Pular para o conteúdo principal

Simpósio marca hoje os nove anos do Hospital da Mulher de Fortaleza

 Com a missão de acolher e atender a demanda em saúde de alta e média complexidade do Município de Fortaleza, sendo Unidade Referência em Atendimento Materno-Infantil, Trauma, Clínico Cirúrgico, e, atualmente, também na assistência aos casos de covid-19, o Hospital e Maternidade da Mulher Doutora Zilda Arns Neumann (foto Marcos Moura) completa nove anos de atuação em Fortaleza.

Do Materno-Infantil ao tratamento contra a covid, o Zilda Arns é um equipamento referência para além de sua ambiência e tecnologia avançada. 

Destaca-se, sobretudo, pela implementação de políticas, estratégias e projetos que reforçam o atendimento humanizado, não só no assistencial, mas, também, no acolhimento de todos os usuários. Mais que um serviço de saúde pública de qualidade, o equipamento representa um modelo de atenção em toda a linha do cuidado.

Integrando a Rede de Atenção Secundária da Saúde de Fortaleza, o equipamento funciona como suporte para a rede hospitalar municipal e estadual, recebendo exclusivamente os pacientes que são encaminhados por meio da Central de Regulação de Leitos do Município de Fortaleza. Destaque não só no suporte à demanda cirúrgica, a unidade oferta atendimento clínico em 15 especialidades médicas, além de nutrição, psicologia e serviço social, para os usuários internados.

Os serviços especializados incluem o diagnóstico por laboratório clínico (exames bioquímicos) e por métodos gráficos dinâmicos (exame eletrocardiográfico e teste ergométrico), fisioterapia (assistência nas disfunções músculo-esqueléticas), terapia ocupacional e massoterapia.

O seu moderno centro de imagens dispõe de mamógrafo e tomógrafo computadorizados, aparelho de raios-X, máquinas de ultrassom e ultrassom doppler colorido.

Estrutura Física - Ocupando um terreno de 70.746,32 metros quadrados, o Hospital Zilda Arns foi inaugurado no dia 17 de agosto de 2012, no bairro Jóquei Clube, com apenas 50% da sua capacidade de atendimento. Atualmente, operacionaliza com 100% da sua capacidade total. O equipamento é dividido em quatro blocos, além de contar com um centro de estudos e pesquisas, um centro ecumênico e um auditório com espaço para acolher até 250 pessoas.

Hoje, a unidade conta com 173 leitos, sendo 30 de ortopedia e traumatologia, 58 obstétricos, 19 clínicos e 18 cirúrgicos. Há, ainda, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto com 10 leitos, um centro cirúrgico e obstétrico com oito salas de cirurgia, uma UTI Neonatal com 10 leitos, e um centro de parto normal com quatro salas de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP), quatro leitos para cesária e curetagem e um centro para terapias complementares, além dos ambulatórios para os pacientes do pré-operatório.

Materno-Infantil - Referência na linha do cuidado materno-infantil, o Zilda Arns opera com um Centro de Parto Normal (CPN) focado no parto humanizado. O espaço, que ocupa uma área de 488m², conta com um ambiente privativo para a gestante, com banheiro exclusivo, dois leitos de observação e equipamento de ultrassom para apoio diagnóstico.

De 2013 a julho de 2021, foram realizadas 32.243 cirurgias obstétricas, dessas, 15.454 foram partos, e mais 16.789 procedimentos como curetagens e intervenções em gestantes de médio e alto risco.

Traumatologia - Modelo em atenção aos cuidados também na linha do trauma, o Zilda Arns já realizou, ao longo desses nove anos, 6.474 cirurgias traumatológicas. 

Com técnicas e profissionais capacitados na execução dos procedimentos, além de uma estrutura física moderna e bem equipada, a unidade tem avançado, cada vez mais, na excelência dos resultados.

O Hospital, que já atua com 100% da sua capacidade, neste ano, devido à pandemia da covid-19, passou por mudança assistencial, mas já vem se projetando, paulatinamente, para voltar toda a sua programação normal. Além disso, tem como perspectiva a expansão de serviços, visando beneficiar não só os seus pacientes, mas toda a comunidade.

Pandemia - Dentro do desafio global imposto pela pandemia do novo coronavírus, com a necessidade de se adaptar e estabelecer novos protocolos e prioridades para atender a demanda, em 23 de abril de 2020, o Hospital passou a acolher, também, pacientes diagnosticados com covid-19, ampliando a oferta de assistência e tratamento na Rede Municipal de Saúde de Fortaleza.

Inicialmente, foram entregues 30 leitos de Enfermaria exclusivos para atender a demanda, chegando a 133 leitos, sendo 107 de Enfermaria e os demais de Média e Alta Complexidade.

Do ano passado até julho deste ano, o Hospital atendeu 2.114 pessoas com covid-19, e celebrou 1.777 altas, no total. No momento, graças à redução do número de casos na Capital, a unidade segue disponibilizando 10 leitos para atender a demanda - destes, apenas cinco estão ocupados com pacientes internados.

Acreditação: Selo de capacitação por qualidade - O Hospital e Maternidade Zilda Arns Neumann recebeu, em abril deste ano, o Selo de Acreditação Nível 1, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) às Unidades de Saúde. 

O Selo entregue ao Hospital reconhece instituições que atendem aos padrões e requisitos de segurança e qualidade na assistência prestada ao paciente, em todas as áreas e atividades, incluindo os aspectos estruturais e assistenciais.

A Acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a acreditação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do Certificado.

É o primeiro Hospital do Município a receber esse Selo. Atualmente, apenas 6% dos Hospitais do Brasil são acreditados. Atestado de qualidade e excelência no atendimento e prestação de serviço, esse selo comprova que a unidade traz aos seus pacientes o que há de mais seguro nos processos assistenciais e administrativos.

Simpósio - O Hospital da Mulher de Fortaleza (Aenida Lineu Machado, 155 - Jóquei Club) realiza nesta terça-feira (17 de agosto) seu I Simpósio, em comemoração aos seus nove anos de fundação.

Palestras, Roda de Conversa e Música fazem parte da programação do evento, que contará com a participação da secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.

  • Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza e foto Marcos Moura.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram