Pular para o conteúdo principal



Pequeno Nazareno realiza workshop e webinar

 A Organização da Sociedade Civil (OSC) realizará na próxima segunda-feira (2 de agosto), das 10 às 12 horas, mais uma série de workshops do Projeto Gente Grande, que tem por objetivo oportunizar conteúdos sobre capacitação profissional e inserção de jovens e adolescentes, entre 14 e 24 anos, no Mercado de Trabalho e dessa forma ampliar o universo informacional desse público sobre os temas. 

Ao todo serão 14 workshops e 1 webinar, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da instituição. Para participar, os interessados devem fazer cadastro prévio, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdV0EsRSzNhLbN2Nhk-oZ25G0bJxzr9K0VRu1NMiLNV1Q5n6w/viewform .

O Projeto Gente Grande existe desde 2008 e consiste na oferta de cursos profissionalizantes nas áreas de auxiliar administrativo e auxiliar de varejo. Os cursos possuem 25 e 26 módulos independentes, respectivamente, ministrados de forma cíclica e continuada, permitindo que os participantes ingressem a qualquer momento do ano.

Os módulos são aplicados em 14 Workshops, em ambiente virtual pela Plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube da OPN. Cada Workshop conta com convidados especialistas nas temáticas abordadas, acompanhamento de professores/tutores, atividades individuais complementares de reforço e chat para interação entre os participantes. A realização dos Workshops virtuais conta também com a presença de intérpretes de libras, garantindo a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

Entre os temas dos workshops estão: Primeiro emprego e os desafios para ingresso no mercado formal; Comunicação Oral e Escrita; Inclusão Digital; Diversidade Cultural Brasileira no Mundo do Trabalho; Direitos Trabalhistas, Previdenciário e Cotas; Saúde e Segurança no Trabalho; Organização, Planejamento e Controle do Processo de Trabalho; Direitos Humanos e Trabalho: Gênero, Orientação Sexual, Raça, Etnia, Credo Religioso e Idade; Educação para o Consumo; Educação Ambiental no Mundo do Trabalho; Relações Interpessoais e Trabalho em Equipe; Educação Fiscal; Marketing Pessoal e Formas Alternativas de Geração de Trabalho, Renda com Enfoque na Juventude.

Além dos Workshops, o projeto Gente Grande prevê a realização de um Webinar para adolescentes e jovens das organizações formadoras do estado do Ceará, para apresentação das boas práticas do mercado de aprendizagem no estado. O Evento terá a participação das empresas que mais apoiam a política de aprendizagem, do Ministério Público do Trabalho e das organizações sociais que executam a formação de aprendizes.

Impacto do Projeto Gente Grande em números - O projeto é dedicado especificamente à população em situação de vulnerabilidade social extrema, no qual 96% dos adolescentes que participam do programa de aprendizagem da organização são de escolas públicas, 76% são de famílias beneficiárias pelo bolsa família, 99% tem renda familiar inferior a 1 salário mínimo, sendo 77% com renda inferior a um quarto do salário mínimo e 70,5% vivem em áreas de risco.

Essa combinação de fatores leva a maioria destes adolescentes e jovens a buscar a sobrevivência no mercado informal precarizado ou em atividades consideradas ilícitas, a abandonarem a escola e reproduzir o ciclo de pobreza que herdaram dos pais, perpetuando a desigualdade social e de oportunidades.

Por isso, a oportunidade de profissionalização associada a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, por meio do programa, tem impactos econômicos e sociais fundamentais para o público do projeto.

O ingresso de meio salário mínimo representa um aumento significativo na renda familiar desse público, na melhoria da qualidade de vida e da própria auto estima dos adolescentes e jovens participantes do projeto. 

A qualificação profissional aumenta suas chances de ingressar no mercado formal, de ter direito a um trabalho seguro e compatível ao seu desenvolvimento humano, influenciando diretamente na redução das desigualdades e dos índices de homicídio e gravidez na adolescência.

Sobre O Pequeno Nazareno - A Organização Social O Pequeno Nazareno foi fundada em 1993, em Fortaleza, por Bernd Josef Rosemeyer, mais conhecido como Bernardo. Em 2003, Bernardo abriu a primeira filial da organização em Recife. Em 2013, abriu mais uma filial em Manaus/AM.

Em 2005 a organização lançou a campanha nacional “Criança Não é de Rua'', para reivindicar uma política nacional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Depois desse momento, a campanha passou a contar com a participação de 600 entidades parceiras, distribuídas em todos os estados brasileiros.

Em 2010, a ação se tornou uma rede nacional permanente de organizações que lutam pelos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, coordenada por representantes de 10 organizações das cinco regiões do país.

Atualmente, O Pequeno Nazareno possui uma plataforma multidisciplinar de atendimento nas áreas de Educação (Educação Social de Rua, Educação Profissionalizante), Assistência Social (Acolhimento Institucional e Apoio Psicossocial às Famílias) e Direitos Humanos (Sensibilização e mobilização social), responsável por atender mais de mil crianças, adolescentes em situação de rua e suas famílias, por ano, articulando mais de 1.300 defensores em sua rede de relacionamentos, com mais de 200 mil pessoas sensibilizadas por suas ações, das quais 25 mil estão mobilizadas permanentemente pelo projeto.

Serviço

  • Workshop e Webinar Projeto Gente Grande
  • Segunda (2 de agosto) das 10 às 12 horas.
  • Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdV0EsRSzNhLbN2Nhk-oZ25G0bJxzr9K0VRu1NMiLNV1Q5n6w/viewform
  • Contato: Manoel Torquato, Coordenador de Projetos da Organização O Pequeno Nazareno, (85) 99781-5566. 


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...