Pular para o conteúdo principal

Sertânia é o grande vencedor do VI Cine Jardim

  O júri da Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros, formado pelo diretor e roteirista Allan Ribeiro, pelo cineasta e professor Bertrand Lira e pela atriz, roteirista e diretora Fernanda Chicolet, consagraram Sertânia (foto Miguel Vassy), dirigido por Geraldo Sarno, como o melhor filme no VI Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim-PE. O anuncio foi feito na noite deste sábado (28 de agosto).

A coprodução Bahia/Ceará também recebeu os prêmios de:

  • Melhor Montagem para Renato Vallone.
  • Melhor Concepção de Som.
  • Melhor atuação para a dupla Julio Adrião e Vertin Moura.

O longa-metragem pernambucano Casa, de Letícia Simões, saiu com os prêmios de melhor direção e melhor trilha sonora. Também foram premiados o roteiro de Vermelha, de Getúlio Ribeiro, e a imagem de VIL, MÁ, de Gustavo Vinagre. O longa A Mulher da Luz Própria, de Sinai Sganzerla, recebeu o Prêmio Especial do Júri Oficial e o Prêmio do Júri Popular.

Já a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Latino-Americanos teve como jurados o diretor e roteirista Eduardo Mattos, a pesquisadora e produtora executiva Gabriela Saldanha e a atriz, curadora e produtora Majeca Angelucci. O troféu de melhor filme foi para animação pernambucana Nimbus, de Marcos Buccini, que também conquistou o Prêmio Edina Fujii no valor de R$ 6 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinária da empresa Naymovie. Outras sete obras dividiram os demais prêmios da competição. 

O Júri Jovem, formado por participantes da Oficina de Crítica de Cinema do festival, reconheceu o curta-metragem Cadeia Alimentar, de Raphael Medeiros, que recebeu também o prêmio Mistika Post com R$ 4 mil em serviços de pós-produção. A votação do Júri Popular consagrou Memórias de Quintal, de Lorena D’Avila e Simony Leite Siqueira.

Além das mostras principais, o VI Cine Jardim organizou outros cinco programas paralelos. O júri oficial da Mostra Diversidade de Voos, formada por filmes que contribuem para a humanização dos corpos trans em espaços de poder na nossa sociedade, foi formado pela atriz e performer Divina Núbia e pela realizadora audiovisual Mariana Luiza, que concederam o Troféu Roberta Gretchen Coppola de melhor curta-metragem para Piu Piu, de Alexandre Figueirôa. Para o júri popular, o destaque ficou com o paraibano Batom Vermelho Sangue, de R.B. Lima.

As Mostras Rotas de Imigração, Voo Livre, Revoada e Passarinho foram avaliadas pelo público por meio de votação nas plataformas de exibição do Cine Jardim. Os vencedores foram:

  • Elevador (PB), de Heleno Florentino (Rotas de Imigração).
  • Azul (PE), de Tauana Uchôa (Voo Livre).
  • Hoje Sou Felicidade (PE), de João Luís e Tiago Aguiar (Revoada).
  • Vento Viajante (CE), realizado pelos Alunos do Projeto Animação Ambiental, Escolas Municipais de Icapuí (Passarinho).

Por fim, o Prêmio de Aquisição Elo Company, que se compromete a representar o filme comercialmente em território nacional pelo período de 12 meses, ficou com o curta-metragem mineiro Angela, de Marília Nogueira.

PREMIADOS – VI CINE JARDIM

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS BRASILEIROS

  • MELHOR FILME: SERTÂNIA (BA/CE), de Geraldo Sarno
  • PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI: A MULHER DA LUZ PRÓPRIA (SP), de Sinai Sganzerla
  • MELHOR DIREÇÃO: CASA (PE), de Letícia Simões
  • MELHOR ATUAÇÃO: JÚLIO ADRIÃO e VERTIN MOURA em SERTÂNIA (BA/CE)
  • MELHOR IMAGEM: VIL, MÁ (SP), de Gustavo Vinagre
  • MELHOR ROTEIRO: VERMELHA (GO), de Getúlio Ribeiro
  • MELHOR MONTAGEM: Renato Vallone por SERTÂNIA (BA/CE)
  • MELHOR TRILHA SONORA: CASA (PE), de Letícia Simões 
  • MELHOR CONCEPÇÃO DE SOM: SERTÂNIA (BA/CE), de Geraldo Sarno
  • JÚRI POPULAR: A MULHER DA LUZ PRÓPRIA (SP), de Sinai Sganzerla

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS LATINO-AMERICANOS

  • MELHOR FILME: NIMBUS (PE), de Marcos Buccini
  • PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI: 23 MINUTOS (MG), de Rodrigo Beetz e Wesley Figueiredo
  • MELHOR DIREÇÃO: REBENTO (BA), de Vinícius Eliziário
  • MELHOR ATUAÇÃO: TEUDA BARA em ANGELA (MG), de Marília Nogueira
  • MELHOR IMAGEM: EPIRENOV (Argentina), de Alejandro Ariel Martin
  • MELHOR ROTEIRO: BAILE (SC), de Cíntia Domit Bittar
  • MELHOR MONTAGEM: ATORDOADO, EU PERMANEÇO ATENTO (RJ), de Lucas H. Rossi dos Santos e Henrique Amud
  • MELHOR CONCEPÇÃO DE SOM: EX-HUMANOS (PE), de Mariana Porto
  • JÚRI POPULAR: MEMÓRIAS DE QUINTAL (ES), de Lorena D’Avila e Simony Leite Siqueira
  • JÚRI JOVEM: CADEIA ALIMENTAR (RJ), de Raphael Medeiros

MOSTRA DIVERSIDADE DE VOOS

  • JÚRI OFICIAL: PIU PIU (PE), de Alexandre Figueirôa
  • JÚRI POPULAR: BATOM VERMELHO SANGUE (PB), de R.B. Lima

MOSTRA ROTAS DE MIGRAÇÃO-JÚRI POPULAR: ELEVADOR (PB), de Heleno Florentino

MOSTRA VOO LIVRE-JÚRI POPULAR: AZUL (PE), de Tauana Uchôa

MOSTRA REVOADA-JÚRI POPULAR: HOJE SOU FELICIDADE (PE), de João Luís e Tiago Aguiar

MOSTRA PASSARINHO-JÚRI POPULAR: VENTO VIAJANTE (CE), dos Alunos do Projeto Animação Ambiental, Escolas Municipais de Icapuí–CE.

