Pular para o conteúdo principal



'O roxinho é pop, é ultravioleta'

 - Há alguns dias, exatamente em 21 de junho de 2021, uma notícia abalou o mercado financeiro e de capitais nacional: Anitta, a super estrela do funk brasileiro, se tornara membra efetiva do Conselho de Administração do Nubank, maior startup brasileira e classificada como o maior unicórnio da América Latina. A empresa anunciou que a cantora chega “com a missão de ajudar a desenvolver produtos e comunicações cada vez mais focadas em empoderar as pessoas”. 

Não demorou e os “odiadores” de plantão começaram a espalhar toda a sua ira gratuita pelas redes sociais e em canais especializados, atirando contra a fintech brasileira e contra a artista, como dignos “inteligentinhos” (classificação utilizada por Luiz Felipe Pondé para aqueles que falam como especialista sobre aquilo que pouco sabem). Não faltavam frases do tipo “Qual o mérito da Anitta para se tornar conselheira frente alguém com anos de estudos”, “Como fica a cara de quem estudou anos e ver alguém assumir uma posição como essa do nada”, “Quebrei meu cartão Nunbank”, “Uma empresa que coloca Anitta como conselheira não é confiável” e “Já retirei meu dinheiro do Nubank”. 

Então, os verdadeiros especialistas, através de seus canais, passaram a encher a Internet com suas opiniões para atender um clamor quase desesperado de seus seguidores em os ajudar a entender qual o real risco daquela união. Cuidadosos e reticentes com a reação do público, tentaram pontuar algumas falhas na forma como se deu a parceria para no fim chegar à conclusão inevitável: “Tem muito mais para dar certo, do que para dar errado!”. 

E isso é lógico! Primeiramente, o que se precisa entender é que, mais do que uma contratação, a relação Nubamb-Anitta trata-se de uma associação de marcas, uma parceria, um grande negócio (visto o tamanho de ambas). E em negócios não se pode analisar ou tomar decisões com base no seu gosto individual (pouco importa se gosta ou não de funk) ou nas diferenças morais (comportamento, religiosidade, opinião política etc.) que você possa ter com um terceiro. O que importa é o que o cliente (ou a persona como os marketeiros de plantão podem falar) pensa sobre aquilo, pois é o interesse dele que ditará as oportunidades daquele negócio. 

E quem é o cliente do banco que abriu suas portas para “que todas as pessoas possam reinventar suas vidas financeiras” (inclusive aquelas que não tinham oportunidade no sistema bancário convencional) e que optou pelo digital e tem como objetivo desburocratizar o sistema, se dizendo “contra burocracia, papelada, agências e centrais de atendimento caras e ineficientes”? E quem é o público de uma das estrelas pops latino-americanas de maior influência da atualidade? Não te parece que há uma aderência se considerarmos que são jovens, sem histórico bancário, muitas vezes sem renda, longe das grandes avenidas onde estão as agências bancárias e sem paciência para esperar, pois “o bonde tá passando” em suas vidas?! 

Para além disso, tem a visão de futuro (de ambas as partes). Anitta quer mostrar para o mundo (nessa internacionalização que sua carreira atravessa) que é mais do que talento artístico e um corpo sensual, quer mostrar para os críticos que não “deu sorte”. Já o Nubank quer alcançar o mundo, partindo pela América Latina, onde já está em outros três países além do Brasil (Argentina, Colômbia e México – os dois últimos onde a artista já é sucesso absoluto). São marcas em expansão, compartilhando o mesmo interesse geográfico e o mesmo nicho de público. 

Enquanto o Brasil tenta entender o porquê, a parceria não perde tempo. Na última segunda-feira (06), às 10h, numa live com música de espera em ritmo de funk eletrônico, já lançaram um novo produto, um novo cartão chamado de Nubank Ultravioleta (o Mastercard Black da fintech, com foco na estética, inovação, benefícios personalizáveis, enfim, exclusividade), do qual a cantora foi o primeiro cliente a recebê-lo. 

Na apresentação do produto, o banco deixou claro querer ser cada vez mais de todos (mensagem direta ao público da artista que abrange diversas “tribos”) e apresentou os atributos que levaram a eleição de sua nova conselheira (em mensagem igualmente direta ao mercado financeiro e de capitais), valorizando os pontos que os aproxima e torna “um a cara da outra”. Não faltaram palavras como reinvenção, inovação, empoderamento, conexão, relacionamento, inconformados etc. 

A cantora fez questão de mostrar que se preparou com aulas de economia entre outras para compor o conselho (do qual já participou da primeira reunião) e que um dos fatores do seu sucesso em qualquer frente que atuou sempre foi observar o que os outros faziam de bom (benchmarking), que é inovar e aplicar: “Tenho medo, mas eu vou com medo mesmo!”. 

Ambos mostraram que planejamento e estudo não faltaram. Vivem um verdadeiro namoro apaixonado! E você, ainda está perdendo tempo criticando ou já começou a planejar e analisar suas oportunidades de futuro? É preciso aprender a observar, aprender a inovar e aprender a aplicar. Cuida! 

Cláudio Costa - Contador de formação e apaixonado por Gestão na Área de Gestão Estratégica (AGE) da UniAteneu".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...