Pular para o conteúdo principal



Festa de Iemanjá Virtual 2021 acontece de 12 a 17 de agosto

 Pelo segundo ano consecutivo os detentores, filhos de fé, cearenses, devotos da mãe de todas as cabeças, a dona das águas – Iemanjá – se juntam numa grande rede para celebrar a rainha do Mar (foto Camila de Almeida). 

Realizada pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), em parceria com Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Associação Espírita de Umbanda São Miguel, União Espírita Cearense de Umbanda e o Fórum de Artistes Multilinguagens Negres e Perifériques, a II Festa de Iemanjá Virtual traz como tema “As águas do Mar fortalecendo a fé, cura e esperança nos tempos de pandemia”. 

A programação acontece de 12 a 15 de agosto e volta no dia 17, junto à programação “Theatro de Portas Abertas” do Theatro José de Alencar (TJA). As atividades acontecem no canal do YouTube do TJA (https://www.youtube.com/TheatroJosédeAlencar).

A Secult Ceará reafirma a potência da Festa que está em fase de reconhecimento como bem cultural imaterial estadual. Um dos destaques da programação é a retransmissão do lançamento do Dossiê de registro de Patrimônio Imaterial da Festa de Iemanjá como Celebração pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizado em 2017 no domingo (15 de agosto).

A programação contará com mesas redondas produzidas pelos detentores da festa, apresentações culturais, oficinas, afroempreendedorismo exposições fotográficas e mini documentários de grupos do interior do Estado que, mesmo nesse momento sem poder vir à Praia do Futuro ou Praia de Iracema em Fortaleza, celebram sua trajetória no território.

Na terça-feira (17 de agosto), o Theatro José de Alencar (TJA) conta com a programação já tradicional “Theatro de Portas abertas”, em comemoração ao seu dia de fundação, e traz neste ano artistas das expressões culturais afro-brasileiras que se inserem na festa.

Uma festa de tradição - A Festa de Iemanjá vem se reinventando com a chegada da pandemia. Buscando alternativas para a sua realização, grupos e instituições vêm se unindo para fazer uma comemoração online.

- A União Espírita Cearense de Umbanda faz a festa de Iemanjá há 56 anos. Por conta da pandemia, ela não poderá ser presencial, pois devemos manter todos os cuidados e tomarmos a vacina. Este ano, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Comitê Expressões Culturais Afro-brasileiras, nos proporcionará a segunda Festa de Iemanjá virtual. Que nossa fé seja fortalecida, que a vacina e a cura chegue para todos”, ressalta a Mãe Tecla de Oxossi, vice-presidente da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM).

- O povo de terreiro, que está presente e representado pelas manifestações religiosas e culturais afro-brasileiras e de matriz africana, através das suas casas – os chamados terreiros de umbanda ou candomblé – é resistente e resiliente no território do estado do Ceará. Desde 2013, vimos realizando a tradicional festa de Iemanjá no aterro da Praia de Iracema, o que não pode acontecer presencialmente desde o surgimento da pandemia. Mas  o povo se reinventou para não quebrar a tradição tão importante para o seu protagonismo. As expectativas das entidades que organizam a referida festa são as melhores possíveis. confiantes que tal qual o ano de 2020, o público adepto e simpatizante também acompanhou a festa no modo virtual em meios digitais. Neste ano a festa também está sendo amplamente divulgada, principalmente por contar com o apoio de órgãos públicos como a Secult Ceará que ininterruptamente vem apoiando o evento antes presencial e agora virtual”, comenta o Pai Miguel Neto Tranca Rua, liderança da Associação Espírita de Umbanda São Miguel.

Programação da II Festa de Iemanjá Virtual 2021

Quinta-feira (12 de agosto)

  • 18h30 – Abertura da II Festa de Iemanjá Virtual 2021
  • 18h40 – Roda de Conversa: Presença Histórica do Povo de Terreiro do Ceará. Retransmissão do conteúdo do canal da Associação Espírita de Umbanda São Miguel.
  • 19h35 – Tambor de Crioula Filhos de Mãe Maria, Devotos de São Benedito

Sexta-feira (13)

  • 18h30 – Roda de Conversa: Impactos da Pandemia sobre o Povo de Terreiro. Retransmissão do conteúdo do canal da Associação Espírita de Umbanda São Miguel. Com exibição de clipe de fotografias.
  • 19h30 –  Videoarte: “A senhora das cabaças”: dir. Abeju e Tieta Macau

Sábado (14)

  • 18 horas – Roda de Conversa: Povo de Terreiro direitos sociais e humanos: negligências e reivindicações. Retransmissão do conteúdo do canal da Associação Espírita de Umbanda São Miguel. Com exibição de clipe de fotografias.
  • 18h50 – Roda de Conversa da União Espírita Cearense de Umbanda: Iemanjá como Patrimônio: Mediação Mãe Kelma de Iemanjá. Participantes: Mãe Tecla de Oxossi, Mãe Patrícia Adjoké. Com exibição de clipe de fotografias.
  • 19h45 – “Negrume da Guerra”. Video-Performance de Victor Freitas

Domingo (15)

  • 10 horas – Abertura da programação
  • 10h10 – Retransmissão do Dossiê de registro de Patrimônio Imaterial da Festa de Iemanjá como Celebração pela Prefeitura Municipal de Fortaleza
  • 16h15 – Exibição de documentário sobre a Festa de Iemanjá de Camocim-CE e Exposição de fotos da festa de Iemanjá no interior do estado.
  • 16h30 -Lorena Lyse: Pocket Show de “Pra elas”, em homenagem a Iemanjá e as entidades das águas.
  • 16h45-Afoxé Filhos de Oyá

Terça-feira (17)-Programação Especial – Theatro de Portas Abertas

  • 19 horas – Abertura
  • 19h10 – Exibição do documentário da Festa de Iemanjá de Madalena-CE

19h20 – Grupo cultural Toque de Senzala

19h50- Coco das Goiabeiras, do coletivo cultural  As nega.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...