Pular para o conteúdo principal

Hospital de Messejana recebe Bloco Tecnológico

 O Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes (HM) é uma das unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que receberão melhorias estruturais por meio da Plataforma de Modernização da Saúde no Estado. 

O espaço receberá um Bloco Tecnológico, com Centro de Imagem e uma área para ampliação das enfermarias. O prazo para início das intervenções depende da tramitação dos processos legais.  Os pedidos de abertura de licitação já foram encaminhados para a Superintendência de Obras Públicas (SOP). 

A ampliação do Hospital de Messejana, conhecido como Hospital do Coração, tem como ponto de partida a criação do bloco tecnológico que abrigará o Pronto Atendimento (Urgência e Emergência), Centros de Imagem, Cirúrgico, de Material Esterilizado (CME) e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A requalificação tem como objetivo normatizar, humanizar e propor soluções inteligentes que visem à otimização da área disponível, possibilitando o uso adequado dos espaços e oferecendo eficiência para o bom funcionamento da unidade e melhoria da assistência hospitalar.

A partir do funcionamento do Bloco Tecnológico, após a conclusão da obra e remanejamento dos ambientes já listados, as áreas do HM onde atualmente correspondem aos serviços contemplados no projeto serão readequadas. Isso permitirá ganho de espaço físico na edificação como um todo, possibilitando que sejam realizados projetos e obras para as adaptações necessárias ao cumprimento das normativas vigentes.

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Doutor Cabeto), dá mais detalhes das intervenções. 

- No caso do Hospital de Messejana, nós encaminhamos à SOP o projeto de um novo bloco que vai abrigar cem leitos de UTI, todo um sistema de imagem, três salas de hemodinâmica, ressonância, tomografia, PET Scan, além de uma área estrutural que servirá para futuras ampliações nas áreas de enfermarias. Dessa forma, vamos melhorar ainda mais a unidade que é a nossa maior referência em Cardiologia nas regiões Norte e Nordeste do Brasil”.

A Plataforma de Modernização da Saúde do Ceará, segundo Doutor Cabeto, também inclui a reformas de unidades referenciais, contemplando, além do HM, os Hospitais Geral de Fortaleza (HGF), Infantil Albert Sabin (Hias), Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), São José (HSJ) e o Centro de Especialidades Pediátricas do Meireles. “Estamos apresentando projeto por projeto. Isso também faz parte também da interiorização, regionalização e qualificação da nossa rede hospitalar”.

REFERÊNCIA EM CARDIOLOGIA - O Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes é referência no tratamento de doenças cardíacas graves. Do atendimento de urgência ao transplante cardíaco, a unidade terciária, também conhecida como Hospital do Coração, ainda é um centro formador de novos cardiologistas.

A Cardiologia é uma das especialidades da Medicina mais conhecidas pela sociedade. O Hospital de Messejana possui em seu quadro mais de 700 cardiologistas – que atuam no diagnóstico, tratamento e na prevenção de doenças e disfunções relacionadas ao sistema cardiovascular. Na data em que se comemora o Dia do Cardiologista, neste 14 de agosto, a Sesa reafirma a importância do trabalho destes profissionais e a vocação para o cuidado, o ensino e a pesquisa.

HM destaca-se em excelência do Ensino por meio da Residência em Cardiologia - “Toda a minha vida acadêmica foi dentro da Cardiologia. Eu nunca tive dúvidas sobre a especialidade que eu queria seguir. Epidemiologicamente falando, as doenças cardíacas são as mais prevalentes e as que mais matam em todo o mundo. Temos uma grande responsabilidade. O paciente sabe que, quando o coração para, ele morre. Quando ele chega em uma emergência, ele traz a sensação de finitude. A grande beleza da Cardiologia é gerar e proporcionar a expectativa de que aquilo pode ser mudado”, descreve a cardiologista clínica Daniele Lino, que atua há quase dez anos no HM. 

- Poder devolver a esperança de que ele ficará bem, que a doença pode ser tratada e que ele pode ter anos de vida pela frente. Essa é a grande magia da Cardiologia”, continua.

Para o cardiologista intervencionista e preceptor do serviço de Hemodinâmica, Nilson de Moura Fé Filho, que também fez residência no HM, a profissão nunca foi uma dúvida. Ele destaca a importância da especialidade para a assistência aos pacientes. 

- No começo da Faculdade, optei pela Cardiologia e encontrei aqui no Messejana um local em que podemos exercer a profissão, ajudar as pessoas, os pacientes, de forma adequada, com condições de trabalho e boas condições de funcionamento. Isso foi muito bom pra mim e para a Cardiologia do Ceará, de uma maneira geral”, resume.

Serviço de Hemodinâmica é considerado o ‘coração’ do hospital estadual - A Cardiologia Intervencionista é uma subespecialidade da área que abrange um conjunto de procedimentos. Considerado o coração do Hospital de Messejana, o serviço de Hemodinâmica funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e realiza uma média de 800 procedimentos mensais, entre diagnósticos e terapêuticos, divididos em vasculares, coronários, urgências (infarto agudo do miocárdio), eletrofisiologia, cardiopatias congênitas e marcapasso. O HM é referência nacional no tratamento de doenças coronárias e um dos maiores em volume de atendimento e tratamento do IAM no Brasil.

Centro formador de novos profissionais - O HM destaca-se, ainda, pela excelência do Ensino. A unidade é credenciada pelos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC), sendo reconhecida como Centro Nacional de Ensino e Pesquisa Clínica. 

Funcionando desde 1973, o Programa de Residência em Cardiologia oferta vagas nas áreas de Cardiologia Pediátrica, Cardiologia, Ecocardiografia e Hemodinâmica e já formou boa parte dos especialistas que atuam no Estado.

Atualmente são 20 residentes aprendendo e trabalhando na instituição, de acordo com o coordenador do programa, Francisco Rodrigues dos Santos Neto. Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Santos também cursou a Residência em Cardiologia no Messejana, entre 1987 e 1989, passou por diversos setores do hospital e está há quase dez anos na coordenação do Programa.

- É uma cultura nossa formar médicos para o mercado e para o próprio HM. Grande parte dos cardiologistas do Ceará fizeram residência no HM. Fornecemos à população cearense um atendimento especializado de alto nível no que concerne às doenças cardiovasculares”, reforça.

O cardiologista intensivista José Ribamar de Andrade é outro exemplo de residente que foi absorvido pelo serviço. 

- O Messejana tem um espírito diferente. Eu costumo dizer isso – outras pessoas também costumam dizer – que a forma de olhar para o paciente, a forma de interagir com as pessoas, é diferenciada. Foi o que me fez me apaixonar pelo Hospital. Terminei a residência e fui ficando, fui ficando, sendo absorvido pelo serviço e hoje estou como diarista da UTI Coronariana, como plantonista do Pós-Operatório, como coordenador e fico feliz por isso”.

  • Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".