Pular para o conteúdo principal

'O roxinho é pop, é ultravioleta'

 - Há alguns dias, exatamente em 21 de junho de 2021, uma notícia abalou o mercado financeiro e de capitais nacional: Anitta, a super estrela do funk brasileiro, se tornara membra efetiva do Conselho de Administração do Nubank, maior startup brasileira e classificada como o maior unicórnio da América Latina. A empresa anunciou que a cantora chega “com a missão de ajudar a desenvolver produtos e comunicações cada vez mais focadas em empoderar as pessoas”. 

Não demorou e os “odiadores” de plantão começaram a espalhar toda a sua ira gratuita pelas redes sociais e em canais especializados, atirando contra a fintech brasileira e contra a artista, como dignos “inteligentinhos” (classificação utilizada por Luiz Felipe Pondé para aqueles que falam como especialista sobre aquilo que pouco sabem). Não faltavam frases do tipo “Qual o mérito da Anitta para se tornar conselheira frente alguém com anos de estudos”, “Como fica a cara de quem estudou anos e ver alguém assumir uma posição como essa do nada”, “Quebrei meu cartão Nunbank”, “Uma empresa que coloca Anitta como conselheira não é confiável” e “Já retirei meu dinheiro do Nubank”. 

Então, os verdadeiros especialistas, através de seus canais, passaram a encher a Internet com suas opiniões para atender um clamor quase desesperado de seus seguidores em os ajudar a entender qual o real risco daquela união. Cuidadosos e reticentes com a reação do público, tentaram pontuar algumas falhas na forma como se deu a parceria para no fim chegar à conclusão inevitável: “Tem muito mais para dar certo, do que para dar errado!”. 

E isso é lógico! Primeiramente, o que se precisa entender é que, mais do que uma contratação, a relação Nubamb-Anitta trata-se de uma associação de marcas, uma parceria, um grande negócio (visto o tamanho de ambas). E em negócios não se pode analisar ou tomar decisões com base no seu gosto individual (pouco importa se gosta ou não de funk) ou nas diferenças morais (comportamento, religiosidade, opinião política etc.) que você possa ter com um terceiro. O que importa é o que o cliente (ou a persona como os marketeiros de plantão podem falar) pensa sobre aquilo, pois é o interesse dele que ditará as oportunidades daquele negócio. 

E quem é o cliente do banco que abriu suas portas para “que todas as pessoas possam reinventar suas vidas financeiras” (inclusive aquelas que não tinham oportunidade no sistema bancário convencional) e que optou pelo digital e tem como objetivo desburocratizar o sistema, se dizendo “contra burocracia, papelada, agências e centrais de atendimento caras e ineficientes”? E quem é o público de uma das estrelas pops latino-americanas de maior influência da atualidade? Não te parece que há uma aderência se considerarmos que são jovens, sem histórico bancário, muitas vezes sem renda, longe das grandes avenidas onde estão as agências bancárias e sem paciência para esperar, pois “o bonde tá passando” em suas vidas?! 

Para além disso, tem a visão de futuro (de ambas as partes). Anitta quer mostrar para o mundo (nessa internacionalização que sua carreira atravessa) que é mais do que talento artístico e um corpo sensual, quer mostrar para os críticos que não “deu sorte”. Já o Nubank quer alcançar o mundo, partindo pela América Latina, onde já está em outros três países além do Brasil (Argentina, Colômbia e México – os dois últimos onde a artista já é sucesso absoluto). São marcas em expansão, compartilhando o mesmo interesse geográfico e o mesmo nicho de público. 

Enquanto o Brasil tenta entender o porquê, a parceria não perde tempo. Na última segunda-feira (06), às 10h, numa live com música de espera em ritmo de funk eletrônico, já lançaram um novo produto, um novo cartão chamado de Nubank Ultravioleta (o Mastercard Black da fintech, com foco na estética, inovação, benefícios personalizáveis, enfim, exclusividade), do qual a cantora foi o primeiro cliente a recebê-lo. 

Na apresentação do produto, o banco deixou claro querer ser cada vez mais de todos (mensagem direta ao público da artista que abrange diversas “tribos”) e apresentou os atributos que levaram a eleição de sua nova conselheira (em mensagem igualmente direta ao mercado financeiro e de capitais), valorizando os pontos que os aproxima e torna “um a cara da outra”. Não faltaram palavras como reinvenção, inovação, empoderamento, conexão, relacionamento, inconformados etc. 

A cantora fez questão de mostrar que se preparou com aulas de economia entre outras para compor o conselho (do qual já participou da primeira reunião) e que um dos fatores do seu sucesso em qualquer frente que atuou sempre foi observar o que os outros faziam de bom (benchmarking), que é inovar e aplicar: “Tenho medo, mas eu vou com medo mesmo!”. 

Ambos mostraram que planejamento e estudo não faltaram. Vivem um verdadeiro namoro apaixonado! E você, ainda está perdendo tempo criticando ou já começou a planejar e analisar suas oportunidades de futuro? É preciso aprender a observar, aprender a inovar e aprender a aplicar. Cuida! 

Cláudio Costa - Contador de formação e apaixonado por Gestão na Área de Gestão Estratégica (AGE) da UniAteneu".

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".