Pular para o conteúdo principal



Hospital de Messejana recebe Bloco Tecnológico

 O Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes (HM) é uma das unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que receberão melhorias estruturais por meio da Plataforma de Modernização da Saúde no Estado. 

O espaço receberá um Bloco Tecnológico, com Centro de Imagem e uma área para ampliação das enfermarias. O prazo para início das intervenções depende da tramitação dos processos legais.  Os pedidos de abertura de licitação já foram encaminhados para a Superintendência de Obras Públicas (SOP). 

A ampliação do Hospital de Messejana, conhecido como Hospital do Coração, tem como ponto de partida a criação do bloco tecnológico que abrigará o Pronto Atendimento (Urgência e Emergência), Centros de Imagem, Cirúrgico, de Material Esterilizado (CME) e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A requalificação tem como objetivo normatizar, humanizar e propor soluções inteligentes que visem à otimização da área disponível, possibilitando o uso adequado dos espaços e oferecendo eficiência para o bom funcionamento da unidade e melhoria da assistência hospitalar.

A partir do funcionamento do Bloco Tecnológico, após a conclusão da obra e remanejamento dos ambientes já listados, as áreas do HM onde atualmente correspondem aos serviços contemplados no projeto serão readequadas. Isso permitirá ganho de espaço físico na edificação como um todo, possibilitando que sejam realizados projetos e obras para as adaptações necessárias ao cumprimento das normativas vigentes.

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Doutor Cabeto), dá mais detalhes das intervenções. 

- No caso do Hospital de Messejana, nós encaminhamos à SOP o projeto de um novo bloco que vai abrigar cem leitos de UTI, todo um sistema de imagem, três salas de hemodinâmica, ressonância, tomografia, PET Scan, além de uma área estrutural que servirá para futuras ampliações nas áreas de enfermarias. Dessa forma, vamos melhorar ainda mais a unidade que é a nossa maior referência em Cardiologia nas regiões Norte e Nordeste do Brasil”.

A Plataforma de Modernização da Saúde do Ceará, segundo Doutor Cabeto, também inclui a reformas de unidades referenciais, contemplando, além do HM, os Hospitais Geral de Fortaleza (HGF), Infantil Albert Sabin (Hias), Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), São José (HSJ) e o Centro de Especialidades Pediátricas do Meireles. “Estamos apresentando projeto por projeto. Isso também faz parte também da interiorização, regionalização e qualificação da nossa rede hospitalar”.

REFERÊNCIA EM CARDIOLOGIA - O Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes é referência no tratamento de doenças cardíacas graves. Do atendimento de urgência ao transplante cardíaco, a unidade terciária, também conhecida como Hospital do Coração, ainda é um centro formador de novos cardiologistas.

A Cardiologia é uma das especialidades da Medicina mais conhecidas pela sociedade. O Hospital de Messejana possui em seu quadro mais de 700 cardiologistas – que atuam no diagnóstico, tratamento e na prevenção de doenças e disfunções relacionadas ao sistema cardiovascular. Na data em que se comemora o Dia do Cardiologista, neste 14 de agosto, a Sesa reafirma a importância do trabalho destes profissionais e a vocação para o cuidado, o ensino e a pesquisa.

HM destaca-se em excelência do Ensino por meio da Residência em Cardiologia - “Toda a minha vida acadêmica foi dentro da Cardiologia. Eu nunca tive dúvidas sobre a especialidade que eu queria seguir. Epidemiologicamente falando, as doenças cardíacas são as mais prevalentes e as que mais matam em todo o mundo. Temos uma grande responsabilidade. O paciente sabe que, quando o coração para, ele morre. Quando ele chega em uma emergência, ele traz a sensação de finitude. A grande beleza da Cardiologia é gerar e proporcionar a expectativa de que aquilo pode ser mudado”, descreve a cardiologista clínica Daniele Lino, que atua há quase dez anos no HM. 

- Poder devolver a esperança de que ele ficará bem, que a doença pode ser tratada e que ele pode ter anos de vida pela frente. Essa é a grande magia da Cardiologia”, continua.

Para o cardiologista intervencionista e preceptor do serviço de Hemodinâmica, Nilson de Moura Fé Filho, que também fez residência no HM, a profissão nunca foi uma dúvida. Ele destaca a importância da especialidade para a assistência aos pacientes. 

- No começo da Faculdade, optei pela Cardiologia e encontrei aqui no Messejana um local em que podemos exercer a profissão, ajudar as pessoas, os pacientes, de forma adequada, com condições de trabalho e boas condições de funcionamento. Isso foi muito bom pra mim e para a Cardiologia do Ceará, de uma maneira geral”, resume.

Serviço de Hemodinâmica é considerado o ‘coração’ do hospital estadual - A Cardiologia Intervencionista é uma subespecialidade da área que abrange um conjunto de procedimentos. Considerado o coração do Hospital de Messejana, o serviço de Hemodinâmica funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e realiza uma média de 800 procedimentos mensais, entre diagnósticos e terapêuticos, divididos em vasculares, coronários, urgências (infarto agudo do miocárdio), eletrofisiologia, cardiopatias congênitas e marcapasso. O HM é referência nacional no tratamento de doenças coronárias e um dos maiores em volume de atendimento e tratamento do IAM no Brasil.

Centro formador de novos profissionais - O HM destaca-se, ainda, pela excelência do Ensino. A unidade é credenciada pelos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC), sendo reconhecida como Centro Nacional de Ensino e Pesquisa Clínica. 

Funcionando desde 1973, o Programa de Residência em Cardiologia oferta vagas nas áreas de Cardiologia Pediátrica, Cardiologia, Ecocardiografia e Hemodinâmica e já formou boa parte dos especialistas que atuam no Estado.

Atualmente são 20 residentes aprendendo e trabalhando na instituição, de acordo com o coordenador do programa, Francisco Rodrigues dos Santos Neto. Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Santos também cursou a Residência em Cardiologia no Messejana, entre 1987 e 1989, passou por diversos setores do hospital e está há quase dez anos na coordenação do Programa.

- É uma cultura nossa formar médicos para o mercado e para o próprio HM. Grande parte dos cardiologistas do Ceará fizeram residência no HM. Fornecemos à população cearense um atendimento especializado de alto nível no que concerne às doenças cardiovasculares”, reforça.

O cardiologista intensivista José Ribamar de Andrade é outro exemplo de residente que foi absorvido pelo serviço. 

- O Messejana tem um espírito diferente. Eu costumo dizer isso – outras pessoas também costumam dizer – que a forma de olhar para o paciente, a forma de interagir com as pessoas, é diferenciada. Foi o que me fez me apaixonar pelo Hospital. Terminei a residência e fui ficando, fui ficando, sendo absorvido pelo serviço e hoje estou como diarista da UTI Coronariana, como plantonista do Pós-Operatório, como coordenador e fico feliz por isso”.

  • Com informações e fotos da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...