Pular para o conteúdo principal



Festa de Iemanjá Virtual 2021 acontece de 12 a 17 de agosto

 Pelo segundo ano consecutivo os detentores, filhos de fé, cearenses, devotos da mãe de todas as cabeças, a dona das águas – Iemanjá – se juntam numa grande rede para celebrar a rainha do Mar (foto Camila de Almeida). 

Realizada pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), em parceria com Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Associação Espírita de Umbanda São Miguel, União Espírita Cearense de Umbanda e o Fórum de Artistes Multilinguagens Negres e Perifériques, a II Festa de Iemanjá Virtual traz como tema “As águas do Mar fortalecendo a fé, cura e esperança nos tempos de pandemia”. 

A programação acontece de 12 a 15 de agosto e volta no dia 17, junto à programação “Theatro de Portas Abertas” do Theatro José de Alencar (TJA). As atividades acontecem no canal do YouTube do TJA (https://www.youtube.com/TheatroJosédeAlencar).

A Secult Ceará reafirma a potência da Festa que está em fase de reconhecimento como bem cultural imaterial estadual. Um dos destaques da programação é a retransmissão do lançamento do Dossiê de registro de Patrimônio Imaterial da Festa de Iemanjá como Celebração pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizado em 2017 no domingo (15 de agosto).

A programação contará com mesas redondas produzidas pelos detentores da festa, apresentações culturais, oficinas, afroempreendedorismo exposições fotográficas e mini documentários de grupos do interior do Estado que, mesmo nesse momento sem poder vir à Praia do Futuro ou Praia de Iracema em Fortaleza, celebram sua trajetória no território.

Na terça-feira (17 de agosto), o Theatro José de Alencar (TJA) conta com a programação já tradicional “Theatro de Portas abertas”, em comemoração ao seu dia de fundação, e traz neste ano artistas das expressões culturais afro-brasileiras que se inserem na festa.

Uma festa de tradição - A Festa de Iemanjá vem se reinventando com a chegada da pandemia. Buscando alternativas para a sua realização, grupos e instituições vêm se unindo para fazer uma comemoração online.

- A União Espírita Cearense de Umbanda faz a festa de Iemanjá há 56 anos. Por conta da pandemia, ela não poderá ser presencial, pois devemos manter todos os cuidados e tomarmos a vacina. Este ano, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Comitê Expressões Culturais Afro-brasileiras, nos proporcionará a segunda Festa de Iemanjá virtual. Que nossa fé seja fortalecida, que a vacina e a cura chegue para todos”, ressalta a Mãe Tecla de Oxossi, vice-presidente da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM).

- O povo de terreiro, que está presente e representado pelas manifestações religiosas e culturais afro-brasileiras e de matriz africana, através das suas casas – os chamados terreiros de umbanda ou candomblé – é resistente e resiliente no território do estado do Ceará. Desde 2013, vimos realizando a tradicional festa de Iemanjá no aterro da Praia de Iracema, o que não pode acontecer presencialmente desde o surgimento da pandemia. Mas  o povo se reinventou para não quebrar a tradição tão importante para o seu protagonismo. As expectativas das entidades que organizam a referida festa são as melhores possíveis. confiantes que tal qual o ano de 2020, o público adepto e simpatizante também acompanhou a festa no modo virtual em meios digitais. Neste ano a festa também está sendo amplamente divulgada, principalmente por contar com o apoio de órgãos públicos como a Secult Ceará que ininterruptamente vem apoiando o evento antes presencial e agora virtual”, comenta o Pai Miguel Neto Tranca Rua, liderança da Associação Espírita de Umbanda São Miguel.

Programação da II Festa de Iemanjá Virtual 2021

Quinta-feira (12 de agosto)

  • 18h30 – Abertura da II Festa de Iemanjá Virtual 2021
  • 18h40 – Roda de Conversa: Presença Histórica do Povo de Terreiro do Ceará. Retransmissão do conteúdo do canal da Associação Espírita de Umbanda São Miguel.
  • 19h35 – Tambor de Crioula Filhos de Mãe Maria, Devotos de São Benedito

Sexta-feira (13)

  • 18h30 – Roda de Conversa: Impactos da Pandemia sobre o Povo de Terreiro. Retransmissão do conteúdo do canal da Associação Espírita de Umbanda São Miguel. Com exibição de clipe de fotografias.
  • 19h30 –  Videoarte: “A senhora das cabaças”: dir. Abeju e Tieta Macau

Sábado (14)

  • 18 horas – Roda de Conversa: Povo de Terreiro direitos sociais e humanos: negligências e reivindicações. Retransmissão do conteúdo do canal da Associação Espírita de Umbanda São Miguel. Com exibição de clipe de fotografias.
  • 18h50 – Roda de Conversa da União Espírita Cearense de Umbanda: Iemanjá como Patrimônio: Mediação Mãe Kelma de Iemanjá. Participantes: Mãe Tecla de Oxossi, Mãe Patrícia Adjoké. Com exibição de clipe de fotografias.
  • 19h45 – “Negrume da Guerra”. Video-Performance de Victor Freitas

Domingo (15)

  • 10 horas – Abertura da programação
  • 10h10 – Retransmissão do Dossiê de registro de Patrimônio Imaterial da Festa de Iemanjá como Celebração pela Prefeitura Municipal de Fortaleza
  • 16h15 – Exibição de documentário sobre a Festa de Iemanjá de Camocim-CE e Exposição de fotos da festa de Iemanjá no interior do estado.
  • 16h30 -Lorena Lyse: Pocket Show de “Pra elas”, em homenagem a Iemanjá e as entidades das águas.
  • 16h45-Afoxé Filhos de Oyá

Terça-feira (17)-Programação Especial – Theatro de Portas Abertas

  • 19 horas – Abertura
  • 19h10 – Exibição do documentário da Festa de Iemanjá de Madalena-CE

19h20 – Grupo cultural Toque de Senzala

19h50- Coco das Goiabeiras, do coletivo cultural  As nega.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...