Pular para o conteúdo principal

Quarenta projetos iniciam tramitação na Assembleia

Com a leitura do expediente da 18ª sessão ordinária, da terceira sessão legislativa da 30ª legislatura, realizada pelo Sistema Híbrido (Presencial e Remoto), começaram a tramitar, na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), nesta quinta-feira (5 de agosto), 40 matérias, sendo uma do Poder Executivo.


Do Governo do Estado, o Projeto 99/2021 altera a Lei 16.880, de 23 de maio de 2019, autorizando a Superintendência de Obras Públicas (SOP) a atuar e investir, de maneira suplementar, na pavimentação e recuperação de vias urbanas de trânsito municipais, sem prejuízo de outros entes competentes e órgãos públicos. O objetivo é buscar a melhoria da segurança e fluidez do trânsito no Estado.

O Projeto de Decreto Legislativo 26/2021, da Mesa Diretora, prorroga, até 31 de dezembro de 2021, para todos os fins, inclusive do disposto no artigo 65 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do Estado de Calamidade Pública nos municípios de Guaraciaba do Norte, Jaguaribe, Mombaça e Uruoca.

Outros 38 projetos são de iniciativa parlamentar, sendo 23 de lei e 15 de indicação. Entre os de lei, dois são do deputado Fernando Santana (PT). O 340/21 denomina de Ivanildo Nunes da Silva o trecho da CE-371 que liga o município de Palhano à localidade de Pedras, no município de Russas; o 352/2021 nomina de Valdemar Rodrigues dos Santos o trecho da CE-388 entre os municípios de Altaneira e Nova Olinda, construída pelo Governo do Ceará

O 341/2021, do deputado Gelson Ferraz (MDB), trata da obrigatoriedade para os supermercados, hipermercados e/ou congêneres no serviço de empacotador nos caixas de atendimento prioritário.

Já o 342/2021, do deputado Oriel Nunes Filho (PDT), denomina de Francisco Sidimar Ferreira Sombra o trecho entre BR-116 (distrito de Peixe), no município de Russas, com extensão de 1.294km na rodovia CE-522.

De Salmito Filho (PDT), o 344/2021 altera a Lei Estadual nº 14.220, de 21 de outubro de 2008, para dispor sobre a regulamentação das startups.

Cinco projetos são de André Fernandes (Republicanos):
  1. 345//2021 trata da veiculação de propagandas educativas referentes à violência contra a mulher e à exploração de crianças e adolescentes em eventos no Estado; 
  2. 346/2021 dispõe sobre a concessão de descontos progressivos no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do veículo, desde que apresentadas notas fiscais de abastecimentos realizados em postos de combustíveis; 
  3. 348/2021 dispõe sobre a afixação, em órgãos públicos do Estado, de placas e/ou cartazes informativos com conteúdo contra a cristofobia; 
  4. 351/2021 trata da proibição de afixação de faixas, cartazes ou qualquer propaganda de cunho político ou ideológico em áreas externas dos prédios e demais equipamentos públicos do Estado do Ceará. 
  5. 353/2021 versa sobre os assentos dos veículos de transporte público do Ceará, para torná-los preferenciais aos idosos, às pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, bem como a mulheres grávidas ou com criança de colo.
De Aderlânia Noronha (SD), o 347/2021 nomeia de Deusdete Loiola Filho o Centro de Educação Infantil (CEI) a ser construído no município de Parambu.

Dois outros projetos são de Romeu Aldigueri (PDT). O 349/2021 denomina de Leontina Eduardo Gomes o Centro de Referência da Assistência Social (Cras III) localizado no bairro do Salgadinho, no município de Chaval; o 354/2021 nomeia de Maria Monteiro de Araújo Santos a Praça Mais Infância, localizada no município de Itarema.

George Lima (PV) é autor do projeto 350/2021, que denomina de Avenida João Batista Fujita a via que se origina na rotatória 02 do Centro de Eventos na rua Governador Manoel Castro Filho e vai até a rua Walmir Pontes, em Fortaleza.

