Pular para o conteúdo principal

Especialistas debatem experiências de Logística Reversa em Seminário da Assembleia

 No segundo dia de Seminários Temáticos virtuais do Pacto pelo Saneamento Básico, realizado pela Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, na manhã desta sexta-feira (27 de agosto), o debate envolveu experiências exitosas, com o tema 'Logística Reversa de Materiais Recicláveis e de embalagens vazias de agrotóxicos no Meio Rural'.

No Encontro, que trata sobre o Saneamento Básico Rural, a presidente da Cooperativa de Catadores do Rio de Janeiro (Cooper Ecológica), Clarisse Aramian, destacou a importância de conhecer o conceito de logística reversa, um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Na Logística Reversa, o objetivo é direcionar as embalagens pós-consumo e materiais, como pilhas, pneus e lâmpadas, para a reciclagem ou para a obtenção de Energia.

Nessa perspectiva, Clarisse Aramian relatou que a Cooper Ecológica busca fomentar o modelo de Economia circular, promovendo ações e serviços de forma sustentável e com foco na Cadeia de Logística Reversa. Ela salientou que o desenvolvimento dessa Cadeia Produtiva enfrenta dificuldades por uma série de fatores.

- A logística reversa ainda é um problema no Brasil porque falta uma política de escalonamento dessa atividade, já que uma indústria específica não consegue criar uma logística capaz de atender o Brasil inteiro. Da mesma forma, encontramos dificuldades também no que diz respeito a atender as metas impostas pelo Governo de compensar no mínimo 22% das embalagens colocadas no Mercado Brasileiro”, aponta a presidente da Cooper Ecológica, Clarisse Aramian. 

Segundo Clarissa Aramian,  a segurança de dados é outro fator a ser considerado, no que se refere à comprovação das embalagens que foram retiradas do Mercado.

Para solucionar esses problemas, Clarisse Aramian defende a necessidade de uma legislação regional que regulamente o sistema de logística reversa, bem como a valorização desses serviços e o apoio à formalização/profissionalização do Setor de Reciclagem.

Para o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, é preciso reconhecer que o Estado ainda está engatinhando no que se refere à questão da Logística Reversa. Ele observou que a Sema está tentando evoluir na Política de Resíduos, trabalhando em parcerias com órgãos municipais e outros poderes para avançar em alguns pontos.

- Nós temos o programa Cientista-Chefe, que reúne uma equipe de pesquisadores das mais diversas faculdades, no sentido de elaborar Políticas na área de Resíduos Sólidos. Nós tivemos outros significativos avanços a partir da criação do Programa Auxílio Catador, que tem estimulado a criação de associações de cooperativas, dentre outras iniciativas”, pontua Artur Bruno.

O secretário mencionou que, entre o final de 2021 e início de 2022, deve ser feita a primeira revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, lançado em 2016, e que prevê revisões periódicas de quatro em quatro anos.

- Quase não havia nada relativo à Logística Reversa no Plano, mas, a partir desse debate que estamos tendo e do que estamos aprendendo, vamos poder estabelecer várias metas nessa área”, assegura Artur Bruno.

Em sua apresentação, o secretário de Meio Ambiente de Pentecoste, Daniel Pessoa Gomes, ressalta que nos últimos três ou quatro anos o município vem desenvolvendo uma série de ações, que buscam estabelecer um novo horizonte para a Gestão Ambiental, com foco nas populações rurais.

Comentou que a metodologia proposta pela gestão municipal contemplou algumas etapas de norteamento da política ambiental. Entre elas:

  • Sensibilização e a mobilização da comunidade.
  • Realização de mutirões de recolhimento de resíduos.
  • Instalação de pontos de coleta de resíduos.
  • Monitoramento de ações.
  • Realização de ações de Educação Ambiental.
  • Fechamento de parcerias.

- Nós sentimos a necessidade de produzir uma mudança de mentalidade em relação ao entendimento sobre a destinação de resíduos. E isso passa por um processo de amadurecimento cultural e ambiental, de senso de pertencimento ao nosso bioma e de reconhecimento que somos moradores do semiárido”, enfatiza Daniel Pessoa Gomes. 

Daniel Gomes projeta que, entre as ações futuras, estão a elaboração de um Plano municipal de Educação Ambiental e a subvenção social da Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Pentecoste (Accape), no valor de R$ 90 mil anuais.

Participaram do debate:

  • Gerente de Logística do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), Mário Fujii.
  • Gerente da Divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Lia Helena Demange.
  • Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Luciano Furtado Loubet.
  • Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caomace), Jacqueline Faustino.
  • Secretário de Saneamento do Ceará, Paulo Henrique Lustosa.

PACTO - A ALCE constrói, em calendário em execução desde dezembro de 2019, o Pacto pelo Saneamento Básico.

Após a realização de oficinas de planejamento que definiu os eixos de discussão - Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário; Gestão de Resíduos Sólidos; Drenagem de Águas Pluviais; Saneamento Rural e Educação Ambiental para o Saneamento Básico -, e como se daria a participação dos técnicos dos órgãos e instituições que desenvolvem suas atividades voltadas ao tema, foram formados grupos de trabalho por eixos temáticos, com a definição de coordenadores e relatores para cada eixo.

Nesse novo momento, estão sendo realizados seis seminários temáticos, entre julho e setembro de 2021, abordando temas estratégicos para superar os desafios do setor. Todos acontecem de forma virtual, pela plataforma Zoom e são voltados aos integrantes do Pacto.

O ciclo de seminários tem como proposta principal identificar estratégias, programas, projetos e ações que possam contribuir para a superação dos desafios apontados na etapa inicial do pacto, com vistas à universalização do serviço no Estado.

Os próximos encontros ocorrerão em setembro, quando serão abordados:

  • 'Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos' - quarta-feira (15).
  • 'Educação Ambiental para o Saneamento Básico” - quarta-feira (29) e quinta-feira (30 de setembro).

Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a