Pular para o conteúdo principal

Hospital de Messejana recebe Bloco Tecnológico

 O Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes (HM) é uma das unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que receberão melhorias estruturais por meio da Plataforma de Modernização da Saúde no Estado. 

O espaço receberá um Bloco Tecnológico, com Centro de Imagem e uma área para ampliação das enfermarias. O prazo para início das intervenções depende da tramitação dos processos legais.  Os pedidos de abertura de licitação já foram encaminhados para a Superintendência de Obras Públicas (SOP). 

A ampliação do Hospital de Messejana, conhecido como Hospital do Coração, tem como ponto de partida a criação do bloco tecnológico que abrigará o Pronto Atendimento (Urgência e Emergência), Centros de Imagem, Cirúrgico, de Material Esterilizado (CME) e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A requalificação tem como objetivo normatizar, humanizar e propor soluções inteligentes que visem à otimização da área disponível, possibilitando o uso adequado dos espaços e oferecendo eficiência para o bom funcionamento da unidade e melhoria da assistência hospitalar.

A partir do funcionamento do Bloco Tecnológico, após a conclusão da obra e remanejamento dos ambientes já listados, as áreas do HM onde atualmente correspondem aos serviços contemplados no projeto serão readequadas. Isso permitirá ganho de espaço físico na edificação como um todo, possibilitando que sejam realizados projetos e obras para as adaptações necessárias ao cumprimento das normativas vigentes.

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Doutor Cabeto), dá mais detalhes das intervenções. 

- No caso do Hospital de Messejana, nós encaminhamos à SOP o projeto de um novo bloco que vai abrigar cem leitos de UTI, todo um sistema de imagem, três salas de hemodinâmica, ressonância, tomografia, PET Scan, além de uma área estrutural que servirá para futuras ampliações nas áreas de enfermarias. Dessa forma, vamos melhorar ainda mais a unidade que é a nossa maior referência em Cardiologia nas regiões Norte e Nordeste do Brasil”.

A Plataforma de Modernização da Saúde do Ceará, segundo Doutor Cabeto, também inclui a reformas de unidades referenciais, contemplando, além do HM, os Hospitais Geral de Fortaleza (HGF), Infantil Albert Sabin (Hias), Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), São José (HSJ) e o Centro de Especialidades Pediátricas do Meireles. “Estamos apresentando projeto por projeto. Isso também faz parte também da interiorização, regionalização e qualificação da nossa rede hospitalar”.

REFERÊNCIA EM CARDIOLOGIA - O Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes é referência no tratamento de doenças cardíacas graves. Do atendimento de urgência ao transplante cardíaco, a unidade terciária, também conhecida como Hospital do Coração, ainda é um centro formador de novos cardiologistas.

A Cardiologia é uma das especialidades da Medicina mais conhecidas pela sociedade. O Hospital de Messejana possui em seu quadro mais de 700 cardiologistas – que atuam no diagnóstico, tratamento e na prevenção de doenças e disfunções relacionadas ao sistema cardiovascular. Na data em que se comemora o Dia do Cardiologista, neste 14 de agosto, a Sesa reafirma a importância do trabalho destes profissionais e a vocação para o cuidado, o ensino e a pesquisa.

HM destaca-se em excelência do Ensino por meio da Residência em Cardiologia - “Toda a minha vida acadêmica foi dentro da Cardiologia. Eu nunca tive dúvidas sobre a especialidade que eu queria seguir. Epidemiologicamente falando, as doenças cardíacas são as mais prevalentes e as que mais matam em todo o mundo. Temos uma grande responsabilidade. O paciente sabe que, quando o coração para, ele morre. Quando ele chega em uma emergência, ele traz a sensação de finitude. A grande beleza da Cardiologia é gerar e proporcionar a expectativa de que aquilo pode ser mudado”, descreve a cardiologista clínica Daniele Lino, que atua há quase dez anos no HM. 