Outros cinco projetos são do deputado Marcos Sobreira (PDT). 
  1. 355/2021 declara como de destacada relevância histórico-material do Estado a ponte metálica localizada no município de Iguatu;
  2. 356/2021 considera a Associação para Formação do Caráter do Cariri como de utilidade pública;
  3.  257/2021 institui o Agosto Cinza no âmbito do Estado. 
  4.  358/2021 dispõe sobre a afixação de cartazes em ônibus, vans e metrôs que integram o sistema de transporte rodoferroviário intermunicipal de passageiros, divulgando mensagens educativas de conscientização sobre proteção animal;
  5. 359/2021 institui a Semana Estadual do Rádio no Ceará.
De Acrísio Sena (PT) são três projetos: 
  1. 360/2021 inclui a Caminhada da Seca no roteiro turístico do Estado, por sua destacada relevância cultural, turística e religiosa; 
  2. 361/2021 autoriza o cancelamento de contratos de prestação de serviços de TV por assinatura, internet, academias de ginástica, clubes e similares, por meio de aplicativos de mensagens ou sites das respectivas empresas, desde que as condições de qualidade pré-estabelecidas não estejam sendo cumpridas pelo fornecedor de serviços;
  3. 363/2021 denomina de Augusto Barros Filho uma areninha que está sendo construída no polígono delimitado pela avenida Valparaíso, rua Modesta e avenida Castelo de Castro, no município de Fortaleza.
Já o 362/2021, da deputada Augusta Brito (PCdoB), institui, no âmbito do Ceará, a campanha Agosto Lilás.

Entre os projetos de indicação, cinco são do deputado André Fernandes (Republicanos). São eles: 282/2021, 286/2021, 289/2021, 292/21 e 295/2021.

Do deputado Guilherme Landim (PDT) são dois: o 283/21 e o 284/2021.

O 285/2021, do deputado Bruno Pedrosa (Progressistas).

Dois são do deputado Soldado Noelio (Pros) - o 287/2021 e o 291/2021.

O 288/2021, é do deputado Antônio Granja (PDT); o 290/2021, do deputado Tony Brito (Pros).

Outros dois são do deputado Moisés Braz (PT). O 293/2021 e o 294/2021. Já o 296/2021 é do deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas).

Foi lido requerimento do gabinete do deputado Moisés Braz (PT) solicitando licença do parlamentar para tratar de interesse particular pelo período de 120 dias.

Após a leitura em Plenário, as matérias seguem para a Procuradoria da ALCE e comissões técnicas da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas para votação em plenário. No caso de projetos de indicação, por se tratar de sugestão, cabe Governo do Estado, se acatar, enviar mensagem para deliberação da Assembleia.

Com informações da Agência de Notícias da ALCE e foto de Edson Júnio Pio.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Pamella Holanda teme por sua segurança

 A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Pamella Holanda tem por sua segurança.  Pamella Holanda se manifestou, neste sábado (23 de outubro), sobre a liberdade dada ao seu ex-marido Iverson de Souza Araújo (DJ Ivis), na noite de sexta-feira (22), após a sétima tentativa de Habeas Corpus. DJ Ivis passou  três meses e oito dias preso na Casa de Custódia Irmã Imelda Lima Pontes, em Camará-Aquiraz. - Obviamente não me sinto segura nem plenamente satisfeita com os fatos atuais, mas eu preciso honrar com meus compromissos profissionais e continuar com minhas obrigações pessoais, tomando todas as medidas possíveis por segurança, não só física mas emocional", postou Pamella Holanda, no Instagram. Defesa - A Defesa de Pamella Holanda lançou Nota Oficial: - Nós, advogados da Pamella Holanda, confiamos na atuação da Justiça e na dos profissionais que a executam. A lei do nosso país, de toda forma, está sendo aplicada e que os fatos atuais em relação à Ação Penal, a respeito da violência domé