VI JARDIM - Dezenas de filmes passaram pelo VI Jardim. As atividades do Festival, sediado originalmente em Belo Jardim, no Interior Pernambucano, começaram em nove de agosto com oito oficinas voltadas ao audiovisual, em sua maioria remotas. 

Segundo o diretor do Festival,  Leo Tabosa, o Cine Jardim já faz parte do calendário cultural da cidade e, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a programação ofereceu experiências de Cinema diversas para o público

O Cine Jardim é uma realização da Pontilhado Cinematográfico, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Conta com o patrocínio da Moura e parcerias do Instituto Conceição Moura, da Universidade Católica de Pernambuco, através da Pró-Reitoria Comunitária, do Instituto Humanitas da Unicap, do Armazém Coral Acha Aqui, Mistika, CiaRio, NayMovie, Elo Company, TVPE e Vou Ser Acessibilidade.

SOBRE O CINE JARDIM - O Cine Jardim é uma janela destinada à divulgação da produção cinematográfica latino-americana, à profissionalização de jovens por meio do audiovisual e à democratização dos bens culturais. 

O Festival de caráter competitivo e visa premiar filmes latino-americanos de curtas-metragens e longas-metragens brasileiros das mostras competitivas. É importante ter esta janela aberta no interior, especialmente para compreender e apreciar outros mundos reais e possíveis, que na mágica tela branca projetam-se infinitas possibilidades de encontros e intercâmbios com um único compromisso, fazer deste mundo um mundo mais humano e mais perto de todos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a

Postagens mais visitadas deste blog

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Morre aos 28 anos de idade a multiartista Maria Antônia

- É com muito pesar que comunicamos o falecimento da multiartista Maria Antonia.   Maria Antônia nasceu em 1994. Morreu aos 28 anos de mal súbito, na madrugada desta segunda-feira (12 de setembro de 2022).  Cantora, atriz e performer, Maria Antônia é uma artista travesti, cria do bairro Vila Velha, em Fortaleza. Ela iniciou profissionalmente sua carreira em 2015. Desde então, passou a cantar, compor, performar, apresentar e participar de grandes projetos musicais locais, nacionais e internacionais, além de trabalhos na cena teatral e audiovisual. Nas artes cênicas, destacou-se no teatro musical.  Em 2016, se apresentou no Lincoln Center, em Nova Iorque. Seu currículo inclui ainda uma participação em dois grandes musicais: “Avenida Q”, de 2016, e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro”, de 2019. Também interpretou o personagem Marcinho da série “Lana & Carol”, do canal Futura, e Silvinho no elogiado longa-metragem “Cabeça de Nêgo”, de 2020. Maria Antônia tinha como marca registrada o s

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Ceará Music Lançamento em 15 de outubro

A espera acabou! Depois de dez anos, um Evento que marcou gerações, formou públicos e trouxe grandes nomes da Música Nacional e Internacional ao Nordeste está de volta.  O retorno do Ceará Music foi confirmado para 2023 em coletiva realizada nesta segunda-feira (12 de setembro de 2022). O momento com a imprensa reuniu os diretores do Festival, João Carlos Parente, Douglas Santos e Fred Pinto, que anunciaram novidades do evento como a festa “Ceará Music - O Lançamento”, que acontecerá, em 15 de outubro de 2022, no Marina Park Hotel. - O Ceará Music é um celeiro não só de Música, mas também de memórias com públicos que viveram talvez a melhor experiência com o entretenimento de suas vidas. E é isso que queremos trazer de volta! Vai ter Ceará Music em 2023, mas não podíamos deixar os fãs do evento órfãos por mais um ano e também deixar de apresentá-lo às novas gerações. Por isso, vamos promover um evento de lançamento mais do que especial”, ressalta o  diretor do Ceará Music, D ouglas San

Aviões Fantasy neste sábado

Depois de dois anos sem acontecer por conta da Pandemia da Covid-19, neste sábado (17 de setembro de 2022), o público se encontra novamente com o Aviões Fantasy, uma das maiores festas à fantasia do Brasil.  Produzida pelo cantor e compositor Xand Avião, a festa este ano tem como tema “Time Machine” (Máquina do Tempo) e propõe aos presentes que soltem a imaginação e façam uma grande viagem ao tempo. Durante todo o show o artista irá cantar canções de toda sua carreira e relembrará momentos históricos de seus 20 anos, período de muita versatilidade, música e evolução. O Evento, que ocorre no estacionamento da Arena Castelão, em Fortaleza, vem colecionando apresentações marcantes desde sua primeira edição, em 2016, e crescendo a cada ano. Se na primeira vez foram cerca de 15 mil presentes, este ano essa marca foi ultrapassada em apenas duas horas de venda de ingressos e - faltando um mês para o evento - já são mais de 30 mil ingressos vendidos. Para este ano estão confirmados, além do a