- Poder devolver a esperança de que ele ficará bem, que a doença pode ser tratada e que ele pode ter anos de vida pela frente. Essa é a grande magia da Cardiologia”, continua.

Para o cardiologista intervencionista e preceptor do serviço de Hemodinâmica, Nilson de Moura Fé Filho, que também fez residência no HM, a profissão nunca foi uma dúvida. Ele destaca a importância da especialidade para a assistência aos pacientes. 

- No começo da Faculdade, optei pela Cardiologia e encontrei aqui no Messejana um local em que podemos exercer a profissão, ajudar as pessoas, os pacientes, de forma adequada, com condições de trabalho e boas condições de funcionamento. Isso foi muito bom pra mim e para a Cardiologia do Ceará, de uma maneira geral”, resume.

Serviço de Hemodinâmica é considerado o ‘coração’ do hospital estadual - A Cardiologia Intervencionista é uma subespecialidade da área que abrange um conjunto de procedimentos. Considerado o coração do Hospital de Messejana, o serviço de Hemodinâmica funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e realiza uma média de 800 procedimentos mensais, entre diagnósticos e terapêuticos, divididos em vasculares, coronários, urgências (infarto agudo do miocárdio), eletrofisiologia, cardiopatias congênitas e marcapasso. O HM é referência nacional no tratamento de doenças coronárias e um dos maiores em volume de atendimento e tratamento do IAM no Brasil.

Centro formador de novos profissionais - O HM destaca-se, ainda, pela excelência do Ensino. A unidade é credenciada pelos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC), sendo reconhecida como Centro Nacional de Ensino e Pesquisa Clínica. 

Funcionando desde 1973, o Programa de Residência em Cardiologia oferta vagas nas áreas de Cardiologia Pediátrica, Cardiologia, Ecocardiografia e Hemodinâmica e já formou boa parte dos especialistas que atuam no Estado.

Atualmente são 20 residentes aprendendo e trabalhando na instituição, de acordo com o coordenador do programa, Francisco Rodrigues dos Santos Neto. Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Santos também cursou a Residência em Cardiologia no Messejana, entre 1987 e 1989, passou por diversos setores do hospital e está há quase dez anos na coordenação do Programa.

- É uma cultura nossa formar médicos para o mercado e para o próprio HM. Grande parte dos cardiologistas do Ceará fizeram residência no HM. Fornecemos à população cearense um atendimento especializado de alto nível no que concerne às doenças cardiovasculares”, reforça.

O cardiologista intensivista José Ribamar de Andrade é outro exemplo de residente que foi absorvido pelo serviço. 

- O Messejana tem um espírito diferente. Eu costumo dizer isso – outras pessoas também costumam dizer – que a forma de olhar para o paciente, a forma de interagir com as pessoas, é diferenciada. Foi o que me fez me apaixonar pelo Hospital. Terminei a residência e fui ficando, fui ficando, sendo absorvido pelo serviço e hoje estou como diarista da UTI Coronariana, como plantonista do Pós-Operatório, como coordenador e fico feliz por isso”.

  • Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.
O campo abaixo é apenas para comentários particulares, e somente os editores do blog terão acesso a eles.

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre radialista Moacyr Dreher

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia informa a morte por Câncer, do radialista da AM do Povo-CBN, Moacyr Luiz Dreher: - É com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso companheiro Moacyr Luiz Dreher. Fizemos o que esteve ao nosso alcance. Descansou de uma árdua batalha". A última vez que vi o gaúcho Moacyr Dreher foi na Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, em 2019. Sempre gentil na recepção da imprensa que cobria a Festa do Sérgio Ponte. Ele lutava contra um Câncer há quatro anos... Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Moacyr Dreher: Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceara, Tony Pereira - DESCANSE EM PAZ! É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento ocorrido hoje (13), do comunicador MOACYR LUIZ DREER, que lutava contra um Câncer nos últimos anos e teve situação agravada por conta da Covid. Moacyr era associado do SINDRADIOCE

