.

Já Jurandir Picanço, consultor de energia da Fiec, presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará e organizador do evento, destacou que o movimento mundial pela sustentabilidade tem impactado positivamente na redução da poluição na atmosfera.

- A discussão sobre os acontecimentos em torno da mobilidade elétrica estão em alta no mundo. O Brasil anda um pouco devagar desse caminho. Nos Estados Unidos, até 2030, 40% dos veículos serão elétricos. Diante da chegada dessa nova era, estamos promovendo esse seminário para que possamos desenvolver vários aspectos, entre políticas públicas, tendências, cases de sucesso e inovação. Esse é um movimento irreversível. A partir da mobilidade elétrica será possível avançarmos para um mundo mais igualitário e sustentável", afirma Jurandir Picanço (foto).




Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Inaugurada Loja Assaí Atacadista Tapioqueiras

 Reforçando a sua presença no Ceará, o Assaí Atacadista inaugurou, nesta sexta-feira (8 de outubro), a 5ª unidade em Fortaleza e a 10ª loja cearense.  Batizada de Assaí Tapioqueiras-Messejana, esta é a 1ª unidade do ano em relação às novas lojas da Companhia, que estão previstas para Fortaleza ainda em 2021.  R$ 57 milhões - Com investimento de R$ 57 milhões e mais de 14 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade reúne variedade de produtos, preços baixos e diferenciais em serviços em uma loja ampla, climatizada e bem iluminada, e com estacionamento próprio para carros e motos com mais de 410 vagas. Localizada em uma posição estratégica da cidade, na Avenida Washington Soares (CE-040) com Rua Miguel Gurgel, 1.900, a loja Assaí Tapioqueiras leva este nome por estar posicionada em frente ao Centro das Tapioqueiras de Messejana. A Loja Assaí Tapioqueiras funciona nos domingos e feriados de 7 às 18 horas; e de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas. A unidade atende não ap

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Lari Gol se junta à Seleção MRV

A MRV, uma das empresas privadas que mais investem no Esporte Brasileiro, acaba de convidar Larissa Victoria (Lari Gol), de 10 anos, para participar do projeto #ElasTransformam. Com o objetivo de fomentar o Esporte Nacional e enaltecer a importância da presença feminina nesse espaço, nos últimos meses, a Companhia selecionou 12 atletas do sexo feminino que estão competindo por vagas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 para serem patrocinadas por 24 meses – antes, durante e depois dos jogos.  Ao saber da história e da força de Lari Gol, a empresa quis oferecer uma oportunidade para a garota viver essa experiência ao lado de grandes nomes do Esporte, enquanto auxilia de forma ativa sua formação como pessoa e atleta, em um compromisso de dois anos. Com o maior nome da história do Atletismo Feminino, Maurren Maggi, como líder do projeto, as esportistas selecionadas, inclusive Lari Gol, têm esse compromisso de serem embaixadoras MRV, além de receberem todo o suporte da MRV e de sua c

Inaugurada Loja Assaí Atacadista Tapioqueiras

 Reforçando a sua presença no Ceará, o Assaí Atacadista inaugurou, nesta sexta-feira (8 de outubro), a 5ª unidade em Fortaleza e a 10ª loja cearense.  Batizada de Assaí Tapioqueiras-Messejana, esta é a 1ª unidade do ano em relação às novas lojas da Companhia, que estão previstas para Fortaleza ainda em 2021.  R$ 57 milhões - Com investimento de R$ 57 milhões e mais de 14 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade reúne variedade de produtos, preços baixos e diferenciais em serviços em uma loja ampla, climatizada e bem iluminada, e com estacionamento próprio para carros e motos com mais de 410 vagas. Localizada em uma posição estratégica da cidade, na Avenida Washington Soares (CE-040) com Rua Miguel Gurgel, 1.900, a loja Assaí Tapioqueiras leva este nome por estar posicionada em frente ao Centro das Tapioqueiras de Messejana. A Loja Assaí Tapioqueiras funciona nos domingos e feriados de 7 às 18 horas; e de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas. A unidade atende não ap