A Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), lançou, na manhã desta sexta-feira (27 de agosto), via Plataforma Zoom, o Guia Prático de Atendimentos Remotos para Telessaúde e Telemedicina.
Em virtude da Pandemia de Covid-19, inéditos parâmetros na administração hospitalar surgiram e novos protocolos de segurança precisaram ser estabelecidos para dar continuidade a determinados atendimentos.
No DSAS não foi diferente. A nova forma de trabalho foi adotada pelo órgão para atender as demandas emergentes e fizeram surgir a necessidade de um guia completo visando melhorar a qualidade dos serviços ofertados aos servidores, seus dependentes e à comunidade do entorno.
A primeira-dama do Poder Legislativo, Cristiane Sales Leitão, destacou o compromisso da gestão do presidente do Legislativo, deputado Evandro Leitão (PDT), que “sempre se ateve às necessidades dos servidores”. Conforme apontou, desde o começo da pandemia, foi pensada a telessaúde e telemedicina para dar suporte a esse público, sobretudo em um momento onde a atenção à saúde se faz mais necessária. “Todos os atendimentos que tinham a viabilidade de serem feitos por esse meio nós aplicamos e ampliamos. Esse sistema iniciou na pandemia e acredito que o usaremos sempre. Alguns servidores que venham a ter problemas de locomoção, por exemplo, já não precisam se deslocar até nossa sede, e podem usar esse serviço sem sair de casa”, observou.
Cristiane Leitão demonstrou otimismo com o alcance da publicação e sua usabilidade para melhorar os atendimentos do DSAS e de outros órgãos que tenham interesse.
- O Guia não vai ficar para uso interno, ele vai além. Foi organizado e pensado para toda a sociedade cearense. Acredito, inclusive, que vai romper as barreiras estaduais e levar esse serviço para outros estados”, ressaltou Cristiane Leitão.
O diretor do Departamento de Saúde da ALCE, Luís Edson Corrêa, afirmou que o serviço de telessaúde e telemedicina veio para ficar e ressaltou a importância das ferramentas criadas pela gestão do presidente Evandro Leitão, visando a saúde dos servidores.
- “Parabenizo a primeira-dama Cristiane Leitão e o deputado Evandro Leitão por esse cuidado com os servidores. Essas ações buscam, sobretudo, aproximar a presidência e a gestão da Casa com os servidores e a comunidade no seu entorno”, avaliou Luís Edson Corrêa.
A organizadora da publicação, Lídia Andrade Lourinho, mestre em Gestão de Saúde, enfatizou que a Telemedicina não é algo novo, porém, no contexto da pandemia, se expandiu e ganhou maior visibilidade e importância. Segundo ela, os atendimentos remotos precisaram e podem ser ampliados e fortalecidos e, neste neste sentido, o guia prático de atendimentos remotos foi desenvolvido.
- O Guia foi pensado justamente para tirar dúvidas. Cada profissional tem sua forma de atendimento, de acordo com sua área de atuação e, para isso, organizamos os protocolos necessários para dar clareza a todas as informações que darão suporte a aos profissionais”, reiterou Lídia Andrade Lourinho.
O diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, revelou que outras instituições estaduais estão entrando em contato com a Assembleia Legislativa, demonstrando o interesse no Guia para aprimorar seus atendimentos remotos.
- Há profissionais da Saúde que têm nos procurado para conhecer o guia e replicar essas práticas, bem pensadas e elaboras para garantir a excelência dos serviços de Saúde”, apontou. João Milton comunicou e comemorou ainda o 20° lançamento de livro, durante a gestão do presidente Evandro Leitão.
O Guia Prático de Atendimentos Remotos para Telessaúde e Telemedicina foi elaborado pela:
- Primeira-dama da ALCE, Cristiane Leitão.
- Coordenadora do Programa de Saúde Coletiva, Lídia Andrade Lourinho.
- Assessoras técnicas Ana Sáskya Vaz de Araújo, Rejane Sales Oliveira e Ana Carmen Ferreira Freire.
- Diretor do Departamento de Saúde da ALCE, Luís Edson Corrêa.
A obra teve:
- Edição de João Milton Cunha de Miranda, diretor do Inesp.
- Orientador da Célula de Edição e Produção Gráfica, Luis Ernandes dos Santos do Carmo.
- Analista legislativo e designer gráfico, Valdemice Costa de Sousa.
- Revisão de Sandra Bastos Mesquita.
Para ter acesso à publicação é só acessar sessão Saúde, disponível no sítio eletrônico das Publicações Inesp.
Com informações e foto da Agência de Notícias da ALCE.
Comentários
Postar um comentário