Pular para o conteúdo principal



Conhecimento e políticas de incentivos são caminhos para expansão da Mobilidade Elétrica

 O I Seminário de Mobilidade Elétrica - O futuro com Energia Sustentável chegou ao fim nesta quarta-feira (4 de agosto). Neste último dia de evento, a programação trouxe debates em torno do conhecimento, inovação e cases de sucesso no setor. 

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado e diretor de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Sampaio Filho, é necessário um esforço conjunto da academia, setor produtivo e iniciativa pública para o avanço da mobilidade elétrica no País.

- O ano de 2020 teve um aumento de 66% de emplacamentos de veículos elétricos em relação a 2019. Esse tema tem ganhado espaço no meio acadêmico, nas indústrias e no mundo. É preciso um esforço concentrado para ampliar o desenvolvimento dessa área que será tão promissora e importante no Brasil”, destacou. 

O Painel sobre a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica e a Formação Profissional, que teve como palestrante a assessora técnica da Giz, uma agência de cooperação técnica do governo alemão, Roberta Knopki, destacou a importância que o investimento em capacitação de pessoal terá para a evolução do segmento. 

- O Mercado está em transição. Governos em países desenvolvidos já se mobilizam para ter em um período de cinco a dez anos só veículos elétricos. Nós temos que trabalhar agora para termos profissionais qualificados no futuro. É algo que a gente realmente precisa. É um setor que vai abarcar diferentes setores, como engenharia, produção e pesquisa”, afirmou Roberta Knopki.

Para o diretor técnico do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRÉ-Brasil), Iony Patriota, entre as inúmeras oportunidades que o avanço da mobilidade trará para o planeta, estão: 

  • Redução de emissão de gases.
  • Mudanças de hábitos de mobilidade.
  • Armazenamento e Microgeração de Energia.
  • Integração entre usinas virtuais.
  • Microrredes de autossuficiência. 

Cases de sucesso - O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, destacou os cases de sucesso já implantados na cidade. Em 2016 foi criado o primeiro sistema público de carros elétricos compartilhados da América Latina, o Vamo. Atualmente, o programa conta com 5.400 usuários cadastrados e realizou mais de 20 mil viagens em cinco anos de utilização. 

Outro projeto já em prática é os triciclos elétricos destinados para catadores de resíduos recicláveis. Além de expandir esses atuais modelos, a prefeitura se planeja para implantar projetos pilotos de bicicletas elétricas e ônibus elétricos. 

O diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da Build Your Dream (BYD Brasil), Adalberto Maluf, destacou o crescimento do setor em países desenvolvidos. Segundo ele, o Brasil ainda está atrás nesse processo de crescimento, mas ao mesmo tempo o horizonte mostra perspectivas animadoras para essa área ter um salto em um período de longo prazo no País. 

- Cada vez mais players estão entrando nesse mercado global. O Chile, por exemplo, está avançando nesse mercado. Novos modelos de negócio estão surgindo aqui no nosso país e no mundo como um todo e isso é importante para baratear os custos de todos os veículos, desde carros de passeio, caminhões para transportes e ônibus”, destaca Maluf. 

A agenda ESG e a mobilidade elétrica - A agenda ESG, ou Ambiental, Social e Governança, é uma realidade e até uma exigência que as grandes corporações precisam colocar em prática junto de seus colaboradores, disse o palestrante Luiz Otávio Goi Junior, gerente de SGI e Sustentabilidade da Vulcabras. 

- Essa questão virou uma responsabilidade, a fim de mostrar posicionamento a favor de um desenvolvimento mais sustentável e conjunto com seus stakeholders. Dentro desse tema, uma das saídas mais aderentes e com menor impacto negativo é a mobilidade elétrica, plataforma que faz parte de discussões na cúpula do clima, onde diversos países têm assumido compromissos de transição da mobilidade à queima de combustíveis fósseis, para a mobilidade elétrica”, destacou. 

Primeiro dia - O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) participou do painel de abertura do evento de forma virtual. Em sua fala ele destacou o pioneirismo do Ceará na produção de energia limpa: 

- O Estado do Ceará que tem sido pioneiro em energias sustentáveis e agora dá o pontapé na necessidade de garantir a sustentabilidade para um futuro melhor para todos os cearenses, para que possamos construir um futuro para o Ceará", comentou.

Já Jurandir Picanço, consultor de energia da Fiec, presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará e organizador do evento, destacou que o movimento mundial pela sustentabilidade tem impactado positivamente na redução da poluição na atmosfera.

- A discussão sobre os acontecimentos em torno da mobilidade elétrica estão em alta no mundo. O Brasil anda um pouco devagar desse caminho. Nos Estados Unidos, até 2030, 40% dos veículos serão elétricos. Diante da chegada dessa nova era, estamos promovendo esse seminário para que possamos desenvolver vários aspectos, entre políticas públicas, tendências, cases de sucesso e inovação. Esse é um movimento irreversível. A partir da mobilidade elétrica será possível avançarmos para um mundo mais igualitário e sustentável", afirma Jurandir Picanço (foto).




Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...