Postagens mais visitadas deste blog

Morre produtora Luanna Gondim

Informa o jornalista e professor Eduardo Freire, a morte nesta sexta-feira (8 de outubro), aos 27 anos, da produtora  do Sistema Verdes Mares (SVM), Luanna Gondim Freire. Luanna Gondim ingressou na TV Verdes Mares, em 3 de janeiro de 2014. - Minha sobrinha, linda, amada, talentosa, gaiata… obrigado por ter existido. Veio aqui só pra nos trazer momentos felizes, amor e luz. Queríamos muito mais, mas não deu. Mas fique tranquila, você fez a sua parte e deixou o mundo melhor do que o que o encontrou. Nossa missão agora é tentar fazer o que você faria, distribuir amor, paz e alegria, mesmo que no momento isso seja praticamente impossível, mas, pensando em ti, faremos. Beijos Lu!  Sabrina Rolim - O pouco que convivi com ela me faz ter a certeza de que ela estará sempre presente em ótimas memórias no coração de todos que a conheceram. Sinto muito pela partida repentina e entrego meus mais sinceros sentimentos a ti e à toda família. Espero que encontrem conforto mesmo neste momento difícil&q

Caucaia informatiza agendamento para emissão de Identidade

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove a partir desta quarta-feira (11) agendamentos informatizados para emissão de RG. Eles são feitos de forma presencial, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sede. Para agendar, os interessados devem comparecer ao posto de identificação da unidade portando documentação original e cópia. Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta-feira, de 10 às 11 horas. A emissão do documento também acontece no Cras Sede. Estão isentos de pagamento da taxa para emissão de segunda via do RG: quem está recebendo seguro desemprego, quem tem RG com até nove dígitos e quem dispõe de declaração de inscrição no Cadastro Único. Além disso, menores de 16 anos devem comparecer acompanhados do responsável (pais, avós, tios de primeiro grau ou irmãos maiores de 18 anos munidos de RG original e cópia para cada menor). Ao longo deste ano, segundo a secretária-adjunta da SDS, Telma Diógenes, foram

Morre Nanthyer Gomes

 O deputado estadual Tin Gomes (PDT) informa em Nota de Pesar a morte do servidor público estadual Nanthyer Gomes, nesta sexta-feira (8 de outubro): - Infelizmente fui surpreendido com a triste notícia da morte do amigo Nanthyer Gomes.  - O Nanthyer era uma pessoa de um coração do bem, que sempre se dedicou para sua família, esteve comigo em jornadas importantes, no trabalho sempre foi uma pessoa responsável e que sempre demonstrou empenho.   - Nesse momento de dor, peço a Deus que conforte o coração de todos os familiares, em especial a sua esposa Roberta Freiras, seus filhos Matheus e Nanthyely, e sua mãe, a dona Stelinha.  - Descansa em paz, amigo.  - Que Deus e Nossa Senhora, a qual você era devoto, te receba".

Morre radialista Tadeu Alves

  Morreu, no início da noite desta terça-feira (19 de outubro), o radialista Tadeu Alves. Tadeu estava internado há quatro dias, no Hospital Waldemar Alcântara, em Fortaleza, para tratamento de Saúde e não resistiu, mesmo sendo entubado. O velório será nesta quarta-feira (20), pela manhã, na Funerária Santa Terezinha, em Maranguape, seguido de sepultamento no Cemitério Municipal. Tadeu Alves militou, como narrador, na Crônica Desportiva de Fortaleza (Ceará Rádio Clube), Maranguape e Maracanaú (Rádio Pitaguary e FM 87.9).  Tadeu Alves integrou a Banda Marcial de  Maranguape:  

Pamella Holanda teme por sua segurança

 A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Pamella Holanda tem por sua segurança.  Pamella Holanda se manifestou, neste sábado (23 de outubro), sobre a liberdade dada ao seu ex-marido Iverson de Souza Araújo (DJ Ivis), na noite de sexta-feira (22), após a sétima tentativa de Habeas Corpus. DJ Ivis passou  três meses e oito dias preso na Casa de Custódia Irmã Imelda Lima Pontes, em Camará-Aquiraz. - Obviamente não me sinto segura nem plenamente satisfeita com os fatos atuais, mas eu preciso honrar com meus compromissos profissionais e continuar com minhas obrigações pessoais, tomando todas as medidas possíveis por segurança, não só física mas emocional", postou Pamella Holanda, no Instagram. Defesa - A Defesa de Pamella Holanda lançou Nota Oficial: - Nós, advogados da Pamella Holanda, confiamos na atuação da Justiça e na dos profissionais que a executam. A lei do nosso país, de toda forma, está sendo aplicada e que os fatos atuais em relação à Ação Penal, a respeito da violência domé