Postagens mais visitadas deste blog

Cantora Marília Mendonça é sepultada no Parque Memorial de Goiânia

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu, na tarde desta sexta-feira (5 de novembro), após a acidente com um avião de pequeno porte, em que ela viajava com mais quatro pessoas, perto de uma Cachoeira na Serra de Caratinga (Minas Gerais). Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê. Para Marilia Mendonça. Aquela estrelinha lá no céu brilha mais toda vez que te vê Velório  - O Velório de Marília Mendonça, Abicieli Silveira Dias e Henrique Ribeiro começou, às 13 horas deste sábado (6), no Ginásio Goiânia Arena, na entrada de Goiânia/GO. Mais de 100 mil pessoas passou pelo Velório, que foi aberto ao público de 13h40 às 17 horas. Os corpos de Marília Mendonça, Abicieli Dias e Henrique Ribeiro foram liberados do Instituto Médico Legal (IML-Piedade de Caratinga), na madrugada deste sábado (6). Já os corpos de Geraldo Medeiros e Tarcísio Pessoa Viana foram liberados na tarde deste sábado (6). Sepultamento - O corpo de Marília Mendonça foi sepultado,

Morre padre Edilberto Reis

- É com profundo pesar que a Diocese de Quixadá informa o falecimento de padre Edilberto Cavalcante Reis (foto), sacerdote pertencente ao clero de nossa Diocese. Confiantes na fé da ressurreição alcançada para nós por Cristo Jesus, pedimos ao Senhor que o receba no lugar preparado para os justos. Aos familiares e amigos nossos mais sinceros sentimentos.", informa a Diocese de  Quixadá. Padre Edilberto Reis morreu nesta quinta-feira (25 de novembro de 2021), aos 53 anos, em Fortaleza. Padre Edilberto era: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1994). Graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza(2014). Graduação em Filosofia pelo Instituto Teológico Pastoral do Ceará (1990). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Professor de História Eclesiástica no Curso de Teologia do Centr

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Morre jornalista Cristiana Lôbo

Morreu nesta quinta-feira (11 de novembro de 2021), aos 64 anos, a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo. Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um Mieloma Múltiplo, que acabou se agravando com uma Pneumonia. Cristiana dos Santos Mendes Lôbo nasceu em Goiânia (Goiás), em 18 de agosto de 1957.  Cristiana Lôbo (foto Zé Paulo Cardeal-O Globo) começou sua carreira jornalística cobrindo Política em Goiás. Depois se transferiu para Brasília, onde em 1997 estreou na Globo News. Ficou na Globo News até agora 2021, quando se afastou para tratar do Câncer. Trabalhou no jornal O Globo, onde foi setorista do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. No O Globo escreveu a Coluna Panorama Político. Depois de 13 anos no O Globo, passou a assinar uma Coluna Política no jornal O Estado de S. Paulo. Na Globo News desde março de 1997 integrou o time de comentaristas do Jornal das Dez, analisando os fatos e bastidores do Poder Central. Manteve o quadro

Morre radialista Moacyr Dreher

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia informa a morte por Câncer, do radialista da AM do Povo-CBN, Moacyr Luiz Dreher: - É com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso companheiro Moacyr Luiz Dreher. Fizemos o que esteve ao nosso alcance. Descansou de uma árdua batalha". A última vez que vi o gaúcho Moacyr Dreher foi na Noite das Personalidades Esportivas, no Marina Park, em 2019. Sempre gentil na recepção da imprensa que cobria a Festa do Sérgio Ponte. Ele lutava contra um Câncer há quatro anos... Repercussão - O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Moacyr Dreher: Presidente do Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceara, Tony Pereira - DESCANSE EM PAZ! É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento ocorrido hoje (13), do comunicador MOACYR LUIZ DREER, que lutava contra um Câncer nos últimos anos e teve situação agravada por conta da Covid. Moacyr era associado do SINDRADIOCE